BARULHO DO BLOQUEIO TRAZEIRO

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.

Registado: 14 mar 2007, 21:58

BARULHO DO BLOQUEIO TRAZEIRO

Mensagem por Dinis » 07 mai 2007, 13:24

BOAS

Gostaria de saber se me podem ajudar uma vez que ainda sou ROOKIE nisto dos jipes.

Ontem qdo estava a estacionar o meu GR Y61 fi-lo num local com uma rampa, como fiquei com uma roda trazeira a patinar mesmo com as 4 (altas) ligadas decidi ligar o bloqueio trazeiro.
qdo acelarei ouvi um "ESTALO"

Fiquei logo com algumas dúvidas e agora tudo me parece incerto.
Saí desse local fui para uma estrada sem movimento liguei as 4 (altas) senti que funcionavam liguei as redutoras e senti que as mesmas tb estavam a trabalhar, liguei de seguida o bloqueio e verifiquei que me acendeu a luz do ABS no habitáculo o que é normal e a luz do bloqueio ficou a piscar intermitente(dúvida não me lembro de outras vezes se ficava intermitente ou constantemente ligada)

mais dúvidas que logo me pareceram mas podem não passar disso mesmo

Parece que sinto o carro mais pesado tipo qdo arranco em 1ª parece que o estou a fazer com o travão de mão ligado.

Outra duvida que tenho é se é possível que aquele barulho fosse sinónimo de destruição do bloqueio trazeiro.

Para finalizar se o bloqueio trazeiro estiver estragado pode ter afectado de alguma forma o diferencial trazeiro.

Eu sei que são mtas dúvidas e mtas perguntas mas como já disse sou rookie nestas andanças tenho o carro só há 2 meses, e não tenho vergonha de adimitir que o Kit de unhas ainda não o adequiri mas quero caminhar para lá.

obrigado

Registado: 27 jul 2006, 15:40

Mensagem por PrimusBaro » 07 mai 2007, 13:29

Primeiro confirma se efectivamente tens o bolqueio desligado!
Confirma tambem se não tens a tracção integral ligada (por distracção).
Jamais andes em alcatrão com o bloqueio ligado!!
e por ultimo...
Dificilmente danificas o diferencial por arrebentares com o bloqueio.
Pedro Silva
Imagem

Registado: 30 jan 2006, 11:30

Mensagem por Carlos Novo » 07 mai 2007, 16:18

Boas... possivelmente o estalo que ouviste foi mesmo o Bloqueio a encaixar... penso eu de que... em todo e qualquer caso não faças isso muita vez em alcatrão a não ser para arrancar uns piões à patrão!!! Verifica como disse o PrimusBaro se não continuas com o bloqueio ligado (o que me parece que notavas assim que fizesses a 1ª curva...)

Quanto ao estrago, não me parece que tenha causado... não será mesmo agora só impressão tua?

CumprimenTTos,

Carlos Novo
[wink] :thumbsup:
PATROL GR: FORTE COMO UMA MULA, FIEL COMO UM CÃO, ÁGIL COMO UMA CABRA...

O meu GR: viewtopic.php?f=1&t=1908

https://www.facebook.com/NovosGarage?ref=hl

Registado: 15 jan 2006, 14:16

Mensagem por Gonçalo F. » 07 mai 2007, 17:24

Tal como o PrimusBaro disse, nunca por nunca ligar a tracção da frente em asfalto (quer em altas, quer em baixas) - a "prisão" ou resistência ao arranque que falas, deverá ter a ver com isso mesmo.

Atenção que, por vezes, após desligarmos as "quatro" ou mesmo o(s) bloqueio(s), se for de volante virado e sem ter recuado uns "centimetros", poderão continuar engrenadas e, dessa forma, o jipe continua "preso" pela diferença de rotação entre o eixo de trás e da frente.

Deves experimentar: ao ligar e desligar o bloqueio andar para trás uns centímetros; por forma a aliviar o dif. para a luva atracar/desatracar de certeza :thumbsup:

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Re: BARULHO DO BLOQUEIO TRAZEIRO

Mensagem por Manwell_Mayraids » 07 mai 2007, 19:24

Dinis Escreveu:...
e a luz do bloqueio ficou a piscar intermitente(dúvida não me lembro de outras vezes se ficava intermitente ou constantemente ligada)
...

A luz fica a piscar (pq o bloqueio ainda não bloqueou e tá à espera de uma oportunidade [bigsmile] ) e só bloqueia (luz permanente) quando há diferença de rotação entre o semi-eixo esq e dir. e para que isso aconteça convem a "andar" e de preferencia a uma velocidade muito pequena.

Se andares num piso com boa aderência e sempre em recta não chega a ligar, mas se virares um pouco o volante "entra" de imediato, pela razão atrás já explicada.

Acresce ainda dizer que no Y60 o bloqueio "entra" quer em 4x2/4x4 enquanto que no Y61 só em 4x4 (electrónica em 4x2 não deixa [:p] ).

Quanto às restantes dúvidas acho que já foram bem esclarecidas.

No entanto dá uma leitura por este tópico :

https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=1984

[wink]

Registado: 09 fev 2006, 18:09

Mensagem por gnasGR » 07 mai 2007, 21:45

Na minha opinião, o estalo que ouvis-te foram os cubos…
Embora não seja normal, mas pode acontecer estando em automático…

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 09 mai 2007, 01:26

Boas

Já tenho ouvido de tudo no meu bloqueio desde estalos a estoiros, até que foi todo reparado e a causa diagnosticada, eram problemas de vácuo...ou válvulas pifadas ou tubos rotos..isto fazia com que o bloqueio custasse a acoplar e ficava engatado "na pontinha" da engrenagem...se fosse esforçado dava um estalão e desengatava..agora com os tubos em condições e valvulas novas é directo...

Se deres cabo do bloqueio, e n parares imediatamente podes moer aquilo tudo.....

Verifica isso...

BoaSorTTe

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 17 jun 2007, 16:22

Eduardo Escreveu:Boas

Já tenho ouvido de tudo no meu bloqueio desde estalos a estoiros, até que foi todo reparado e a causa diagnosticada, eram problemas de vácuo...ou válvulas pifadas ou tubos rotos..isto fazia com que o bloqueio custasse a acoplar e ficava engatado "na pontinha" da engrenagem...se fosse esforçado dava um estalão e desengatava..agora com os tubos em condições e valvulas novas é directo...

Se deres cabo do bloqueio, e n parares imediatamente podes moer aquilo tudo.....

Verifica isso...

BoaSorTTe

Boas se alguem me poder ajudar , e que o meu bloqueio qd o ligo ele atraca e se andar devagar numa subida ele fica atracado, mas qd puxo a serio a luz começa a piscar e ele deixa de atracar... ja o levei ao electricista e a valvula pequena que esta a beira da de vacuo puxa bem......alguem me pode dar noçoes??? obrigado
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por cristiano » 17 jun 2007, 21:52

cristiano Escreveu:
Eduardo Escreveu:Boas

Verifica isso...

BoaSorTTe

Boas se alguem me poder ajudar , e que o meu bloqueio qd o ligo ele atraca e se andar devagar numa subida ele fica atracado, mas qd puxo a serio a luz começa a piscar e ele deixa de atracar... ja o levei ao electricista e a valvula pequena que esta a beira da de vacuo puxa bem......alguem me pode dar noçoes??? obrigado
???

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 05 jan 2006, 22:54

Mensagem por acrvr » 18 jun 2007, 00:09

O bloqueio de origem do GR dá bastantes problemas na peça que engata na coquilha, lembro-me quando tinha o meu carro no cigano e ele fartava-se de trocar essas peças, era a chamada anilha do bloqueio, aquilo parte por mau uso porque a peça era até bastante resistente, quando se liga o bloqueio, é preciso esperar que ele engrene a sério. Geralmente o pessoal liga e dá logo calor naquilo, é preciso deixar atracar e sentir isso mesmo. O pessoal do trial tira o bloqueio de origem do GR e mete um ARB que é muito mais resistente e mais caro :D :D

Mensagem por cristiano » 18 jun 2007, 08:09

obrigado pela dica.... entao o melhor e ligar o bloqueio e esperar uns momentos... vou experimentar.. :thumbsup: :thumbsup:

Mensagem por cristiano » 18 jun 2007, 21:40

boas alguem me sabe dizer como sei se a tal anilha esta gasta? tenho de abrir o diferencial? qt custa +- a tal anilha? obrigado :thumbsup:

Registado: 05 jan 2006, 22:54

Mensagem por acrvr » 19 jun 2007, 01:47

Tenho a ideia que a anilha ainda é cara, não estou a dizer para esperares para ele atracar, imagina uma anilha com dentes a tentar encaixa noutra, é preciso movimento para os dentes acasalarem, mas esse movimento têm que ser lento. No caso do ARB os dentes são muito pequeninos, aquilo atraca logo, no caso do bloqueio do GR os dentes são maiores, custa mais a atracar, é preciso jogar mais para aquilo atracar, no caso do meu espigueiro (G) também tive problemas com o bloqueio de origem, eu acionava aquilo e dava logo calor, os dentes não estavam encaixados eu acelerava e os dentes ao encaixar batiam uns nos outros... desfez-se tudo. :confused: :confused:

Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes