PNEUS - Pressões e Medidas

Tudo sobre ....... ( Não é um tópico de VENDAS !!! )

Registado: 11 ago 2005, 15:28

Mensagem por NCR » 29 nov 2005, 00:12

Olá,

O texto do Manuel, como indicador geral, parece-me bem.

Claro que esta coisa da pressão dos pneus tem muito de "pessoal". Assim, se a ênfase for para o conforto, as pressões devem ser menores. Se, pelo contrário, se previlegia a integridade das borrachas, elas devem ser maiores. Se num Land Rover se podem usar pressões mais altas, já que a suspensão absorve bem os impactos, num carro com molas de carroça, tal como o 260, pressões altas podem ser um tormento. Assim, seria impensável fazer uma pista rápida em pedra num 260 com uma pressão 3.0 bar: embora os pneus chegassem imaculados ao fim, certamente que o carro e os ocupantes se desintegrariam no processo :D

Com isto quero dizer que a pressão dos pneus, para além de (dever) variar de acordo com o terreno, também deverá ser diversa em função do carro que se conduz, do peso que se carrega e das preferências de cada um.
Abraço,

NCR

Toyota HDJ 80
Nissan Patrol 2.7 TD Van
Honda Africa Twin
Honda XR 650 R
http://ncr2006.blogspot.com/

Registado: 30 set 2005, 10:36

Mensagem por terleira » 05 jan 2006, 23:37

Bem, o meu obrigado por esta informação. Acaba de se revelar muito importante pois como vou visitar o alto da serra da estrela quero andar bem e seguro.

Ja me disseram para por menos ainda em termos de pressao mas... vou guiar-me por aki e experimentar a outra sugestão .

Depois conto como correu.

Abraço
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 06 jan 2006, 09:38

terleira Escreveu:Bem, o meu obrigado por esta informação. Acaba de se revelar muito importante pois como vou visitar o alto da serra da estrela quero andar bem e seguro.

Ja me disseram para por menos ainda em termos de pressao mas... vou guiar-me por aki e experimentar a outra sugestão .

Depois conto como correu.

Abraço

kuando la vais terleira? eu xeguei de la ontem :) ate passei por albergaria :)

Registado: 10 nov 2005, 18:15

Mensagem por bruno queiros » 07 abr 2006, 14:37

Boas:

Qual a pressão que devo usar, pneus MTR 33 em estrada?
Fora de estrada costumo andar com 1,5, como indica aqui, mas em estrada?
Bruno Queirós
Que saudade eu tenho do TT.

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 07 abr 2006, 15:31

eu em estrada nos 35" meto 35 psi .

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 07 abr 2006, 15:40

Meto nos meus BF MT 285/75R16, à frente 2,3 bar (33,4 psi) e atrás 2,6 bar (37,7 psi).

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 10 abr 2006, 23:14

boas ja agora kal a equivalencia em polegadas dos meu 275/70 16....??

Mensagem por bruno queiros » 26 abr 2006, 00:06

Manuel a medida do teu pneu equivale (+-) ao 32, correcto?
A pressão a usar então é entre 2.3 e 2.7 bar.
Paulo tu costumas andar no meio, 2.5 bar, correcto?

Obrigado.
Bruno Queirós

Mensagem por Manwell_Mayraids » 26 abr 2006, 09:54

Os meus 285/75R16 correspondem a 33x11,22R16.

Experimenta http://www.dakota-truck.net/TIRECALC/tirecalc.html

Quanto às pressões podes meter dentro dos valores já referidos .

Lê tb o manual e o pilar B, lado condutor do teu Y61 .

Mensagem por bruno queiros » 26 abr 2006, 10:59

Muito Obrigado Manuel.
Abraço.
Bruno Queirós

Mensagem por Manwell_Mayraids » 05 mai 2006, 13:44

Vejam um artigo muito bom sobre pneus na revista deste mês de Maio da Solo auto 4x4 (n.º 270).
Curte o Passeio !

Reserva ar para os pneus

Mensagem por Manwell_Mayraids » 01 jun 2006, 15:32

Um dos tópicos desaparecidos em combate era a ideia de uma reserva adicional de ar para os pneus, quando há necessidade de baixar a pressão dos pneus, já referido no inicio deste tópico :

"Para fazer um passeio TT, podemos tomar como pressão de referência 1.5 bar e corrigir se houver perdas de traçcão ou danos para os pneus, para as condições de terreno especificas, tendo em atenção no modo de abordagem : https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=428

Pressão para Lama: é permitido reduzir a pressão para aumentar a área de contacto do pneumático e a capacidade de flutuação até à pressão de referência de 1.5 bar.

Pressão para Neve: em estrada deve-se manter a pressão normal, fora de estrada em condições difíceis deve reduzir-se a pressão a fim de beneficiar a tracção até 1.0 bar e um pouco menos para o gelo, tendo cuidado par que o pneu não descole da jante.

Pressão em Rocha/Pedra: no caso de termos rocha pela frente, com grandes declives e em que seja necessario boa tracção propoe-se manter a pressão de referência de 1.5 bar. No caso de termos grandes percursos em expedições, por terrenos com pequenas pedras em que o pneu ficará muito mais frágil a golpes e cortes laterais será aconselhavel colocar o pneu à pressão de 3.0 bar.

Pressão em Areia: em areia solta devera-se reduzir a pressão para aumentar a tracção para valores entre 1.5 e 1.0 bar.
"

Acontece que depois há que repor a pressão original e quem não tiver compressor "no problem" é encher o suplente a 5.0 bar e depois com uma mangueirita com manómetro, com os pneus a 1.5 bar consegue-se repor os quatro a 2.2 bar. Eu que o diga :thumbsup:

A primeira coisa a fazer é andar com o pneu sobresselente a uma pressão de 4 a 5 bar, para termos uma quantidade apreciavel de reserva de ar, no exemplo a seguir com 5 bar :

Imagem

Imagem

A tal mangueira não serve só para as expedições e pode-se utilizar sempre que se faça qq aventura off-road e supondo que baixam a pressão dos pneus ao fazerem o tal percurso TT, quando regressam à estrada convem repor a pressão inicial e como quem não tem cão, caça com gato, bastando para isso tirar ar do sobresselente para os outros.

Embora não pareça no exemplo a seguir a mangueira tem 9 metros, convem pois que a mesma tenha comprimento para os pneus da frente. Em principio 5 a 6 metros para os curtos e para as limousines um pouco mais.

Imagem

Imagem

Esta reserva de ar tem uma vantagem que o compressor não tem e que no caso de termos um pneu descolado, facilmente se consegue voltar a encher, devido à enorme quantidade de ar disponivel.

Bom mas o melhor será levar "o cão e o gato à caça" e há tipos que não brincam em serviço, pois na ultima expedição haviam espanholitos que levavam compressor, a mangueira e dois pneus sobresselentes a 5.0 bar e há outros que não facilitam mesmo, colocando reservas adicionais nos para-choques, por exemplo num y60:

Imagem

Imagem

Tirado de : http://www.patrol-gr.net/trucs63.php

Ou nos estribos, por exemplo num Y61 :

Imagem

Tirado deste forum do tópico "Patrol contra Patrol" :

https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=194

Ou ainda para quem for mergulhador .................... uma garrafa de mergulho tb serve perfeitamente.

Aconselho que façam isto num pneu sobresselente novo e com valvula nova e que não ultrapassem os 5.0 bar, embora haja quem meta até 8.0 com camara de ar, o que se pode tornar numa autentica bomba.

Todo o cuidado é pouco. [wink]

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 01 jun 2006, 21:40

[clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap]
excelente post !

Registado: 27 jul 2006, 15:40

Mensagem por PrimusBaro » 10 ago 2006, 11:42

e ao contrário? e a quanto é que corresponde 10R15? è o que vem no livrete do mê'Boi...
Pedro Silva
Imagem

Registado: 15 out 2005, 11:29

Mensagem por paulo moraes » 10 ago 2006, 11:48

10r15 equivale aos 30/9.5x15 que é o que tenho no meu e passa na boa nos ipo! :thumbsup:

Registado: 27 jul 2006, 15:40

Mensagem por PrimusBaro » 10 ago 2006, 11:51

já agora, que pneus usas?
Pedro Silva
Imagem

Registado: 12 ago 2005, 13:04

Mensagem por Jorge Ramos » 10 ago 2006, 13:05

PrimusBaro o meu livrete só tem 10,5R15
255/75 R15 = 10.5 R 15 ou tb conhecido por 31"
Nos meus BFG A/T meto 2,1 Bar ou 30PSI foi o que me disseram nos pneus ao montar. O que acham

Registado: 04 jan 2007, 11:18

Mensagem por Bonus » 15 fev 2007, 16:59

Grande Post.. [clap] A não deixar morrer.. :unibrow:

Cumps

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 15 fev 2007, 18:07

Jorge Ramos Escreveu:PrimusBaro o meu livrete só tem 10,5R15
Nos meus BFG A/T meto 2,1 Bar ou 30PSI foi o que me disseram nos pneus ao montar. O que acham

para estrada nao esta mal... para TT baixa para metade e ve a diferenca ;)

Deposito ar

Mensagem por Manwell_Mayraids » 21 fev 2007, 17:33

Aproveitamento das protecções laterais/estribos como depósito ar ....

Manwell_Mayraids Escreveu:Uma vez que os tubos já lá estão e porque não aproveitar os mesmos como depósito de ar de quase 10 litros. Já sei que me podem dizer que é pouco, mas sempre é melhor que nada e não pago mais por isso, pelo que foi só criar as entradas e saídas:

Imagem

Unir as ligações :

Imagem

Meter uma válvula anti-retorno :

Imagem

Ligar ao compressor (com possibilidade de desligar se não for necessário ou caso haja alguma fuga de ar) :

Imagem

E com a mangueira que já tinha, encher os pneus :

Imagem

em :

https://patrolaventura.pt/forum/vie ... &start=149

Registado: 12 ago 2005, 16:55

Mensagem por furtas » 10 mai 2007, 12:23

Qual a pressão mais adquada para uns pneus BF A/T 245/75R16 em estrada e fora de estrada sem carga?
Imagem
Aquele abraço
Nuno Furtado (91 743 74 67)

Mensagem por Manwell_Mayraids » 10 mai 2007, 13:04

furtas Escreveu:Qual a pressão mais adquada para uns pneus BF A/T 245/75R16 em estrada e fora de estrada sem carga?

Para esse pneu, em estrada sem carga mete 2.0/2.3 bar.

Fora estrada, tens algumas dicas escritas no primeiro post deste tópico :

Manwell_Mayraids Escreveu:...
Pressão de pneus 4x4 (Fora de Estrada)
A medição da pressão deve ser feita por instrumentos aferidos regularmente, pois um manómetro de medição é um aparelho muito frágil, por exemplo basta medir um pneu de tractor com agua e não ter os cuidados necessários e este fica descalibrado.

Por isso não é muito aconselhável a medição da pressão em bombas de gasolina pois os manómetros são de muita fraca qualidade.

A pressão dos pneus deve ser indicada para o tipo de terreno que se vai pisar, para se conseguir um aumento significativo de tracção é obvio que se baixarmos a pressão o aumento de superfície do pneu em contacto com o solo é superior e isto é muito favorável em pisos tais como lama, areia, pedras.

Mas se baixarmos demasiado a pressão pode ser prejudicial pois facilita que o pneu descole mais facilmente de jante, fica mais vulnerável a cortes laterais. No caso de usar-se camara de ar, estas bom pouco pressão aquecem, podem enferrujar e enfraquecem.

Com pneus com pouco pressão fica muito mais difícil a condução por isso é sempre aconselhável depois de se ter transporto o obstáculo se voltar a por a pressão indicada à viatura.
Para fazer um passeio TT, podemos tomar como pressão de referência 1.5 bar e corrigir se houver perdas de traçcão ou danos para os pneus, para as condições de terreno especificas, tendo em atenção no modo de abordagem : https://patrolaventura.pt/viewtopic.php?t=428

Pressão para Lama: é permitido reduzir a pressão para aumentar a área de contacto do pneumático e a capacidade de flutuação até à pressão de referência de 1.5 bar.

Pressão para Neve: em estrada deve-se manter a pressão normal, fora de estrada em condições difíceis deve reduzir-se a pressão a fim de beneficiar a tracção até 1.0 bar e um pouco menos para o gelo, tendo cuidado par que o pneu não descole da jante.

Pressão em Rocha/Pedra: no caso de termos rocha pela frente, com grandes declives e em que seja necessario boa tracção propoe-se manter a pressão de referência de 1.5 bar. No caso de termos grandes percursos em expedições, por terrenos com pequenas pedras em que o pneu ficará muito mais frágil a golpes e cortes laterais será aconselhavel colocar o pneu à pressão de 3.0 bar.

Pressão em Areia: em areia solta devera-se reduzir a pressão para aumentar a tracção para valores entre 1.5 e 1.0 bar.

Pressão em Agua: deve-se manter a pressão normal pois não será possível ver os obstáculos submersos.

A Pressão em Competição é um ponto muito delicado pois quem que se ter muito cuidado com os percursos que se vão percorrer, por isso esta deve ser encontrada mais facilmente na pratica nos treinos...

Registado: 12 ago 2005, 16:55

Mensagem por furtas » 11 mai 2007, 12:57

Muito Obrigado pela atenção.
Imagem
Aquele abraço
Nuno Furtado (91 743 74 67)

Registado: 20 mai 2006, 17:35

Mensagem por XPTTO » 15 ago 2007, 23:47

MIGUEL BRAGA Escreveu:
Jorge Ramos Escreveu:PrimusBaro o meu livrete só tem 10,5R15

para estrada nao esta mal... para TT baixa para metade e ve a diferenca ;)

Mas em trilhos de lama, não aconselho a circular com pressão baixa pois este pneu tem o "hábito" de com as torções acumular lama entre o pneu e a jante, fazendo com à postriori tenha percas de ar.
Obrigando muitas das vezes a desmontar o pneu limpar e voltar a montar, para acabar com as percas de ar.
Gosto da Aventura

Registado: 05 set 2007, 18:16

Medidas legais de pneus alternativas à 10R15

Mensagem por jgilalmeida » 13 set 2007, 17:34

O estar no livrete como medida dos pneus 10R15 não é erro!

É uma medida americana que entretanto caiu em desuso. 10 é a largura do pneu em polegadas, 15 é o diâmetro da jante e a altura (o ombro) do pneu é 80% da largura. Fazendo as continhas obtemos o valor 787 milímetros como diâmetro total do pneu. Já agora, R indica que é um pneu de construção radial.

A medida equivalente à 10R15 é a medida 31 10.5R15, ou seja:

- 31 é o diâmetro total do pneu em polegadas, igual a 787 milímetros (diâmetro igual aos pneus 10R15);

- 10.5 é a largura do pneu em polegadas (ganha-se meia polegada na largura em relação ao 10R15, e está dentro do limite de 5% de variação imposta pela lei), que dá 266,7 milímetros de largura;
- e o R e o 15 já sabem o que é.

A medida 265/75 R 15 é uma medida legal mas que diminui a altura ao solo em 4 milímetros, relativamente à medida 10R15, uma vez que estes pneus têm um diâmetro total de 778,5 milímetros.

Os pneus 32 11.5R15 ulltrapassam em muito, sob o ponto de vista legal e das inspecções periódicas, as medidas 10R15 e 31 10.5R15, uma vez que têm uma largura de 292,1 milímetros e um diâmetro de 812,8 milímetros, que ultrapassam em muito a tolerância de 5% relativamente à largura e de 3% para a altura.

Se não tiverem outras medidas averbadas no livrete e quiserem andar legais e sem problemas, utilizem as medidas 10R15 ou 31 10.5R15. Ou 265/75 R 15 se não se importarem de perder 4 milímetros de altura ao solo.

AnteriorPróximo

Voltar para Pneus e Jantes

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes