Aumento de pressão no Turbo

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 01 abr 2006, 17:12

Aumento de pressão no Turbo

Mensagem por Wolfman » 03 nov 2006, 18:27

Muito apreciaria se alguém desse um comentário sobre o seguinte…
Montei uma torneira que regula o fluxo de ar na válvula do turbo, e agora em vez de o mesmo estar a debitar os miseráveis 600g como estava, pude afinar para 1,1 kg o Que me parece ser razoável.
Na realidade o processo é muito simples, a dita torneira apenas vai atrasar a abertura da válvula do turbo por restringir o vácuo da mesma. No entanto o motor do GR Y60 traz uma outra válvula de segurança montada no colector de admissão, e, que como seria de esperar esta a libertar o ar que recebe a mais.
O que pergunto é …
Posso remover a válvula e colocar um bujão sem problemas para o motor ou turbo?

Obrigado

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 03 nov 2006, 19:15

sim. desde k nao cometas excessos tipo andar em AE mt tempo de pe no fundo.

eu meteria o turbo apenas a 1 bar.
abraço

Pressão do turbo

Mensagem por Wolfman » 03 nov 2006, 19:21

Obrigadão.
Já agora assim que puder por umas fotos ou esquema da torneira ponho pois já vi aqui muita malta a pedir pressão no turbo e posso garantir que resulta muito bem alem de podermos colocar a pressão que entendermos. Aprendi com a malta do Tuning. Claro está que toda fechada é a mesma coisa que eliminar a valvula e o turbo vai até 1,5 ou 1,7 o que, como é obvio vai dar mau resultado.

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 03 nov 2006, 23:57

eu conheço isso. pois o meu irmao tem isso montado no dele :)
abraço

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 04 nov 2006, 12:15

Boas

Já agora assim que puder por umas fotos ou esquema da torneira ponho pois já vi aqui muita malta a pedir pressão no turbo e posso garantir que resulta muito bem alem de podermos colocar a pressão que entendermos

Isso, isso.... :nod: :thumbsup:

Abraço
BoaSorTTe

Registado: 02 nov 2006, 20:27

Mensagem por Antonio Almeida » 05 nov 2006, 00:03

Olá

Venham essas fotos! Tb quero vêr como se faz.

O momento do disparo do turbo tb tem que ser objecto de análise... pois em TT precisamos de potência em baixas rpm . Qual é a vossa opinião?

Registado: 04 jul 2006, 23:12

Mensagem por fx-power » 05 nov 2006, 23:27

o momento do disparo do turbo fica igual essa torneira so permite o control da pressao do turbo a partir da cabine, sem ter que se andar apertar o parafuso,penso eu que seja assim, mas se estou enganado que digam :)

Registado: 09 dez 2005, 13:51

Mensagem por JSantos » 05 nov 2006, 23:59

fotos, fotod, fotos :unibrow: :unibrow: :unibrow:

Mensagem por Eduardo » 06 nov 2006, 00:29

Boas

Hummmm.......
potência em baixas rpm
.......
Isto pareçe o SantoGraal dos Cruzados Patroleiros :confused:
mas acho que tambem n é desta, embora me pareça uma boa ideia :thumbsup: .

Abraço
BoaSorTTe

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 06 nov 2006, 09:57

E um "radiozinho" [bigsmile] tipo bleed valve, para variar a pressão do turbo a partir do habitaculo, enganando a wastegate :

Imagem

em : http://www.team3s.com/FAQdsbcmanual.htm

E já agora as bleed valve (muito mais simples e barato), sendo estas colocadas no "motor" :

Imagem

ou melhor ainda, permitindo a regulação desde o habitáculo :

Imagem

em : https://patrolaventura.pt/forum/viewtop ... 7774#57774

Registado: 30 jan 2006, 11:30

Mensagem por Carlos Novo » 06 nov 2006, 10:59

Tenho disso por 90€ Turbo Timer com auto shift!!!!

Imagem

Não me façam é PERGUNTAS sobre isto... :rolleyes: :puke: :confused:

Pressão no Turbo

Mensagem por Wolfman » 06 nov 2006, 20:08

Imagem
Espero que com esta foto dê pois não tenho máquina digital.
A torneira é colocada no tubo que regula o ar da válvula do turbo (westgate) e é regulada de modo a atrasar a abertura dessa válvula o que por sua vez vai dar maior pressão de carga no Turbo.
Não esquecer que também é necessário dar um cheirinho na bomba injectora.
Aconselho a colocarem um manómetro de pressão do turbo para poderem controlar a carga pois de outro modo pode haver azar.
De facto o meu GR ficou muito bom em baixas pois está a carregar mais cedo.
Em rotações altas melhorou, mas podia melhorar mais isto devido a válvula que está montada no colector de admissão que liberta a carga quando ultrapassa + ou – 0.8b pelo que já pensei em colocar um bujão no seu lugar.
Realmente fica muito melhor mas é importante não tirar os olhos do manómetro nas subidas muito longas para o turbo não entrar em sub carga caso andem em pressões de 1,0b.
:nod:

Registado: 27 jan 2006, 13:47

Mensagem por SAMUEL SILVA » 06 nov 2006, 20:48

Onde se pode encontrar essas torneirinhas de controlar a pressao do habitaculo a venda? Resula mesmo?

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 06 nov 2006, 20:56

SAMUEL SILVA Escreveu:Onde se pode encontrar essas torneirinhas de controlar a pressao do habitaculo a venda? Resula mesmo?

tens isso na vilauto competicoes. em vila real. eles adaptam isso nos BMW 330 diesel k fazem os nacionais de rampas.

ate desaparecem. o meu irmao tem isso e de facto fica com outra alma. no fim do TT desligas e fica como origem. divinal de facto.

abraço

Registado: 27 jan 2006, 13:47

Mensagem por SAMUEL SILVA » 06 nov 2006, 21:13

Obrigado mais uma vez...

Um abraço

Mensagem por Eduardo » 06 nov 2006, 21:52

Boas

Bem "engenhado" [clap] [clap]

Já agora, a quem soubér, fiquei com umas duvidas :confused: , o tirante da valvula n é preçiso alterar???, e no caso de montar a torneira no habitáculo, o aumento do comprimento do tubo n altera o resultado final??

Abraço
BoaSorTTe

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 06 nov 2006, 21:56

Eduardo Escreveu:Boas

Bem "engenhado" [clap] [clap]

Já agora, a quem soubér, fiquei com umas duvidas :confused: , o tirante da valvula n é preçiso alterar???, e no caso de montar a torneira no habitáculo, o aumento do comprimento do tubo n altera o resultado final??

Abraço
BoaSorTTe

nao. a unica diferenca é k a torneirinha engana o wastegate. logo nem no tirante desta precisas de mexer. convem e manter pressoes no maximo 1.25bar. e tapar a valvula de descarga da admissao. ou entao colocar um passador. tipo no monte fechas e em AE abres. ;)

Mensagem por Eduardo » 06 nov 2006, 22:03

Boas

OK :thumbsup:

A que pressão dispara a valvula de descarga da admissao??

Vou Começar á procura de "torneirinhas" :unibrow:
Assim de repente lembrei-me de umas para regular o fluxo de água dos aquários, será que serve??? :D :D

Abraço
BoaSorTTe

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 06 nov 2006, 22:53

Os reguladores do turbo no "motor" custam à volta dos 30 euros e o do habitáculo à volta dos 50 euros e encontram-se em qq casa de acessórios de competição para automóveis.

Colocando qq um dos dois não é preciso mexer no tirante da wastegante, pois ou se faz uma coisa ou outra. Não tenho a certeza mas parece-me que com as "torneirinhas" hajam mais "perdas no circuito" , mas com a vantagem de ajustar a pressão com maior facilidade e a qq momento, sendo imprescindivel o manómetro do turbo para não fazer asneiradas.

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Mensagem por Mr Guerra » 07 nov 2006, 10:11

Boas

Embora já tenha postado acerca deste assunto noutro tópico poderá haver alguém que ainda não tenha lido de qualquer maneira acho que envenenar o motor desta maneira produz muito as consequências abaixo descritas.

Turbo boost must be limited to keep detonation at bay, to preserve ceramic turbo internals, to prevent engine blow-up and to prevent cylinder head bolts from stretching,pistons from collapsing, and conrods and crankshafts from breaking.
Another reason to limit boost is to limit traction problems, particularly in lower gears on wet and greasy roads. Excessive boost can also cause the turbo to operate beyond its efficiency causing the inlet air to be excessively heated. Boost control is necessary to keep the turbo at max efficiency.

Atenção ao to prevent cylinder head bolts from stretching pois não é ficção nem imaginação é muito real.

Mensagem por Wolfman » 07 nov 2006, 19:08

Tal como falei no inicio, é preciso ter juizinho pois um amigo meu da CarTTauto) que trabalha em Nissans para competição disse-me que havendo um pouco de bom senso não tem problema nenhum e até 1.0b já se tem uma boa máquina. A partir dai é por conta e risco.
O meu está para 1,1b mas nas subidas um pouco longas não deixo a pressão andar muito tempo vou levantando o pé e tentando manter nos 0,8b.
Realmente fica muito bom em baixo regime bem como alto mas nas subidas se não tivermos cuidado ficamos com o motor ao colo. :crybaby: :crybaby: :crybaby:
A válvula do colector abre quando atinge 0,2b acima dos valores de fábrica ou seja 0,9b

Registado: 02 nov 2006, 20:27

Mensagem por Antonio Almeida » 07 nov 2006, 22:18

Boas

Se eu bem entendi, ao não mexermos na valvula situada no colector de admissão temos sempre o motor protegido. Correcto! Assim sendo não teremos problemas e sempre que precisarmos de power basta actuar na torneira (nomeadamente em baixas rpm)

A ideia parece excellente [clap]

Mensagem por Wolfman » 07 nov 2006, 22:34

Tal como já disse, o resultado é muito bom, mas exige cuidados. È como uma faca afiada que quando usada bem faz um trabalho espectacular mas se for mal usada…
Muito embora a válvula do colector faça a descarga, ainda assim eu jogo pelo seguro e evito cargas de 1,0b prolongadas.
[wink] :thumbsup:

Registado: 07 abr 2006, 13:14

Mensagem por helderj » 20 dez 2006, 21:01

Boas Wolfman,
por acaso o teu amigo da CarTTauto é o Nuno?

Abraços

Helder Mauricio
Mauricio

Mensagem por Wolfman » 22 dez 2006, 12:05

:thumbsup: Nuno Marques :thumbsup:

Próximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante