Problema: Redutoras saltam. (descobri o gato)

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.
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Problema: Redutoras saltam. (descobri o gato)

Mensagem por LelodasTshirts » 11 dez 2005, 10:48

Boas pessoal,

Não sendo um problema de um Patrol, mas tendo em conta que o Sr. Administrador já teve um curso intensivo de Samurais enquanto teve o GTi, ponho aqui a seguinte questão (da qual gostaria de ouvir a vossa opinião antes de ir ao atelier de mecânica).

Fui à pouco dar uma voltinha para "lubrificar" mas notei algo estranho no Samuka...

Quando circulo com as redutoras ligadas, sempre que mudo de velocidade ou que passo num solavanco elas saltam para a posição N.

Alguém faz ideia do que possa ser?
É só pra ir preparando a cart€ira...

Um abraço do Lelo!
Editado pela última vez por LelodasTshirts em 15 dez 2005, 16:18, num total de 2 vezes.

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Mensagem por Nayate » 11 dez 2005, 13:16

olá lelo se as velocidades saltam julgo que sejam as anilhas sincronizadoras

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Mensagem por LelodasTshirts » 11 dez 2005, 14:35

Nayate Escreveu:olá lelo se as velocidades saltam julgo que sejam as anilhas sincronizadoras


Boas Nayate,

O que salta é a caixa de transferência entre a posição 4L e N(eutro)

Um abraço

PS: No posto abaixo explico melhor com umas fotozitas...

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Mensagem por LelodasTshirts » 11 dez 2005, 14:36

Boas pessoal,

Bom, hoje acordei com vontade de rastejar para debaixo do Samurai para tentar perceber o que se poderia estar a passar...

Assim, a 1ª coisa que fiz foi inspeccionar o estado dos apoios.

Imagem

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Estão OK. A caixa nem mexe... O 3º não tirei foto mas está bom.

Passo seguinte desmontar o fole da manete da caixa de transferencia.

Posição 2H

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Posição 4H

Imagem

Posição 4L (Aqui é que a porca torce o rabo...)

Imagem

Imagem

Embora nas fotos não dê para perceber, para engrenar as 4L a alavanca toca mesmo no rebordo da carroçaria.

Dei uma voltinha em 4L, subi uns passeios e tal e ela nunca desengrenou (embora para confirmar isso tenha que ir para o mato, isto foi uma volta na praceta...)

Voltanto a colocar o fole nota-se que a alavanca dá a sensação que mesmo empurrando a fundo não engrena convenientemente (parece que o fole fica entre a alavanca e o rebordo)

Imagem

Enquanto que sem o fole tem que se fazer alguma pequena força para desengatar as 4L, com o fole consegue-se muito mais facilmente, o que me leva a acreditar que o problema pode estar por aqui.

Tentei trocar o sentido do fole mas ele só encaixa naquela posição. Custa-me a acreditar que seja algo relacionado directamente com a caixa, embora ponha as minhas reservas...

Agradeço desde já a vossa opinião, experiência e ajuda.

Um abraço do Lelo.

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Mensagem por Freitas » 12 dez 2005, 11:17

Basta o fole ou a chapa que o segura não estar correctamente instalado para saltar.
Experimenta sem o fole.


Se bem me lembro o lado mais grosso da chapa fica para o lado direito assim como a parte do fole que é direita.

Pela foto (que não dá para ver bem) acho que deves rodar o fole 90º para a esquerda.

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Mensagem por Paulo Lança » 12 dez 2005, 11:37

Ora bem , isso nunca me aconteceu ....... mas pelo que falas deves ter um empeno na barra que fixa a cx de transferencias ao chassis , onde estão os 2 sinoblocos ......... é o suficiente para a cx inclinar um pouco para a frente e fazer esse serviço que estás a falar ............
ps: é dificil perceber o empeno nesse suporte , pois ele não é direito ......
eu tive de reforçar o meu , pois tava constantemente empenado .......

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Mensagem por TT MOTOR » 12 dez 2005, 14:28

Verifica os apoios da caixa.

Cumprimentos
Luis Rocha

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Mensagem por LelodasTshirts » 13 dez 2005, 13:53

Boas a todos,

Obrigado pela vossa atenção e dicas.
Como entretanto me surgiu outro problema e desta vez ter mesmo que ir ao médico, vou aproveitar para trocar os apoios... talvez seja daí... ou talvez não... :confused:

Um abraço do Lelo.

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Mensagem por Paulo Lança » 13 dez 2005, 14:54

Deita-te debaixo dele e empurra a cx pra cima , vês logo se tão partidos ou não .........

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Mensagem por LelodasTshirts » 13 dez 2005, 15:14

paulo_lanca Escreveu:Deita-te debaixo dele e empurra a cx pra cima , vês logo se tão partidos ou não .........


não mexe nem um bocadinho... :confused:
inclino-me mas para empeno na barra.

agora tenho um zunido na caixa (não sei qual das duas) e uma vibração entre as 2.000 e as 2.200 rpm que me estão a preocupar mais...

cruzetas estão OK. apoios OK. LelodasTshirts NOT OK! :crybaby:

quanto à alavanca nem que lhe ate um cordel... :unibrow:

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Mensagem por Paulo Lança » 13 dez 2005, 18:20

Lamento , mas pelo que falas prepara-te para uma reparaçãozita na cx de transferencias ........... o meu levou 3 carretos (não de uma só vez) e mais umas tantas reparações ........

que pneus calças no bixo ?

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Mensagem por LelodasTshirts » 13 dez 2005, 18:44

paulo_lanca Escreveu:
que pneus calças no bixo ?


235/75 R15 (MT)

com os de ir ao morango (205/70 R15) faz o mesmo...

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Mensagem por Paulo Lança » 13 dez 2005, 18:56

LelodasTshirts Escreveu:
paulo_lanca Escreveu:
que pneus calças no bixo ?


235/75 R15 (MT)

com os de ir ao morango (205/70 R15) faz o mesmo...


pois , era o que eu e o brás usávamos ........... é muito esforço para a pequena t-case ..........

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Mensagem por LelodasTshirts » 13 dez 2005, 20:58

pois... mas voçês não eram nada meiguinhos... [:p] :D

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Mensagem por Paulo Lança » 13 dez 2005, 22:04

pois ...... mas sabes como é ...........o meu samuka e o do brás tavam sempre na oficina ..... todos os fins de semana partia qq coisa :confused: ................

 
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Mensagem por bf_matias » 13 dez 2005, 23:15

paulo_lanca Escreveu:pois ...... mas sabes como é ...........o meu samuka e o do brás tavam sempre na oficina ..... todos os fins de semana partia qq coisa :confused: ................


Isso é apenas uma questão de hábito.... [bigsmile]

Fico preocupado, quando consigo fazer mais do que um passeio sem partir nada no meu!!! [clap]

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Mensagem por Paulo Lança » 14 dez 2005, 09:50

Agora é que lhe deste [bigsmile] com a gente era a mesma coisa , era considerado um milagre chegar de uma saída e não ter partido nada [bigsmile] e não tou a brincar , pergunta ao Brás :D
desde que tenho o Patrol , nunca parti nada e leva tratamentos muito mas muito piores .........

ainda este fds me deu pena o patrol do Brás , se vcs o vissem dentro de um buraco com lama a tentar subir uma parede de 8 metros :rolleyes:

eu a dizer-lhe pra ele parar por CB e ele enrraivecido dentro do buraco a dar calor [bigsmile] só visto :eek:

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Mensagem por LelodasTshirts » 15 dez 2005, 16:18

Cá está a origem deste problema...

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Mensagem por Paulo Lança » 15 dez 2005, 17:00

ui ...... sortudo ! aproveita e reforca logo essa coisa [wink]
a calmini tem uns bons ! e ainda ha outros que dao a volta a t-case e aparafusam nos parafusos da caixa :thumbsup:

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Mensagem por LelodasTshirts » 15 dez 2005, 17:13

paulo_lanca Escreveu:ui ...... sortudo ! aproveita e reforca logo essa coisa [wink]
a calmini tem uns bons ! e ainda ha outros que dao a volta a t-case e aparafusam nos parafusos da caixa :thumbsup:


e tem bom aspecto...

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:unibrow: tenho q perguntar ao bf_matias qt vale uma destas... já trás apoios e tudo... :thumbsup:

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Mensagem por Gameiruz » 15 dez 2005, 19:31

Isso é o suporte da T-case? É que tenho aqui pessoal com Samurais que tambem andam com esse problema, e outro que é a alavanca que bloqueia e para destrancar têm de a desmontar :(

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Mensagem por LelodasTshirts » 15 dez 2005, 20:50

Gameiruz Escreveu:Isso é o suporte da T-case? É que tenho aqui pessoal com Samurais que tambem andam com esse problema, e outro que é a alavanca que bloqueia e para destrancar têm de a desmontar :(


É. O kit já tem incluidos os apoios (indestrutiveis segundo eles... :confused: )

Quanto ao encravar, nunca me aconteceu mas sei que é um problema comum. Basta desmontar a alavanca e substituir uma pequena anilha de silicone...

Como fazê-lo: http://bbs.zuwharrie.com/content/topic,8495.0.html

Um abraço.

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Mensagem por Gameiruz » 15 dez 2005, 22:15

Obrigado pelas dicas... :thumbsup:

 
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Mensagem por bf_matias » 15 dez 2005, 22:28

LelodasTshirts Escreveu:
paulo_lanca Escreveu:ui ...... sortudo ! aproveita e reforca logo essa coisa [wink]
a calmini tem uns bons ! e ainda ha outros que dao a volta a t-case e aparafusam nos parafusos da caixa :thumbsup:


e tem bom aspecto...

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:unibrow: tenho q perguntar ao bf_matias qt vale uma destas... já trás apoios e tudo... :thumbsup:


Milagres não há e, como tudo o que é bom (CALMINI), saí caro... fica aqui o preço: 250,00EUR :rolleyes:

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Mensagem por LelodasTshirts » 15 dez 2005, 22:53

e mai nada!

que era caro já eu tava à espera... :D

deixa lá ver como fica a reparação que se aproxima...

No Sábado falamos melhor... [wink]

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