Apresento-vos a minha VI73LA:

- 1990: Aquisição do veículo pelo meu pai. BJ73 250 TD Intercooler. “O VM do papá!”
- 1990 a 94: umas rodinhas sujas de lama, uma antena partida na laranjeira do quintal e muitos litros de água na chapa e jantinhas.
- 1994: Um puto de 15 anos começa a ensinar o caminho do pasto.
- 1998: O já não puto recebe a Vitela de herança.
- 1998 a 2001: Alguns up-grades: antena “retirada”, parafuso de batente do acelerador apertado, tinta dos pára-choques reforçada, estribos espalmados com direito a cabeça dos parafusos esmagada (sistema anti-roubo), encosto do banco traseiro rebaixado, BFG AT 235/85, sistema de ancoragem CAT & JCB e Co. Lda.
Resumindo, houve uma tentativa persuasiva de deixar o mais original possível.

- 2002: Fim da Dinastia VM. Entrada da Dinastia B. “0 aos 100 em 4h”.
Mudança de Vitela para Baca, ainda por cima com direito a má aplicação por parte da SC em Braga.
Perdeu-se um motor excelente (minha opinião), com prestações brutais, original do carro. Motivo: parafuso do batente do acelerador apertado demais! Motor demasiadas vezes ao limite da rotação. Condutor Jovem e toleravelmente inconsciente..
- 2002 a 2006: uma junta homocinética, um conjunto roda coroa, dois apoios de motor, 4 da caixa, 3 pares de BFG AT 235/85 e uma carrada de sustos.
- 11/2006: Fim da dinastia B. O trágico aconteceu.
- 2007: Parada a aguardar decisão de tribunal. Aquisição do irmão HDJ100.
- 2008: 1ª tentativa de reconstrução.
- 2009: a continuar a tentar.
- 2010: Dinastia KZ7 3VO - em evolução
- Motor 1KZ-T;
- Caixa VX;
- turbo de geometria variável c/ regulação no interior;
- bomba injectora modificada;
- suspensão helicoidal;
- Jantezinhas XPTO com pneus à maneira;
- botões prelim-pim-pim ;
- mais qualquer coisa que ainda vai ter e outras que não me lembro.
O importante é que entre 2006 e 2010 tudo poderia ter acontecido. O Abate, a venda, a reconstrução.. “tenho um carro parado em tal sitio, oh pah, curto N o carro mas ninguém dá solução….”
Tenho a agradecer a alguns amigos e ao FLC que me permitiram e permitem manter jipe na família.
Beijinhos e abracinhos,
PAS