Roda da frente a dar estalos - RESOLVIDO

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.

Registado: 18 ago 2006, 00:17

Roda da frente a dar estalos - RESOLVIDO

Mensagem por Ricardo Inácio » 21 ago 2006, 12:53

Boas
Sou novo neste fórum mas já deu para perceber que é um fórum de grande qualidade e no que diz respeito à mecânica do Patrol, pelo que tenho lido, há uma grande partilha de experiências e conhecimentos.
Assim, pedia-vos que tivessem um pouco de paciência e me ajudassem se puderem.
Tenho um Patrol 260 de 95 e notei que quando ligo a tracção e bloqueio os cubos, ao virar a direcção, a roda da frente do lado do ocupante começa a dar uns estalos. E só acontece quando viro o volante. Fui ao mecânico e ele disse-me com pouca segurança, que devia de ser a cruzeta. E acrescentou; Isso dá cá um trabalho a desmontar...

Perguntava-vos a vossa opinião. Acham mesmo que é da cruzeta? Dá assim tanto trabalho? Será que um curioso como eu pode desmontar e substituir isso?

Um abraço a todos.
Editado pela última vez por Ricardo Inácio em 28 nov 2006, 13:53, num total de 1 vez.

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 21 ago 2006, 13:07

Boas

Na minha opinião:

1º Esqueçe esse mecãnico e mete no teu profile o sitio de onde és para que o pessoal de perto te possa aconselhar um,

2º quanto aos estalos, n deve ser da cruzeta pois essa é no veio de trans. e tanto estalava a curvar como a direito, espero que n tenhas feito esse teste em alcatrão.
Pode ser o cubo(duvido) ou a homocinéctica(+provavel) e sim dá algum trabalho a mexer nisto, e é preciso alguma experiencia para acertar na sequençia da remontagem

BoaSorTTe

Mensagem por Ricardo Inácio » 21 ago 2006, 13:19

Obrigado Eduardo.
Eu fiz o teste em alcatrão... Mas qual é o problema?
Eu no sábado desmontei os dois cubos e lavei toda a massa e apliquei massa nova de lítio (como aqui foi aconselhado). O estriado dos cubos está impecável.
Abraço

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 21 ago 2006, 14:08

homocinetica a cantar pela certa. dependendo do mecanica coisa para custar 75 aerios desmontar e montar. + o preço de uma homocinetica. isto se for esse o problema.

kuanto a cruzetas nao é de certeza. eu ca para mim o mecanico axa k dentro da esfera leva uma cruzeta hehehe dai ele ter dito k da mt trabalho a muda la.

pk uma cruzeta n tem segredo nenhum a mudar e é relativamente rapido faze lo

Mensagem por Ricardo Inácio » 28 nov 2006, 13:53

Boas pessoal.
Antes de mais quero agradecer a todos os que me tentaram ajudar a identificar e resolver este problema.
O problema em si não tinha nada a ver com a roda da frente, como pensava, mas sim com a transmissão da frente.
Depois de algumas consultas a vários mecânicos e de um horror de dinheiro gasto nessas consultas, a solução veio de um companheiro nosso que teve um patrol.
O problema era uma folga na luva da transmissão frontal. Dentro desta luva há um estriado com uma capa "plástica" que devido à falta de lubrificação do antigo dono, se deteriorou e ganhou uma folga de 1 ou 2 mm. Essa folga quando sumbmetida a uma rotação e/ou força, faz com que a transmissão fique desiquilibrada porque não roda sobre o seu próprio eixo, criando assim uma excentricidade que era a causadora do brarulho que eu ouvia.
Depois de ter gasto cerca de 200€ em peças e análises que de nada valeram , adquiri e montei uma transmissão usada de um 260 e o problema passou à história.
Bons TT

Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante