Relés para corta-correntes

Queres ligar o rádio e não sabes como? Pergunta aqui ...

Registado: 18 ago 2006, 00:17

Relés para corta-correntes

Mensagem por Ricardo Inácio » 19 nov 2006, 22:31

Boas pessoal.
Aguem sabe que relé devo aplicar para cortar o negativo para fazer um corta-correntes?
A ideia é a seguinte. Faço passar o negativo pelo contacto do relé e acciono o mesmo a partir do interior com uma botoneira. Assim evito andar a apertar ou desapertar o corta correntes.
Precisava então de saber qual a potência em Ampéres do relé.
Abraço

Mensagem por Ricardo Inácio » 22 nov 2006, 11:37

Ok, estou a ver que ninguem sabe ou k a ideia é tão má que ninguém quer ficar associado a ela... [:p]

Registado: 13 nov 2006, 14:11

Mensagem por maq260 » 22 nov 2006, 21:11

Ricardo,
A ideia é muito boa mas temos de pensar numa coisa, se vais cortar o negativo vindo directamente da bateria, tens de colocar um relé que aguente muitos amperes pois durante o arranque o consumo do motor respectivo é de várias dezenas de amperes não sei ao certo quantas. Agora, será que existe no mercado um relé que aguente isso e que possa estar ligado durante todo o tempo em que o carro está a funcionar ? Existirá concerteza mas, e o preço que custa?
Eu penso que o ideal seria colocar um relé a cortar a alimentação da bomba, pois aí já te safas com um simples relé daqueles dos farois.

Espero TTer ajudado
Editado pela última vez por maq260 em 24 mar 2008, 20:44, num total de 1 vez.

Mensagem por Ricardo Inácio » 23 nov 2006, 13:35

Viva Manuel. Obrigado pela tua resposta.
Pois é esse o meu problema, é saber quantos amperes passam por lá para arranjar o equipamento adquado... Acho que vou deixar estar esse projecto em stand by e arrancar com esse de cortar o positivo da bomba injectora, pois até já tenho todo o material necessário.

Abraço e bons TT

Registado: 13 nov 2006, 14:11

Mensagem por maq260 » 23 nov 2006, 20:59

Ricardo,
è o melhor que fazes :thumbsup: , assim que arranjares um relé potentão para o negativo penso que era de montar também, usavas o mesmo circuito de control para os 2 relés. Com os 2 cortes criavas mais dificulades aos gatunos [wink]

Voltar para Electricidade

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes