Manual - Lubrificaçãodo diafragma da bomba injectora

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Manual - Lubrificaçãodo diafragma da bomba injectora

Mensagem por comman » 08 nov 2006, 22:44

Na busca de uma melhor vida para o motor do meu jipe, li que a bomba injectora mecânica, apesar de ser lubrificada pelo sistema de lubrificação do motor, tem um componente que não o é, e como tal é necessário proceder à sua lubrificação cada vez que se muda o óleo do motor.

Apresento-lhes o meu manual caseiro e super-rápido de como lubrificar o diafragma do regulador da bomba de injecção mecânica.

Material necessário:
Óleo de lubrificação fino, que se vende em qq casa de utilidades domésticas ou acessórios automóveis. Custa +/- 3 euros.
Chave para desapertar/apertar o parafuso de acesso ao diafragma.

Uma foto do motor onde se destaca a bomba injectora:
Imagem

Desapertamos o parafuso para podermos pôr o óleo:
Imagem

3 ou 4 gotas de óleo (não deitar mais de 4 gotas!!!):
Imagem

Estas fotos são do meu Patrol 3.3D. Qualquer dúvida é só perguntar.

Esta manutenção faz parte do manual de todos os modelos que tem bomba de injecção mecânica e como muitos outros planos de manutenção é muitas vezes esquecido pelas oficinas.

Divirtam-se a cuidar do Patrol! :thumbsup:

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Mensagem por gnasGR » 08 nov 2006, 23:23

Boas Morais,
Mais um excelente contributo para os amantes dos 6 cilindros…

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 09 nov 2006, 13:33

É esquecido pelas oficinas, mas não pelo Morais ! :thumbsup:
Curte o Passeio !
___________________
GR (Y61-2.8td6i) & MM

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Mensagem por comman » 09 nov 2006, 13:52

I love my 260! [:p]

Esta manutenção além de importante é facil de se fazer... não há desculpas! [wink]

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Mensagem por Pedrokico » 09 nov 2006, 14:42

Ola Comman, k tipo de óleo estas a falar? Valvolina?

Abraço


Pedro Costa

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Mensagem por comman » 09 nov 2006, 21:49

Boas Pedro.. desde à bocado :D
Usei um óleo fino, parece quase água... Na foto vês a garrafinha do óleo.

Não tem nada a ver com valvulina.
Este óleo tb é usado para lubrificar uma peça qq em máquinas de costura, daí que se quiseres, vais a uma loja de ferragens ou isso e pedes óleo para máquinas de costura [bigsmile]

Tenho a certeza que encontras o óleo em qualquer loja de ferragens (daquelas que vendem berbequins e rebarbadeiras) ou hipermercado.

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Mensagem por Pedrokico » 15 nov 2006, 10:47

Obrigado pela dica :thumbsup:

Abraço

Pedro Costa

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Mensagem por rodrigoe » 15 nov 2006, 18:44

Em todas as bombas mecanicas tem de se fazer essa lubrificação??

É que eu naum tenho patrol :rolleyes:

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Mensagem por comman » 15 nov 2006, 21:29

Tens de ver se o diafragma da bomba da toyota são ou não lubrificadas pelo circuito de óleo do motor.
No caso das bombas de injecção do patrol o diafragma têm de ser lubrificadas da forma q descrevi. :thumbsup:

 
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Mensagem por Gonçalo F. » 15 nov 2006, 22:20

Grande dica caro Comman. Obrigado :thumbsup:

Bombas Injectoras lubrificadas pelo óleo do motor :eek: ???????

Tanto quanto julgo saber, qualquer bomba injectora ou bomba de pressão, apenas são lubrificadas pelo próprio gasóleo (combustível com grandes qualidades lubrificantes)....


Será que é necessário e possível proceder a essa lubrificação, nas bombas dos RD28T???

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Mensagem por comman » 15 nov 2006, 22:48

Gonçalo, se leres o manual do Patrol, as bombas mecanicas (3.3D, 3.3TD, RD28 e RD28T) está lá expressamente escrito: "a bomba é lubrificada pelo circuito de oleo do motor... se é erro de escrita ou semântica não sei, mas tb não importa muito.

A questão importante do post é que o diafragma da bomba não é lubrificado pelo circuito e como tal tem de ser da forma descrita. [wink]
Válido para qualquer bomba de injecção mecânica patrol.

 
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Mensagem por Cláudio Santos Batista » 15 nov 2006, 23:39

comman Escreveu:Gonçalo, se leres o manual do Patrol, as bombas mecanicas (3.3D, 3.3TD, RD28 e RD28T) está lá expressamente escrito: "a bomba é lubrificada pelo circuito de oleo do motor... se é erro de escrita ou semântica não sei, mas tb não importa muito.

A questão importante do post é que o diafragma da bomba não é lubrificado pelo circuito e como tal tem de ser da forma descrita. [wink]
Válido para qualquer bomba de injecção mecânica patrol.



Boas pessoal, então alguem me sabe dizer qual o parafuso que se desaperta para por as tais gotas de óleo no motor RD28T. Agradeço

 
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Mensagem por nunobomba » 15 nov 2006, 23:43

o claudio, o teu motor precisa e de vir para as maos do bomba 15 dias para tirar a carvoeira, nao e de lubrificaçao, o teu patrol GR ta novo. :)

 
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Mensagem por Cláudio Santos Batista » 15 nov 2006, 23:48

Ó bomba até me babei ! [hum] agora tá a meter todos os casquilhos :thumbsup:
Depois só fica a faltar um polish e por na montra, naaa :puke:

 
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Mensagem por nunobomba » 15 nov 2006, 23:58

o claudio, mas tu tas louco, que polish???, o teu GR precisa e de levar calor, esse carro esta mesmo a pedir, empresta-mo 2 dias que nem o reconheces.. :D

 
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Mensagem por Cláudio Santos Batista » 16 nov 2006, 00:03

Sexta á noite é o que vai levar :nod: com esta chuvinha... até seca a lama [bigsmile]

 
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Mensagem por nunobomba » 16 nov 2006, 00:12

aonde vais andar, em principio devo sair esta sexta tb, aparece la pela zona, vamos amassar um bocado de barro. [clap]

 
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Mensagem por Cláudio Santos Batista » 16 nov 2006, 23:25

Depois ligo-te, vai ao tópico Voltinha de sexta feira -NOITE, nas saídas tt

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Re: Manual - Lubrificaçãodo diafragma da bomba injectora

Mensagem por TrolPatrol » 31 jul 2012, 00:28

Como é na bomba do A4.28II, alguem sabe?

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Re:

Mensagem por Raul Costa » 31 jul 2012, 09:08

Cláudio Santos Batista Escreveu:Boas pessoal, então alguem me sabe dizer qual o parafuso que se desaperta para por as tais gotas de óleo no motor RD28T. Agradeço



Ora nunca tinha visto este tópico e a questão deixada aqui pelo Cláudio é pertinente... afinal onde anda o parafuso na bomba do RD28T??????

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Re: Manual - Lubrificaçãodo diafragma da bomba injectora

Mensagem por fredaf » 31 jul 2012, 23:08

também tenho um rd28T e não encontro nenhum parafuso para a lubrificação :hummm:
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Re: Manual - Lubrificaçãodo diafragma da bomba injectora

Mensagem por Raul Costa » 02 ago 2012, 00:45

fredaf Escreveu:também tenho um rd28T e não encontro nenhum parafuso para a lubrificação :hummm:



Pois... quando refere aqui a lubrificação do diafragma, penso que está a referir-se ao LDA e se assim for, pela disposição da bomba, o nosso é superior, logo, creio que seja a lubrificação da cavidade onde corre o veio do LDA... se assim for, o nosso não tem qualquer parafuso de lubrificação, deve ser tirar o lda fora e lubrificar o veio, ainda assim... e uma vez que trabalha vertical, não estou a ver a necessidade de o fazer, pois o oleo acaba por ir para dentro da bomba!

Não confirmo esta informação porque cheguei a ela agora mesmo! :help:


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