Aumentar Pressão do Turbo

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 15 mai 2007, 17:53

Aumentar Pressão do Turbo

Mensagem por Bpotier » 14 set 2015, 15:05

Boas a todos,

Recentemente adquiri um y61 td6 longo e o carro vinha todo estrangulado, ou seja, a bomba injectora (mecanica) vinha toda fechadinha e carro quase nem andava. Fazia pequenas subidas em 2ª.
Como conheço bem o mecânico daquele carro e parte do histórico do mesmo, rapidamente me solucionaram o aumento de debito de gasóleo e o carro ficou logo outro, até no fumo :S:S:S um pouco mais.

Uma das coisas que fui informado é que o carro levou um turbo novo á cerca de 20000kms e que já não era o de origem, o que tb não me importa muito, só que, acho que falta um bocado de pujança em altas. Não sou grande expert, mas tenho um patrol 260 turbo e praticamente nunca preciso de reduzir, o que não acontece neste y61.

O que me foi dito é que posso aumentar um bocado a pressão do turbo, mas, este turbo não tem rosca no veio da dumpvalve o que me disseram para colocar uma valvula daquela manuais entre o tubo da BI e o Dump.

Agora pergunto, isto vai alterar alguma coisa sem mexer no tal veio da dump?

Obrigado a todos pela ajuda.

Registado: 09 mar 2008, 21:47

Re: Aumentar Pressão do Turbo

Mensagem por policia » 14 set 2015, 21:35

Boas companheiro, não se esqueça nunca de uma coisa muito importante.
Esse Patrol pesa mais 500 Kilos que o 260.... :hummm:
Se tiver pneus grandes ainda pior....
Montaram uma bomba mecânica (de que carro era , elas não são todas iguais) tem embolo de 12mm, se não tiver... :hummm:
a egr esta tapada e a válvula trotler?
o escape é de origem? o filtro é de origem?
em relação ao turbo tem duas Hipóteses
1ª cortar a ponta, fazer uma rosca no veio da válvula com um afinador e da ou tira pressão com uma chave.
2ª instalar essa válvula (torneira) que da e tira pressão, algumas montam-se dentro do habitáculo.
espero ter ajudado
cumprimeTTos

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 14 set 2015, 22:21

tudo explicado :okkk:

Registado: 15 mai 2007, 17:53

Mensagem por Bpotier » 15 set 2015, 11:52

Muito Obrigado pelo esclarecimento.
Realmente não acho que tenha o embolo de 12mm pois parece igual ao meu 260 e nesse tb não tenho.
Em relação aos tubos da EGR e Trotlher estão todos ligados, agora não sei se estão eliminados com junta ou não. De qualquer forma vou ver.
Em relação à torneira do turbo a minha duvida era se apenas colocando a torneira iria fazer diferença sem mexer no veio do turbo.
Já agora, essa torneira coloca-se no tubo que vai da cabeça da bomba à WasteGate correcto?

Obrigado

Registado: 07 out 2013, 19:00

Mensagem por Batou » 19 set 2015, 23:18

Boas Bpotier,

Com um pouco mais de trabalho podes colocar uma electrovalvula controlada por PWM no tubo da wastegate. O controlador (ou centralina) fica no tablier. Com o rodar de um potenciómetro podemos dar a pressão que queremos ao turbo deste o normal aos 24psi (é o que o meu dá) ou seja, 1,6bar.
É uma alternativa :nod:
Batou
Y61 2.8TD6

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes