Boas
Ando com uns problemas electricos estranhos no meu GR. (Y61 3.0Di Dez 2000). Precisava ai de umas ideias de alguem entendido ou com experiencia nestes sintomas, ou indicar um bom electricista na zona de Lisboa agradecia.
De qq forma gostaria de descrever o q se trata:
Para precisar melhor os diagnostico vou "Viajar" um pouco atras, a cerca ai de 1 ano, a luz do meu alternador acendia as vezes, quando uma vez deixou de apagar levei o carro a uma oficina daqui perto e enviaram o alternador para reparar. (300euros,o arranjo)
Passado uns tempos o mesmo aconteceu, voltei a oficina e mandaram para o tal electricista. Voltou ok.
Novamente e passado outro tempo (ai uns meses) a caminho de uma aldeia em Viseu as tantas da madrugada e num Sabado, acendeu e nunca mais apagou. Como nao podia parar, continuei a viagem confiando na Bateria de 100amp ja com 6 anos, desliguei tudo no iterior q pudesse consumir. Aguentou...
Na segunda de manha arrisquei e fui a cidade tentar ver se resolvia o prob num electicista recomendado pelo meu primo, claro q a batt ja nao aguentou, o GR pegou de empurrao numa descida, mas claro sem CPU tmb nao funca... comecou a acender luzes de airbag, barra estabilizadora, motor etc.. ate q apagou tudo. 0volts 0amps...
Coloquei uma batt de 75amp q estava nova q arranjei e deu para ir a cidade. Uma vez la o problema foi diagnosticado e resolvido provisoriamente: - tinha sido susbtituido uma placa qq no alternador q tem um conjunto de plastico q alberga as escovas do alternador. esse plastico altera-se com o calor e prendem as escovas. limou-se as escovas e tal e ficou ok. A batt velha foi colocada e tem estado la.
Nestes ultimos dias de frio, de manha ja me acendeu a luz da batt novamente, mas apagou.
1) Entretanto neste tempo todo tive uns minimos de Led onde o do lado esquerdo fundiu-se. Substitui-os quando instalei os farois medios biXenon.
Ontem reparei q novamente o minimo led do mesmo lado (desta vez era ate de mlhor qualidade) nao dava. removi-o e tinha plastico meio derretido e inclusive 1 dos leds saltou.
2)Reparei q sempre q ligo os farois de Xenon e quando estao da primeira vez a frio (tal como uma luz fluorescente) nesse momento pisca quase sem se notar a luz do airbag, e as vezes a luz da barra estabilizadora.
Será correcto deduzir q seja batt fraca, ou falta de corrente? uma vez q os balastros do xenen ao "encher" puxam por mais corrente? e o sintoma de acender as luzes de airbag, abs etc... é igual qaundo estava sem batt?
3) hoje vinha no autoestrada e derepente olho para o conta-klms e tenho as duas setas verdes (as dos piscas) acesas (nao a piscar) mas foi momentaneo...
a) Estara aqui um problema de bateria velha ou assim (é ainda a de origem, o carro é de dez 2000)???
b) ou sera o alternador q nao debita corrente como deve de ser? mas nessa caso acenderia sempre a luz da batt quando ha alguma corrente irregular, ou a luz o acende quando nao ha corrente mesmo?
gostaria de instalar um amperimetro e voltimetro, acham q amperagem a mais o voltagem a mais é possivel???
por ultimo, sei q o melhor deve ser ainda é visitar um electricista. alguem tem alguma boa referencia aqui para os lados de Lisboa, Expo, Santa Iria, Via Longa?
Obrigado
VC
PS - nao tenho tido muito tempo, mas tenho fotos detalhadas da instalacao dos Bixenon no GR, ao promenor. futuramente abro aqui um post com todas as indicacoes.