soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 16 nov 2009, 17:54

Re: soluções para desempenho e fiabilidade gr30di

Mensagem por Bruno Coelho » 08 mar 2013, 03:19

Edu Escreveu:Boas Bruno,

Acho que deves abrir o motor para ver com está o interior. Se o teu bloco der para aproveitar (não tiver cilindros arranhados) e tiveres a sorte de a cabeça não estar estalada nem danificada (isso acho mais difícil) então talvez compense reconstruir.
Quanto a meter um bd30 é possível porque já vi um á venda no standvirtual. Não sei que alterações ou peças seram necessárias porque nunca vi nenhum ao vivo.

Se um dia o meu estourar das duas uma, ou vou reconstruir eu o motor, ou então com paciência vou arranjar um salvado no estrangeiro de um common rail de 2008 ou 2009 que tenha a mecânica boa. A nível de mecânica aperta tudo no mesmo sítio, a electrónica é que é diferente mas desde que tenha as cablagens é fácil. Já há alguns Patrois assim lá fora.

Pois Edu eu pensei pensei e reconstruir um motor que dá chatices de tudo não vale o trabalho, agora um de 2008 2009 sim isso sim pelo que sei esses equipam as novas cabstar e nada de problemas.

Mas montar no sitio tambem não sei se é directo porque mudaram as furacões da caixa, quanto as cablagens só para quem percebe e muito.

Registado: 22 dez 2005, 11:00

Mensagem por cristiano » 08 mar 2013, 08:40

Edu Escreveu:
cristiano Escreveu:SINTOMA DE QUE ALGO ESTA MAL...PEGAR MAL A FRIO....JA SAO MUITOS CASOS COM ESTES SINTOMAS...HOJE FOI MAIS UM COMEÇOU A PEGAR MAL A FRIO A 2 SEMANAS E DEVAGAR CEDEU UM PISTAO......COM 98.000 KMS REAIS DE ORIGEM O MOTOR....JA SEM CATALIZADOR , EGR ETC...ELES COMEÇAM A RACHAR NA PARTE INFERIOR...VAO PERDENDO COMPRESSAO VAO PEGANDO MAL EM FRIO E ACABAM POR PARTIR....IMPRESSIONANTE....PARA JA O MEU PEGA DE ESTALO EM FRIO PARADO A 2 SEMANAS MAS NAO TOU SUJEITO...O QUE ME DEIXA BOCA ABERTA É QUE ESTES MOTORES SAO MUITA PORREIROS E COM 200.000 KMS POR EXEMPLO NAO MOSTRAM DESGASTES INTERNOS...A NAO SER O PISTAO....DA-SE....

É isso mesmo os motores até são bons, a lubrificação e arrefecimento dos pistons é que é fraca. A Nissan alterou a referencia dos pistons e dos jactos lubrificadores de óleo dos mesmos mas não conseguiu resolver o problema a 100%

Outro sintoma que me disse um proprietário dum Patrol 3.0Di cá de Braga que estourou o motor com 70000km é para ter atenção aos consumos. No caso dele o motor começou a gastar 13,5l/100km sem razão aparente e passado pouco tempo estourou o motor.

O que algum pessoal do forum francês está a fazer por precaução é mudar os injectores antes dos 200000km. É um facto que os injectores do zd30 são de duplo estágio (abrem o 1º aos 190bar e o 2º aos 400bar) e que só há um banco de testes da Bosch que consegue fazer o teste completo (e são poucas empresas que o têm). No meu caso se o meu chegar aos 200000km provavelmente vou largar 500€ para novos injectores...

Boas edu
Qt aos consumos nao posso falar pois o meu tem Centralina chupada sem corte e box no maximo pressao de turbo a 1.4 e cx automatica ta mt fixe de andamento....para nao haver stress vai levar com um 4.2 t Nissan até podia nao dar mas averbamos....uma coisa que reparei foi que qd pegam mal o respiro do motor fica a deitr mts gases ...
viewtopic.php?f=1&t=7231&st=0&sk=t&sd=a&start=575 »»»»O INICIO««««

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Registado: 27 jul 2009, 10:14

Mensagem por Edu » 08 mar 2013, 19:20

Bruno Coelho Escreveu:Pois Edu eu pensei pensei e reconstruir um motor que dá chatices de tudo não vale o trabalho, agora um de 2008 2009 sim isso sim pelo que sei esses equipam as novas cabstar e nada de problemas.

Mas montar no sitio tambem não sei se é directo porque mudaram as furacões da caixa, quanto as cablagens só para quem percebe e muito.

Foi isso que pensei, nas cabstar novas mas também na Renault Master e Opel Movano, o zd30 common rail não dá problemas.

Em relação a furações se for um motor de um Patrol CRD 2008/9 aperta na caixa de um de 2000. Os apoios do motor são no mesmo sítio. As únicas diferenças são o suporte do filtro de gasóleo que tem de ser cortado e rebaixado porque bate no capot, o intercooler aperta em duas barras como no 2.8td em vez de ser no motor e é preciso limar os encaixes do quadrante para entrar no tablier do ano 2000. De resto é adaptar a cablagem da centralina e um fio que vai ao display do ar condicionado, o resto fica igual.

cristiano Escreveu:Boas edu
Qt aos consumos nao posso falar pois o meu tem Centralina chupada sem corte e box no maximo pressao de turbo a 1.4 e cx automatica ta mt fixe de andamento....para nao haver stress vai levar com um 4.2 t Nissan até podia nao dar mas averbamos....uma coisa que reparei foi que qd pegam mal o respiro do motor fica a deitr mts gases ...

O Nissan 4.2 é aspiração natural de origem e metes kit turbo ou conseguiste arranjar a versão turbo de origem?

Agora motor bom era um Cummins de uma Dodge Ram 3500 com caixa automática Alisson...

Mensagem por cristiano » 10 mar 2013, 22:48

edu meto um Turbo, embolo de 12 mm, e IC e fica na ordem dos 300 cv e 800 binario...um canhao sem duvida

http://WWW.TUFF4X4.COM " Loja Online " | " Armazem fafe " | " Oficina V.N.Famalicao "

Mensagem por Bruno Coelho » 10 mar 2013, 23:06

cristiano Escreveu:edu meto um Turbo, embolo de 12 mm, e IC e fica na ordem dos 300 cv e 800 binario...um canhao sem duvida

Sem palavras :eek:

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 11 mar 2013, 12:16

cristiano Escreveu:edu meto um Turbo, embolo de 12 mm, e IC e fica na ordem dos 300 cv e 800 binario...um canhao sem duvida

CRISTIANO , vais tirar o teu motor e colocar um 4.2? vais manter a cx auto?

Mensagem por cristiano » 11 mar 2013, 14:49

para ja mantenho essa ideia

Registado: 21 ago 2011, 20:30

Mensagem por rs patrol » 11 mar 2013, 23:00

Do melhor mesmo,cristiano isso nao vai ficar pistola isso vai ficar aviao mesmo.

Registado: 27 jul 2009, 10:14

Mensagem por Edu » 13 mar 2013, 03:56

cristiano Escreveu:para ja mantenho essa ideia

Isso é uma grande ideia, mas para além da adaptação mecânica muito provavelmente vais ter que usar uma centralina aftermarket para caixa automática, manter o sensor do acelerador e fazer novas ligações. A vantagem é que podes programar os pontos das passagens de caixa a gosto. Não sei se o conversor de torque vai aguentar o binário do novo motor durante muito tempo mas julgo que já se consegue arranjar conversores reconstruídos para esta caixa cá em Portugal.
Se avançares vai ser um projecto interessante de seguir...

Mensagem por cristiano » 13 mar 2013, 20:43

edu vou por cx manual....

Registado: 20 jan 2009, 23:25

Mensagem por McM » 13 mar 2013, 22:37

cristiano Escreveu:edu vou por cx manual....

Acabas com a electrónica de vez....
Devagar devagarinho, parado!

Mensagem por Bruno Coelho » 06 mai 2013, 23:21

Boas

Pois é amigos patroleiros eu já começei a reparação/montagem do motor cabstar no meu patrol 3.0di, e não está facil.

Depois de ter colocado a questão em relação a caixa de velocidades e ninguem ter respondido em relação a compatiblidade e tive a pior resposta, já comprei o motor e cloche e agora tive de comprar a caixa porque não tem nada a ver.

Vou colocar umas fotos assim que poder e fica desde já o pessoal a saber que para montar um motor cabstar num patrol gr 3.0DI tem de comprar tambem uma caixa do 2.8........

Registado: 08 jun 2009, 23:08

Mensagem por andremota77 » 06 mai 2013, 23:28

Bruno Coelho Escreveu:Boas

Pois é amigos patroleiros eu já começei a reparação/montagem do motor cabstar no meu patrol 3.0di, e não está facil.

Depois de ter colocado a questão em relação a caixa de velocidades e ninguem ter respondido em relação a compatiblidade e tive a pior resposta, já comprei o motor e cloche e agora tive de comprar a caixa porque não tem nada a ver.

Vou colocar umas fotos assim que poder e fica desde já o pessoal a saber que para montar um motor cabstar num patrol gr 3.0DI tem de comprar tambem uma caixa do 2.8........

começa mal, mas força , na desanimes

Registado: 11 nov 2011, 09:52

Mensagem por Nuno.sa » 07 mai 2013, 18:03

Ou então comprar ja a caixa completa (com cloche) do 2.7 :cool: ,força com isso vai ficar canhão :nod: :okkk:
Bota ai umas fotos :okkk:
Nuno Santos
Patrol 260 RD28(quase)T

Material Patrol para venda http://santoantonio.olx.pt/vendo-materi ... -436307015

Mensagem por Bruno Coelho » 16 mai 2013, 22:17

Mensagem por Bruno Coelho » 16 mai 2013, 22:21

Bruno Coelho Escreveu:http://imageshack.us/a/img856/1732/dsc06685u.jpg

pois eu enganei me mas ja agora fica a imagem do motor!!!

Mensagem por Bruno Coelho » 16 mai 2013, 22:24

URL=http://imageshack.us/photo/my-images/856/dsc06687w.jpg/]Imagem[/URL]
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Mensagem por Bruno Coelho » 16 mai 2013, 22:24

Como podem ver a caixa é muito diferente!!!!

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 18 mai 2013, 01:44

Boas Bruno,

Agora é estilo lego amigo, começa a montar isso tudo que garantidamente vai justificar o trabalho e investimento.

Boa sorte.

Cumps.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Registado: 22 out 2006, 21:39

Mensagem por Vasco Pinto » 18 mai 2013, 13:41

Nuno.sa Escreveu:

Ou então comprar ja a caixa completa (com cloche) do 2.7 :cool: ,força com isso vai ficar canhão :nod: :okkk:

A caixa Do terrano 2.7 não da apenas tens de usar a cloche e comprares a caixa de um gr 2.8!

Bruno boa sorte com as obras !!
Rapiteste Rotações

Mensagem por Bruno Coelho » 18 mai 2013, 22:23

Vasco Pinto Escreveu:
Nuno.sa Escreveu:

A caixa Do terrano 2.7 não da apenas tens de usar a cloche e comprares a caixa de um gr 2.8!

Bruno boa sorte com as obras !!

Pois e tem de ser a caixa do y61 td6... Já Comprei!!!!

Mas o que me chateia e que o pessoal que sabe não ter escrito nada.. Enfim se depender de mim o que souber o resto do pessoal vai ficar a saber!!!!!!!!

Mensagem por Bruno Coelho » 06 ago 2013, 22:29

Boas finalmente o meu patrol já fez fumo com um bd30 montado

Imagem

Mensagem por Bruno Coelho » 06 ago 2013, 22:34

Depois de muito trabalho para por tudo a funcionar e ainda com algumas afinaçoes e pequenos promenores valeu o esforço

aqui mais uma foto com o actuador da forge montado no turbo 2260

Imagem

o ar condicionado montado e a funcionar melhor do que o de origem

Imagem

e o carter feito pelo meu mecanico para que nuca falte nivel de oleo

Imagem

Registado: 11 nov 2011, 09:52

Mensagem por Nuno.sa » 06 ago 2013, 22:49

Quando der meta ai um video do bicho :respct: :okkk:
Nuno Santos
Patrol 260 RD28(quase)T

Material Patrol para venda http://santoantonio.olx.pt/vendo-materi ... -436307015

Anterior

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes