Panela de escape

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1975
Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 07 nov 2005, 16:31

patroldero Escreveu:e isso não poderá estragar nada no turbo?
Eu já ando assim ha 2 anos.
E antes de tirar a panela já parti o turbo, eu acho q foi estar mal montado qd substituiram o motor (defeito de fabrico)

O meu pai chegou ontem de Marrocos com o meu carro, ainda n vi o meu carro, mas contou q estavam a andar mt bem e o GR começou a perder a força, pensaram logo q o Turbo foi á vida, abriram o capot e o meu pai reparou q um tubinho estava solto, encaixou o tubinho e ficou logo bom.

Ainda n sei q tubinho foi este :confused:
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1284
Registado: 22 set 2005, 14:37
Localização: Maia - Porto

Mensagem por Oscar » 07 nov 2005, 16:40

depois diz-me k tubinho seria esse.

Por curiosidade não me vá acontecer o mesmo.

Não noto diferença nenhuma no andamento do meu, vamos lá ver se daqui a uma semana se nota alguma coisa.

Abraço

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1975
Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 07 nov 2005, 16:50

patroldero Escreveu:depois diz-me k tubinho seria esse.

Por curiosidade não me vá acontecer o mesmo.

Não noto diferença nenhuma no andamento do meu, vamos lá ver se daqui a uma semana se nota alguma coisa.

Abraço
Digo pois qual era o tubinho
Nao vais notar muito mesmo, afinal é só mais uns 5 cv's, mas eu notei uma ligeira diferança para melhor. E só dp de passa uma semana é q notei isso
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4009
Registado: 10 ago 2005, 09:22
Localização: Beja Desert

Mensagem por Paulo Lança » 07 nov 2005, 17:03

patroldero Escreveu:Pois é agora depois de o experimentar, verifico que ao desacelarar ou engrenar uma mudança ele faz um barulho k me parece ser o turbo a descomprimir, será normal??


o meu faz isso , parece um camião [bigsmile] ttttfffffuuuuuuiiiiiiiiiii , quando engreno outra mudança ..........

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4009
Registado: 10 ago 2005, 09:22
Localização: Beja Desert

Mensagem por Paulo Lança » 07 nov 2005, 17:04

tuaregue Escreveu:
patroldero Escreveu:e isso não poderá estragar nada no turbo?
Eu já ando assim ha 2 anos.
E antes de tirar a panela já parti o turbo, eu acho q foi estar mal montado qd substituiram o motor (defeito de fabrico)

O meu pai chegou ontem de Marrocos com o meu carro, ainda n vi o meu carro, mas contou q estavam a andar mt bem e o GR começou a perder a força, pensaram logo q o Turbo foi á vida, abriram o capot e o meu pai reparou q um tubinho estava solto, encaixou o tubinho e ficou logo bom.

Ainda n sei q tubinho foi este :confused:


Talvez o tubo que vai do turbo à bomba injectora ?! ..........?

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1975
Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 07 nov 2005, 17:10

paulo_lanca Escreveu:
tuaregue Escreveu:
patroldero Escreveu:e isso não poderá estragar nada no turbo?
Eu já ando assim ha 2 anos.
E antes de tirar a panela já parti o turbo, eu acho q foi estar mal montado qd substituiram o motor (defeito de fabrico)

O meu pai chegou ontem de Marrocos com o meu carro, ainda n vi o meu carro, mas contou q estavam a andar mt bem e o GR começou a perder a força, pensaram logo q o Turbo foi á vida, abriram o capot e o meu pai reparou q um tubinho estava solto, encaixou o tubinho e ficou logo bom.

