Electrovalvula para controlar a pressão do Turbo

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 07 out 2013, 19:00

Electrovalvula para controlar a pressão do Turbo

Mensagem por Batou » 25 nov 2014, 11:47

Boas,

Vou partilhar a minha experiência convosco.

Instalei no meu Y61 2.8TD6 uma electrovalvula para controlar a pressão do turbo. Esta electrovalvula tem um comando PWM feito em malha fechada através de um controlador que lê a pressão do turbo + um manómetro digital que a mostra, ambos instalados no tablier.
O controlo é imediado e completamente regulável através de dois potenciómetros (P1 e P2). Existem 2 niveis de parâmetrização: por exemplo um para o dia-a-dia e outro para fora de estrada. Com um clic alteramos de um para o outro. :dance: Este sistema tem ainda a possibilidade de bloquear totalmente a wastegate do turbo com um interruptor externo (incluido). Assim o turbo dá tudo! :rolleyes: Bom para as picadas :yesss:

Resumindo: Confirmo que assim é possivel em qualquer situação controlar a pressão do turbo entre o valor normal de origem (ou um valor baixo) no P1 e um valor máximo no P2. É só esticar o braço para alterar!
Desta forma não se põe em causa a fiabilidade. O meu está a limitar aos 1.6bar no P2. No dia-a-dia anda com 1bar no P1 :fiuu:

Nota: a referência do controlador é - HDI Super Boost Controller SBC D SE EVO
Nota: pelos testes que fiz penso que os manómetros de pressão do turbo (analógicos ou digitais) têm um atraso ou erro de leitura de 0.2bar (ou seja, quando marcam 1.6 estão no turbo 1.8)
Nota: o controlo PWM é anlógico permitindo vários niveis de pressão, evitando o tudo ou nada de uma valvula normal.

Tenho várias fotos para partilhar, mas o forum continua a dar a mesma mensagem: A cota máxima de anexos para este painel foi alcançada. E este post ainda não tem anexos... Não dá para entender. :cachaço:
Batou
Y61 2.8TD6

Registado: 21 set 2007, 16:49

Re: Electrovalvula para controlar a pressão do Turbo

Mensagem por sotero » 25 nov 2014, 16:45

Muito bom.uma boa alternativa a torneira ou anilhas,quanto custa?...abr

Registado: 04 jul 2016, 20:46

Mensagem por pabsanPATROL » 14 set 2016, 21:15

Caros amigos....
Esta soluçao e muito boa. MESMO :) Vou investigar sobre isto porque tenho um projecto identico em curso......
Estou a trabalhar em algo parecido mas mais complexo. Como o controlador ja instalado na minha maquina. Um PLC do tipo programavel industrial, sou eu quem desenvolve o software, que aparte de controlar o turbo de forma parecida ao descrito, ira tambem ter em conta as rotaçoes do motor e a posicao do pedal de aceleraçao.
Por agora ainda e um projecto. mas o controlador ja esta no jipe e arranca ja eletronicamente sem chave nem aquecimento de velas, so pulsar um botao e arranca. Tambem ja controla a temperatura do motor y os electro ventiladores.
Penso que com o tempo irei controlar todo jipe com este PLC. :nod:
Pablo Sanchez
PATROL 260 SD33 Turbo

Registado: 21 set 2007, 16:49

Mensagem por sotero » 27 dez 2016, 12:46

Eu pus uma que fexa totalmente com um botao e depois controlo com uma dump valve afinavel....experiencias....lol....

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes