CONSIDERAÇÕES
Veio-me à memória algumas considerações que julgo importantes. Aqui ficam elas e não necessariamente por esta ordem :
Comportamento humano :
Qualquer pessoa familiarizada com o TT, não terá problemas de maior.
Mas em qq expedição não se deverá criar demasiadas expectativas à partida e deveremos é estar preparados para todo o tipo de situações que possam ocorrer, pelo há que manter os nossos
sentidos sempre a 100% (atenção redobrada) e
bom senso, pois as adversidades podem ocorrer a qq momento e ai, o
espirito de entre ajuda, a
boa disposição, o
tá-se bem e
no stress deverá prevalecer sempre !
Comportamento cívico :
Ao
atravessar as aldeias (e não só)
reduzir a velocidade e muito cuidado, pois as crianças brincam frequentemente nas ruas e metem-se à frente a pedir : donne moi un cadeau, Un stylo, donne-moi un stylo, Un dirham, s'il te plaît….
Se fizerem parte de um
grupo numeroso, tenham sempre em atenção (pelos retrovisores) que o companheiro que vai atrás vos acompanha. Se
deixarem de o ver parem à espera dele, pois o que vai à vossa frente fará o mesmo e assim sucessivamente até chegar ao primeiro (guia) que estabelecerá contacto via rádio ou não sendo possível dará a volta para trás ao vosso encontro, até ficar restabelecida a caravana.
Fora das cidades façam uma condução defensiva e mantenham sempre uma
distância de segurança do companheiro da frente, pois permitirá efectuar travagens com tempo e evitará as pedras frequentemente projectadas contra os farois e pára-brisas.
Dentro das cidades será um pouco o contrario da regra anterior,
mantenham-se sempre muito juntos e se possível lado a lado em vias de mesmo sentido com duas faixas, pois permitirá mais facilmente que todos passem ao mesmo tempo os semáforos. Não se preocupem com as mudanças de direcção pois o companheiro do lado deverá facilitar a passagem e se ficarem para trás tb não se inquietem, pois mais á frente deverá estar a caravana à vossa espera.
Ultrapassagens em curva sem visibilidade via informação rádio do companheiro da frente, são muito frequentes, mas
assegurem-se que a mensagem é para o vosso jipe.
Passagens off-road muito estreitas em montanha com camiões pela frente,
passem pela parte de fora (exterior) mesmo que seja em contra-mão, pois os camiões por terem maior peso e haver maior perigo de resvalarem, passam normalmente pelo lado de dentro da encosta.
Peso :
Levem só o indispensável e evitem peso a mais, que será sempre um factor negativo durante toda a viagem.
Planícies :
Em planície muito cuidado com as
linhas de agua (leitos de rios secos) que se confundem no horizonte com o pavimento e que aparecem quando menos se espera. Se ainda tiverem tempo antes de lá chegarem travem, depois de já estarem nelas, não travem mas sim
acelerem (que o Patrol aguenta-se), caso contrario saem aos saltos ou às cambalhotas .
Dunas :
As dunas é daquelas coisas que mais adrenalina faz circular e mais gozo dá, mas muito cuiiiiiiiiiiiiiidado pois aqui o perigo está sempre à espreita.
De preferência sempre pela manhã (areia mais húmida = mais consistente) e para além de esvaziarem os pneus, conforme já foi referido, nas dunas
esqueçam o pedal de travão (mesmo que queiram parar nas descidas), pois é suficiente tirar o pé do acelerador.
Mantenham sempre alguma
distância para o da frente e certifiquem-se que não está do outro lado da duna um companheiro parado, caso contrario aterram em cima deste.
Se tiverem que parar aproveitem para o fazer sempre que possível em
local plano ou ligeiramente a descer (
mas com boa visibilidade para os que vêm atrás e nunca imediatamente do outro lado de uma duna pelas razões atrás já explicadas), para que seja mais fácil retomar a marcha.
Mesmo nas
dunas com fraco declive, não facilitem muito nas inclinações laterais.
Dunas com forte declive, deverão ser normalmente
atacadas de modo perpendicular à linha horizontal de cume (crista), com aceleração suficiente para passar para outro lado, mas nunca em demasia para não sair a voar …. Depois de transposta acelerem qb e nunca travem.
Para quem cair num buraco (duna em cone invertido), se tiverem espaço para ganhar velocidade muito bem, caso contrario ….
guinchos e esqueçam a técnica do poço da morte, pois só para quem tiver kit de unhas muito bom .
Bom e concerteza que não as enumerei todas, pelo que caros amigos acrescentem as que acharem de interesse …
E não se esqueçam das boas técnicas em TT :
https://patrolaventura.pt/forum/viewforum.php?f=12
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