Ainda n sei q tubinho foi este :confused:


Talvez o tubo que vai do turbo à bomba injectora ?! ..........?
Talvez n sei, qd souber qual é tiro uma foto com o télélé e posto aqui
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1284
Registado: 22 set 2005, 14:37
Localização: Maia - Porto

Mensagem por Oscar » 07 nov 2005, 17:32

È ISSO MEMSO PAULO FAZ UM tFFFFUUIIII QUANDO DESACELERO OU IGRENO VELOCIDADE.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4009
Registado: 10 ago 2005, 09:22
Localização: Beja Desert

Mensagem por Paulo Lança » 07 nov 2005, 17:34

patroldero Escreveu:È ISSO MEMSO PAULO FAZ UM tFFFFUUIIII QUANDO DESACELERO OU IGRENO VELOCIDADE.


é lindo :D :thumbsup:

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1975
Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 07 nov 2005, 17:34

patroldero Escreveu:È ISSO MEMSO PAULO FAZ UM tFFFFUUIIII QUANDO DESACELERO OU IGRENO VELOCIDADE.
Já me disseramq parece um peru!
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1284
Registado: 22 set 2005, 14:37
Localização: Maia - Porto

Mensagem por Oscar » 07 nov 2005, 17:42

:D :D :D :thumbsup:

MAS É FIXE

GOSTAVA MAIS ERA DE OUVIR UM RONCO FORTE, MAS NÃO DÁ

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4009
Registado: 10 ago 2005, 09:22
Localização: Beja Desert

Mensagem por Paulo Lança » 07 nov 2005, 17:47

patroldero Escreveu::D :D :D :thumbsup:

MAS É FIXE

GOSTAVA MAIS ERA DE OUVIR UM RONCO FORTE, MAS NÃO DÁ


depois anda a bófia atrás de ti ............. deixa tar assim que tá mais potente mas discreto [wink]

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1975
Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 07 nov 2005, 17:56

patroldero Escreveu::D :D :D :thumbsup:

MAS É FIXE

GOSTAVA MAIS ERA DE OUVIR UM RONCO FORTE, MAS NÃO DÁ
Para isso se calhar é mesmo por tudo directo. O q faz mais diferença, eu acho, é tirar o catalizador, mas isso deve implicar umas mexidas na eletronica, senão aparece avisos no tablier a dizer q o catalizador esta avariado
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 226
Registado: 12 ago 2005, 12:55
Localização: vila nova de gaia

Mensagem por Nayate » 07 nov 2005, 18:03

boas pessoal nao quero ser desmancha prazeres,mas depois de ter feito o mesmo em retirar as minhas panelas do meu isuzu,e ter um tubo directo,fui vivamente aconselhado por uma casa de escapes em nao o fazer.aconselhou-me a ter pelo menos uma panela para retorno de gazes pq quando se desacelera o motor suga tudo de volta ao motor passo a citar "poe a mao a frente da boca para ver se gostas" pelo que optei por uma panela só a meio.A longo prazo o meu motor foi perdendo compressao o turbo perdeu a alma,será que foi por isso?pois tb nao sei mas deve ter ajudado pq as panelas nao servem só para abafar barulho e eliminar gases penso eu de ke... :(

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3390
Registado: 10 ago 2005, 20:07
Localização: Estepes do Norte

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 07 nov 2005, 18:13

kk motor a kuatro tempos kuanto mais directo melhor, a nao ser k tenha mt electronica. basta ver nos casos das motos. motores a dois tempos teem um colector de escape com mt barriga e cheio de voltas, numa a 4 tempos mal sai do motor vai directo para a trazeira da moto tendo so panela de escape por causa do barulho. mas sao opinioes e ha k respeitar. por essa lei de ideias kuando fazemos uma descida ao relanti o jipe deixava de explir fumo pois o motor tava a xupa lo para dentro. mas se o homem diz isso talvez seja verdade. eu mantenho a minha... motor a 4 tempos é directo cmg :)

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 226
Registado: 12 ago 2005, 12:55
Localização: vila nova de gaia

Mensagem por Nayate » 07 nov 2005, 18:19

bem de qualquer forma optei por por uma a meio para descansar a minha consciencia e tb ficar com barulhinho agora que comprei este isuzu nem sei se devo deixar as panelas todas ou ponho a cantar só com uma logo se ve depende do estado de espirito que esteja qd for para fazer isso :nod:

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1284
Registado: 22 set 2005, 14:37
Localização: Maia - Porto

Mensagem por Oscar » 07 nov 2005, 18:25

lá está mais essa duvida, o meu é o 3.0di a 4 tempos de turbo de geometria variavel, será que isso afectará alguma coisa???

Visto este modelo já ter alguma electronica manhosa.

Oscar / Patroldero

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3390
Registado: 10 ago 2005, 20:07
Localização: Estepes do Norte

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 07 nov 2005, 18:40

patroldero infelizmente neste caso nao posso tentar te ajudar pois nao sei.
pois de turbos de geometria variavel nunca precisei de saber como funcionam pk nao tenho :)
desculpa

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2250
Registado: 12 ago 2005, 12:12
Localização: MTS - PRT

Mensagem por Filipe Loureiro » 08 nov 2005, 13:11

Pois é ppl, qdo retirei uma das panelas do meu 260 rd28t e meti uma serpentina nova, fiquei maravilhado com o silvo que o turbo fazia ao desacelarar, com o passar do tempo esse silvo foi diminuindo de intensidade :crybaby: , será normal????????

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1349
Registado: 10 ago 2005, 18:22
Localização: Albergaria dos Doze - Pombal

Mensagem por Gameiruz » 08 nov 2005, 13:32

Digo-vos aqui o que sei na parte de competição:

Motores atmosféricos - A panela é fundamental, assim como o comprimento dos colectores, pois deles vai surgir um efeito de expansão de gases que vai ajudar ao enchimento dos cilindros, no meu 4 cilindros 2.8D, desenhei e construi a minha panela e digo-vos que nunca mais foi o mesmo, baixas á maneira e notou-se bem a trepar... :)

Motores turbo - estamos a falar de pressão em vez de depressão pois o turbo comprime ar, gira tudo á volta deste elemento, quanto menos impedimento tiver a turbina melhor, e esta gira dependendo dos gases de escape e não do tamanho da panela... :) por isso se tirarem a panela(as) o turbo fica mais solto pois não tem nada a impedir os gases... [wink]

Quanto ao taparem a "boca" os camiões e outros veiculos têm o chamado travão de montanha que tapa precisamente a "boca" ao motor para que este ajude a travar em descidas ingremes, e a mesma situação de desceres sem acelerares o motor "trava" o andamento do carro, nesta situação em alguns carros injecção activa-se o "fuel cut-off" que deixa de injectar combustivel... :)

Espero que ajude :nod:

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1975
Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 08 nov 2005, 16:03

Gameiruz Escreveu:Digo-vos aqui o que sei na parte de competição:

Motores atmosféricos - A panela é fundamental, assim como o comprimento dos colectores, pois deles vai surgir um efeito de expansão de gases que vai ajudar ao enchimento dos cilindros, no meu 4 cilindros 2.8D, desenhei e construi a minha panela e digo-vos que nunca mais foi o mesmo, baixas á maneira e notou-se bem a trepar... :)

Motores turbo - estamos a falar de pressão em vez de depressão pois o turbo comprime ar, gira tudo á volta deste elemento, quanto menos impedimento tiver a turbina melhor, e esta gira dependendo dos gases de escape e não do tamanho da panela... :) por isso se tirarem a panela(as) o turbo fica mais solto pois não tem nada a impedir os gases... [wink]

Quanto ao taparem a "boca" os camiões e outros veiculos têm o chamado travão de montanha que tapa precisamente a "boca" ao motor para que este ajude a travar em descidas ingremes, e a mesma situação de desceres sem acelerares o motor "trava" o andamento do carro, nesta situação em alguns carros injecção activa-se o "fuel cut-off" que deixa de injectar combustivel... :)

Espero que ajude :nod:

Bela explicação
Não sabia q os atmosfericos as panelas fazem falta.
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 667
Registado: 02 nov 2005, 22:15
Localização: Vialonga/Alverca

Mensagem por CrazzyMax » 09 nov 2005, 21:29

Eu tenho o meu livre já á uns anos, vai á inspeccao e é na boa.

O ronco tá fixe, e meti mais uma saida de escape do outro lado e notei um aumento no sonoro, acho que tá mesmo fixe.

Quanto ao acrescimo de potencia, antes de retirar a panela, falei com um bacano que é preparador oficial da Nissan, ele prepara os TII e as Navaras, e diz que a primeira a coisa a fazer nos diesel, é por a linha de escape toda livre, tem logo um ganho de +/- 10cv.

Eu notei um acrescimo, agora quantos cavalos nao faço ideia.

Imagem

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1975
Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 09 nov 2005, 21:47

tuaregue Escreveu:
paulo_lanca Escreveu:
tuaregue Escreveu:
patroldero Escreveu:e isso não poderá estragar nada no turbo?
Eu já ando assim ha 2 anos.
E antes de tirar a panela já parti o turbo, eu acho q foi estar mal montado qd substituiram o motor (defeito de fabrico)

O meu pai chegou ontem de Marrocos com o meu carro, ainda n vi o meu carro, mas contou q estavam a andar mt bem e o GR começou a perder a força, pensaram logo q o Turbo foi á vida, abriram o capot e o meu pai reparou q um tubinho estava solto, encaixou o tubinho e ficou logo bom.

Ainda n sei q tubinho foi este :confused:


Talvez o tubo que vai do turbo à bomba injectora ?! ..........?
Talvez n sei, qd souber qual é tiro uma foto com o télélé e posto aqui


Como prometido aqui esta a foto, mas para n desviar o assunto deste topico criei outro https://patrolaventura.pt/viewtopic.php?p=5190#5190
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1975
Registado: 11 set 2005, 13:35

Mensagem por tuaregue » 09 nov 2005, 21:53

Hoje fui buscar o meu GR à oficina q o meu pai tinha-o levado a Marrocos, arranjar pequenas mazelas da viagem, o costume!
Ainda dizem q os filhos é q estragam as coisas! :D
Olha, sorte é de eu n ter a panela, pq estiveram atascado num rio no cirq de jaffar, estava lá muitas rochas, e uma delas amassou literalmente o tubo do escape q estava a substituir a panela!!!! Agora já tem outro tubo!
Se tivesse a panela de certeza q agora estava complectamente rasgada, hehehe

Como esteve um bocado tempo atascado na agua pedi para trocarem os oleos da transmissoes e da cx de velocidade, pro caso q n ter entrado lá debtro qq coisa, como areia ou lama q pode lixar complectamente os carrectos q estão la dentro.
Isso aconetceu a um amigo meio com o GranGherooke e o arranjo não foi nada barato. A mim tb já aconteceu a mesma coisa mas com o volante motor, parece q estava cehio de areia, pois ja estive atascado dentro da barragem de montargil!
Rafael Rodrigues
Y61GR 3.0Di
Fiel como um Cão, Forte como uma mula, Ágil com uma Cabra.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2083
Registado: 11 ago 2005, 15:40
Localização: Portus Cale

Mensagem por Manwell_Mayraids » 10 nov 2005, 10:03

Mas fez o Cirque de Jaffar, atravessou apenas uma parte deste ou fez a pista nova paralela?

Se fez, gande coragem, pelo que leio nos outros foruns está praticamente impossivel.

Ora ai estava um bom desafio RoTTarcos para o Miguel Braga.
Curte o Passeio !
___________________
GR (Y61-2.8td6i) & MM

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3390
Registado: 10 ago 2005, 20:07
Localização: Estepes do Norte

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 10 nov 2005, 12:42

Manwell_Mayraids Escreveu:Mas fez o Cirque de Jaffar, atravessou apenas uma parte deste ou fez a pista nova paralela?

Se fez, gande coragem, pelo que leio nos outros foruns está praticamente impossivel.

Ora ai estava um bom desafio RoTTarcos para o Miguel Braga.


tens fotos manwell? ou akilo sera pacifico?:)
deixaste me curioso

AnteriorPróximo

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante