Body-Lift vs Brincos Maiores (260)

Coil-Overs, Air-Shocks, enfim, com ou sem reservatório. Bypass... You name it!!!

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Body-Lift vs Brincos Maiores (260)

Mensagem por Filipe Loureiro » 04 jan 2006, 13:25

Boas a todos, penso que quer um body-lift quer a aplicação de brincos maiores tem o mesmo objectivo (corrijam-me se estiver enganado), se assim for quais os prós e contras de ambos para aplicação num 260!
Obrigado :thumbsup:

Registado: 10 ago 2005, 18:22

Mensagem por Gameiruz » 04 jan 2006, 13:38

São duas coisas diferentes, pois o body-lift levanta a carroçaria em relação ao chassis/motor/caixa/diferenciais. Os brincos mais compridos "afastam" os diferenciais do resto do TT, consequentemente o TT fica "mais alto".

Eu fiz um body-lift porque pus uns amortecedores com mais curso e eles fechados não tinham curso ascendente, com o body-lift ganhei quatro centimetros, e já pude pôr os amortecedores, sem que estes quando o diferencial vem aos batentes fiquem no limite, o que acabaria por arruiná-los... :)

Agora a tráz tenho, 5 folhas de mola, em conjunto com uns Pro-Comp ES9000 ao alto e em "V" de aprox. 20º-25º não lhe mexo mais, tem um conforto e articulação excepcionais e "comem" os obstáculos.

Para já mantenho os brincos de origem, e estou a tentar fazer uns feixes de mola alterados para a frente pois ai é que ela impeça... :(

Mensagem por Filipe Loureiro » 05 jan 2006, 12:47

Assim sendo, a aplicação de uns brincos maiores não necessita de alterações ao nível da caixa e radiador (como no body-lift), certo?

Mensagem por Gameiruz » 05 jan 2006, 13:20

Certo, radiador nada e cx de velocidades nada, mas no body-lift só tens de ter em atenção o radiador pois fica desalinhado com a ventoinha, a cx de velocidades não é em nada afectada...

Mas depende do tamanho dos brincos, vê da seguinte maneira em ambos os diferenciais se aumentares os brincos além de levantares, tambem estás a rodar a "pinha" do diferencial mantendo um nivel aceitável de ângulo da cruzeta. O único senão é veres os tubos flexivel dos travões, respiro dos diferenciais e a afinação do regulador de travagem traseiro. :)

Mensagem por Filipe Loureiro » 05 jan 2006, 13:26

Gameiruz Escreveu:Certo, radiador nada e cx de velocidades nada, mas no body-lift só tens de ter em atenção o radiador pois fica desalinhado com a ventoinha, a cx de velocidades não é em nada afectada...

Mas depende do tamanho dos brincos, vê da seguinte maneira em ambos os diferenciais se aumentares os brincos além de levantares, tambem estás a rodar a "pinha" do diferencial mantendo um nivel aceitável de ângulo da cruzeta. O único senão é veres os tubos flexivel dos travões, respiro dos diferenciais e a afinação do regulador de travagem traseiro. :)

O que dizes de uns 5cm??????????????

Mensagem por Gameiruz » 06 jan 2006, 02:26

Já tive uns assim montados, o que acontecia era que os diferenciais lateralmente laqueavam e parecia que andavam soltos, mas isso resolve-se pondo um parafuso a meio do brinco para que este não laqueie... :)

Se não perceberes este parafuso eu depois posso fazer um desenho até com medidas como fazer e aplicar... [wink]

Mensagem por Filipe Loureiro » 06 jan 2006, 12:59

[Se não perceberes este parafuso eu depois posso fazer um desenho até com medidas como fazer e aplicar... [wink][/quote]

Não querendo abusar, mas já abusando :D , se não te importares arranja-me então o tal esquema para eu poder mostrar a quem me vai fazer os brincos,

Obrigado :) :thumbsup:

Registado: 09 nov 2005, 21:27

Mensagem por cruzdefogo » 06 jan 2006, 21:20

ja agora agradecia tb uma vez k kero fazer o mesmo...
obrigado :thumbsup:
Imagem
Junte o Prazer do TT com o melhor k a Natureza tem!!!

Registado: 18 ago 2005, 00:00

Mensagem por pauloribeiro » 07 jan 2006, 16:27

Ouvi dizer que o tamanho máximo para colocar uns brincos sem ter que se alterar nada era de 5cm e que o ideal era 3cm.
Concordam com estas afirmações?
Alguém tem um desenho com as medidas de uns brincos de 3cm e de 5cm para eu fazer para mim?
O meu jipe é um 260

Cumprimentos

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 07 jan 2006, 23:42

pauloribeiro Escreveu:Ouvi dizer que o tamanho máximo para colocar uns brincos sem ter que se alterar nada era de 5cm e que o ideal era 3cm.
Concordam com estas afirmações?
Alguém tem um desenho com as medidas de uns brincos de 3cm e de 5cm para eu fazer para mim?
O meu jipe é um 260

Cumprimentos

Paulo , basta copiar os de origem , e mandar fazer com mais os cm que quiseres :thumbsup:

Mensagem por pauloribeiro » 08 jan 2006, 16:20

Mandar fazer?

Isso tirava-me o gozo todo.
O que é giro é meter a mão na massa, e chegar ao escritório na segunda feira com mãos de mecanico, (atenção que esta história de mãos de mecanico não é para ofender esta classe trabalhadora, porque até os ademiro e gostava de saber tanto de mecanica como eles).

Com que tamanho devo fazer?
(com mais 3 ou 5cm)

Mensagem por Paulo Lança » 08 jan 2006, 17:38

depende do que queiras subir , não te esqueças que sobe +- metade do que acrescentares , por ex: se fizeres com + 5cm sobe cerca de +2,5cm .

Mensagem por pauloribeiro » 08 jan 2006, 19:59

paulo_lanca Escreveu:depende do que queiras subir , não te esqueças que sobe +- metade do que acrescentares , por ex: se fizeres com + 5cm sobe cerca de +2,5cm .

Não percebo porque?

Mensagem por Paulo Lança » 08 jan 2006, 22:46

pauloribeiro Escreveu:
paulo_lanca Escreveu:depende do que queiras subir , não te esqueças que sobe +- metade do que acrescentares , por ex: se fizeres com + 5cm sobe cerca de +2,5cm .

Não percebo porque?

porque as laminas estão apoiadas em dois pontos , e tu só levantas 1 :thumbsup:

Mensagem por Gameiruz » 10 jan 2006, 14:10

Boas, como prometido aqui vai um boneco:

Imagem

O que têm de fazer é retirar os brincos e fazer, em barra 50mm com 10mm de espessura uma cópia, mas acrescentando na cota entre furos 50mm. no meio têm de fazer um parafuso, penso que M16 é suficiente, mandar ao torneiro para fazer o batente e roscar a ponta pois não encontram parafusos com essa configuração. Os brincos antigos guardem-nos, não os estraguem pois se se arrependerem podem sempre voltar atrás [wink] .

Mensagem por Gameiruz » 10 jan 2006, 14:28

Ficará algo deste genero:

Imagem

Alguma coisa força, existem membros que já fizeram isto, ponham fotos... :)

Outra coisa, atrás os brincos não são direitos, fazem um desnivel, pegam no brinco e na barra e procurem um serralheiro com máquina de quinagem, depois é só copiar os furos.

Tambem se devem estar a perguntar porque é que os brincos de origem atrás são em chapa de 5mm ? E são quinados na lateral ? Para se reforçar uma barra que nós pensamos ser frágil temos duas hipóteses económicas:

1ª - Comprar barra mais forte (mais peso)

2ª - Quinar a "borda" da barra (no caso de 5mm 90º se for 10mm 45º) mais leve mas tem de se mandar quinar... :)

Mensagem por Gameiruz » 10 jan 2006, 14:57

pauloribeiro Escreveu:Mandar fazer?

Isso tirava-me o gozo todo.
O que é giro é meter a mão na massa, e chegar ao escritório na segunda feira com mãos de mecanico, (atenção que esta história de mãos de mecanico não é para ofender esta classe trabalhadora, porque até os ademiro e gostava de saber tanto de mecanica como eles).

Com que tamanho devo fazer?
(com mais 3 ou 5cm)

Não precisas de saber tanto como eles tens é de perceber o que queres fazer, para depois conseguires fazê-lo e melhorá-lo.

Por exemplo, se fizer-mos uma pesquisa na net, encontramos alguna artigos que dizem :
"O que será bom é que o ângulo formado entre o brinco e a linha do feixe de molas seja perto dos 45º" Penso que alguem tambem já disse isso aqui no forum, não estou certo.

Então o que fazer ?

1º Que raio de ângulo é esse ?

Imagem

2º Certo, então vou medir qual o meu ângulo

3º Como vou chegar a esse ângulo ?

Tem a mais aumento o brinco, tem a menos desarqueio a mola...

Como fazer ? Perguntamos á sempre alguem que dá uma mão quanto não mais no PatrolAventura [wink] Eu não sou nenhum expert, mas gosto de pensar sobre os porquês e os senãos do que está feito, depois de compreender brincamos com isso... :) Desculpem lá esta seca :(

Mensagem por Filipe Loureiro » 11 jan 2006, 13:10

Gameiruz, mais uma vez obrigado pela tua disponibilidade.

"Este homem é mesmo uma enciclopédia Patroleira [clap] "

Mensagem por Gameiruz » 11 jan 2006, 13:41

No problem... :thumbsup:

Registado: 09 nov 2005, 21:27

Mensagem por cruzdefogo » 11 jan 2006, 21:27

para subir 5 cm teremos k acrescentar mais 10 cm ás barras...mas tem k ser a todas igual? as da frente iguais ás de trás?
Imagem
Junte o Prazer do TT com o melhor k a Natureza tem!!!

Mensagem por pauloribeiro » 12 jan 2006, 00:13

Paulo_lanca escreveu
"depende do que queiras subir , não te esqueças que sobe +- metade do que acrescentares , por ex: se fizeres com + 5cm sobe cerca de +2,5cm .
Porque as laminas estão apoiadas em dois pontos , e tu só levantas 1".

E eis que finalmente percebi o que Gameiruz disse em

https://patrolaventura.pt/viewtopic.php?t=378

".... minha experiência, quando metes uns brincos mais compridos á frente alteras o caster do cavilhão principal das ponteiras do diferencial".

Conclusão será que, com um bocado cuspo e de jeito não se consegue fazer uns brincos para os dois apoios das molas.
É claro que acrescentava-mos os mesmos centímetros nos dois apoios deixando de ter o problema que o Gameiruz refere, e passando a ganhar maior distância ao solo.
É claro que o segundo apoio vai requerer mais trabalho, visto que este não pode ser direito (na viatura tem que se fixar por dentro do suporte e na mola tem que se fixar por fora).
Vou tentar amadurecer esta ideia.

Gameiruz disse
"1ª - Comprar barra mais forte (mais peso)

2ª - Quinar a "borda" da barra (no caso de 5mm 90º se for 10mm 45º) mais leve mas tem de se mandar quinar..."

Penso que o peso de uma barra mais forte não é significativo acaba por ser umas gramas quando comparado com o peso total da viatura.

Obrigado a todos que contribuíram para que nesta cabecinha se acendem-se mais umas luzinhas que estavam apagadas.
Comentem por favor as minhas ideias se concordam com elas, ou se me escapou algum pormenor.

Cumprimentos e mais uma vez obrigado.
Editado pela última vez por pauloribeiro em 12 jan 2006, 12:32, num total de 1 vez.

Mensagem por Gameiruz » 12 jan 2006, 01:14

Mais opiniões pessoal, eu concordo com o que pauloribeiro disse, o peso de uma barra 10mm não é significativo, vamos a pôr ai opiniões, o que decidiram, o que vão fazer ? O que já fizeram ? O eixo da frente dá muito que arranhar a cabeça, eu próprio tenho alinhavado umas alterações mas gostava de ver outras experiências, opiniões... :)

Mensagem por Filipe Loureiro » 12 jan 2006, 13:06

...a minha decisão está tomada, graças ao Gameiruz, decidi optar por uns brincos de +10cm que me vão dar um aumento de +5cm vou tb substituir os amortecedores de origem por uns OME com maior curso.
Não vou ser eu a fazer a alteração pq o meu negócio é mais caneta e papel, ou seja, qdo Deus estava a distribuir jeito para bricolage tava na hora de ir almoçar e eu não quis ficar à espera [wink] :thumbsup:

Mensagem por pauloribeiro » 12 jan 2006, 17:10

Alguém vê algum inconveniente em vez de se colocar um só brinco por mola colocar dois, um de cada lado?
Alguém sabe o limite máximo que se pode subir, de forma a não ser necessário mexer nos tubos dos travões?
Se subirmos o Jipe 5cm ou 10cm convêm mudar de amortecedores para uns mais compridos?

Mensagem por pauloribeiro » 16 jan 2006, 23:51

pauloribeiro Escreveu:Alguém vê algum inconveniente em vez de se colocar um só brinco por mola colocar dois, um de cada lado?
Alguém sabe o limite máximo que se pode subir, de forma a não ser necessário mexer nos tubos dos travões?
Se subirmos o Jipe 5cm ou 10cm convêm mudar de amortecedores para uns mais compridos?

Estive a pensar como fazer os apoios das molas (os segundos apoios que ninguém coloca).
E pensei que se colocar-mos este segundo apoio corro o risco do diferencial se descolar na horizontal.
Espero sugestões para as outras duas perguntas?

Próximo

Voltar para Suspensão

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 2 visitantes