Um dos tópicos desaparecidos em combate era a ideia de uma reserva adicional de ar para os pneus, quando há necessidade de baixar a pressão dos pneus, já referido no inicio deste tópico :
"
Para fazer um passeio TT, podemos tomar como pressão de referência 1.5 bar e corrigir se houver perdas de traçcão ou danos para os pneus, para as condições de terreno especificas, tendo em atenção no modo de abordagem : https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=428
Pressão para Lama: é permitido reduzir a pressão para aumentar a área de contacto do pneumático e a capacidade de flutuação até à pressão de referência de 1.5 bar.
Pressão para Neve: em estrada deve-se manter a pressão normal, fora de estrada em condições difíceis deve reduzir-se a pressão a fim de beneficiar a tracção até 1.0 bar e um pouco menos para o gelo, tendo cuidado par que o pneu não descole da jante.
Pressão em Rocha/Pedra: no caso de termos rocha pela frente, com grandes declives e em que seja necessario boa tracção propoe-se manter a pressão de referência de 1.5 bar. No caso de termos grandes percursos em expedições, por terrenos com pequenas pedras em que o pneu ficará muito mais frágil a golpes e cortes laterais será aconselhavel colocar o pneu à pressão de 3.0 bar.
Pressão em Areia: em areia solta devera-se reduzir a pressão para aumentar a tracção para valores entre 1.5 e 1.0 bar. "
Acontece que depois há que repor a pressão original e quem não tiver compressor "no problem" é encher o suplente a 5.0 bar e depois com uma mangueirita com manómetro, com os pneus a 1.5 bar consegue-se repor os quatro a 2.2 bar. Eu que o diga
A primeira coisa a fazer é andar com o pneu sobresselente a uma pressão de 4 a 5 bar, para termos uma quantidade apreciavel de reserva de ar, no exemplo a seguir com 5 bar :
A tal mangueira não serve só para as expedições e pode-se utilizar sempre que se faça qq aventura off-road e supondo que baixam a pressão dos pneus ao fazerem o tal percurso TT, quando regressam à estrada convem repor a pressão inicial e como quem não tem cão, caça com gato, bastando para isso tirar ar do sobresselente para os outros.
Embora não pareça no exemplo a seguir a mangueira tem 9 metros, convem pois que a mesma tenha comprimento para os pneus da frente. Em principio 5 a 6 metros para os curtos e para as limousines um pouco mais.
Esta reserva de ar tem uma vantagem que o compressor não tem e que no caso de termos um pneu descolado, facilmente se consegue voltar a encher, devido à enorme quantidade de ar disponivel.
Bom mas o melhor será levar "o cão e o gato à caça" e há tipos que não brincam em serviço, pois na ultima expedição haviam espanholitos que levavam compressor, a mangueira e dois pneus sobresselentes a 5.0 bar e há outros que não facilitam mesmo, colocando reservas adicionais nos para-choques, por exemplo num y60:
Tirado de :
http://www.patrol-gr.net/trucs63.php
Ou nos estribos, por exemplo num Y61 :
Tirado deste forum do tópico "Patrol contra Patrol" :
https://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=194
Ou ainda para quem for mergulhador .................... uma garrafa de mergulho tb serve perfeitamente.
Aconselho que façam isto num pneu sobresselente novo e com valvula nova e que
não ultrapassem os 5.0 bar, embora haja quem meta até 8.0 com camara de ar, o que se pode tornar numa autentica bomba.
Todo o cuidado é pouco.
![wink [wink]](./images/smilies/icon_smile_wink.gif)