Vibração forte na direcção

Registado: 01 jan 2007, 11:14

Vibração forte na direcção

Mensagem por setra » 01 jan 2007, 11:29

Boas, estou com um grave problema no meu 260, quando rodo em asfalto e a curvar para a direita, por vezes quando por algum ressalto ou irregularidade a rodas do lado direito aliviam, a direcção vibra de forma violenta, o que poderá ser? já alguém teve algo semelhante?

Já levantei a frente e verifiquei se existiam folgas nos cubos e está tudo justo, quem tiver alguma dica "ajuda precisa-se"

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 01 jan 2007, 19:51

Acho que por aqui há muita informação que devias consultar [wink]
https://patrolaventura.pt/forum/viewforum.php?f=33

Registado: 30 dez 2006, 15:17

Mensagem por mjfragoso » 03 jan 2007, 21:24

Acontece-me o mesmo e tb não sei o que é.

Registado: 13 nov 2006, 14:11

Mensagem por maq260 » 04 jan 2007, 19:15

Mais um para a confraria :crybaby:
tenho o mesmo problema num dos meus 260, suspeito do amortecedor de direcção, tenho de trocar um pelo outro para ver se chego a alguma conclusão, isto se entretanto não aparecer nenhuma dica mais certeira.

manel

Registado: 24 ago 2005, 08:12

Mensagem por Sergio Borges » 05 jan 2007, 11:13

E pá cun catano.
Isto pelos vistos é mal geral ou será da geada, o meu tb esta com esses sintomas, por volta dos 70/80 km até aos 90/100 a direcção vibra pra carago. Já li aqui no forum que uma das causas pode ser casquilho do amortecedor da direcção que esteja gasto ou já não exista pura e simplesmente, ou então o proprio amortecedor que deu o berro. Eu vou tentar substituir o casquilho a ver se sera esse o problema, depois logo se vê.
Se tiverem alguma dica, digam, soluções aceitam-se :D
abraço.
slsb

Registado: 30 mar 2006, 10:49

Mensagem por Vinnie » 05 jan 2007, 12:54

Eu também tenho esse problema, um 2.8 td que costuma andar comigo também teve esse problema, trocou pneus e amortecedores e não resolveu. O problema era folga nos brincos :eek:

Mensagem por setra » 10 jan 2007, 20:50

Acho que já resolvi, folga nos rolamentos da rótulas, tirando as barras de direcção verifiquei que embora não se verifiquem folgas as rodas estavam demasiadamente soltas, retirei anilhas de afinação, e acho que resultou :thumbsup:
Também meti sinoblocos nos brincos da frente, mas estou inclinado que o problema era a afinação das rótulas.
Até agora nunca mais vibrou.

Mensagem por Sergio Borges » 11 jan 2007, 09:15

Setra disse:
Acho que já resolvi, folga nos rolamentos da rótulas, tirando as barras de direcção verifiquei que embora não se verifiquem folgas as rodas estavam demasiadamente soltas, retirei anilhas de afinação, e acho que resultou
Também meti sinoblocos nos brincos da frente, mas estou inclinado que o problema era a afinação das rótulas.
Até agora nunca mais vibrou.

Não sei se entendi , retiras-te aninhas de afinação, não seria de fazer o contrario, acrescentar anilhas ou substitui-las por novas para eliminar a dita folga, explica-me lá essa parte melhor, porque ás tantas o meu tb tem essa maleita.
E os rolamentos não mudas-te, estavam bons?
abraço.
slsb

Mensagem por setra » 12 jan 2007, 20:12

Boas, as anilhas que falo são as que estão entre as tampas-apoio (tampa com 4 parafusos) dos rolamentos (por cima e por baixo) e o cubo/parte exterior da rótula, as anilhas parecem umas juntas em cobre.
Como os rolamentos são cónicos ao retirares essas anilhas, estás a retirar a possivel folga existente, ou seja, a comprimir os rolos contra pista exterior do rolamento que está no cubo da roda/parte exterior da rótula.
Não sei se será o melhor processo mas até agora não me vibrou mais nada [:p].

Mensagem por Sergio Borges » 13 jan 2007, 21:13

Olha pelos vistos eu já eliminei o vibrar da direcção, mudei casquilho do amortecedor direcção, uns brincos novos, já tinham folga excessiva e estavam desgastados, e as borrachas da barra de torção novas, resultado final -- direcção sem vibração e até parece que ficou mais leve, este está resolvido. :thumbsup:
slsb

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes