Panela de escape

Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 07 nov 2005, 16:31

patroldero Escreveu:e isso não poderá estragar nada no turbo?
Eu já ando assim ha 2 anos.
E antes de tirar a panela já parti o turbo, eu acho q foi estar mal montado qd substituiram o motor (defeito de fabrico)

O meu pai chegou ontem de Marrocos com o meu carro, ainda n vi o meu carro, mas contou q estavam a andar mt bem e o GR começou a perder a força, pensaram logo q o Turbo foi á vida, abriram o capot e o meu pai reparou q um tubinho estava solto, encaixou o tubinho e ficou logo bom.

Ainda n sei q tubinho foi este :confused:
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Registado: 22 set 2005, 14:37

Mensagem por Oscar » 07 nov 2005, 16:40

depois diz-me k tubinho seria esse.

Por curiosidade não me vá acontecer o mesmo.

Não noto diferença nenhuma no andamento do meu, vamos lá ver se daqui a uma semana se nota alguma coisa.

Abraço

Mensagem por tuaregue » 07 nov 2005, 16:50

patroldero Escreveu:depois diz-me k tubinho seria esse.

Por curiosidade não me vá acontecer o mesmo.

Não noto diferença nenhuma no andamento do meu, vamos lá ver se daqui a uma semana se nota alguma coisa.

Abraço
Digo pois qual era o tubinho
Nao vais notar muito mesmo, afinal é só mais uns 5 cv's, mas eu notei uma ligeira diferança para melhor. E só dp de passa uma semana é q notei isso
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 07 nov 2005, 17:03

patroldero Escreveu:Pois é agora depois de o experimentar, verifico que ao desacelarar ou engrenar uma mudança ele faz um barulho k me parece ser o turbo a descomprimir, será normal??

o meu faz isso , parece um camião [bigsmile] ttttfffffuuuuuuiiiiiiiiiii , quando engreno outra mudança ..........

Mensagem por Paulo Lança » 07 nov 2005, 17:04

tuaregue Escreveu:
E antes de tirar a panela já parti o turbo, eu acho q foi estar mal montado qd substituiram o motor (defeito de fabrico)

O meu pai chegou ontem de Marrocos com o meu carro, ainda n vi o meu carro, mas contou q estavam a andar mt bem e o GR começou a perder a força, pensaram logo q o Turbo foi á vida, abriram o capot e o meu pai reparou q um tubinho estava solto, encaixou o tubinho e ficou logo bom.

Talvez o tubo que vai do turbo à bomba injectora ?! ..........?

Mensagem por tuaregue » 07 nov 2005, 17:10

paulo_lanca Escreveu:
tuaregue Escreveu:

Talvez n sei, qd souber qual é tiro uma foto com o télélé e posto aqui
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di

Mensagem por Oscar » 07 nov 2005, 17:32

È ISSO MEMSO PAULO FAZ UM tFFFFUUIIII QUANDO DESACELERO OU IGRENO VELOCIDADE.

Mensagem por Paulo Lança » 07 nov 2005, 17:34

patroldero Escreveu:È ISSO MEMSO PAULO FAZ UM tFFFFUUIIII QUANDO DESACELERO OU IGRENO VELOCIDADE.

é lindo :D :thumbsup:

Mensagem por tuaregue » 07 nov 2005, 17:34

patroldero Escreveu:È ISSO MEMSO PAULO FAZ UM tFFFFUUIIII QUANDO DESACELERO OU IGRENO VELOCIDADE.
Já me disseramq parece um peru!
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di

Mensagem por Oscar » 07 nov 2005, 17:42

:D :D :D :thumbsup:

MAS É FIXE

GOSTAVA MAIS ERA DE OUVIR UM RONCO FORTE, MAS NÃO DÁ

Mensagem por Paulo Lança » 07 nov 2005, 17:47

patroldero Escreveu::D :D :D :thumbsup:

MAS É FIXE

depois anda a bófia atrás de ti ............. deixa tar assim que tá mais potente mas discreto [wink]

Mensagem por tuaregue » 07 nov 2005, 17:56

patroldero Escreveu::D :D :D :thumbsup:

MAS É FIXE

Para isso se calhar é mesmo por tudo directo. O q faz mais diferença, eu acho, é tirar o catalizador, mas isso deve implicar umas mexidas na eletronica, senão aparece avisos no tablier a dizer q o catalizador esta avariado
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di

Registado: 12 ago 2005, 12:55

Mensagem por Nayate » 07 nov 2005, 18:03

boas pessoal nao quero ser desmancha prazeres,mas depois de ter feito o mesmo em retirar as minhas panelas do meu isuzu,e ter um tubo directo,fui vivamente aconselhado por uma casa de escapes em nao o fazer.aconselhou-me a ter pelo menos uma panela para retorno de gazes pq quando se desacelera o motor suga tudo de volta ao motor passo a citar "poe a mao a frente da boca para ver se gostas" pelo que optei por uma panela só a meio.A longo prazo o meu motor foi perdendo compressao o turbo perdeu a alma,será que foi por isso?pois tb nao sei mas deve ter ajudado pq as panelas nao servem só para abafar barulho e eliminar gases penso eu de ke... :(

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 07 nov 2005, 18:13

kk motor a kuatro tempos kuanto mais directo melhor, a nao ser k tenha mt electronica. basta ver nos casos das motos. motores a dois tempos teem um colector de escape com mt barriga e cheio de voltas, numa a 4 tempos mal sai do motor vai directo para a trazeira da moto tendo so panela de escape por causa do barulho. mas sao opinioes e ha k respeitar. por essa lei de ideias kuando fazemos uma descida ao relanti o jipe deixava de explir fumo pois o motor tava a xupa lo para dentro. mas se o homem diz isso talvez seja verdade. eu mantenho a minha... motor a 4 tempos é directo cmg :)

Registado: 12 ago 2005, 12:55

Mensagem por Nayate » 07 nov 2005, 18:19

bem de qualquer forma optei por por uma a meio para descansar a minha consciencia e tb ficar com barulhinho agora que comprei este isuzu nem sei se devo deixar as panelas todas ou ponho a cantar só com uma logo se ve depende do estado de espirito que esteja qd for para fazer isso :nod:

Mensagem por Oscar » 07 nov 2005, 18:25

lá está mais essa duvida, o meu é o 3.0di a 4 tempos de turbo de geometria variavel, será que isso afectará alguma coisa???

Visto este modelo já ter alguma electronica manhosa.

Oscar / Patroldero

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 07 nov 2005, 18:40

patroldero infelizmente neste caso nao posso tentar te ajudar pois nao sei.
pois de turbos de geometria variavel nunca precisei de saber como funcionam pk nao tenho :)
desculpa

Registado: 12 ago 2005, 12:12

Mensagem por Filipe Loureiro » 08 nov 2005, 13:11

Pois é ppl, qdo retirei uma das panelas do meu 260 rd28t e meti uma serpentina nova, fiquei maravilhado com o silvo que o turbo fazia ao desacelarar, com o passar do tempo esse silvo foi diminuindo de intensidade :crybaby: , será normal????????

Registado: 10 ago 2005, 18:22

Mensagem por Gameiruz » 08 nov 2005, 13:32

Digo-vos aqui o que sei na parte de competição:

Motores atmosféricos - A panela é fundamental, assim como o comprimento dos colectores, pois deles vai surgir um efeito de expansão de gases que vai ajudar ao enchimento dos cilindros, no meu 4 cilindros 2.8D, desenhei e construi a minha panela e digo-vos que nunca mais foi o mesmo, baixas á maneira e notou-se bem a trepar... :)

Motores turbo - estamos a falar de pressão em vez de depressão pois o turbo comprime ar, gira tudo á volta deste elemento, quanto menos impedimento tiver a turbina melhor, e esta gira dependendo dos gases de escape e não do tamanho da panela... :) por isso se tirarem a panela(as) o turbo fica mais solto pois não tem nada a impedir os gases... [wink]

Quanto ao taparem a "boca" os camiões e outros veiculos têm o chamado travão de montanha que tapa precisamente a "boca" ao motor para que este ajude a travar em descidas ingremes, e a mesma situação de desceres sem acelerares o motor "trava" o andamento do carro, nesta situação em alguns carros injecção activa-se o "fuel cut-off" que deixa de injectar combustivel... :)

Espero que ajude :nod:

Mensagem por tuaregue » 08 nov 2005, 16:03

Gameiruz Escreveu:Digo-vos aqui o que sei na parte de competição:

