Intercooler...

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 25 fev 2006, 17:36

Mensagem por piranha » 11 out 2006, 17:56

Mr Guerra Escreveu:PrimusBaro

Tás enganado em 3 aspectos senão vê: :D :D

O energia (calor) dissipada pelo intercooler é superior á energia (calor) produzida/induzida pelo meio envolente
(Completamente falso)
Afinal onde é produzida a energia dissipada???
E para o que gostam de diamantes e calhaus, podem sempre pôr um ventilador dedicado no intercooler, para as alturas em que estão a baixa velocidade ou parados.

Não serve nunca ninguém o fez ainda assim mesmo que o fizezem não resultaria

Finalmente
Isto deve andar para aí pessoal que nunca sentiu a diferença de um motor turbo com e sem intercooler...

Não sou da mesma opinião acho que haverá mais os que já sentiram a diferença de não ter turbo mas ter intercooler. [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

se resulta não vou descutir
o pagero usa ventilados no radiador, não é o da agua

Registado: 04 jul 2006, 20:31

Mensagem por Mr Guerra » 11 out 2006, 18:01

Também tens o caso da buzina que resulta quando o gajo a atropelar é surdo. :D :D

Registado: 27 jul 2006, 15:40

Mensagem por PrimusBaro » 11 out 2006, 18:04

Surdo ou não, o meu vai levar com o belo do IC, mesmo á frente do radiador e praticamente do tamanho do radiador!
E não há cá histórias de falta de arrefecimento do radiador!!

depois ponha cá a foto da montagem.... de da reparação do motor se aquilo der para o torto!!! :D
Pedro Silva
Imagem

Mensagem por Mr Guerra » 11 out 2006, 18:13

:unibrow: Boa assim é que é

O que se quer é homes decididos na palavra.

Fico na expectativa de poder contribuir de forma construtiva para ajudar a resolver todas as complicações que daí advierem já que não detenho nenhum interesse comercial neste forum,somente troca de ideias. [clap] [clap] [clap] [clap] [clap] [clap]

Força :thumbsup:

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 12 out 2006, 10:30

Então falemos dum caso pratico.

Para que serve a ventoinha do intercooler do rd28ti ?

Não é para arrefecer o ar que passa no intercooler quando o Y61 rola a pequenas velocidades, para compensar o deficiente arrefecimento deste ?
Curte o Passeio !

Mensagem por Mr Guerra » 12 out 2006, 11:04

Então falemos dum caso pratico.

Para que serve a ventoinha do intercooler do rd28ti ?

Não é para arrefecer o ar que passa no intercooler quando o Y61 rola a pequenas velocidades, para compensar o deficiente arrefecimento deste ?

Supostamente que será não lhe vejo outra finalidade agora fará realmente diferença a mesma funcionar ou estar parada?

Alguma diferença fará diram pois bem que faz ,aquece o ar em redor da maq. agora potência recolhida daí onde está ela que se note diferença?

Vão me dizer há nota-se e bastante, porque já estam para aí mentalizados
este tipo de intercoolers só têm beneficio prático em Velocidade ,parados ou baixa velocidade chapéu .

O diferencial de temp. de admissão necessário para a não perca de potência numa maq. têm que ser em muito superior ao que um IC Ar/Ar conseque fazer parado.

Penso eu... mas quem sou eu

Mensagem por PrimusBaro » 12 out 2006, 15:50

Caso real:

Renault Clio 1.5 DCi 80cv/185Nm - s/ intercooler
Renault Clio 1.5 DCi 100cv/195Nm - c/ intercooler
Novo Clio 1.5DCi 75cv/160Nm - s/ intercooler.
Novo Clio 1.5DCi 105cv/240Nm - c/ intercooler.

Esta converseta toda para quÊ?
A diferença está quase exclusivamente nessa peça que o Mr Guerra parece dar-me a entender que não serve para nada.

Estes gajos das marcas devem gostar de inventar estas coisas para quê, amigo Guerra?

Há ganhos efectivos, é garantido como o sol e a lua.

O dito intercooler ar/ar é um permutador. Se estiver estático, o ganho é minimo. Precisa de ar para ser eficiente, daí um esperto qualquer ter acoplado uma ventoínha para nessas situações ser eficiente.

Pense assim: está na Serra da Estrela num dia frio mas sem vento. Tá de camisolinha de malha e tal. Tá frio mas aguenta-se bem, certo?
Então vem aquele ventinho manhoso do costume e o amigo pensa assim: "FO**-se que tá um racha do caraças!!"
Diferença: a deslocação de massa de ar.

Ou ainda: no verão, para que é que abre os vidros do carro? se tiver AC, este exemplo não serve :D !! Lá fora tá um bafo da caraças! è então para quê? efeito psicológico? Não. Deslocamento de massa de ar retira calor aos elementos envolvente.

Espero ter ajudado na sua conversão para a igreja do intercooler, esse semi-deus do ganho de performance para uns, um imcompreendido e desprezado por outros...
Pedro Silva
Imagem

Mensagem por Mr Guerra » 12 out 2006, 17:03

PrimusBaro

Encontra-se acessivel a todos só transcrevi também é uma forma de aprender :

intercooler is a device used on turbocharged and supercharged internal combustion engines to improve the volumetric efficiency, increase the amount of charge in the engine

volumetric efficiency in internal combustion engine design refers to the efficiency with which the engine can move the charge into and out of the cylinders. More correctly, volumetric efficiency is a ratio (or percentage) of what volume of fuel and air actually enters the cylinder during induction to the actual capacity of the cylinder under static conditions

Turbochargers and superchargers compress incoming air, causing it to become heated (see the ideal gas law).Since hot air is less dense than cooler air at the same pressure, the total charge delivered to the cylinders is higher than non-compressed air, but still less than it could be. By cooling the charge after compression, even more charge can be delivered, increasing power.

The ideal gas law is the equation of state of an ideal gas. The state of an amount of gas is determined by its pressure, volume, and temperature. The equation has the form

pV = nRT
where
p is the pressure,
V is the volume,
n is the number of moles of gas,
R is the gas constant, and
T is the temperature in kelvin or rankine.

Pressure (symbol: p) is the force per unit area applied on a surface in a direction perpendicular to that surface. Mathematically:

p=F/A
where:
p is the pressure
F is the normal force
A is the area.

Volume, also called capacity, is a quantification of how much space a certain region occupies

A mole is the amount of substance of a system which contains as many elementary entities as there are atoms in 0.012 kilogram of carbon-12, where the carbon-12 atoms are unbound, at rest and in their ground state

The gas constant (also known as the universal or ideal gas constant, usually denoted by symbol R) is a physical constant used in equations of state to relate various groups of state functions to one another. It is another name for the Boltzmann constant, but when used in the ideal gas law it is usually expressed in the more convenient units of energy per Kelvin per mole rather than simply energy per Kelvin per particle.

e finalmente o que intressa:

Temperature is a physical property of a system that underlies the common notions of hot and cold; something that is hotter has the greater temperature. Temperature is one of the principal parameters of thermodynamics and is a function of the average kinetic energy of a certain kind of vibrational motion of matter’s constituent particles called translational motions

Air to air intercoolers need to be mounted so as to maximize air flow and promote efficient cooling.

Side-mounted intercoolers are generally smaller and less efficient than front-mounted intercoolers.

Tudo adaptado ao seu tamanho nunca te esqueças deste principio e repara bem nos termos usados:

An intercooler is essentially a radiator tuned for high volume flow rates and the increasing density of the charge as it cools

Isto têm que ser levado a sério ,repara que o mesmo não serve para arrefecer o ar de admissão mas sim aumentar a sua densidade é muita ciência por detrás do que vês e olha que não sacas 20CV com a utilização de um intercooler, não estás muito enganado não sr. andas iludido isso sim.

Mensagem por PrimusBaro » 12 out 2006, 17:08

Atenta lá que escreveste. O ar só ganha densidade arrefecendo!! Fisica pura e simples. Ar mais frio, mais denso. Ar mais quente, menos denso.

Posso andar iludido, mas tu andas enganado. Não há dúvidas.

Mas quem sou eu para mudar uma opinião feita!
Pedro Silva
Imagem

Mensagem por piranha » 12 out 2006, 17:10

estava a ver que não chagava a minha deixa

e para aumentares a densidade não tens de baixar a temperatura
se não podia-se usar uma panela de pressão ou um tacho, por exemplo

Mensagem por PrimusBaro » 12 out 2006, 17:12

Explica lá isso melhor.
Tambem quero aprender! tou aqui para isso.
Pedro Silva
Imagem

Mensagem por piranha » 12 out 2006, 17:18

o ar quente expande e o ar frio contrai

logo para arrefecer o ar é necessario um radiador

Registado: 21 ago 2006, 18:11

Mensagem por GatoYzf » 12 out 2006, 17:35

O facto e simples o ar frio para a mesma quantidade ocupa menos espaço ver exemplo dos baloes de ar quente. :confused: Eu nao quero acreditar que se esta aqui a tentar provar a ineficácia de um intercooler. :confused: :confused: [}:)] [}:)] [}:)]

Mensagem por Mr Guerra » 12 out 2006, 17:44

Tudo depende em que termos!!! Se for Ar/Ar em jipose com ventoinhas para andar no monte a resposta é já NÃO, é só para dizer tenho sim Sr. , se for Ar/Ar para AE instalado num local bem ventilado a resposta é Sim ,ainda assim não é um permutador qualquer a aplicar, pois não estamos a falar de 1.5 td nem 1.9td.

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 12 out 2006, 18:58

O que acontece é que o ar ao ser comprimido pelo turbo aquece e expande, dai que se em seguida for arrefecido pelo IC contrai, aumentando a sua densidade, logo maior quantidade de ar a entrar nos cilindros, aumentando à potencia e reduzindo à carga térmica do motor ...

Quanto à ventoinha do IC do rd28ti, aspira ar do exterior e não da envolvente do motor e penso que só funcione quando o ar atinge uma determinada temperatura na admissão pré-gravada na centralina, que poderá acontecer quando rola a pequenas velocidades, sendo que no limite até poderá estar fisicamente quase parado mas a elevadas r.p.m., por exemplo quando vamos em baixas.

Quanto à eficiência da ventoinha não tenho como comprovar a sua eficácia mas concerteza que os engenheiros nipónicos sabem o que fazem e algum proveito deverá ter.

Mensagem por Mr Guerra » 12 out 2006, 19:51

quote]Estes gajos das marcas devem gostar de inventar estas coisas para quê, amigo Guerra?[/quote]

Não sei se será assim supostamente do que se fala têm patente registada desde 1978 prá i é um (Link comprido mas diz muito)http://www.wipo.int/pctdb/en/fetch.jsp?LANG=ENG&DBSELECT=PCT&SERVER_TYPE=19&SORT=1178524-KEY&TYPE_FIELD=256&IDB=0&IDOC=670538&C=0&ELEMENT_SET=BASICHTML-ENG&RESULT=43&TOTAL=43&START=26&DISP=25&FORM=SEP-0/HITNUM,B-ENG,DP,MC,PA,ABSUM-ENG&SEARCH_IA=SE1979000214&QUERY=intercooler agora se foi uma invenção deveras extrondosa para ser aplicada em tudo que mexe, fica a questão alguém que me responda neste caso porquê que nem todos saiem de fabrica com o dito? também quero aprender já agora!!!

Mensagem por Mr Guerra » 13 out 2006, 09:23

Só para corrigir o link descrito anterior pois na verdade a invenção do dito remonta a 22 Novembro de 1938 eis o link correcto http://patft1.uspto.gov/netacgi/nph-Par ... TTL/engine .

Poderia aqui publicar uma imagem do mesmo, mas como é de acesso geral só têm que fazer o download em http://www.alternatiff.com/install/ par o xp por forma a visualizar as imagens documentadas caso vosso browser assim exija clicando em [image], estaram então aptos a dar uma resposta a questão colocada anterior e que convença.

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 13 out 2006, 09:31

Boas

Bem....isto tá on fire :unibrow: :D [clap]

Na minha opinião, e independente da maneira como o Xôr guerra defende a sua "perspectiva",(que n me agrada muito :rolleyes: ) n posso deixar de compreender a sua duvida, é que realmente para trial, em que n se passe dos 10km's por ex., a eficaçia dum I.C. ar/ar é questionavel.

Todos os I.C. são bastante productivos nas condições para que foram projectados, não conheço nenhum jipe que saia de fábrica projectado para trial, logo o I.C. que os equipa tambem n o deve ser.

Mas como aqui pouca gente tem um Jipe exclusivamente para Trial (e tinha que ser do verdadeiro) acho boa ideia por um, pois so néssa situação espeçifica é que a eficáçia é reduzida porque de resto :thumbsup: :thumbsup:

Esses Ar/Agua :eek: :thumbsup:

Realmente no meu y60 tou a pensar montar um tambem (só para dar palhete nas ligações entre PET's [wink] ) mas como n encontro nenhum com aquilo que julgo serem as espeçificações corretas em termos de volume de ar e Nº de cilindros (penso que isto seja importante) que tál dois do tipo do passat 1.6td em paralelo?? :confused:

Abraços
BoaSorTTe

Mensagem por Mr Guerra » 13 out 2006, 10:40

Na minha opinião, e independente da maneira como o Xôr guerra defende a sua "perspectiva",(que n me agrada muito ) n posso deixar de compreender a sua duvida, é que realmente para trial, em que n se passe dos 10km's por ex., a eficaçia dum I.C. ar/ar é questionavel.

Gostei da sua maneira de ver a coisa mas não se pode concordar com tudo senão vejamos:

Na verdade esta coisa de jipe(quem diz jipe disto automóvel), motor, técnica,consumidor,etc,etc,etc, anda tudo de mãos dadas senão repare, pois haverá ainda alguém a crer comprar um carro com platinado quando só tem oferta Eletrônico?

Dir-me á e com razão "beneficio para todos nós", pois bem , então, se ainda assim se encontra-se o tal com platinado dos seus sonhos ,será que não meditaria e diria "Alto mas isto para quê?"

Pois como tudo na vida os extremos são o ego da vida humana como tal para ai corremos desenfreadamente na maior parte das vezes empurrados pela sociedade outras vezes por que assim cremos sem realmente sabermos se será o melhor que queremos para nós .

Nesta questão aqui abordada na verdade começa a não ter hipotese ou compra com intercooler e diz "mal empregado para o monte" ou então "Compra sem intercooler ,adapta e diz "Pau para toda a Obra " quando na verdade não o era e porquê? Porque o primeiro foi feito para correr e servir os interesses da pressa e do estilo,e outro foi feito para caminhar e servir interesses da marca.

Penso eu ,não sei até ver um homem muda de ideias ,è tudo uma questão de tempo e espaço .

Mensagem por piranha » 13 out 2006, 11:33

Eu já estou como dizia o outro, confuso com a conversa que não vai a nenhum lado.

Tens de defender alguma coisa, tomando o patrol como exemplo se não a conversa é como as cerejas e não dá em coisa alguma.

Se o patrol devia ter IC.
Se sim qual o tipo de IC.
Se não devia ter de todo.

Toda a gente sabe que o IC funciona bem quando é refrigerado, isso não tem qualquer conversa.
Se precisa de ser refrigerado, é lógico que a velocidades maiores é melhor refrigerado.

O que nos interessa é saber se à velocidade que nós andamos normalmente, 10km h até aos 50km h, o dito tem algum ganho ou se é tudo uma treta.

Se não faz nada, sou obrigado a dizer que estorva.

Uma cena a parte,
Deixa de usar palavrões, porque eu não gosto e não te fiz mal nenhum.
Não entres a matar, porque ninguém está contra ti, nem te quer por fora da discussão.
As ideias são como as cerejas, umas boas e outras menos boas.

Um abraço TT

Mensagem por PrimusBaro » 13 out 2006, 11:45

Eu vou por um IC com ventilação forçada (ventoinha electrica) no meu. [:p]
Depois comento, com saber de experiência feito, se ganha ou não a baixas velocidades. [wink]

A velocidades mais elevadas a discussão acabou, creio... :rolleyes: [:p]
Pedro Silva
Imagem

Mensagem por Mr Guerra » 13 out 2006, 16:08

Eu já estou como dizia o outro, confuso com a conversa que não vai a nenhum lado.

Tens de defender alguma coisa, tomando o patrol como exemplo se não a conversa é como as cerejas e não dá em coisa alguma.

Se o patrol devia ter IC.
Se sim qual o tipo de IC.
Se não devia ter de todo.

Toda a gente sabe que o IC funciona bem quando é refrigerado, isso não tem qualquer conversa.
Se precisa de ser refrigerado, é lógico que a velocidades maiores é melhor refrigerado.

O que nos interessa é saber se à velocidade que nós andamos normalmente, 10km h até aos 50km h, o dito tem algum ganho ou se é tudo uma treta.

Se não faz nada, sou obrigado a dizer que estorva.

Uma cena a parte,
Deixa de usar palavrões, porque eu não gosto e não te fiz mal nenhum.
Não entres a matar, porque ninguém está contra ti, nem te quer por fora da discussão.
As ideias são como as cerejas, umas boas e outras menos boas.

Um abraço TT

Piranha desculpa lá se em algum momento te ofendi foi sem intenção :( :(
Agora de uma coisa todos teremos de concordar quer queiramos quer não quando um gajo sabe "cria" e "aprefeiçoa" e "quando não sabe inventa" normalmente todos o dizem ,embora para mim a frase não termine aqui pois falta-lhe ( mais uma vez e sem ofensa )a verdade pura e dura "aquilo de que não sabe" pois na verdade o saber está disponivel a todos mas ele mesmo não é para todos dai que a diferença entre quem sabe e quem não sabe é a ignorância.

Analisa "RENAULT CRIAMOS AUTOMOVEIS" não te soa de maneira diferente agora?

Não vim aqui gabar os meus conhecimentos nem tão pouco ofender quem quer que seja somente e volto a repetir discutir ideias, será sempre a melhor forma de se chegar a parte alguma, algures num post li "É por isso que nós somos o que somos e eles são o que são"
Seram então eles mais ou menos que nós???

Quanto á tua dúvida a ajuda que te posso dar se a quiseres acatar baseia-se numa comparação muito simples que alguém algures já mencionou "se lá fora tá um bafo do caraças porque abres os vidros do carro?"referia-se ao verão tal e qual então para quê fechar os vidros no inverno? talvez porque dá jeito pa um gajo não se molhar.

Desconfio que deve andar para ai muita malta a montar e a desmontar acessórios quando é para ir a algum lado que não seja mato. [wink] [wink]

Desculpem o atraso na resposta mas tive ausente da maq. do tempo. :thumbsup:

Mensagem por piranha » 14 out 2006, 10:26

bem, eu não tenho duvida nenhuma, o meu RR V8 não tem precisado dessas cenas de ic e turbos e outras coisas mais

a conversa começou assim
"Anonymous"
gostaria de saber se alguem aki ja adaptou um intercooler num GR y60. ou se ja encontraram algo sobre isso na net.
eu tenho pensado em 2 ou 3 k me parecem ideais, tais como o da renault master, o da iveco daily e o do lancia dedra.
neste momento ja tenho o do lancia dedra para aplicar, mas gostaria de saber outras alternativas.

logo, é a volta dessa questão que tem de andar a conversa
e claro que se pode aprefundar mais a conversa na parte tecnica

Mensagem por Mr Guerra » 14 out 2006, 11:13

Bom dia meus amigos

Como não vou mais postar neste tópico deixo então aqui este link (só para quem ainda lá não foi) para quem estiver então intressado na dita adaptação por forma a colher o máx de beneficíos dessa mesma modificação, penso que poderá ser um bom ponto de partida para começar a obter respostas ás dúvidas no ar e outras que possam surgir.

Tomem só muita atenção ao descrito algures no texto que diz:

However, many car makers use intercoolers that are built to a price and they are often unsuitable for any kind of performance oriented setup

http://www.ttmtechnical.com/intercooling.htm

Abraço

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Mensagem por PJHO » 25 out 2006, 15:31

Olá pessoal!

Espero que os ânimos já tenham acalmado um pouco!

Eu assumo! Tenho vaidade no meu bixo (e muitas saudades tb pq estou longe dele). Logo que possa (tempo e €€€) acho que o vou presentear com um IC.

Mas tb é verdade que a utilização que lhe dou não é a que mais queria, ou seja passo muito tempo sem ser no mato, e por isso é capaz de ser uma boa opção.

Muita paz irmãos patroleiros!
GRande abraço!
:D:thumbsup:

P.S.: Mr. Guerra: o teu Avatar está demais... [}:)]

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante