por pedro simoes » 26 out 2005, 11:43
em relação aos motores e como já fou aqui falado é apertar com eles e ver se a temperatura aumenta depois e com o carro a trabalhar tirar a vareta do oleo,não deve sair vapor e muito menos pingos de oleo ,o que pode significar segmentos a deixar passar compressao para o carter ou cabeça rachada em que a compressao se passa pelos tubos de retorno para o carter, depois analizar o deposito de expanssão de agua e verificar se não faz qualquer borbulhado pois se a cabeça ou junta estiverem maradas a compressão entra para o sistema de refrigeração e acaba por expulsar o anticongelante,se o que se encontra no reservatorio for agua é muito mau sinal pois causa ferrugem em varios componentes do motor como a bomba de agua.já com o carro parado retirar a tampa do motor (por onde se coloca o oleo)e procurar na tampa vestigios de uma mistura de agua e oleo que deixa uma especie de massa acastanhada. ter em atenção a possivel mistura de oleo no anticongelante ou este com o oleo.analizar os fumos de escape ,uma boa solução poderá passar por um centro de inspecção pois aqui é possivel ter uma ideia de qual o estado do motor em que o fumo branco azulado indica consumo de oleo que pode vir do turbo ou dos segmentos do motor ,no caso do turbo pode-se abrir o tubo que entra para o motor e é normal que tenha alguns vestigios de oleo mas qualquer exagero podera indicar que os retentores do turbo estão a dar as ultimas,o fumo preto pode indicar injectores desafinados especialmente se ao acelarar se notar falhas do motor ou então a bomba avançada e consumo elevado de gasoleo, e por fim o teste do som que deverá ser certinho e afinado e pode indicar algum desacerto de valvulas etc nada como ouvir umas boas maquinas a cantar para depois comparar
exprimentar sempre mais do que um carro ou então andar com o do amigo para que se possa ter uma base de comparação pois sem conhecer é impossivel comparar
cumprimentos