Motores atmosféricos - A panela é fundamental, assim como o comprimento dos colectores, pois deles vai surgir um efeito de expansão de gases que vai ajudar ao enchimento dos cilindros, no meu 4 cilindros 2.8D, desenhei e construi a minha panela e digo-vos que nunca mais foi o mesmo, baixas á maneira e notou-se bem a trepar... :)

Motores turbo - estamos a falar de pressão em vez de depressão pois o turbo comprime ar, gira tudo á volta deste elemento, quanto menos impedimento tiver a turbina melhor, e esta gira dependendo dos gases de escape e não do tamanho da panela... :) por isso se tirarem a panela(as) o turbo fica mais solto pois não tem nada a impedir os gases... [wink]

Quanto ao taparem a "boca" os camiões e outros veiculos têm o chamado travão de montanha que tapa precisamente a "boca" ao motor para que este ajude a travar em descidas ingremes, e a mesma situação de desceres sem acelerares o motor "trava" o andamento do carro, nesta situação em alguns carros injecção activa-se o "fuel cut-off" que deixa de injectar combustivel... :)

Espero que ajude :nod:

Bela explicação
Não sabia q os atmosfericos as panelas fazem falta.
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di

Registado: 02 nov 2005, 22:15

Mensagem por CrazzyMax » 09 nov 2005, 21:29

Eu tenho o meu livre já á uns anos, vai á inspeccao e é na boa.

O ronco tá fixe, e meti mais uma saida de escape do outro lado e notei um aumento no sonoro, acho que tá mesmo fixe.

Quanto ao acrescimo de potencia, antes de retirar a panela, falei com um bacano que é preparador oficial da Nissan, ele prepara os TII e as Navaras, e diz que a primeira a coisa a fazer nos diesel, é por a linha de escape toda livre, tem logo um ganho de +/- 10cv.

Eu notei um acrescimo, agora quantos cavalos nao faço ideia.

Imagem

Mensagem por tuaregue » 09 nov 2005, 21:47

tuaregue Escreveu:
paulo_lanca Escreveu:
tuaregue Escreveu:

Talvez n sei, qd souber qual é tiro uma foto com o télélé e posto aqui

Como prometido aqui esta a foto, mas para n desviar o assunto deste topico criei outro https://patrolaventura.pt/viewtopic.php?p=5190#5190
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di

Mensagem por tuaregue » 09 nov 2005, 21:53

Hoje fui buscar o meu GR à oficina q o meu pai tinha-o levado a Marrocos, arranjar pequenas mazelas da viagem, o costume!
Ainda dizem q os filhos é q estragam as coisas! :D
Olha, sorte é de eu n ter a panela, pq estiveram atascado num rio no cirq de jaffar, estava lá muitas rochas, e uma delas amassou literalmente o tubo do escape q estava a substituir a panela!!!! Agora já tem outro tubo!
Se tivesse a panela de certeza q agora estava complectamente rasgada, hehehe

Como esteve um bocado tempo atascado na agua pedi para trocarem os oleos da transmissoes e da cx de velocidade, pro caso q n ter entrado lá debtro qq coisa, como areia ou lama q pode lixar complectamente os carrectos q estão la dentro.
Isso aconetceu a um amigo meio com o GranGherooke e o arranjo não foi nada barato. A mim tb já aconteceu a mesma coisa mas com o volante motor, parece q estava cehio de areia, pois ja estive atascado dentro da barragem de montargil!
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 10 nov 2005, 10:03

Mas fez o Cirque de Jaffar, atravessou apenas uma parte deste ou fez a pista nova paralela?

Se fez, gande coragem, pelo que leio nos outros foruns está praticamente impossivel.

Ora ai estava um bom desafio RoTTarcos para o Miguel Braga.
Curte o Passeio !

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 10 nov 2005, 12:42

Manwell_Mayraids Escreveu:Mas fez o Cirque de Jaffar, atravessou apenas uma parte deste ou fez a pista nova paralela?

Se fez, gande coragem, pelo que leio nos outros foruns está praticamente impossivel.

Ora ai estava um bom desafio RoTTarcos para o Miguel Braga.

tens fotos manwell? ou akilo sera pacifico?:)
deixaste me curioso

AnteriorPróximo

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante