ajuda: Y61 3.0 mudar o tensor/polie, facil?

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 26 ago 2005, 16:44

ajuda: Y61 3.0 mudar o tensor/polie, facil?

Mensagem por rs2 » 28 fev 2013, 22:34

olá pessoal
o meu GR ja com quase 220.000km andava com agua a desaparecer sempre que puxava mais pelos cavalitos... e parava, estacionava e desligava-o. felizmente descobri e nao é do motor ufff... O radiador esta a deixar passar liquido por aquelas dobras que o agarram a parte de plástico. possivelmente por depois do motor ainda quente a agua continua a aquecer mas ja nao arrefece pela ventoinha por o motor ainda estar parado.

Como vou mudar o radiador e vai estar aquela zona vazia, queria aproveitar para trocar o tensor/polie da correia que anda a chilrear e ja ha uns temos lubrificaram a polie (talvez mude tmb a correia logo) como vou fazer a bricolage na minha garagem queria saber se alguem aqui ja o fez e se é preciso alguma ferramenta especial ou se tem alguma recomendacao/dica em especial?

este é o conjunto que tenho para mudar:
Imagem

No caso de mudar a correia, ao tirar a mesma as polies ficam na posicao que estao ou tenho de "segurar" alguma? eu presumo que convem nao as desalinhar... ou estarei a confundir com as correias de distribuicao tradicionais e esta nao tem bem essa funcao?

obrigados
Vitor

Registado: 08 set 2008, 12:37

Re: ajuda: Y61 3.0 mudar o tensor/polie, facil?

Mensagem por jorgenog » 28 fev 2013, 23:27

Boas,

Precisa de uma chave Torx com a medida do parafuso que aparece na polie, e sim claro que uma correia nova não tem logica mudar a base e colocar a correia antiga, é o mesmo que mudar os discos de travão e utilizar as pastilha velhas cheias de calo.

A colocação dessa correia não tem marca de aplicação, apenas (e obrigatoriamente) deve passar pelos sitios certos e com as voltas da antiga.

Cumps.

Boa sorte.

Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Mensagem por rs2 » 01 mar 2013, 09:33

jorgenog Escreveu:Boas,

Precisa de uma chave Torx com a medida do parafuso que aparece na polie, e sim claro que uma correia nova não tem logica mudar a base e colocar a correia antiga, é o mesmo que mudar os discos de travão e utilizar as pastilha velhas cheias de calo.

A colocação dessa correia não tem marca de aplicação, apenas (e obrigatoriamente) deve passar pelos sitios certos e com as voltas da antiga.

Cumps.

Boa sorte.

Jorge Nogueira.

obrigado amigo
a correia mudei-a ai ha uns 40.000 quando fiz uma reparacao no alternador (malditos balastros de Xenon do chinês) mas penso que esta na hora... eu tmb sou apologista (principalmente quando implica muita desmontagem) de colocar novo. E ha peças q nao facilito, coloco mesmo de origem... com 220.000km mesmo reflectindo e verificando que tem dado poucas chatices, concluo que muitas das vezes mais vale pagar original nem que seja pela garantia ou descanso mental.

abraços patroleiros

Registado: 16 nov 2009, 17:54

Mensagem por Bruno Coelho » 02 mar 2013, 07:06

rs2 Escreveu:
jorgenog Escreveu:Boas,

Cumps.

Boa sorte.

Jorge Nogueira.

obrigado amigo
a correia mudei-a ai ha uns 40.000 quando fiz uma reparacao no alternador (malditos balastros de Xenon do chinês) mas penso que esta na hora... eu tmb sou apologista (principalmente quando implica muita desmontagem) de colocar novo. E ha peças q nao facilito, coloco mesmo de origem... com 220.000km mesmo reflectindo e verificando que tem dado poucas chatices, concluo que muitas das vezes mais vale pagar original nem que seja pela garantia ou descanso mental.

abraços patroleiros

Boas

Eu cheguei a mudar a minha e reparar o tensor uma vez que o que costuma ir a vida são os casquilhos.

Para colocar a correia é facil porque ela só entra de uma posição, mas tive dificuldade porque entra muito a justa no tensor, mas nada de que alguma paciência.

Mensagem por rs2 » 13 mar 2013, 23:57

tirar a correia foi facil, pelo kit q comprei vi nas instucoes de aperto que o conjunto tem um encaixe para a chave que ao fazer forca encolhe o tensor e da para tirar.

agora o mais estranho foi ao remover o conjunto o parafuso q fica mais na base (o maior) apresentava uma estranha oxidação... q poderia ser???

fiz um filme para mostrar o conjunto, cerca de 215.000km o original era INA made in Germany, o novo foi comprado na http://pecasautoviaweb.com e é INA mas é made in Slovakia.

Registado: 16 nov 2009, 17:54

Mensagem por Bruno Coelho » 14 mar 2013, 23:29

rs2 Escreveu:tirar a correia foi facil, pelo kit q comprei vi nas instucoes de aperto que o conjunto tem um encaixe para a chave que ao fazer forca encolhe o tensor e da para tirar.

agora o mais estranho foi ao remover o conjunto o parafuso q fica mais na base (o maior) apresentava uma estranha oxidação... q poderia ser???

fiz um filme para mostrar o conjunto, cerca de 215.000km o original era INA made in Germany, o novo foi comprado na http://pecasautoviaweb.com e é INA mas é made in Slovakia.

Nao te preocupes isso as vezes aparece, pode ser de lavar o jipe ou de alguma fuga de anti congelante.

Eu bem disse que o mal desse tensor era os casquilhos, tu por 15 euros tinhas resolvido isso.

Para a proxima já sabes.

Mensagem por rs2 » 15 mar 2013, 19:27

Bruno Coelho Escreveu:

Nao te preocupes isso as vezes aparece, pode ser de lavar o jipe ou de alguma fuga de anti congelante.

Eu bem disse que o mal desse tensor era os casquilhos, tu por 15 euros tinhas resolvido isso.

Para a proxima já sabes.

Depois de investigar, aquilo é da corrosão do contacto da peça de alumínio com o outro metal. O conjunto dei 80 euros e qq coisa. Vou guardar o velho, a polie ja tinha sido arranjada e curiosamente está como nova, sem folgas nem nada.
No filme nao se nota mas os casquilhos ja tinham deixado o metal em forma oval. :-P

Aquilo tudo é muito simples de montar... :-)

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante