Durante 6 anos fui feliz proprietario de um Terrano II curto de 12/99. Sempre de origem, deu-me muitas alegrias e algumas dores de cabeça. Levou-me a Marrocos, dezenas de vezes ao topo da Serra da Estrela, à lagoa de albufeira e toda a costa Alentejana. Acompanhou-me a Fronteira um par de vezes, foi comigo e com uma caravana ao norte de França. Também me deixou dentro de uma lagoa, e uma vez tombou num trilho :-(. Ficou 2 vezes sem embraigem ( problemas hidraulicos) , outra sem ABS e durante uns 6 meses aquecia (até o radiador ser escovado e ficar impec). Mesmo assim, nunca fiquei no caminho. Para o final, já tinha algumas mazelas, o painel de instrumentos digital já soldado, já perdia pressão de travão em descidas de 20% e a direcção assistida chiava quando era muito usada. O tablier acusava as aventuras... e estava remetido a veiculo de transporte de móveis do IKEA para casa.
Depois de muito investigar, ler , procurar... quis combinar um possível uso familiar em modo 7 pessoas com a possibilidade de umas voltas radicais, quem sabe voltar a Marrocos.
- KZJs 95: não se encontram à venda, ou são muito caros. ou tem estofos em pele ou os interiores são feios... e não vi nenhum com 7 lugares e bom preço.
- Pajero 3.2 longos: pagam 180 eur ano de IUC, se calhar... não.
- Patrol GR... why not?
Depois de ler vários dos vossos posts, da fama dos 3.0 que partem o motor, os td6 com a cabeça rachada por causa do 6º cilindro... vi o "pequeno" abaixo e fiquei com ele.

Tem bancos em pele cinzentos, tem os ambicionados 7 lugares, tem extras que eu não imaginava: antena electrica??!?
Tem tudo operacional: redutoras, barra estabilizadora, os vidros electricos, até o tecto de abrir funciona.
Traz uns pneus com muito pouco uso de marca asiática com piso 50/50 , o classico.
Primeiras impressões:
- é uma especie combinado entre um mercedes classe S e o um autotanque dos bombeiros voluntarios. Vou ao Lidl e ocupa dois lugares, vou ao Leroy Merlin e deixo-o na zona das camionetas, tenho que o estacionar com 2 rodas no passeio.
- conforto incrível.
Gasta... bem, na primeira viagem de 120 kms a 130/140 ... 14,5. Lá está, o Terrano só gastou isto em Marrocos, mas a esta velocidade e no Terrano as conversas decorriam como se num concerto rock estivéssemos: aos gritos. Aqui, dentro do GR tudo sereno, sentado nas poltronas a ouvir um excelente radio 6 colunas. Incrível, para um carro com 230 000 km e 15 anos.
Em cidade, ou mesmo em estrada:
- muita falta de força a baixa rotação. Ainda estou a habituar-me à embraigem ( pesada), mas dói-me a alma o que preciso fazer ao 6 cilindros para ele arrancar a subir.
- depois de embalado, ( > 1600 rpms ) é ouvir o silvo do turbo e deixá-lo ir.
o carro está completamente de origem, o dono anterior tinha o BI de ...1935. Espero ter sido um achado, e não um grande barrete.
Próximos passos a curto prazo:
- regressar aos passeios
- resolver o tema da baixa performance a baixa rotação e já agora tornar os consumos mais comedidos. Já li várias vezes o vosso topico : EGR + throttle. Alguem me pode indicar quem saiba fazer isso de confiança. Eu entendi o conceito, mas nao quero arriscar faze-lo sozinho.
a médio prazo: preciso de um ... guincho. Um camião destes atolado na lama ou na areia só sai de grua.... Agora percebo porque o terrano era rebocado quase ao ralenti por estes jipes ( pajeros , KZJs e estes)
E assim está feita a minha apresentação, bem haja a todos e obrigado pela informação a que tive acesso antes da compra.
Cumprimentos,