Aquecimento de motor

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Mensagem por furtas » 02 ago 2006, 17:43

voltando um pouco atras na conversa...e pegando num pensamento/ideia que surgiu peço a vossa opinião para o seguinte:
sabendo que que ha uns anos foi lançada uma edição especial do 260 (tenere) com caracteristicas especiais. Uma dessas caracteristicas era um segundo radiador a óleo para arrefecimento, certo?
A minha questão é a seguinte sera viavel montar um desses radiadores num 260 TD? Será que essa aplicação podera melhorar o comportamento?

Aquele abraço
Nuno Furtado

P.S. Já agora se alguém tiver ou souber as referências/especificaçoes desse tal radiador que tenha bondade de partilhar
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Mensagem por fx-power » 03 ago 2006, 10:51

quem disse que a cabeça se começa apertar do meio para as pontas tem razão, como se pode ver na foto do lado esquerdo a que esta ao alto.visto que a outra foto nem é dos parafusos que apertam a cabeça mas sim dos que apertam o veio excentrico.

em relação ao radiador de oleo que o tenere tras é igual ao que trazem os 2.8td que ja vem com radiador de oleo,digo isto porque o meu tras radiador de oleo e é igual ao do meu colega que tem um Patrol Tenere(que tambem é do nosso site)

afinal estamos aqui pra nos ajudarmos uns aos outros :)

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Mensagem por piranha » 03 ago 2006, 11:25

acho que antes de se melhorar o sistema de refrigeraçao, se deve reparar o dito

pode se resolver por um determinado tempo, mas o que vai acontecer é que o problema se agrava com o tempo e a carteira fica mais magra.

o rr tem uma radiador de agua com o de oleo lá dentro

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 03 ago 2006, 12:44

....
o rr tem uma radiador de agua com o de oleo lá dentro

Piranha estás a falar do motor VM 2.4 e não foi logo de inicio, pois não? O radiador a agua estava sub-dimensionado, correcto ? E houveram imensas cabeças do motor ou se quiserem colaças/colassas (do francês culasses) a dar o berro, não foi ?

É aquilo que eu digo :
....
Não há máquinas infaliveis. Há é mais problemas quando saiem versões novas que posteriormente as marcas corrigem.
...

Ou deveriam corrigir !

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Mensagem por piranha » 03 ago 2006, 14:38

o do v8 tem agua/oleo
quanto as cabeças estalarem, não tem nada a ver com isso
motores de barcos em 4x4 com donos que pensam que andao a gasolina dá nisso

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 03 ago 2006, 15:16

É bem verdade que o motor VM 2.4 deu grandes provas de fiabilidade na industria e na "marinha" com radiadores bem adaptados, mas tb não é menos verdade que quando os engenheiros decidiram mete-lo no RR, confrontaram-se com falta de espaço, seguido de um mau estudo na implantação, pelo que o radiador foi sub-dimensionado e foi o que deu ....

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Mensagem por furtas » 03 ago 2006, 18:34

Ja agora se alguem tiver a amabilidade de tirar uma foto ao tal radiador a oleo para identificar o bicho...
Agradeço os esclarecimentos e ajuda.

:thumbsup: [wink]

Aquele abraço
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Mensagem por Manwell_Mayraids » 03 ago 2006, 18:58

Se tiveres o motor rd28t, o esquema de montagem deverá ser semelhante ao do Y60 :

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Mensagem por PrimusBaro » 03 ago 2006, 19:03

ò pessoal!!! andamos a dormir?? eu não sou expert em italiano, mas o esquema vertical é o de aperto da cabeça, o horizontal é o do aperto dos suportes da árvore de cames ou de excêntricos. Não há cá confusões, há é más interpretações e faltas de atenção aos bonecos!!... eh pá... desculpem lá o mau feitio...
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Mensagem por furtas » 04 ago 2006, 10:20

Simplesmente perfeito...muito obrigado aqui a nossa "inciclopedia ilustrada"... (nao leves a mal)
muito obrigado MM

Aquele abraço

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Mensagem por paulo moraes » 07 ago 2006, 13:47

relativamente ao problema de aquécimento do y60 tenho de comentar o seguinte:
o meu não aquece nadinha ou seja o manómetro anda sempre a 1/4 o que me disse o antigo dono é que a ventoinha está sempre em funcionamento ( coisa que ainda não confirmei ).
a minha duvida é se o manómetro está dentro dos limites de temperatura mas o motor não! :puke:
tirem-me lá ésta preocupação ok :thumbsup:

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Mensagem por MIGUEL BRAGA » 07 ago 2006, 16:17

Com pneus de tamanho de origem nao tem pk akecer desde k esteja tudo em ordem. pois o meu com 31" nao mexe o ponteiro e com 35" no verao mexe cerca de 1 ou 2 mm. nunca deixo xegar a meio.

abraço

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Mensagem por paulo moraes » 07 ago 2006, 17:11

ok miguel o meu tambêm nunca chegou ao meio mas anda sempre a 1/4 nem mais nem menos !
a questão é : será que o motor está á temperatura normal?

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Mensagem por MIGUEL BRAGA » 07 ago 2006, 19:45

sim esta. pelo menos os k temos por ca é nessa posicao k se manteem.
ca em casa temos 2 e é sempre assim. com o circuito bem limpo, radiador em boas condicoes e lavado nao da xatices... o problema é k o pessoal desleixa se e dp da em despesa. :)

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Mensagem por paulo moraes » 08 ago 2006, 10:20

calma um gaijo que faz a barba todos os dias não pode ser desleixado!!! [bigsmile] [bigsmile] [bigsmile]

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Mensagem por SAMUEL SILVA » 10 ago 2006, 12:03

:( Já começo a fumegar pelas orelhas Miguel o meu tem pneus 35 e o ponteiro da tempratura sobe até meio... Sera normal? Ele nao ganha pressão nos tubos mas sera mt tempratura?

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Mensagem por MIGUEL BRAGA » 10 ago 2006, 16:14

SAMUEL SILVA Escreveu::( Já começo a fumegar pelas orelhas Miguel o meu tem pneus 35 e o ponteiro da tempratura sobe até meio... Sera normal? Ele nao ganha pressão nos tubos mas sera mt tempratura?


Se estiver normal em termos de refrigeracao do motor e se a temperatura esstabiliza ao meio sem puxar a fundo por ele parece me normal. com o calor k tem estado tenho visto mt mercedez e bmw de capot aberto. portanto parece me normal.

de kk maneira convem confirmar k tens tudo em ordem

abraço

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