A minha ida a Marrocos - 28/12 a 07/01

Tudo sobre elas .... partilha a tua experiência , organiza uma , ou fala sobre alguma em especial , não te esqueças das fotos .....

Moderador: DesOrganiZadOr PA

Registado: 12 ago 2005, 09:56

A minha ida a Marrocos - 28/12 a 07/01

Mensagem por senhor_vx » 10 jan 2006, 11:50

Então foi assim. 1º dia arrancámos em direcção a Tarifa onde chegamos por volta das 22:00 e pernoitámos na Maison del Sancho a 15 minutos do ferry pra Tanger. Acordamos no dia seguinte cedinho e tinhamos o ferry a nossa espera as 09:00. A espera é no lado Espanhol é minima em contraste com os Marroquinos que demoram uma eternidade a fazer seja o que for.
Imagem

Depois entramos em auto estrada Tangr - Rabat (250 kms) onde almoçamos numa bomba a beira da auto estrada. Aqui o nosso restaurante de meia-estrela. Havia malta que tinha verdadeiro restaurnates de luxo onde ate os copos de pé alto para o vinho não faltavam.
Imagem
Imagem

Depois do almoço divergimos para oeste em direcção a Meknés (+140 kms) onde dormimos num optimo hotel.

No dia seguinte bem cedinho fizemos o percuso por asflato de ligação Meknés - Azrou - Er Rachidia - Erfoud e finalmente Merzouga no Eg Chebi. Foi um dia de paisagens lindas, passagem do medio Atlas e a floresta dos cedros. As paisagens são lindas e ate esta fase da viagem qualquer veiculo pode fazer sem problema. Esta rota é muito aconcelhavel a quem quiser fazer turismo sem ser em 4x4. Foi provavelmente das coisa mais bonitas que vi ate hoje.

Imagem
Imagem
Imagem

Paragem para o almoço onde não faltaram as melgas dos putos. No primeiro ano ainda tive pachorra para os aturar, este ano era tudo corrido. A minha mulher como boa samaritana que é queria era oferecer tudo, ate os meus tenis Nike!!
Imagem
Imagem

Depois do almoço fomos a Er-Rechidia onde tivemos no bivouac do Dakar no dia antes deles chegarem lá. Bivouac 5 estrelas mas com um erro que foi corrigido rapidamento por alguem.... [;)]

Imagem
Os Antonov lá ao fundo..
Imagem
Imagem
Imagem

Percurso de Er-Rachidia para Merzouga. Mais uma vez as paisagens são de cortar o ar....
Imagem

... E finalmente o tão esperado Erg Chebi com as suas dunas de 25 mts de altura... São 45 kms de largura por 12 de comprimento de dunas e mais dunas. Chegamos por volta das 18:00, e tavamos prontos para a passagem de ano.
Imagem

O pôr do sol no deserto é lindo.
Imagem

Os atascansos começaram logo no dia 31 á noite a caminho do bivouac.
Imagem

O meu quarto por uma noite.
Imagem

Os animadores Berberes com a sua musica manhosa...
Imagem

Very-light á 00:00, e viva 2006!
Imagem

No dia 1 acordamos e o cenario era este. Play ground gigante. Primeiro andei com 35lb e ataskei de proposito. Depois meti 12lB e o Golias voava.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Ainda tive tempo de dar uma voltina de KTM 520 para matar as saudades. Lindo!
Imagem
Imagem

Tentativa de chegar ao Oasis mas os atascanso foram tantos que desistimos... Ja se fazia tarde.
Imagem
Imagem

O veiculo de assitencia atascado de barriga. Mais uma guinchadela.
Imagem
Imagem

A condução nas dunas é demais. O Golias portou-se as mil maravilhas não fosse esse o seu e meu piso de eleição. Aqui começaram os problemas mecanicos. Um Disco passou-se a distribuição e um Defender queimou a embreiagem. Ficaram no mecanico a tratar do assunto durante a noite e nos fomos dormir a Erfoud, onde o banho soube pela vida.
No dia seguite enquanto espravamos pelo resto da reparação do Defender, os melgas la iam aparacendo.
Imagem

Neste dia entramos na pista do Dakar, da etapa Er-Rachidia - Ourazazate. Foram 286 kms de tudo om pouco. Dunas, Oueds, Fes-Fes, Pistas rapidas, lagos salgados, enfim um dia em cheio, com muita condução. Varias vezes dei 140 kms/h e perdia a conta as vezes que fikei com as 4 rodas no ar.

Apesar de parecer areia isto é o famoso fes-fes, pó muito fino onde é muito facil atascar.
ImagemImagem
Imagem

Zona muito rapida.
Imagem
Imagem
Imagem

No fim de 200 kms o final era de pedra demolidora para o carro e para quem vai la dentro. Aqui não há carros confortaveis. Toda a gente leva tareia. A foto tá uma trampa mas da pra ter uma ideia.
Imagem

Oficina do famoso Aziz, mecanico do Manecas á 15 anos. Reapertou os carros todos, lubrificou e limpou filtros por 15€. Tudo durante a noite.
Imagem

No dia seguinte bem cedo saimos de Zagora e voltamos atras 40 kms para ver os malucos do Dakar a passar onde nós tinhamos passado no dia anterior. A ver se depois meto uns videos.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

No fim da etapa fizemos a ligação ate Ouarzazate e fomos ver o bivouac do Dakar, mas n nos deixaram entrar dado o avançado da hora. Tive pena e so tenho esta foto de m€rda. Eram umas 00:00 e não imaginam a quantidade de malta que ainda estava a chegar da ligação.
Imagem

Ainda tinhamos 160 kms pra fazer. Chegamos as Tinerir as 3 da matina e no dia seguinte visitamos as gargantas do Todra e do Dadez, mas como eu ja conhceia n tirei fotos. Zona de beleza rara, com penedos altissimos e pistas de pedra terriveis. Lindo!
Ao fim do dia atravessamos o alto Atlas para Marrakesh. A estrada é cheia de curvas (350 kms) e Marroquinos kamikaze ao volante de chaços com 20 anos.
A zona é altinha.... Cehgamos inteiros InchAlá!
Imagem

Ficamos 2 noites e um dia inteiro a conhecer Marrakesh. Eu ja conhecia mas a minha co-pilot não, e foi a perdição nas compras. O Souk, a medina, a praça Gemá são so pontos fortes. Quem não conhece aconcelho. É facil de ir por estrada, e vale bem a pena. Deixem é o cartão de crédito no hotel e longe das vossas mulheres!!!!
Imagem
Imagem

As belas das Tagines ao lume...
Imagem

E pronto... Foi o fim da viagem. Regresso a Tanger, onde ainda deu para apanhar um desistente do Dakar e um condutor indigena!
Imagem
Imagem

O golias portou-se as 1000 maravilhas, parece ke n foi nada com ele. Agora é mudar oleo e filtro, reapertar, lubrifiar e tá pronto pra outra!
One tool, more than a thousand uses - Land Cruiser KZJ90

Registado: 05 out 2005, 18:55

Mensagem por CarlosRodrigues » 10 jan 2006, 12:30

Espetacular esta foto reportagem. So para me dares uma ideia quanto foram aproximadmente os custos dessa brincadeira?
Imagem

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 10 jan 2006, 12:37

Espectacular! Dia 23 de FEvereiro vou lá! :D

Quando falas em reapertos, referes-te a que? Amortecedores?
Qual foi o problema que o defender teve?

Recomendações para a minha viagem? :confused:

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 10 jan 2006, 12:50

[clap] [clap] [clap] bela reportagem ! que inveja [:p]

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 10 jan 2006, 12:52

de facto é algo fantastico. basta ser outro continente, outro tipo de terreno e outra cultura para ficar marcado para sempre.

parabens pela viagem.

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 10 jan 2006, 13:33

Sabe sempre bem ver, excertos dessas viagens. :thumbsup:

Parabéns pela viagem . [clap]

A floresta dos cedros é muito bonita ....... com os seus macacos no gamanço ...... [bigsmile]

Os Erg´s são a perdição de qq um ................. e então o Chebbi [hum]
Curte o Passeio !

Mensagem por senhor_vx » 10 jan 2006, 14:17

comman Escreveu:Espectacular! Dia 23 de FEvereiro vou lá! :D

Quando falas em reapertos, referes-te a que? Amortecedores?
Qual foi o problema que o defender teve?

Recomendações para a minha viagem? :confused:

Antes de mais se n conheces prepara-te! Vais ficar com a marrocose e isso é uma doença má de curar! [wink] Eu ja é a 2ª vez e n fica por aki...

Qt as perguntas, o que se passa é que as pistas de pedra de Marrocos são famosas, e tem tendencia com as vibrações desapertar tudo o ke é parafuso. Convem dar um reaperto nos amortecedores, barras panhard, e tudo o ke possa desapertar e causar um acidente. Claro ke podes ser tu a faze-lo no hotel a noite, mas por 15€ n custa e ajudas kem precisa.

O defender keimou a empreiagem. O jipe ja ne era novo e ele abusou na areia e keimou-a.

Para a tua viagem recomendo, ke tenhas cuidado com a condução, principalmente em estrada. Os Marrokino são piores ke os tugas a conduzir. Não carreges demais o jipe. Ja sabes ke qt mais peso levares menos curtes nas dunas. De preferencia todo o peso junto ao chão do jipe.
De resto agua so engarrafada, evitar os legumes crus, e..... Muita vontade de curtir!
Editado pela última vez por senhor_vx em 10 jan 2006, 14:28, num total de 1 vez.

Mensagem por senhor_vx » 10 jan 2006, 14:23

CarlosRodrigues Escreveu:Espetacular esta foto reportagem. So para me dares uma ideia quanto foram aproximadmente os custos dessa brincadeira?

A brincadeira ficou em +-800€ por cabeça. Hoteis todos mto bons. O Medina Spa em Marrakech era de luxo.

Depois depende do ke beberes a noite no hotel e das compras ke fores fazer..... Podes contar com mais o gasoleo ke esta a 0.70€ o lt...

Mensagem por senhor_vx » 10 jan 2006, 14:27

Manwell_Mayraids Escreveu:Sabe sempre bem ver, excertos dessas viagens. :thumbsup:

A floresta dos cedros é muito bonita ....... com os seus macacos no gamanço ...... [bigsmile]

Tu entendes-me bem.... Por mim voltava ja hoje!!!! [wink]

Registado: 12 ago 2005, 13:04

Mensagem por Jorge Ramos » 10 jan 2006, 14:35

Estou cada vaz mais intusiasmado em participar num passeio destes :eek:

Mensagem por Manwell_Mayraids » 10 jan 2006, 16:30

senhor_vx Escreveu:
Manwell_Mayraids Escreveu:Sabe sempre bem ver, excertos dessas viagens. :thumbsup:

Tu entendes-me bem.... Por mim voltava ja hoje!!!! [wink]

Oooooooooooooooooooooooooooóh, nem digas nada. O Virus cada vez ataca mais. :unibrow:

Por mim era já a seguir ................. é que era já a seguir ........... !!![bigsmile]

Só de ver estas fotos fico com uma nostalgia :crybaby:

Ai que saudades. [hum]
Curte o Passeio !

Mensagem por Manwell_Mayraids » 10 jan 2006, 16:53

senhor_vx Escreveu:.....
O defender keimou a empreiagem. O jipe ja ne era novo e ele abusou na areia e keimou-a.....

Para queimar uma embraiagem na areia é um instante. Tanto faz ser nova ou usada.

Se a maquina atascar, parar imediatamente e não insistir. Tentar fazer marcha-atrás e escolher outro caminho.

Se não sair e houver guincho por perto muito bem ...... se não houver é mãos à obra, agarrar numa pá, tirar a areia e com a ajuda de umas pranchas ou tapete e tá a andar até à proxima.
Curte o Passeio !

Voltar para Expedições 4x4

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes