Y61 TD6 pressão turbo

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 07 out 2013, 19:00

Y61 TD6 pressão turbo

Mensagem por Batou » 11 nov 2015, 14:21

Boas pessoal,

Finalmente afinei a pressão do meu turbo de origem como eu gosto :D
Podem ver o resultado no video. O limite da escala do manómetro é 1.5bar
Nota importante: no video troco de mudança sempre às 3000rpms (com a box ligada).
https://www.youtube.com/watch?v=nzM2MpjdBxU

O que acham? Não ficou nada mal pois não :)
Batou
Y61 2.8TD6

Registado: 10 mar 2011, 20:46

Re: Y61 TD6 pressão turbo

Mensagem por PATRO-L-F » 12 nov 2015, 23:31

Qual é que achas que vai ser a longevidade do turbo a fazer picos de 1.5bar?

Tenho que afinar o meu jipe mas dizem-me que para o turbo de origem é melhor não passar dos 1.2bar...
TRILHOS DE ÓBIDOS

Mensagem por Batou » 13 nov 2015, 10:34

Boas PATRO-L-F,

Boa questão! Para quem procura potência e fiabilidade é importante saber os limites. :nod:
No vídeo o manômetro digital do turbo chega ao fim da escala. Quando testei com um analógico foi aos 1.8 bar...! :confused:
Claro que isto não dá saúde ao turbo. Portanto o que se vê no video é o máximo que consigo tirar do turbo de origem durante uns minutos. No dia-a-dia o turbo só faz 1.2bar (tenho controlo PWM da wastegate).
Já agora acrescento que no dia-a-dia, em carga (a subir), box desligada, o turbo ficou afinado a dar 0,8 bar às 2000rpms o que me parece bem bom para o Y61 TD6. Não consigo melhor.

Nota importante: a fazer 1.5bar a EGT (temperatura de gases de escape) passa os 500ºC em poucos minutos, logo estas pressões colocam em risco a mecânica com o radiador de origem.
Nota: o turbo GT1752S começa a perder eficiencia a partir dos 1.4 - 1.5 bar.
Nota: fiz o video tirando o pé às 3000rpms porque é onde está a potencia máxima do meu Patrol - segundo o banco de potência.

Gostava que outros Patroleiros partilhassem conhecimento sobre turbos de origem a fazer mais que 1.5bar.
Batou
Y61 2.8TD6

Registado: 13 nov 2010, 23:24

Mensagem por ghost » 13 nov 2015, 22:01

boas amigo batou ,adquiri recentemente um gr y61 todo de origem a nível motor e ando com ideias de aumentar um pouco a potencia deste sem comprometer a fiabilidade , então vi o teu post aqui no fórum e tenho umas perguntas para te fazer se não te importares.
tens a bomba mecânica ou a original, o teu turbo e o de origem, tentei ver aqui no meu a wastgate para ver se dava para dar mais pressão no turbo mas não vejo o afinador com rosca e uma porca em que se possa mexer ,sendo assim como faço para dar mais pressão, vi que alteraste o caudal da entrada do massa de ar para maior mas tens o filtro de ar de origem ou da kn pois ja ouvi falar deste filtro obrigado.cump ghost :help:

Mensagem por Batou » 13 nov 2015, 23:10

Boas ghost,

São muitas perguntas em apenas 5 linhas :D
Vamos ver se consigo responder. Na minha opinião a forma mais fácil de dar mais pressão ao turbo do Y61 TD6 é colocar uma valvula manual no tubo que vai do intercooler para a wastegate - depois da derivação para o manómetro de pressão do turbo. Esta válvula tem que ter uma saída para deixar escapar pressão para a "rua". Quanto mais deixar passar para a rua, mais pressão vai fazer o turbo. Se for necessário explico melhor :)
O meu tem a BI de origem com box Dimsport e turbo tambem de origem com uma electrovalvula controlada por PWM (tal como qualquer carro moderno controla o turbo). O filtro é K&N. Toda a admissão e intercooler está alterada para ter disponível +40 de ar. Toda a linha de escape alterada a 65mm com dump pipe a 76mm (+40% de gases a sair [wink] ).
Batou
Y61 2.8TD6

Mensagem por ghost » 14 nov 2015, 21:27

boas batou desde já agradeço-te pela resposta ,já mandei vir um filtro da kn e já estou a trabalhar na linha de escape ,em relação ao dump pipe optei por faze-lo pois sai mais em conta ,fiz com uma curva de 75 e soldei duas falanges , quanto ha box ainda vai ter de esperar ,mas já vi comentários sobre varias box e parece me que essa da dim e a melhor,quanto a dar pressão no turbo puseste foi tipo uma válvula boost para dar mais ou menos pressão? será que me podes mandar um esquema dessa montagem se nao te der muito trabalho podes por aqui o
mandar através de pm obrigado.
bom fim de semana
ghost :ler:

Mensagem por Batou » 16 nov 2015, 16:14

Boas ghost,

Quando terminares a linha de escape e o dump pipe partilha umas fotos com o pessoal :D Fiquei curioso em relação ao dump pipe feito por ti :okkk:
Em relação a dar mais pressão ao turbo, uma das formas mais fáceis que conheço é usar esta valvula manual:
Imagem

- Quanto mais aberta mais ar/pressão a valvula deita fora por onde diz "entrade de ar depois do MAF", logo a wastegate abre mais tarde, logo o turbo faz mais pressão.
- Basta cortar o tubo que sai do intercooler para a wastegate e colocar a valvula como se fosse um T. A parte de baixo da valvula fica para "a rua" ou colocas o tubo a entrar na admissão depois do MAF (o meu ficou no oil catch can :) )
Batou
Y61 2.8TD6

Mensagem por ghost » 16 nov 2015, 21:21

boas batou obrigado pela tua ajuda , hei de por uma fotos do escape, ainda não tive tempo de o testar pois também estou a fazer uns estribos ,espero é que o tubo de escape todo em tubo de 75 e o dum pipe não seja demais ,ele acaba ao pé da porta do condutor o que achas? :hummm:

Mensagem por ghost » 16 nov 2015, 21:23

já agora obrigado pelo esquema da valvula

Registado: 03 mai 2009, 22:28

Mensagem por kaothic » 22 nov 2015, 20:52

Andei com o 1752 algum tempo com pressões acima do normal, o bom senso diz-me que esse turbo não deverá andar a mais de 1.4 bar. Porém, quando coloquei bomba mecânica, êmbolo de 12mm e turbo a 1.8bar :) :) resultados no banco 168cv e 434nm.. linhas de binário e potência mto lineares :) :) top!! Pena que o turbo não aguentou 1000km lol

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

Mensagem por Batou » 23 nov 2015, 15:45

Boas kaothic,

Partilho a mesma opinião. Obrigado pelo alerta :okkk:
Apesar de vários entendidos do TT dizerem que o GR aguenta tudo, eu não acho que não devemos andar nos limites. Só para picadas :D
O video mostra o limite. Uma situação a evitar caso se pretenda fiabilidade. Daí eu não passar dos 1.2bar no dia-a-dia e 1bar em autoestrada. Uso o controlo PWM que tenho para colocar a pressão desejada no turbo em tempo real. Penso que assim consigo proteger o turbo :nod:

Achas que a bomba mecânica não foi uma boa opção?
O teu turbo não aguentou por temperatura a mais? Sabes qual era o valor EGT com 1.8bar? O meu em poucos quilómetros chega aos 600ºC... :hummm:
Batou
Y61 2.8TD6

Mensagem por ghost » 23 nov 2015, 22:50

boas batou já tenho o escape montado no y 61 e o turbo esta assobiar um pouco será normal este assobio ,ele antes já assobiava mas agora parece me que está mais, será que o turbo está a querer dar o pum .
essa válvula pwm onde se consegue arranjar? cump ghost :hummm:

Mensagem por Batou » 23 nov 2015, 23:51

Boas ghost,

E que tal? Notas diferença no andamento com o novo escape?
O meu faz esse som há anos :D O que tenho a dizer é que é espectacular.
Em teoria, com um escape mais largo o turbo devia era durar mais porque tem uma restrição menor aos gases de escape.

O controlador que tenho no meu turbo é o HDI Super Boost Controller SBC D SE EVO. É igual a este. https://www.youtube.com/watch?v=Tv-knD6419w
Batou
Y61 2.8TD6

Mensagem por ghost » 25 nov 2015, 15:08

boas aqui fica o trabalhar do motor com o dump pipe alterado e escape para tubo de 75mm
cump ghost.
https://www.youtube.com/watch?v=_3OiZD43lE8

Mensagem por Batou » 25 nov 2015, 17:18

Boas ghost,

Espectáculo!!!! Que som fantástico :D :D
Até dá gosto conduzir o Patrol de rádio desligado e janela aberta :yesss:

Bom trabalho :okkk:
Batou
Y61 2.8TD6

Registado: 10 mar 2011, 20:46

Mensagem por PATRO-L-F » 25 nov 2015, 18:48

ghost Escreveu:boas aqui fica o trabalhar do motor com o dump pipe alterado e escape para tubo de 75mm
cump ghost.
https://www.youtube.com/watch?v=_3OiZD43lE8

Belo som ghost!

Não há fotos do dump pipe??
TRILHOS DE ÓBIDOS

Mensagem por ghost » 25 nov 2015, 19:48

boa s aqui ficam as fotos do dump pipe e do escape ,bem como do filtro da kn que chegou hoje ,peço desculpa por as fotos nao serem melhores cump ghost. :relax:

Imagem

Imagem

Imagem

Mensagem por ghost » 25 nov 2015, 21:54

Batou Escreveu:Boas ghost,

E que tal? Notas diferença no andamento com o novo escape?
O meu faz esse som há anos :D O que tenho a dizer é que é espectacular.
Em teoria, com um escape mais largo o turbo devia era durar mais porque tem uma restrição menor aos gases de escape.

O controlador que tenho no meu turbo é o HDI Super Boost Controller SBC D SE EVO. É igual a este. https://www.youtube.com/watch?v=Tv-knD6419w

boas, a nível de diferença noto que em baixas está melhor ,a nível de som como esta ao pé da porta até da gosto de ouvir o assobio do turbo,simplesmente adoro ,em relação ao dump pipe de origem existe um ligeiro estrangulamento ,por isso com este mais largo os gases saem melhor, este controlador que tens faz a mesma coisa que a válvula que mencionaste em cima sendo a única diferença ser controlada interiormente ou o seu funcionamento é diferente , isso é de fácil instalação? cump ghost :)

Registado: 03 mai 2009, 22:28

Mensagem por kaothic » 26 nov 2015, 14:13

Batou Escreveu:Boas kaothic,

Partilho a mesma opinião. Obrigado pelo alerta :okkk:
Apesar de vários entendidos do TT dizerem que o GR aguenta tudo, eu não acho que não devemos andar nos limites. Só para picadas :D
O video mostra o limite. Uma situação a evitar caso se pretenda fiabilidade. Daí eu não passar dos 1.2bar no dia-a-dia e 1bar em autoestrada. Uso o controlo PWM que tenho para colocar a pressão desejada no turbo em tempo real. Penso que assim consigo proteger o turbo :nod:

Achas que a bomba mecânica não foi uma boa opção?
O teu turbo não aguentou por temperatura a mais? Sabes qual era o valor EGT com 1.8bar? O meu em poucos quilómetros chega aos 600ºC... :hummm:

Batou,

Quando tinha o turbo fixo, controlava a pressão de turbo com uma dawes device, protegia o turbo de picos e era muito eficaz.

A Bomba mecânica é uma excelente opção, eu cheguei a tentar todos os upgrades imagináveis na bomba electrica (avanço, pancada na bomba, box, you name it), quando coloquei a bomba mecânica é que cheguei à conclusão que andava a queimar dinheiro :) Porém, tenho de admitir, em termos de fumaça fica um comboio (mesmo).

O meu GT1752s deitou-se porque criou folga no axial, consumindo oleo pela admissão. Possivelmente devido às EGT's, porém nunca as monotorizei.

Quanto ao som, sim >3" de escape é mel :) e então com geometria a descarga é brutal.. musica para os ouvidos de qualquer patroleiro.

Abraço,

Nuno Silva

Mensagem por Batou » 29 nov 2015, 22:34

Boas kaothic,

Como a minha formação é em eng electrotécnica (automação industrial) sou suspeito a defender tudo o que é eléctrico :D

Pelo que li e ouvi, a bomba mecânica será a melhor opção para obter mais potência, mas fico na duvida em relação à fiabilidade. A bomba mecânica está sempre preparada para dar o máximo, enquanto os controlos eléctricos só estão activos quando se ligam os botões :) Ainda acredito que a opção eléctrica é a que faz menos mal ao motor...
As opções para obter mais potência, sejam eléctrica/mecânica/etc dependem do TT que queremos fazer, não é? E dos €€ que temos para gastar.

Quando fui ao banco de potência dei "gás à box" (+30% do que a DimSport recomenda) e alterei os tempos de injecção. O fumo era de comboio :unibrow: No entanto, tive as temperaturas EGT no alarme em segundos (>550ºC). Demasiado para o meu tipo de TT. Mas fiquei a saber os meus limites. :ups:

"O meu GT1752s deitou-se porque criou folga no axial, consumindo oleo pela admissão."
Não entendi esta frase. Podes explicar?
Batou
Y61 2.8TD6

Registado: 25 abr 2006, 20:56

Mensagem por TiagoFerreira » 30 nov 2015, 20:39

Isso já está tudo inventado. Mete a 2.5bar.
Tiago Ferreira - EriceiraTT

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 01 dez 2015, 11:35

tenho um amigo que colocar um turbo de geometria e manteve a bomba elétrica de origem, o comportamento e resposta aumentou e o fumo é muito pouco . uma boa opção de upgrade sem grande investimentos.

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes