GPS para TT

Tudo sobre GPS's e potenciais equipamentos para navegação / Cartografia.

Registado: 06 nov 2005, 10:23

GPS para TT

Mensagem por nduarte » 29 nov 2005, 14:30

Qual o modelo mais adequado para as nossas paseatas? Falam-me do Garmin 60 CS ? Será ?
nduarte

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 29 nov 2005, 15:59

Deixo aqui a minha dica [wink]

paulo_lanca Escreveu:comprei o meu aqui , não arranjei melhor preço em lado nenhum ....

http://www.aspidshop.com/export/store/p ... ucts_id=40

Imagem

É muito bom :thumbsup:

Registado: 27 nov 2005, 14:37

Re: GPS para TT

Mensagem por yznogud » 29 nov 2005, 16:29

nduarte Escreveu:Qual o modelo mais adequado para as nossas paseatas? Falam-me do Garmin 60 CS ? Será ?

Não será tanto o mais adequado para as nossas passeatas antes o mais adequado para as tuas necessidades.

O melhor compromisso como GPS talvez seja o Gramin 276 ou mesmo o 176 pela facilidade de leitura do visor, pelas informações dadas e pela robustez do conjunto em si.

O garmin 60CS é um bom compeomisso tb mas há muita malta que pensa que o GPS lhes indica o caminho a seguir mesmo no meio do monte, não será o caso de nennhum destes.

Eu pessoalmente e neste momento uso o Garmin Etrex Legend acompanhado de cartas militares das zonas por onde ando. Melhor que isso só um Laptop com o Ozi e as cartas militares calibradas mas há a questão do espaço que ocupa essa tralha toda. Como alternativa há os PDA com GPS que são mais pquenos mas tb mais dificeis de ler devido ao TFT não ser muito próprio para ser lido em luz forte (sol).

Tens antes de tudo ver o que queres que o GPS faça para decidir se um 60CS, ou um 276C te servem, se calhar um simples etrex já faz o serviço.

CumprimenTTos
Mário
O meu Samurai quando for grande quer ser um Patrol ;)

Registado: 14 set 2005, 13:35

Mensagem por comman » 29 nov 2005, 16:41

Um PDA com TOMTOM5 para estradas e GPSTUNER para ler cartografica é uma excelente escolha... para quem souber trabalhar e tirar partido dele!
E além do GPS temos sempre a possibilidade de usar o PDA...

É um bom investimento. Já uso PDA's à mais de 6 anos e continuo satisfeito. Actualmente tenho um QTEK 9090 com GPS, que também utilizo como telemóvel.
PATROL 3.3 TURBO: Pura adrenalina
Da perfeição nasceu o Patrol

Mensagem por yznogud » 29 nov 2005, 16:47

comman Escreveu:Um PDA com TOMTOM5 para estradas e GPSTUNER para ler cartografica é uma excelente escolha... para quem souber trabalhar e tirar partido dele!
E além do GPS temos sempre a possibilidade de usar o PDA...

É um bom investimento. Já uso PDA's à mais de 6 anos e continuo satisfeito. Actualmente tenho um QTEK 9090 com GPS, que também utilizo como telemóvel.

Pois, no samuka não sei, acho que o PDA se ía num instante mas quero testar o Ozi no PDA e ver o que dá, em vez do GPStuner usei o Vito navigator e achei fácil.

CumprimenTTos
Mário
O meu Samurai quando for grande quer ser um Patrol ;)

Registado: 18 ago 2005, 05:03

Mensagem por Mário Guedes » 29 nov 2005, 21:10

E o que acham do Street Pilot III Color Delux, vale a pena comprar?
MJGuedes

Registado: 23 ago 2005, 08:44

Mensagem por TerranoII » 29 nov 2005, 22:11

O GPS V Deluxe da Garmin serve às mil maravilhas :nod:

Mensagem por comman » 29 nov 2005, 23:09

Mário Guedes, eu tb tenho um desses instalado no Patrol, mas é só mesmo para fazer "tracking".
Acho que os GPS dedicados são muito limitados. Os PDA permitem-nos tirar partido de várias funcionalidades impensáveis para um GPS dedicado.

Mensagem por TerranoII » 29 nov 2005, 23:16

comman Escreveu:Mário Guedes, eu tb tenho um desses instalado no Patrol, mas é só mesmo para fazer "tracking".
Acho que os GPS dedicados são muito limitados. Os PDA permitem-nos tirar partido de várias funcionalidades impensáveis para um GPS dedicado.

Como por exemplo? :unibrow:

Mensagem por comman » 29 nov 2005, 23:25

Por exemplo visualizares o percurso no GoogleEarth através de um ficheiro.
Por exemplo, chegares à serra da estrela, ires a um posto de turismo pedir um mapa, fotografa-lo e guiares-te por um mapa turístico com o GPS tuner.
Por exemplo, enviares por sms o ponto onde estás actualmente a um colega que tenha um telemóvel normal. Se esse colega tb tiver PDA pode importar esse ponto.
Por exemplo fazer geocaching muito mais rápido e prático.
Coisas que um vulgar GPS não faz!
Agora isto pode ou não ser útil. Para mim é, e faz toda a diferença!

Mensagem por TerranoII » 29 nov 2005, 23:41

comman Escreveu:Por exemplo visualizares o percurso no GoogleEarth através de um ficheiro.
Por exemplo, chegares à serra da estrela, ires a um posto de turismo pedir um mapa, fotografa-lo e guiares-te por um mapa turístico com o GPS tuner.
Por exemplo, enviares por sms o ponto onde estás actualmente a um colega que tenha um telemóvel normal. Se esse colega tb tiver PDA pode importar esse ponto.

Na minha opinião um pequeno pc portátil com receptor gps e cartão gprs faz isso tudo.Essa será a minha escolha, quando for até àfrica. Por agora este vai servindo. Em todo o caso reconheço as vantagens da PDA.Mas na minha opinião a PDA peca pela pouca robustez que apresenta, é muito limitada no tt, btt moto4, vela, etc, rapidamente estaria irremediavelmente estragada. è uma questão de utilização e gostos. [wink]

Registado: 18 ago 2005, 05:03

Mensagem por Mário Guedes » 30 nov 2005, 13:28

Ja esqueci!!!
Obrigado Comman!
Qd comprar vai ser uma coisa a sério [wink] !!!
MJGuedes

Registado: 16 mar 2006, 12:06

Mensagem por patrolinho » 06 abr 2006, 07:32

paulo_lanca Escreveu:Deixo aqui a minha dica [wink]

paulo_lanca Escreveu:comprei o meu aqui , não arranjei melhor preço em lado nenhum ....

http://www.aspidshop.com/export/store/p ... ucts_id=40

Imagem

É muito bom :thumbsup:

Boas,

yo no recomiendo ningún GPS con ese tipo de antena para uso offroad. Ya tengo estropeado (estragado) varias antenas de ese tipo en un Garmin 45 que tuve. Tampoco recomiemdo el modelo etrex que con el paso del tiempo (en uso Offroad) terminan desintegrando su placa base.

Creo que la mejor de las opciones es el Garmin 60 en cualquiera de sus variantes. Se trata de un GPS moderno y robusto.

Saludos

Ediçao: Estos estragos fueron hechos en moto y moto 4. Es verdad que en un 4x4 sufren menos, mais...
Editado pela última vez por patrolinho em 06 abr 2006, 08:34, num total de 1 vez.

Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 06 abr 2006, 08:12

Mário Guedes Escreveu:E o que acham do Street Pilot III Color Delux, vale a pena comprar?

Eu tenho um destes
N serve para TT, só para estradas, pq n pemite criar rotas atraves de waypoints.
O q faz muita falta em TT qd tens um Roadbook com vários Waypoints, assim com um gps q permite criar rotas, metes estes WP todos e crias uma rota entre eles, com um gps q n faz rotas entre WP qd chegas a um ponto tens q criar outro WP para seguires.
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Mensagem por comman » 06 abr 2006, 09:29

TerranoII Escreveu:
comman Escreveu:Por exemplo visualizares o percurso no GoogleEarth através de um ficheiro.

Na minha opinião um pequeno pc portátil com receptor gps e cartão gprs faz isso tudo.Essa será a minha escolha, quando for até àfrica. Por agora este vai servindo. Em todo o caso reconheço as vantagens da PDA.Mas na minha opinião a PDA peca pela pouca robustez que apresenta, é muito limitada no tt, btt moto4, vela, etc, rapidamente estaria irremediavelmente estragada. è uma questão de utilização e gostos. [wink]

Achas que o PDA peca pela robustez e vais levar um pequeno pc portátil para áfrica?? Então e os discos rígidos dos portáteis? Achas mesmo que vais acabar a viagem com o pc intacto? :eek: Leva outro sistema de navegação como reserva [wink]

O PDA é muito limitado no btt e na moto4, mas no jipe não tens esse problema. O meu PDA acompanha-me em todas as saídas TT, já andou em áfrica e veio sem qualquer problema :thumbsup:. Sempre com GPS e GSM activo :D Até emails enviei para casa no meio do deserto [:p]

Também faço enduro, mas nesse caso prendo ao guiador da mota um GPS da garmin o forerunner 201. É prático! Grava o percurso, dá coordenadas, velocidade e tem um treinador virtual. O treinador virtual consiste em comparar percursos. Marcas uma rota, e vês como é que está o teu desempenho em relação a rotas anteriores (tempo, velocidade máxima, ... ,...).

Mensagem por TerranoII » 06 abr 2006, 20:50

comman Escreveu:
TerranoII Escreveu:

Achas que o PDA peca pela robustez e vais levar um pequeno pc portátil para áfrica?? Então e os discos rígidos dos portáteis? Achas mesmo que vais acabar a viagem com o pc intacto? :eek: Leva outro sistema de navegação como reserva [wink]

O PDA é muito limitado no btt e na moto4, mas no jipe não tens esse problema. O meu PDA acompanha-me em todas as saídas TT, já andou em áfrica e veio sem qualquer problema :thumbsup:. Sempre com GPS e GSM activo :D Até emails enviei para casa no meio do deserto [:p]

Também faço enduro, mas nesse caso prendo ao guiador da mota um GPS da garmin o forerunner 201. É prático! Grava o percurso, dá coordenadas, velocidade e tem um treinador virtual. O treinador virtual consiste em comparar percursos. Marcas uma rota, e vês como é que está o teu desempenho em relação a rotas anteriores (tempo, velocidade máxima, ... ,...).

Ena lembraram-se deste topico agora....fixe...mais vale tarde do que nunca. [}:)] Cada um tem o que tem e nem só de áfrica vive o todo terreno :cool:

Mensagem por comman » 07 abr 2006, 08:19

as respostas nos tópicos são intemporais :D
Temos que pensar nos visitantes que se vão juntando a nós e pretendem informação sobre GPS para TT... a esses não importa a data em que foram escritos os temas ou as respostas: importa-lhes a informação que os mesmos têm :nod:
nem imagina a quantidade de PM que recebo sobre GPS e sobre temas que foram escritos à meses [wink]

Registado: 16 mar 2006, 12:06

Mensagem por patrolinho » 07 abr 2006, 11:27

comman Escreveu:as respostas nos tópicos são intemporais :D
Temos que pensar nos visitantes que se vão juntando a nós e pretendem informação sobre GPS para TT... a esses não importa a data em que foram escritos os temas ou as respostas: importa-lhes a informação que os mesmos têm :nod:
nem imagina a quantidade de PM que recebo sobre GPS e sobre temas que foram escritos à meses [wink]

Eso es. He llegado nuevo cá e ainda nao tenho visto todo. Seguro que volto a postear en tópicos antigos... :nod:

Registado: 10 jul 2006, 09:39

Mensagem por jap » 10 jul 2006, 09:52

yznogud Escreveu:
nduarte Escreveu:Qual o modelo mais adequado para as nossas paseatas? Falam-me do Garmin 60 CS ? Será ?

Não será tanto o mais adequado para as nossas passeatas antes o mais adequado para as tuas necessidades.

O melhor compromisso como GPS talvez seja o Gramin 276 ou mesmo o 176 pela facilidade de leitura do visor, pelas informações dadas e pela robustez do conjunto em si.

O garmin 60CS é um bom compeomisso tb mas há muita malta que pensa que o GPS lhes indica o caminho a seguir mesmo no meio do monte, não será o caso de nennhum destes.

Eu pessoalmente e neste momento uso o Garmin Etrex Legend acompanhado de cartas militares das zonas por onde ando. Melhor que isso só um Laptop com o Ozi e as cartas militares calibradas mas há a questão do espaço que ocupa essa tralha toda. Como alternativa há os PDA com GPS que são mais pquenos mas tb mais dificeis de ler devido ao TFT não ser muito próprio para ser lido em luz forte (sol).

Tens antes de tudo ver o que queres que o GPS faça para decidir se um 60CS, ou um 276C te servem, se calhar um simples etrex já faz o serviço.

CumprimenTTos
Mário

Como se consegue introduzir cartas militares nos gps da Garmin?
Obrigado pela ajuda

Mensagem por yznogud » 10 jul 2006, 10:01

citação:jap
Obrigado pela ajuda

Nos Etrex não dá. Noutros não tenho conhecimentos para isso mas disseram que os IQUE dá para meter mas perdes a garantia. Eu uso o Etrex Legend como disse e as cartas militares da zona, as que são em papel vendidas pelo IGEOE. [wink]

No sábado deu-me um "jeitaço do caraças" :cool:

CumprimenTTos
Mário

Registado: 06 jul 2006, 09:08

Mensagem por brunoftt » 10 jul 2006, 23:15

olà!
nao tive pachorra para ler todos os posts. :D
por isso aqui vai a minha opiniao.
-pda qtek 2020i
-recetor gps Haicom HI-204 III (com cabo para ligar tb ao pc)
-OziExplorer.( + mapas, claro, m888 para portugal)
simples e muito eficás.
inda nao comprei mas penso k vai ser a minha escolha

ALGUEM DISCORDA? :grrr:
UM ABRAÇO

Mensagem por comman » 11 jul 2006, 10:56

Ficas bem servido, mas tendo em conta o investimento que vais fazer, podias optar por comprar um PDA já com GPS.
Evitas ter dois dispositivos para carregar... evitas interferencias da norma bluetooth que liga os 2 aparelhos, e acima de tudo, evitas ter de comprar suportes e adaptadores.
Quanto à marca QTEK... é boa escolha :thumbsup:

Registado: 04 jul 2006, 13:09

Mensagem por tiagofami » 11 jul 2006, 13:07

jap Escreveu:
yznogud Escreveu:

O garmin 60CS é um bom compeomisso tb mas há muita malta que pensa que o GPS lhes indica o caminho a seguir mesmo no meio do monte, não será o caso de nennhum deste

gostava de saber onde posso fazer o download dos programas para o telemovel, e onde é que fica o melhor preço dos receptores, ajudem-me sou novato nestas cenas!!!
Abraço

CumprimenTTos
Mário

Obrigado pela ajuda

Registado: 30 jul 2006, 18:33

Cartas militares

Mensagem por frajofa » 24 set 2006, 17:21

Só uma pequena nota: há m888 na mula, para Ozi e Compegps

frajofa

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 26 mar 2007, 11:53

Boas

Pessoal vou comprar um GPS portatil, tou na duvida entre o Garmin eTrex ou o Magellan eXplorist 100, n quero gastar muito €...é mesmo só para começar a aprender alguma coisa sobre navegação/orientação

A partida estou mais inclinado pró eTrex por este dar para ligar ao pc..mas como n perçebo memo nada disto queria saber a vossa opinião...

Gostava de um que desse para mais tarde utilizar ligado a um portatil para me dar localização em cartas/mapas, nem sei se isto é possivel, acho que já vi pessoal com este sistema e pareçe-me bem :confused:

n me interessa que dê para ler mapas/estradas, pois onde gosto de andar n vem no mapa :unibrow: é memo só pro maTTo

BoaSorTTe

Próximo

Voltar para Navegação

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes