Olá a todos!
Não sei se a info interessa, mas eu legalizei/homologuei uns 265/75R16 no meu GR Y60 de 1993. Isto foi em 2005, se não me engano. Penso que na altura tinha pedido mais dimensões, mas foi esta a única que a Nissan (casa mãe) aceitou.
O procedimento, se não me falha a memória, foi ir em primeiro a uma oficina da marca, deixar lá praí uns 30 ou 35 €. Depois quando veio a declaração da Nissan, ir à DGV, preencher os impressos XPTO (ver site
www.dgv.pt) deixar lá o livrete, ficar com um provisório e pagar mais uns €€€.
Passado 2 ou 3 semanas estava lá o averbamento pneus 10R15 ou 265/75R16. Medidas extremas, acho que já não é muito viável. Penso que muitos homens da Nissan devem ter sido apertados por passarem de ânimo leve declarações de aceitamento de pneus 33", 35" ou até 37". Essa malta agora anda com medo. Para além disso, cada vez mais há pessoal com jipes e as coisas vão-se sabendo.
Muitas vezes esses técnicos da Nissan têm medo de fazer asneira e ficar sem os seus empregos, ou pior, até porque já há vários casos de pessoal que conseguiu fazer essas homologações à custa de umas massas e por aí fora e isso pode dar sérias complicações.
Mas uma coisa temos de admitir - se pegarmos nos nossos GR todos de origem, por exemplo e lhe espetarmos com uns 33", sabem que vamos ter problemas quase de certeza. O meu embarrava e até depois de subir 5 cm as suspensões, em situações mais puxadas embarrava nas cavas. A questão não tem a ver só com os pneus. Diz respeito a que também metemos suspensões mais altas que requeriam inspecção, body-lifts que não são aprovados, etc. Os travões tb deviam ser revistos para uns pneus tão grandes, etc... Nessa perspectiva se vamos à luta, temos de nos preparar para levarmos com a hipótese de termos de apresentar "projecto" na DGV para alteração de tudo o que está envolvido (suspensões, travões e eventualmente transmissões e sei lá que mais

). É bem provável que inventassem uma lei qualquer que proibisse circular a mais de 80 com pneus de lama, por exemplo - e teria alguma lógica.
Acreditem que não tenho acções na Nissan

, mas acho que às vezes ficamos um bocado deslumbrados com as possibilidades dos nossos bixos. Eu tb ando qd posso com uns 33". Agora até quero comprar uns 35"!!!

Mas tenho a consciência de que isso torna o carro com uma condução muitíssimo diferente do que estava prevista de origem. Já apanhei sérios cagaços com pneus de lama em asfalto molhado. Quem já anda nisto há algum tempo de certeza que percebe o que estou a dizer.
Em todo o caso apoio a luta, que é maior do que se calhar pensamos. A essência desta luta é correcta, agora temos é que estar preparados para as repercussões que surgirão de seguida, se a ganharmos! Não se trata só de pneus. Desculpem a seca - são só opiniões de um leigo!
GRande abraço a todos e força com a luta!!!

:thumbsup: