Adaptação de ventuinha electrica

Registado: 24 set 2006, 15:10

Adaptação de ventuinha electrica

Mensagem por Helder Branco » 16 jul 2007, 14:17

Boas pessoal.
Estou a pensar em adaptar uma ventuinha electrica para ajudar a arrefecer o radiador e evitar problemas de aquecimento.
A duvida é que ventuinha adaptar?
Alguem me pode sugerir uma de algum carro especifico?

Obrigado!

CumprimenTTos.

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Mensagem por Filipe Loureiro » 16 jul 2007, 14:55

Não percebo "puto" disso, mas sei que o nosso camarada Gameiruz aplicou duas ventoinhas da Renault Espace, agora se são electricas ou não :confused:

Podes ver o serviço aqui: https://patrolaventura.pt/forum/vie ... 12&start=0

Registado: 11 jan 2007, 22:16

Mensagem por Jon Cancelas » 16 jul 2007, 15:43

Camarada Helder, podes aplicar a ventuinha de uma kangu!!!

Eu ja apliquei uma num frontera mas tirei-lhe a de origem que esta agarrada ao motor. Nao deixes a de origem, ao tirares a velha ganhas mais cavalos de força!!!

Comprimentos...

Registado: 24 set 2006, 15:10

Mensagem por Helder Branco » 16 jul 2007, 20:23

Se tirar a ventuínha original ganho cavalos???

Carlos, mandei pm... :thumbsup:

Registado: 30 jan 2006, 11:30

Mensagem por Carlos Novo » 17 jul 2007, 00:55

Já foi respondida Hélder... tenho a impressão de que me apagaram um post mas é na boa...
PATROL GR: FORTE COMO UMA MULA, FIEL COMO UM CÃO, ÁGIL COMO UMA CABRA...

O meu GR: viewtopic.php?f=1&t=1908

https://www.facebook.com/NovosGarage?ref=hl

Registado: 15 jan 2007, 11:25

Mensagem por simao4x4 » 17 jul 2007, 20:28

realmente ja me falaram disso mas foi ligar a ventuinha ao sexto cilindro com uma vavula de temperatura
cumprimentos
simao campos

Registado: 12 ago 2005, 13:33

Mensagem por wadesigner » 18 jul 2007, 14:01

Boas,
já tenho instalado no meu a algum tempo. Ligam automaticamente e tambem tem a opção de ligar manualmente.
Aconcelho vivamente.
Mais potencia no motor, mais silencioso e mais fiavel. :nod: :D
O trabalho foi realizado pelo meu amigo Nuno da SoTT.

Mensagem por simao4x4 » 18 jul 2007, 15:16

wadesigner Escreveu:Boas,
já tenho instalado no meu a algum tempo. Ligam automaticamente e tambem tem a opção de ligar manualmente.
Aconcelho vivamente.
Mais potencia no motor, mais silencioso e mais fiavel. :nod: :D
O trabalho foi realizado pelo meu amigo Nuno da SoTT.

boas mas tiras t a de origem nao foi e como é q ela começa a funcionar?
tens a valvula da temperatura ligada onde?

Registado: 12 ago 2005, 13:33

Mensagem por wadesigner » 19 jul 2007, 13:20

Boas, tiras a original, adaptas as electricas e tens de mandar o radiador a alguem que trabalhe com radiadores e pedires uma adaptação para o sensor, que vai fazer disparar as ventoinhas electricamente a X temperatura.
O resto são ligações e mais ligações . :unibrow: :unibrow:

Mensagem por simao4x4 » 23 jul 2007, 08:56

boas mas s calhar em x de ligar ao radiador posso ligar ao sexto celindro ou nao é mais segura visto q é o primenro q s vai a vida!!!

Registado: 18 ago 2006, 00:17

Mensagem por Ricardo Inácio » 23 jul 2007, 18:27

Boas.
Também ando com ideias de fazer essa alteração e vou mesmo fazer aplicando uma ou duas (depende do tamanho) da kangu.
Eu estava para fazer as coisas de forma diferente. Comprei um conversor de corrente de 12Vdc para 230Vac de 300VA para aplicar um autómato programável (plc) e um controlador de temperatura. Arranjei uma caixa onde apliquei um pequeno teclado numérico e umas botoneiras de alavanca para ligar os farois de longo alcançe, farol de trabalho e um outro para andar no exterior mas ligado ao carro. Esse teclado vai servir para introduzir no plc uma password para ligar a bomba de gasóleo ou seja se o carro for ligado e arrancar sem ser introduzida a password aciona uma sirene e mais tarde acaba por parar pk a bomba não vai trabalhar... Esta é uma ideia. A outra era ligar a um controlador de temperatura uma sonda rj100, sonda essa que estaria encostada ao radiador mas sem estar em contacto com a água. Será que não vai dar problemas? A partir daí tinhamos em tempo real a leitura da temperatura da água e é só definir set-points. Por exemplo: aos 90º liga a ventoínha da esquerda. Na próxima vez já só liga a da direita ( para intercalar o funcionamento) e se chegar aos 95º ligam as duas até atingir os 85º, por exemplo... Depois de ter o plc a trabalhar no patrol pode-se fazer tudo o que se queira, menos desatascá-lo... :unibrow: .
O que axam destas ideias? E em relação à sonda aplicada pelo lado de fora do radiador?
Desculpem "a Bíblia".
Abraço.

