wadesigner Escreveu:Boas,
já tenho instalado no meu a algum tempo. Ligam automaticamente e tambem tem a opção de ligar manualmente.
Aconcelho vivamente.
Mais potencia no motor, mais silencioso e mais fiavel.![]()
O trabalho foi realizado pelo meu amigo Nuno da SoTT.
Ricardo Inácio Escreveu:Boas.
Também ando com ideias de fazer essa alteração e vou mesmo fazer aplicando uma ou duas (depende do tamanho) da kangu.
Eu estava para fazer as coisas de forma diferente. Comprei um conversor de corrente de 12Vdc para 230Vac de 300VA para aplicar um autómato programável (plc) e um controlador de temperatura. Arranjei uma caixa onde apliquei um pequeno teclado numérico e umas botoneiras de alavanca para ligar os farois de longo alcançe, farol de trabalho e um outro para andar no exterior mas ligado ao carro. Esse teclado vai servir para introduzir no plc uma password para ligar a bomba de gasóleo ou seja se o carro for ligado e arrancar sem ser introduzida a password aciona uma sirene e mais tarde acaba por parar pk a bomba não vai trabalhar... Esta é uma ideia. A outra era ligar a um controlador de temperatura uma sonda rj100, sonda essa que estaria encostada ao radiador mas sem estar em contacto com a água. Será que não vai dar problemas? A partir daí tinhamos em tempo real a leitura da temperatura da água e é só definir set-points. Por exemplo: aos 90º liga a ventoínha da esquerda. Na próxima vez já só liga a da direita ( para intercalar o funcionamento) e se chegar aos 95º ligam as duas até atingir os 85º, por exemplo... Depois de ter o plc a trabalhar no patrol pode-se fazer tudo o que se queira, menos desatascá-lo....
O que axam destas ideias? E em relação à sonda aplicada pelo lado de fora do radiador?
Desculpem "a Bíblia".
Abraço.
brunoftt Escreveu:Ricardo quanto á sonda penso que podias por uma na tubagem da água, seria mais certo.
e é claro que fiquei curoso em relação a esse plc, parece que o jipe vai ficar com intelegencia artificial.
Jon Cancelas Escreveu:EIIIIIIIIII, tanto material!!!!
Bastava por 1 ventuinha, 1 sensor de temperatura, 1 relé, mandar fazer um furo no radiador com rosca (num homem dos radiadores) e prai 3 metros de fio com terminais!!!!
SÓ!!!!!!!!!!!
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes