Aqui vão os resultados de alguns testes.
1- Medindo a resistência das velas, estas deram 0,6 Ohm isto com um Multímetro Fluke.
Com outro Multímetro Digital os valores eram completamente diferentes (valores inferiores), mas eu confio mais no Fluke embora desconfie deste valor, visto que é muito difícil medir valores tão baixos.
Fazendo as contas I=V/R
I=13V/0,6 Ohm
I = 21,6
21,6 Amperes X 6 Velas = 129,6 Amperes no total.
Eu coloquei um fusível de 120 Amp. E este ainda não queimou e têm estado a trabalhar bem.
Volto a frisar que este valor não é fiável devido a ser difícil medir resistências omicas tão baixas.
2 - Teste com o Amperímetro é uma desilusão. Primeiro porque a fonte de alimentação arriava quando eu colocava um consumo tão grande, não se podendo assim confiar nos amperes medidos. Estes eram reais para a tenção que era inferior aos 13V das baterias.
Este teste também não foi conclusivo porque conforme a vela ia aquecendo o consumo de amperes ia baixando, não sendo assim possível medir o consumo inicial e final.
Quero agradecer as participações de Nuno Julião, Maq260, Guvarela, e todos os outros que também entreviram pela positiva e ensinando-me muito como:
• O consumo inicial não ser igual ao final
• A ideia de medir os Ohm das velas que é uma ideia simples, válida e nunca me passaria pela cabeça.
Obrigado a todos mais uma vez, e o meu jipe vai ficar com um fusível de 120 Amperes.