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 23 jul 2007, 18:46

Ricardo Inácio Escreveu:Boas.
Também ando com ideias de fazer essa alteração e vou mesmo fazer aplicando uma ou duas (depende do tamanho) da kangu.
Eu estava para fazer as coisas de forma diferente. Comprei um conversor de corrente de 12Vdc para 230Vac de 300VA para aplicar um autómato programável (plc) e um controlador de temperatura. Arranjei uma caixa onde apliquei um pequeno teclado numérico e umas botoneiras de alavanca para ligar os farois de longo alcançe, farol de trabalho e um outro para andar no exterior mas ligado ao carro. Esse teclado vai servir para introduzir no plc uma password para ligar a bomba de gasóleo ou seja se o carro for ligado e arrancar sem ser introduzida a password aciona uma sirene e mais tarde acaba por parar pk a bomba não vai trabalhar... Esta é uma ideia. A outra era ligar a um controlador de temperatura uma sonda rj100, sonda essa que estaria encostada ao radiador mas sem estar em contacto com a água. Será que não vai dar problemas? A partir daí tinhamos em tempo real a leitura da temperatura da água e é só definir set-points. Por exemplo: aos 90º liga a ventoínha da esquerda. Na próxima vez já só liga a da direita ( para intercalar o funcionamento) e se chegar aos 95º ligam as duas até atingir os 85º, por exemplo... Depois de ter o plc a trabalhar no patrol pode-se fazer tudo o que se queira, menos desatascá-lo... :unibrow: .
O que axam destas ideias? E em relação à sonda aplicada pelo lado de fora do radiador?
Desculpem "a Bíblia".
Abraço.

boa sorte hehehe

depois o pessoal ker ver os resultados

abraço

Registado: 06 jul 2006, 09:08

Mensagem por brunoftt » 24 jul 2007, 02:49

Ricardo quanto á sonda penso que podias por uma na tubagem da água, seria mais certo.
e é claro que fiquei curoso em relação a esse plc, parece que o jipe vai ficar com intelegencia artificial. :unibrow:
UM ABRAÇO

Mensagem por Ricardo Inácio » 24 jul 2007, 13:23

brunoftt Escreveu:Ricardo quanto á sonda penso que podias por uma na tubagem da água, seria mais certo.
e é claro que fiquei curoso em relação a esse plc, parece que o jipe vai ficar com intelegencia artificial. :unibrow:

Quase... Já deves ter visto a trabalhar aqueles robots se soldadura, paletizadores que empilham caixas por exemplo na cerâmica, etc, basta pensar como é que eles sabem o sítio certo onde soldar ou colocar qualquer coisa. O que os controla são esses plc's. E a coisa mais fácil do mundo aplicá-los e po-los a funcionar e programar. Eu lembrei-me de aplicá-los no patrol, e porque não? Brevemente posto fotos para o ppl ver.
Abraço.

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 24 jul 2007, 13:45

Na sonda exterior só vejo um contra , que é a lama e outras sujidades , que poderam interferir na leitura da mesma .
E é mesmo nessas alturas que faz falta pois entope tb os favos do radiador e dificulta o arrefecimento do motor .

Mensagem por Ricardo Inácio » 03 ago 2007, 16:25

Boas. Conforme prometido aqui estão as imagens para os mais incrédulos.
O "dito cujo" PLC
Imagem
O conversor de corrente de 12Vdc para 230Vac 300VA que vai alimentar o PLC
Imagem
O controlador de temperatura
Imagem
A sonda de temperatura
Imagem
O PLC já ligado
Imagem
A consola
Imagem
O teclado
Imagem
A consola quase pronta, visto que depois ainda levou mais umas alterações
Imagem
Desculpem o tamanho das imagens :unibrow:

Registado: 11 jan 2007, 22:16

boas!!!

Mensagem por Jon Cancelas » 05 ago 2007, 20:27

EIIIIIIIIII, tanto material!!!!

Bastava por 1 ventuinha, 1 sensor de temperatura, 1 relé, mandar fazer um furo no radiador com rosca (num homem dos radiadores) e prai 3 metros de fio com terminais!!!!

SÓ!!!!!!!!!!!

Re: boas!!!

Mensagem por Ricardo Inácio » 05 ago 2007, 21:40

Jon Cancelas Escreveu:EIIIIIIIIII, tanto material!!!!

Bastava por 1 ventuinha, 1 sensor de temperatura, 1 relé, mandar fazer um furo no radiador com rosca (num homem dos radiadores) e prai 3 metros de fio com terminais!!!!

SÓ!!!!!!!!!!!

Na verdade seria só esse material se controlasse apenas as ventoínhas... Mas para além disso está a fazer o corte da alimentação (através de password) da bomba do gasóleo, está a dar o alarme em caso de intrusão dentro da viatura sem introdução dessa password dentro de um determinado tempo, está a dar o alarme também caso a vitarura seja movida/rebocada sem estar ligada e está a fazer também a monitorização da temperatura do conversor de corrente para que caso este exceda os 50ºC sem estar ninguem dentro do carro este auto-desliga-se para prevenir males maiores.. :unibrow:
Devias ter lido o tópico todo com atenção :nod:
Abraço

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 05 ago 2007, 21:42

:thumbsup:

Muito bom!
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 05 ago 2007, 22:51

LOL ganda projecto e assim mesmo...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 01 jul 2007, 22:24

Mensagem por ttino.silva » 05 ago 2007, 23:28

Ca para mim vais apanhar um choque electrico he he he

Registado: 16 dez 2006, 01:08

Mensagem por sllot_live » 06 ago 2007, 10:18

bem ..eu nem gastei quase dinheiro nenhum ...
tinha uma carrinha opel 1204 ... do tempo dos afonsinhos ...
tirei.lhe a ventoinha , apliquei ... ficou brutal ... tenho um interruptor para a ligar e desligar ao pé da consola .....

Mensagem por Ricardo Inácio » 08 ago 2007, 23:26

:thumbsup:
Já esta 1000%

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes