Alguém aqui já removeu o miolo do catalisador? Y61 ZD30

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 26 ago 2005, 16:44

Alguém aqui já removeu o miolo do catalisador? Y61 ZD30

Mensagem por rs2 » 28 fev 2014, 07:57

Bom dia
O meu patrol gr (zd30 3.0Di ja com 235000km) esteve parado uns meses, pois tinha aquela fuga de agua manhosa por detrás da corrente de distribuição (como já foi até discutido aqui no forum), e na intervenção na oficina lá se convenceram e acabaram por tirar motor para fora...
Aproveitou-se e mudaram-se também retentores (ali da zona do volante do motor) uma vez que estava cá fora.
Aproveitei a sugestao do mecanico e removeram o miolo daquela panela que esta na vertical logo a saida do turbo - que penso ser o catalizador.

Queria perguntar aqui ao pessoal se alguém aqui ja removeu esse miolo e se o carro ficou a fazer alguma vibração ou barulho assim para o esquisito. O carro ao relenti e acelerando parado nem se nota diferença, mas em andamento aceleração/desaceleração sinto dentro do carro muito barulho, ate os vidros se estiverem meios abertos estremecem... será do catalisador não ter miolo?

O trabalho no motor foi muito bem feito pois fui acompanhando, mas não sei se a montagem poderá ter alguma falha. No principio ate pensei que os apoios estivessem com algum problema.

cumps
Vitor

Registado: 19 abr 2011, 08:17

Re: Alguém aqui já removeu o miolo do catalisador? Y61 ZD30

Mensagem por j_santos » 28 fev 2014, 20:53

À saída do turbo não será o flexível?? Se for e estiver roto origina fugas de escape
O prazer de passear bem por maus caminhos..

Registado: 19 abr 2011, 08:17

Mensagem por j_santos » 28 fev 2014, 21:13

estive a ver no meu e afinal não é o flexível é mesmo o catalisador nunca tinha reparado neste jipe, na maioria dos carros próximo dos coletores/turbo esta mesmo o flexível, mas removendo o miolo não deveria ter esses sintomas já removi noutros carros e nunca me deu esses sintomas, como foi removido? abriram a panela e voltaram a soldar?
O prazer de passear bem por maus caminhos..

Mensagem por rs2 » 01 mar 2014, 10:55

j_santos Escreveu:estive a ver no meu e afinal não é o flexível é mesmo o catalisador nunca tinha reparado neste jipe, na maioria dos carros próximo dos coletores/turbo esta mesmo o flexível, mas removendo o miolo não deveria ter esses sintomas já removi noutros carros e nunca me deu esses sintomas, como foi removido? abriram a panela e voltaram a soldar?

foi removido e selado novamente, nem se nota nada.
ele nao tem fugas nem podres nem nada estive com ele na mao antes e depois, eu desconfio ali que será outra coisa relacionada na admissão. Este motor tem uma entrada na admissão em Y com suas borboletas, uma que controla o desvio do curso do ar dependendo das condições de carga do motor para que faça o efeito do "swirll" ou não e outra borboleta que tapa a admissão quando desligamos o motor para este não estremecer todo... aquilo parece-me ser dali algum actuador q não esta a funcionar pois a primeira sensação q tive foi como se tivesse o motor abafado ao acelerar e começa a forcar para respirar.

Mensagem por rs2 » 06 mar 2014, 08:44

bem o patrol foi para a oficina, se não é o catalisador agora ôco a provocar ressonância e por algum motivo passar vibração para a carroçaria só pode ser dos apoios, algum que por ter-se removido o motor deu de si... já la avo 230.000km.
A vibração é tipo ao passar das rotações ai para cima das 1300rpm... não é tremedeira, é tipo sentes a rotação na carroçaria, o que com os vidro fechados ficas maluco com a ressonância, faz cócegas nos pés pelos pedais :-P até ...enfim

Mensagem por rs2 » 30 mar 2014, 10:08

apoios novos (150 mocas cada um) e melhorou muito mesmo. acho q ja merecia apoios do motor ha mais tempo, o problema é que nos vamos habituando...
no entanto agora nota-se uma ressonância sim, por ter removido o miolo do catalisador
ou seja, ou se põe um tubo (dentro ou eliminando a panela) ou entao fica uma ressonância desagradável.

vou voltar a por cat no GR

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 0 visitantes