que outras alterações fazer quando se aumenta a suspenção

Coil-Overs, Air-Shocks, enfim, com ou sem reservatório. Bypass... You name it!!!

Registado: 06 jul 2006, 09:08

que outras alterações fazer quando se aumenta a suspenção

Mensagem por brunoftt » 16 jul 2006, 00:11

vamos fazer uma lista e tecer comentários acerca das outras alteraçoes que se tem que fazer.

pois, porque nao é só ir a loja de peças e comprar as molas e os amortecedores.

por inda ser inexperiente na materia deixo aqui o espaço para os entendidos e menos entendidos deixarem a sua opiniao.

Mensagem por brunoftt » 17 jul 2006, 01:48

alguns passos devem ser:
1 - rebaixar a caixa
2 - aumentar o suporte da barra establizadora
3 - aumentar toda a tubagem nessessária
4 - trocar os sinoblocos
5 - alinhar os eixos e direcção

falta alguma coisa?

quanto a rebaixar a caixa, que kits há?, quanto é que se pode rebaixar? alguem tem esquemas do rebaixamento?

aumentar o suporte da barra establizadora, sei que tem que ser proporcional ao aumento de altura. alguem tem esquemas?

vai ter que se aomentar tubos e cabos de travões, sensores, etc,.... alguemtem esquemas?

quanto á troca de sinoblocos, é sempre bom telos em boas condições, será necessário por algum tipo especial?

e claro tem que ficar tudo bem alinhadinho.

mais opiniões e sugestões......

ps:desculpem a minha incistencia nos esquemas, mas penso serem a melhor forma de explicar as ideias.

Registado: 10 nov 2005, 18:15

Mensagem por bruno queiros » 17 jul 2006, 11:41

Pergunta a meu ver importante: A partir de quantos cm é preciso fazer estas alterações?
Bruno Queirós
Que saudade eu tenho do TT.

Registado: 25 fev 2006, 17:36

Mensagem por piranha » 17 jul 2006, 14:25

uma coisa que eu já reparei, é que toda a gente esquece os veios de transmissâo, o mais importante numa alteração de suspensão

Mensagem por brunoftt » 17 jul 2006, 21:42

piranha Escreveu:uma coisa que eu já reparei, é que toda a gente esquece os veios de transmissâo, o mais importante numa alteração de suspensão

a que genero de alterações te referes?

e claro alguem pode responder a questao do bruno queiros

''Pergunta a meu ver importante: A partir de quantos cm é preciso fazer estas alterações?''
[/quote]
UM ABRAÇO

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 18 jul 2006, 01:35

Boas

Pelo que sei não há um ponto em que se diga, apartir daqui tem que se fazer isto e isto, é progressivo, até 4 ou 5 cms n é preciso mexer em nada porque os sintomas são quase imperceptivei, mas já la estão (direção leve, ligeiro desalinhamento do jipe em relação aos eixos, e ligeira vibração na transmição) .

Daqui para a frente os sintomas agravam-se muito chegando apontos em que tornam o jipe "incondusivel". Mas isto depende da "sensibilidade" do Bicho (condutor), há quem diga: "tá bom :cool: , siga...siga... :unibrow: : ", e há que diga " :eek: quééé isto??? :eek: "

Há varias coisas a corrigir, a maior parte delas, SEMPRE, o método ou a quantidade de correcção deve ser proporcional ao aumento, apartir de certos valores surjem cada vez mais coisas para corrigir.

O que é preciso corrigir é o seguinte:

1-Realinhar a transmição : (sintomas-vibrações na transmição)

a) Baixar a caixa (há kits para isso, mas uma tabua de cortar carne daquélas em teflon chega, ou um bocado de metal, com a forma e furação correcta.)

b) Aumentar os veios com uma "bolacha"

c) Cardan duplo para n forçar as cruzetas com angulos acentuados.

2- Realinhar tudo o que é tirantes dos eixos: (sintomas-direção ultra leve, e o jipe pareçe que vai torcido ainda que vá a direito)

a) Corrigir o angulo caster com olhais descentrados na frente ou em elevaçãos mais radicais refixar os tirantes por baixo do chassi, "fabricar" ou comprar tirantes ajustaveis para trás

b) Corrigir o desalinhamento do jipe em relação aos eixos com barras panhard ajustáveis, há a venda, mas há quem faça bem e barato. A partir de certos valores tem que se baixar pontos de fixação para evitar comportamentos "estranhos" dos eixos em cruzamentos.

c) Corrigir o comprimento e alinhamento da barra de direcção,só conheço uma solução, Corta&Solda, penso que os sintomas são guinadas constantes ao passar por altos ou resaltos.

d) Aumentar as estabilizadoras Corta&Solda

e) Amorteçedores maiores, bem...há a venda, mas refixalos n é ma ideia,
e.1) A frente, cortando o copo ou colocando aumentadores nas roscas, ou ainda comprando adaptadores espigão/olhal e por os de trá para a frente
e.2) A trás...Corta&Solda, mas é um bocado complicado.

3-"Canalizações": (rebentam ou espipam-se)

a) Aumentar os respiros dos diferenciais

b) Aumentar os tubos de travão, isso faz-se em lojas/ofiçinas que trabalhem em hidraulica e ainda metem tubo reforçado a malha d'aço.

Bem...n me alembra mais nada, mas deve haver de certeza.

Ver se ponho aqui umas fotos para se perceber melhor.

BoaSorTTe
Editado pela última vez por Eduardo em 19 jul 2006, 13:31, num total de 1 vez.

Mensagem por brunoftt » 18 jul 2006, 02:07

GRANDE EDUARDO!!!
assim aque é falar :thumbsup: [clap] [clap]
venham lá essas fotos, pois a ''linguagem de médico'' é um pouco complicada. :D

b) Corrigir o desalinhamento do jipe em relação aos eixos com barras panhard ajustáveis, há a venda, mas há quem faça bem e barato. A partir de certos valores tem que se baixar pontos de fixação para evitar comportamentos "estranhos" dos eixos em cruzamentos.

quanto a isto acho que esta ideia nao é má.
http://patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?t=2749

acho que será a isto que se refere o ponto b)

acho qua vái sair daqui um tópico para por inamovivel ....
UM ABRAÇO

Registado: 04 jan 2007, 20:41

Mensagem por nbytes » 12 nov 2007, 17:35

Eu pergunto se para eu quiser colocar uns pneus 33x12,5x15 qual a altura ideal que devo aumentar ?? +4cm chegam? Não queria estar a tirar as abas laterais!!!
O meu GR parece uma arrastadeira, penso que está rebaixado... parece que estou a entrar num carro... :crybaby: :crybaby: Ninguém me sabe dizer qual é altura que os Y60 têm de origem???

Registado: 16 nov 2006, 10:14

Mensagem por lasvegas » 28 abr 2008, 22:22

nbytes Escreveu:Eu pergunto se para eu quiser colocar uns pneus 33x12,5x15 qual a altura ideal que devo aumentar ?? +4cm chegam? Não queria estar a tirar as abas laterais!!!
O meu GR parece uma arrastadeira, penso que está rebaixado... parece que estou a entrar num carro... :crybaby: :crybaby: Ninguém me sabe dizer qual é altura que os Y60 têm de origem???

Eu meti-lhe umas molas +6cm e procomp es9000 assim de fininho e ta a rodar com 33 12.5 r15 que é uma maravilha... só tem um problema... faz uma trapidação do caneco no veio de transmissão assim que eu encosto o pé no acelerador, mas depois de ler este tópico :unibrow: acho que rebaixando a caixa ele cala-se... vamos lá ver.... :confused:
HANGAR TT

Voltar para Suspensão

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante