Em 2009 percorri com um amigo espanhol a zona costerira do Sahara Ocidental e Mauritânia.
Em 2010 visitei novamente a Mauritânia bem como uma parte do interior do Sahara Ocidental
Em 2011 cheguei até Pointe Noire no Congo-Brazzaville.
Para 2012 tinha como objectivo a cidade de Agadez no Níger para aí ficar alguns dias e conhecer o povo Tuareg. Em viagem na Mauritânia, o mau funcionamento da bomba do gasóleo, obrigou-me a recorrer à assistência oficial em Dakar sem sucesso e posteriormente com sucesso ao agente oficial em Bissau. Colocada nova bomba em Bissau e feito o ponto de situação, estava afastada desta viagem a hipótese de ida a Agadez.
O que se segue é uma síntese desta viagem onde pretendo dar a conhecer duma forma simples do vivido e sentido à medida que avançava no terreno.
Logisticamente o objectivo era chegar a Nouakchott o mais rápido possível e fazer também o regresso do mesmo modo por Nouakchott.
O realizado:
Porto – Algeciras: ida e volta 1.980 Kms em 2 dias
“Corredor” Tanger Med – Nouakchott: ida e volta 5.786 kms em 4 dias
Viagem em 10 dias com partida e volta de Nouakchott: 4.700kms
(Mauritânia, Mali, Senegal, Gambia, Senegal, Guiné Bissau, Senegal, Mali, Mauritânia)
Total: 12. 466Kms
Em Boghé, vila da Mauritânia na margem do rio Senegal, fui a pé até ao leito do rio, onde se sentia uma paz e um silêncio só quebrado por vozes de aldeãos e pelo lavar de roupas nas águas do rio.

Em África, a pureza no olhar das crianças, o sorriso simples e acolhedor das pessoas, a luta pela sobrevivência em cada momento, a ajuda nas dificuldades, as emoções à flor da pele, o viver feliz com pouco, a improvisação a cada momento provoca em mim sentimentos de maior humanidade e respeito pelos outros, mais tranquilidade, mais rigor, uma maior capacidade de trabalho, maior autonomia e um fascínio por este continente.

Viajar sozinho em África ter Africanos como companhia em partes de percurso no Defender, fazer refeições em conjunto nas aldeias em convívio, partilhando das suas culturas onde sempre fui acolhido com respeito e carinho
1º dia: de Bogué a Maghana

Trajeto próximo do rio. Dei boleia a um polícia até Maghana, tendo partilhado a refeição com os colegas no posto (leite de cabra e mandioca). Ofereci-lhes latas de atum à algarvia. Após conversa dormimos todos no posto, eles em carpetes e eu no meu saco cama. Embora não confortável fizeram questão que dormisse em segurança, pois querem que os turistas regressem ao seu país.