GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6638
Registado: 30 set 2005, 10:36
Localização: Minho

GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por terleira » 04 mar 2011, 14:49

Vou colocar aqui tudo quanto está publicado sobre o GPL e suas características.

http://pt.wikipedia.org/wiki/GPL_Auto
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 272
Registado: 27 out 2005, 21:52
Localização: Lavadores - VN Gaia

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por nunogueira » 05 mar 2011, 09:34

Viva,

Há dias vi uma Berlingo á venda que dizia no vidro, GPL e Diesel. Será possível gpl em diesel?

Cumprimenttos,
NN

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6638
Registado: 30 set 2005, 10:36
Localização: Minho

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por terleira » 08 mar 2011, 18:02

nunogueira Escreveu:Viva,

Há dias vi uma Berlingo á venda que dizia no vidro, GPL e Diesel. Será possível gpl em diesel?

Cumprimenttos,
NN


Possivel é... Já compensar...!!?!? Não. :fiuu:
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 272
Registado: 27 out 2005, 21:52
Localização: Lavadores - VN Gaia

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por nunogueira » 09 mar 2011, 15:42

terleira Escreveu:
nunogueira Escreveu:Viva,

Há dias vi uma Berlingo á venda que dizia no vidro, GPL e Diesel. Será possível gpl em diesel?

Cumprimenttos,
NN


Possivel é... Já compensar...!!?!? Não. :fiuu:



Porque dizes não compensar? pelo elevado custo de instalação? mesmo nos nossos motores que gastam muito?

Cump.
NN

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5366
Registado: 02 nov 2009, 12:01
Localização: Guimarães

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por Gil » 09 mar 2011, 16:53

terleira Escreveu:
nunogueira Escreveu:Viva,

Há dias vi uma Berlingo á venda que dizia no vidro, GPL e Diesel. Será possível gpl em diesel?

Cumprimenttos,
NN


Possivel é... Já compensar...!!?!? Não. :fiuu:


acho que não é possivel.
sou do Vitória até morrer!

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 173
Registado: 14 out 2008, 19:42
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 12 mar 2011, 14:25

É possivel e num diesel com a conversao fica mais potente mas caro
A aventura começa quando a estrada acaba
Rui Fernandes

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5366
Registado: 02 nov 2009, 12:01
Localização: Guimarães

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por Gil » 12 mar 2011, 14:46

RUIMTFERNANDES Escreveu:É possivel e num diesel com a conversao fica mais potente mas caro


bom, é pk é :D
sou do Vitória até morrer!

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1537
Registado: 14 jun 2007, 16:09
Localização: Faro

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por midnightlimb » 12 mar 2011, 21:15

RUIMTFERNANDES Escreveu:É possivel e num diesel com a conversao fica mais potente mas caro


Explica lá isso melhor, camarada! Quem faz isso? vantagens, etc... Abraço

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 173
Registado: 14 out 2008, 19:42
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 13 mar 2011, 21:53

"Os combustíveis convencionais (gasolina e gasóleo) são caros e emitem substâncias tóxicas que poluem o ar. O GPL é seguro e amigo do ambiente.
Na esteira da consciência ambiental e da recessão económica, a mudança para um combustível como o GPL parece ser o passo na direcção certa.
Mudar a sua frota para GPL, um combustível verde, pode atrair clientes, por estar a zelar pela ecologia mundial, reduzindo as emissões de chumbo, benzeno e emissões de gases que provocam efeito de estufa.
O GPL não é corrosivo e, portanto, não reage com as peças do motor, aumentando assim a vida do mesmo. Proprietários de frotas de camiões são frequentemente confrontados com o desafio de gerir os custos dos combustíveis e de manutenção dos seus veículos. A utilização de GPL como combustível permite reduzir os custos dos combustíveis em pelo menos 10%.
O GPL em motores a gasóleo funciona em sistema de fumigação, o que dá a qualquer motor maior potência (entre 15% e 25% mais binário e cavalos), o que proporciona aos transportes pesados uma maior eficiência.
Com o ECO-GPL pode ajudá-lo a aumentar o seu negócio mantendo a sua frota em bom estado de conservação e ao mesmo tempo reduzir os custos."
"Ottorização:
Uma técnica é modificar o motor Diesel em motor de ciclo Otto, modificando a cabeça dos cilindros de forma a criar uma câmara de combustão (ou mesmo substituindo-os por uns já preparados para o efeito) e a cabeça do motor de forma a poderem ser utilizadas velas de ignição. A esta alteração mecânica acompanha a inclusão dum mecanismo para comando da ignição. Esta técnica tem como grande vantagem o motor ficar a trabalhar 100% a GPL ou gás natural. As desvantagens são o elevado custo, o risco da conversão e a perda da eficiência como motor Diesel. Apenas em alguns países Asiáticos se comercializam Kits completos e se fazem um reduzido número de conversões deste tipo.
Dual-Fuel:
Trata-se na verdade numa conversão dum veículo Diesel para um veículo que passa a consumir simultaneamente Diesel e GPL ou Gás Natural. Este tipo de solução é conhecida desde o tempo do inventor do motor Diesel, Rudolph Diesel, verificou que adicionando uma certa quantidade de Gás Natural ao ar da admissão (conhecido como fumigação), o motor aumentava consideravelmente a potência e diminuía drasticamente o fumo. Entre estes existem os de injecção directa de Gás Natural que conseguem taxas de substituição na ordem dos 80%, tendo já conseguido chegar aos 95% em condições muito específicas de funcionamento do motor. Para cada litro de Diesel substituído, torna-se necessário cerca de 1,5 litros de Gás Natural, sendo a diferença de custo entre os dois combustíveis o factor de peso em termos económicos. Para as emissões de gases poluentes as vantagens são notórias. De momento os equipamentos que existem são específicos para determinados modelos (veículos pesados apenas) e a conversão ultrapassa os 20.000€, um valor ainda elevado mesmo olhando ao custo total dum veículo pesado e da economia em combustível que resulta da transformação. Outra técnica usada nos sistemas Dual-Fuel é a de injectar GPL ou Gás Natural através da admissão misturado com o ar. São normalmente sistemas “não invasivos”, ou seja, não alteram a mecânica original do veículo nem os seus componentes. O gás faz aumentar a eficiência do motor, podendo aumentar a potência e binário, devendo no entanto evitar que se ultrapassem os valores máximos dados pelo fabricante a fim de não prejudicar a longevidade do motor. As percentagens de substituição de Diesel que se obtêm dependem do equipamento, motor, tipo de utilização e se usamos GPL ou Gás Natural. Sistemas mais evoluídos conseguem já valores de consumo totais de GPL + Diesel inferiores a consumos só de Diesel antes da conversão, trata-se de um salto importante tanto a nível económico como de redução de emissões. Nestes sistemas a principal função do GPL é melhorar a eficiência de combustão do Diesel, não necessitando por isso de grandes quantidades de substituição. Genericamente a redução de consumo de Diesel pode ir dos 15% aos 45%, com adição entre 8% a 20% de GPL. Utilizando Gás Natural esta percentagens podem ser superiores.

Quanto às emissões de gases poluentes, a opacidade (fumo) e partículas diminuem drasticamente (pode chegar aos 80%) e o CO2 (12%) e os NOx (30%) também têm diminuições significativas. Com o GPL pode verificar-se um aumento dos HC.
Esta tecnologia (Dual-Fuel, injecção indirecta) acaba de chegar a Portugal despertando desde logo um grande interesse principalmente nas empresas de transportes. Poderá ser uma solução de redução de custos e de alguns agentes poluidores, onde não é ainda viável a utilização de outras alternativas ao Diesel."
"Automóveis a Diesel com GPL ?

Será Compativel?
14-10-2006

A Resposta é Afirmativa, no entanto tem os seus "Q's"...

GPL EM MOTORES DIESEL - FICÇÃO OU REALIDADE ?

A instalação de sistemas de GPL e GNC em veículos Diesel é não só possível como tem sido largamente implementada (fora de Portugal) em veículos pesados com o objectivo principal de reduzir a poluição...

A título de exemplo aqui vai um link da IWEMA, que é a principal especialista da Europa em instalações de GPL em Range e LandRovers: IWEMA enterprise, diesel on LPG (refira-se que os sistemas aqui patentes são aspirados, com misturador, pelo que estão longe de ser os mais eficientes).

Há vários processos de fazer a transformação, aqui vão eles por ordem cronológica do seu aparecimento:

1) "Downgrade" de um motor Diesel...o motor é transformado num motor de ignição por faísca (vulgo gasolina) através da instalação de um sistema de ignição (velas, cabos, bobine, centralina, etc) e redução da taxa de compressão.
Para além do custo elevado isto implica uma diminuição da eficiência do motor em cerca de 30%(um motor de ignição por faísca é muito menos eficiente do que um Diesel), o que anula parcialmente os ganhos conseguidos com o GPL...

2) Fumigação de GPL no colector de admissão(com misturador, injecção gasosa ou injecção líquida)...como o GPL tem uma octanagem elevada suporta a compressão elevada sem detonar desde que a mistura seja suficientemente pobre.
Isto permite a entrada no motor de uma mistura GPL-ar que sofre ignição apenas quando o gasóleo é injectado. A quantidade máxima de GPL injectado aumenta com o grau de sofisticação da gestão da mesma, e com o tipo de injecção do motor Diesel,sendo que com injecção directa e uma centralina própria é possível substituir 70% do gasóleo por GPL...no entanto em termos energéticos 1litro de gasóleo corresponde a aproximadamente 1,3 litros de GPL, portanto com o GPL a 0,55€, corresponderia a um preço equivalente de gasóleo de 0,70€...nos motores mais antigos(em que a queima do gasóleo é incompleta, o que pode ser aferido pela quantidade de fumo produzida) há ainda um ganho ao queimar o carbono que normalmente seria libertado que pode resultar numa diminuição do consumo total em 30%, mas em motores novos common-rail de segunda geração este ganho pode ser de apenas 5%...

3) A grande promessa para o futuro é no entanto a injecção directa de GNC na câmara de combustão, com o que seria possível substituir 95% do gasóleo...estão neste momento em investigação e desenvolvimento sistemas deste tipo, mas como me pediram sigilo, mais não digo...

NOTAS FINAIS:

Em qualquer destes sistemas o motor queima sempre em simultâneo gasóleo e GPL, o que aliado ao facto destes sistemas custarem a partir de 3000€, torna a transformação pouco atractiva. No entanto o motor recebe um bónus que pode ir até aos 30% de potência extra o que é um incentivo, além disso o depósito de GPL pode ser mais pequeno do que o habitual, uma vez que o carro continua a consumir gasóleo....

Agora cada um que faça as suas próprias contas...


Autor : RDD48856
Em nome da Autogas.co.pt Agradecemos a Sua Contribuição.

http://www.autogas.pt/index.php?aid=21
A aventura começa quando a estrada acaba
Rui Fernandes

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 173
Registado: 14 out 2008, 19:42
Localização: Vila Nova de Famalicão

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por RUIMTFERNANDES » 13 mar 2011, 21:54

É só "GOOGLAR" :D
A aventura começa quando a estrada acaba
Rui Fernandes

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1537
Registado: 14 jun 2007, 16:09
Localização: Faro

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por midnightlimb » 13 mar 2011, 22:07

A quem interessar, tb tenho esta resposta do sr Pedro Paiva da Master Gás a quem, desde já, agradeço:

"A tecnologia do GPL para motores a gasoleo é bastante diferente da sua congenere de gasolina. O equipamento Diesel/GPL funciona em dual fuel e apenas consegue uma poupança efectiva de 10% até 20%. Pelo que será sempre mais indicada para viaturas pesadas, pois normalmente têm consumos muito elevados e efectuam muitos Kms por ano. Também existe a possibilidade de instalar este equipamento em viaturas ligeiras, mas terão de efectuar bastantes Kms por ano, pois de outra forma o equipamento compensaria apenas pelo aumento de potencia que se situa entre os 15% e os 20%.
O equipamento para a sua viatura tem o custo de 1200,00 Euros , sendo que este valor já inclui o processo de legalização e a inspecção, o primeiro depósito de GPL totalmente cheio e também está incluido o IVA.
Com uma poupança de custos com combustivel de 10% a 20% é só efectuar as contas e ver se compensa"

Tem o custo para um y61... Poderá ser interessante.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 272
Registado: 27 out 2005, 21:52
Localização: Lavadores - VN Gaia

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por nunogueira » 25 mar 2011, 13:09

Realmente, quem fizer alguns km e quiser ao mesmo tempo aumentar a potência do patroleiro tem aqui uma boa solução!

Os 1200eur dão para 905 litros de gasoleo (preço por litro ao dia de hoje aqui na bomba do Jumbo Gaia 1,325), são muitos litros e no meu caso (pneus e modo de condução) dá para aproximadamente 6500Km. Eu não faço estes Km num ano, talvez em dois anos. Como se poupa entre 10% a 20%, tomando para exemplo 15%, do combustivel gasto, eu demoraria 30 anos para pagar o investimento!!! No meu caso não compensa de forma alguma!!!

Para quem tiver os jipes a gastar 20l aos 100Km e fizer muitos Km por ano pode compensar!

Obrigado pelos esclarecimentos.
NN

 
Mensagens: 3118
Registado: 15 mar 2006, 18:45
Localização: guimarães

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por pepo29 » 25 mar 2011, 20:46

ainda era bonito ver um GR com GPL :puke:

A mala ja mal tem espaço pra minis que fará ainda ter que levar com um jirafom d gaz propano [}:)]
todo tipo de acessorios 4X4 : http://www.fracing4x4.com

facebook : http://www.facebook.com/Fracing4x4

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 644
Registado: 21 fev 2007, 09:49
Localização: Braga

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por Jorge_JLCV » 25 mar 2011, 21:37

Eu tenho gpl no meu jimny e posso dizer que o único inconveniente é o facto de ter ficado sem a pequena mala
que tinha.
Em contra partida depois de fazer 20.000km tinha o investimento de 1600€ pago, e continuo a poupar no dia a dia com gpl a 0.64€. Compreendo que o gpl seja um bicho de sete cabeças para quem não está dentro do assunto mas para mim foi o dinheiro mais bem gasto no jipe. Resta-me dizer que em 30.000km a gpl gastei 20€ num filtro de gpl.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 272
Registado: 27 out 2005, 21:52
Localização: Lavadores - VN Gaia

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por nunogueira » 28 mar 2011, 10:13

Viva Jorge,

Mas o teu JImny é a gasolina ou diesel? Se nos casos dos diesel a poupança fosse a mesma eu ponha sem sombra de dúvidas mesmo fazendo poucos Km como faço!


Cump
NN

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 644
Registado: 21 fev 2007, 09:49
Localização: Braga

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por Jorge_JLCV » 28 mar 2011, 12:43

nunogueira Escreveu:Viva Jorge,

Mas o teu JImny é a gasolina ou diesel? Se nos casos dos diesel a poupança fosse a mesma eu ponha sem sombra de dúvidas mesmo fazendo poucos Km como faço!


Cump
NN


O meu é 1.3 16v a gasolina, mas gosta mais do GPL. :loool: :loool:

 
Mensagens: 330
Registado: 05 jun 2010, 23:26
Localização: Valongo

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por chefe Gonçalo » 28 mar 2011, 21:13

nunogueira Escreveu:Viva Jorge,

Mas o teu JImny é a gasolina ou diesel? Se nos casos dos diesel a poupança fosse a mesma eu ponha sem sombra de dúvidas mesmo fazendo poucos Km como faço!


Cump
NN



como é possivel meter gpl num motor a diesel?
Em pequenino a minha professora perguntou: "Gonçalo, que queres ser quando fores grande?" e eu respondi "Quero ter 6 cilindros e ser um patrol." Nada mudou desde então.

cumprimentos

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 272
Registado: 27 out 2005, 21:52
Localização: Lavadores - VN Gaia

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por nunogueira » 28 mar 2011, 23:44

chefe Gonçalo Escreveu:
nunogueira Escreveu:Viva Jorge,

Mas o teu JImny é a gasolina ou diesel? Se nos casos dos diesel a poupança fosse a mesma eu ponha sem sombra de dúvidas mesmo fazendo poucos Km como faço!


Cump
NN



como é possivel meter gpl num motor a diesel?


É tão simples como ler este tópico desde o inicio!

Cump
NN

 
Mensagens: 330
Registado: 05 jun 2010, 23:26
Localização: Valongo

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por chefe Gonçalo » 29 mar 2011, 15:03

nunogueira Escreveu:
chefe Gonçalo Escreveu:
nunogueira Escreveu:Viva Jorge,

Mas o teu JImny é a gasolina ou diesel? Se nos casos dos diesel a poupança fosse a mesma eu ponha sem sombra de dúvidas mesmo fazendo poucos Km como faço!


Cump
NN



como é possivel meter gpl num motor a diesel?


É tão simples como ler este tópico desde o inicio!

Cump
NN



muito bem visto, quem diria :ave:
Em pequenino a minha professora perguntou: "Gonçalo, que queres ser quando fores grande?" e eu respondi "Quero ter 6 cilindros e ser um patrol." Nada mudou desde então.

cumprimentos

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 148
Registado: 20 jan 2009, 23:25

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por McM » 04 abr 2011, 21:56

Penso que está aqui um bom exemplo:

Devagar devagarinho, parado!

 
Mensagens: 330
Registado: 05 jun 2010, 23:26
Localização: Valongo

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por chefe Gonçalo » 07 abr 2011, 19:12

McM Escreveu:Penso que está aqui um bom exemplo:




nao era suposto reduzir o fumo?
Em pequenino a minha professora perguntou: "Gonçalo, que queres ser quando fores grande?" e eu respondi "Quero ter 6 cilindros e ser um patrol." Nada mudou desde então.

cumprimentos

 
Mensagens: 163
Registado: 23 nov 2010, 20:47
Localização: penafiel

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por pedrobora » 07 abr 2011, 20:28

o meu samurai tambem e a gpl ,compensar compenca mas o jipe tem menos forca a gpl e o relantim fica mais baixo se a gazolina nao foce tao cara andava sempre a gazolina axo k o motor a gazolina iria durar mais tempo e o jipe tem outra alma, mas nao s pode ter tudo :oops:

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1537
Registado: 14 jun 2007, 16:09
Localização: Faro

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por midnightlimb » 14 abr 2011, 16:50

midnightlimb Escreveu:A quem interessar, tb tenho esta resposta do sr Pedro Paiva da Master Gás a quem, desde já, agradeço:

"A tecnologia do GPL para motores a gasoleo é bastante diferente da sua congenere de gasolina. O equipamento Diesel/GPL funciona em dual fuel e apenas consegue uma poupança efectiva de 10% até 20%. Pelo que será sempre mais indicada para viaturas pesadas, pois normalmente têm consumos muito elevados e efectuam muitos Kms por ano. Também existe a possibilidade de instalar este equipamento em viaturas ligeiras, mas terão de efectuar bastantes Kms por ano, pois de outra forma o equipamento compensaria apenas pelo aumento de potencia que se situa entre os 15% e os 20%.
O equipamento para a sua viatura tem o custo de 1200,00 Euros , sendo que este valor já inclui o processo de legalização e a inspecção, o primeiro depósito de GPL totalmente cheio e também está incluido o IVA.
Com uma poupança de custos com combustivel de 10% a 20% é só efectuar as contas e ver se compensa"

Tem o custo para um y61... Poderá ser interessante.


Lê o post...

qto ao disel ou gasolina a GPL, não tem nada a ver. No carro a gasolina, o motor ou funciona a gás ou a gasolina... só com um deles apenas e com o gás, perde rendimento. No motor a diesel o carro continuaa queimar gasoleo mas um parte desse consumo é substituído por gás... Fica a usar os dois simultaneamente, o que facilita e melhora a mistura e aumenta a cavalagem e binário. :cool:

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 644
Registado: 21 fev 2007, 09:49
Localização: Braga

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por Jorge_JLCV » 18 abr 2011, 20:46

Os sistemas de GPL antigos (aspirados) vieram dar má fama ao gpl pois perdiam rendimento, mandavam rateres, desafinavam constantemente e rebentavam com as caixas de filtro de ar, os novos sistemas (injecção multi ponto) não sofrem de nenhum desses males, e quando é preciso rectificar alguma coisa usa-se o computador ligado à centralina do GPL e não a chave de fendas.

Ainda ontem abasteci GPL a 0.64€ o litro.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6638
Registado: 30 set 2005, 10:36
Localização: Minho

Re: GPL - VANTAGENS, APLICAÇÃO, MANUTENÇÃO, INVESTIMENTO

Mensagem por terleira » 18 abr 2011, 22:06

Jorge_JLCV Escreveu:Os sistemas de GPL antigos (aspirados) vieram dar má fama ao gpl pois perdiam rendimento, mandavam rateres, desafinavam constantemente e rebentavam com as caixas de filtro de ar, os novos sistemas (injecção multi ponto) não sofrem de nenhum desses males, e quando é preciso rectificar alguma coisa usa-se o computador ligado à centralina do GPL e não a chave de fendas.

Ainda ontem abasteci GPL a 0.64€ o litro.


No meu caso... é a alteração que terei de fazer!
Evitem criar tópicos desnecessários. Procurem antes de Postar.
Utilizem o SUPORTE.
Má educação e comportamento abusivo sem tolerância.
Ler não é falar. Cuidado com a má interpretação.

Forum PATROL AVENTURA o maior de todo-o-terreno em Portugal.


Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes