por frajofa » 21 set 2006, 22:04
Olá a todos,
Descobri uma coisa que dá resultado.
Tenho os 600 e tal mapas M888 todos, através da net, e experimentei juntar na mesma directoria os ficheiros "gif" com os ficheiros "map".
E depois com o Compegps, que comprei por ser o meu preferido, como vereis, abri um ficheiro "ozi" M888 e ele abriu-o e com as coordenadas correctas (pois eu tinha uma rota aberta e coincidia tudo).
Então, porque o Compegps é mais potente (para mim) e porque o utilizo pois puxa automaticamente os mapas Google Earth para a zona onde temos um track (ver no help como fazer), resolvi converter o conjunto todos dos M888 a RMAP (é em "batch raster ...qualquer coisa"). E metê-los (os RMAP) numa nova sub-directoria, chamei-lhe M888, MAS por baixo da directoria MAP do Compegps, isto porque cada vez que o abro ele vai indexar todos os mapas dessa directoria e das respectivas subdirectorias.
E agora a grande novidade:
Então não é que Portugal, memo no mapa mundo default, me aparece cheio de quadrículas que são exactamente as quadrículas de cada M888 ???!!!
E mais e melhor!!!:
Reparei que quando aproximava o rato de um dos cantos de cada um dessas quadrículas ela mudava levemente de côr e dizia um número, que era o do mapa M888 que correspondia a essa região !!! E então, enquanto a quadrícula está com a côr diferente clicar com o rato direito e uma das opções é exactamente carregar o respectivo M888)!!!
Ora não vos digo mais ... a partir de agora só mesmo Compegps, pois no Ozi estas facilidades não existem, nem a outra de puxar o GoogleEarth da zona que quero ver dentro do próprio Compegps; e neste caso a zona fica guardada em disco, isto é, não precisamos de voltar a ligar à Internet se queremos ver novamente essa zona. Isto é, se - quando ligados à Internet fizermos vários zooms do nosso percurso, fica tudo em disco.
Bem por agora fica a dica, que foi muito importante para mim e espero seja útil a todos os interessados nestas coisas.
Não me perguntem muito mais pois sou novato nisto e descubro algumas destas coisas testando, fazendo e desfazendo.
Francisco