Problema, distribuição/válvulas/bomb. inj.?!

Registado: 27 jul 2012, 12:56

Problema, distribuição/válvulas/bomb. inj.?!

Mensagem por bfonseca » 14 ago 2012, 20:41

Pessoal, como sabem comprei um Patrol rd28d há pouco tempo.

Entre outras, uma das primeiras coisas que pedi ao mecânico, foi a mudar a correia de distribuição e ver o que seria o barulho "tek tek tek", suspeitando ser válvulas, até porque faz um pouco de fumo branco essencialmente a frio.

Acontece que o mecânico reparou que a a bomba injectora estava "1 dente" avançada, se terá saltado ou se terá sido colocado assim pelo antigo dono de propósito, não sei.

Colocou a nova correia com tudo no ponto, quando o fomos colocar a trabalhar ... custou a pegar, fez uma fumarada brutal e falhava de vez em quando.

Chegou-se à conclusão que se tinha de pôr a bomba no ponto em que estava anteriormente. Supostamente errado.

Agora o trabalhar está agora certinho que nem um relógio, com um pouco de fumo branco e com o tal "bater de válvulas" que neste momento o mecânico diz que o barulho poderá estar relacionado com a marosca feita pelo antigo dono para "compensar" um eventual problema na bomba injectora, avançando um dente na correia de distribuição.

Será apenas um problema nas touches? Ou terei a bomba inj. doida? Acho-o com um trabalhar tão certinho agora... Não faço ideia...
Gostaria de saber a vossa opinião acerca desta questão.

Registado: 19 mar 2007, 19:51

Re: Problema, distribuição/válvulas/bomb. inj.?!

Mensagem por father » 15 ago 2012, 08:58

o melhor opniao e que sem se ver nao se consegue dar palpites.

deitar fumo braco quando começa a trabalhar e normal.
se tiver tuches mecanicas faz um bocadinho de tec tec, ver se ardcames foi alterada e facil, basta ver a ranhura do cao.

a bomba pode ter um dente avançado e ser compensado na afinaçao da bomba , pois ela roda para os dois lados.

ja agora de onde e que es??

Mensagem por bfonseca » 20 ago 2012, 00:30

father Escreveu:o melhor opniao e que sem se ver nao se consegue dar palpites.

deitar fumo braco quando começa a trabalhar e normal.
se tiver tuches mecanicas faz um bocadinho de tec tec, ver se ardcames foi alterada e facil, basta ver a ranhura do cao.

a bomba pode ter um dente avançado e ser compensado na afinaçao da bomba , pois ela roda para os dois lados.

ja agora de onde e que es??

Um bocadinho de tec tec, até em me importava. Agora o tec tec a mais de 70km/h já deixou de ser tec tec para ser um barulho um bocado insuportável... :bangg:

Quanto à arvore de cames, qual a diferença da ranhura do turbo para o atmosférico?

Parece que lhe vou ter de meter umas tuches novas... :grrr: Mas agora não estou com muita disponibilidad€, ainda para mais, se fôr necessário abrir o motor. Ou será que dá para as mudar e afinar sem abrir? já li algures que o faziam sem abrir...mas pareceu-me que eram artistas...

Registado: 08 set 2008, 12:37

Mensagem por jorgenog » 20 ago 2012, 00:58

Boas,

Pois é, pois é, o que não falta para ai são artistas e pior são os curiosos, quanto a mudares as tuches num SD33 não sei não mas acho que não vais conseguir pois não as tem (pelo menos de origem).... enfim...., penso que o melhor será falares com alguem de confiança ou então vê aqui pelo forum pois parece que existem alguns bons profissionais.

Boa sorte.

Cumps.
Jorge Nogueira.
EX. PATROL 3.3 DV, DUAS TONELADAS DE PURO PRAZER.
PATROL GR 3.0 DI, DUAS TONELADAS E MEIA DE PURO PRAZER

Mensagem por father » 20 ago 2012, 08:33

tens de tirar a tampa das valvulas e a ard cames
depois e so trocar isto do rd28

Mensagem por bfonseca » 21 ago 2012, 00:45

father Escreveu:tens de tirar a tampa das valvulas e a ard cames
depois e so trocar isto do rd28

Peço desculpa estar a perguntar mas nao percebo muito de mecânica, mas... tiro a tampa das válvulas, arvore de cames e troco as tuches por umas novas iguas às de origem e está o trabalho feito? não é preciso desmontar nem "afinar" mais nada?

Mensagem por father » 21 ago 2012, 09:03

pegas no carro vais ao mecanico , abres a carteira e deixas la as notas.

se na sabes nao inventes

Mensagem por bfonseca » 21 ago 2012, 15:55

father Escreveu:pegas no carro vais ao mecanico , abres a carteira e deixas la as notas.

se na sabes nao inventes

Obrigado pelas ajudas.

É evidente que não era eu que ia fazer o trabalho. Como é obvio não estou aqui a pedir nenhum DIY de como abrir um motor, trocar tuches, valvulas, etc... até por muito que percebesse de mecânica, não o faria, pois não tenho condições para o fazer, nem espaço nem ferramentas!!!!

Apenas tenho tentando perceber, com base na vossa experiência, o que podia e deveria ser feito, mais ao menos de que forma se faz por três razões:

1º Sou um curioso e gosto de aprender sempre mais, mesmo que não seja para ser eu a meter a mão na massa.

2º Porque queria ter a noção do processo, para não ser enganado pelo mecânico.

3º Para ter uma ideia dos gastos, se é uma coisa que posso suportar financeiramente neste momento ou não.

Mensagem por father » 21 ago 2012, 17:47

entao tens ai o exemplo ate 4

Imagem

Registado: 14 jan 2010, 21:11

Mensagem por nuno toribio » 21 ago 2012, 19:25

father Escreveu:entao tens ai o exemplo ate 4

Imagem

:D :D :D :D :D lolaoooooooooooooooooooooo :relax: :relax: :relax:
4X4= PATROL GR.... " 4 cilindros É para MENINOS"

Mensagem por bfonseca » 21 ago 2012, 23:45

father Escreveu:entao tens ai o exemplo ate 4

Imagem

Já conhecia essa!!! :loool:
Mesmo assim nem a "taxa 4" acho cara. Há por aí mecânicos que levam 200€ por qualquer bocadido de 1,5h e sem as premissas dessa taxa.
Para além disso ainda mamam uma fortuna nas peças. :confused: :confused:

Mensagem por father » 22 ago 2012, 09:16

isso ate e facil de montar o problema e a afinaçao das peças.

mas porque dizes que precisas de mudar isso??

Mensagem por bfonseca » 25 set 2012, 17:14

O principal problema já está resolvido.
Era a BI completamente desafinada, tinha um dente da distribuição avançado. Agora já não fuma (em excesso) nem faz o barulho metálico a partir dos 70km/h.

Continua com um "tec teczinho" que se vai manter, foram revistas as capas das bielas e estão OK. Pela sugestão do mecânico, não vale a pena mexer por causa daquilo.

O que vale a pena é meter touches mecânicas pois estas a frio já começam a falhar um bocado.

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes