por bnascimentomelo » 24 ago 2013, 09:17
Caro Bruno, viva.
O tópico aberto parece-me muito dificil de responder de modo a garantir o funcionamento à primeira e não estragar nada (até porque há alterações já feitas na caixa de comando do guincho).
Vou tentar AJUDAR mas acho que não custa muito ir a um electricista que (qualquer um) fará o trabalho num instante e por pouco dinheiro.
É importante ter um equipamento de medida (para detectar a presença do positivo e da massa).
Sumáriamente:
o terminal A (positivo da receptora) deve estar ligado ao terminal 9 ou seja, ao positivo da bateria. Contudo, seria importante ter um fusivel pelo meio, isto é, entre o positivo da bateria (ou terminal 9) e o terminal A - 10 Amp (ou menos - ver características da receptora e do consumo da caixa de comando do guincho.
Os terminais que não numeraste ("letraste") devem ser o negativo da bateria. Se forem, podes ligar aqui o negativo da receptora (ou em qualquer sítio da carroçaria).
Neste momento, se carregares no comando sem-fios, terás positivo no B ou no C conforme carregues no in ou no out. Podes testar com uma lâmpada entre estes terminais e a massa...
Estes terminais fazem o comando do guincho e serão ligados nos terminais 1-8.
Os terminais 1,2 5 e 6 dizem respeito a um contacto. Os terminais 3, 4, 7 e 8 dizem respeito a outro contacto.
No 1 ou 2 e no 5 ou 6 terás o negativo. No que não tenha negativo ligas o B (ou o C).
No 3 ou 4 e no 7 ou 8 terás o negativo. No que não tenha negativo ligas o C (ou o B).
Esta inversão tem a ver com fazer coincidir o IN do comando com o IN da caixa de comando do guincho.
O botão dos vidros...
aqui precisas de um multimetro (amperimetro) para medir a continuidade, isto é, descobrir qual é o circuito que é fechado quando carregas no botão. A ter de adivinhar, sugeria ligares o F e o G ao A (depois do tal fusivel que já referi) e depois o, quando carregas no botão, deverás ter positivo no D ou E; H ou I. Nos que fiquem com positivo, um ligas ao B e outro ao C...
Como disse... qualquer electricista faz isto com uma perna às costas.
O que pode correr mal: queimares a receptora por excesso de consumo mas, se usares o tal fusivel que te referi... estás em casa e não estragas nada!
Espero ter ajudado.
Abraço
Bruno
PS - não assumo qualquer responsabilidade sobre o que escrevi. cada caso é um caso e pode dar-se o caso de haver a necessidade de inverter as polaridades para o motor (corrente continua) inverter o sentido de marcha... nesse caso as bobines são ligadas inversamente e os terminais têm funções diferentes... em todo o caso... nada como te eventurares para atingires o objectivo (ou, melhor ainda, acompanhado de um electricista). Ânimo.
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998