Problema?? Y61 td6 de 99

Registado: 19 jan 2011, 00:10

Problema?? Y61 td6 de 99

Mensagem por dave_sjm » 17 fev 2011, 18:38

boas
Tenho uma duvida e aqui os mais entendidos são capazes de saber do que se trata.
Detectei isto depois de estar com um amigo que tb tem um 61 do mesmo ano, é o seguinte:
no 61 do meu amigo quando está ligado em ponto morto, ao acelerar suavemente as rotações sobem tambem de forma suave, mas quando está uma mudança qualquer engrenada, sempre com o pé na embraiagem, ao acelerar as rotações sobem de forma mais forte e rápida. no meu quando faço o mesmo (com mudança engrenada e pé na embraiagem) as rotaçoes sobem da mm forma (como se estivesse em ponto morto), realmente tenho notado o animal um bocado molengao e perde em subidas.O turbo está a carregar bem, mas só em rotaçoes acima das 2000 é que ele se mostra mais disponivel.
Alguem me sabe dizer se há aqui alguma coisa de errado?
Cumprimentos
David Ferreira

Re: Problema?? Y61 td6 de 99

Mensagem por dave_sjm » 17 fev 2011, 19:03

Já me deram várias teorias..
Uma delas, quando a correia de distribuiçao foi mudada, o motor foi colocado ao ponto mas a polie da bomba pode nao estar (ao ponto) , que basta estar um dente atras ou á frente que pode ser dai.
Outra teoria é dar lhe umas gazadas pq o carro esta muito preso por causa da conduçao mais pacata do antigo dono.
Outra teoria será algo do foro eléctrico, em que ao engrenar a mudança, dá um sinal para o acelerador electronico, e para a bomba de forma a ter o power disponivel...

Registado: 01 fev 2011, 20:00

Mensagem por Raal » 17 fev 2011, 19:06

Boas!
Tens a revisão em dia filtros bem limpinhos principal// o de ar??
Opah pode ser alguma cena entupida tipo filtro de gasoleo ja velho ....agr n sei!
Depende se tens revisão em dia ou nao!
Se nao tens faz e exprimenta se nao temos que pensar noutro problema!
Espero ajudar..
2GR's e 1Dono maluco

Mensagem por dave_sjm » 17 fev 2011, 19:17

o gr tem agora 129 mil km, mudei lhe o oleo, antes disso tinha mudado os filtros (mas na mao do antigo dono), eu comprei-o há cerca de 2 semanas e parece impecavel em tudo, tirando esse pormenor...
haverá alguma valvula, ou relé k dê o sinal em como a mudança está engrenada e faça com que ele aumente as rotaçoes mais rapido??
a minha duvida maior está ai...ainda nao sou muito conhecedor destas mecanicas, se houver alguem que me confirme isso, agradeço, assim dou mais depressa com o problema ;)
Atençao, este gr está completamente stock e sempre foi carro de estrada. ja andei debaixo dele, e nao se vêm marcas nem nada a babar, nesse ponto tá sequinho...

Registado: 21 ago 2005, 20:54

Mensagem por José M Barateiro » 17 fev 2011, 19:31

essa das rotações subirem de uma forma diferente dependendo se está uma mudança engatada ou não...nunca tinha ouvido, mas como de mecanica nada sei :D quanto ao achares que que ele "morre" um pouco espreita o filtro do ar digo isto por expriência própia, tenho um igual e com o filtro limpo é outra coisa ou então pode ser a maf....digo eu...

Mensagem por dave_sjm » 17 fev 2011, 19:35

José M Barateiro Escreveu:essa das rotações subirem de uma forma diferente dependendo se está uma mudança engatada ou não...nunca tinha ouvido, mas como de mecanica nada sei :D quanto ao achares que que ele "morre" um pouco espreita o filtro do ar digo isto por expriência própia, tenho um igual e com o filtro limpo é outra coisa ou então pode ser a maf....digo eu...

Eu tambem nunca tinha ouvido nessa diferença, até ter o meu ao lado do gr do meu amigo e ver isso a acontecer.
Basta carregar da mesma forma no acelerador, mas a maneira como as rotaçoes sobem no dele, nao tem nada a ver...

Registado: 06 set 2006, 16:35

Mensagem por daniel1 » 17 fev 2011, 21:02

posso tar enganado mas isso deve ser como nos audis com a embraiagem em baixo sobe mais rapido as rotaçoes e descem mais rapido tambem. nota-s o motor mais rapido. se for igual deves ser uma valvula k tem no pedal avariada e nao enforma a centralina se a embraiagem ta em baixo ou em cima.

ps: quando montei o cruise control no meu audi A4 ele nao funcionava pk essa peça tava avariada e enformava a centralina que a embraiagem estava em baixo.

posso estar a dizer uma asneira muito grande mas nos audis tenho a certeza que e assim que funciona.

abraço

Mensagem por dave_sjm » 17 fev 2011, 21:13

daniel1 Escreveu:posso tar enganado mas isso deve ser como nos audis com a embraiagem em baixo sobe mais rapido as rotaçoes e descem mais rapido tambem. nota-s o motor mais rapido. se for igual deves ser uma valvula k tem no pedal avariada e nao enforma a centralina se a embraiagem ta em baixo ou em cima.

ps: quando montei o cruise control no meu audi A4 ele nao funcionava pk essa peça tava avariada e enformava a centralina que a embraiagem estava em baixo.

posso estar a dizer uma asneira muito grande mas nos audis tenho a certeza que e assim que funciona.

abraço

Pelo menos já é mais uma coisa que posso ver ;) tb ando ás apalpadelas a ver se descubro o rato.
mas há aqui uma coisa que nao encaixa bem nessa teoria, passo a explicar ;) qd se liga o botaozinho "heat" qd ele tá frio, as rotaçoes sobem um bocado (normal) sempre que carrego na embraiagem as rotaçoes voltam ao normal, ou seja, se essa valvula for a mesma para ambas as funçoes, nao está parida...
vamos a ver se mais alguem se acusa com uma possivel soluçao ;)
é que prefiro estar mais informado do que o meter no mecanico e andar ás aranhas e lixar me com a conta da mao-de-obra ehehehh

Abraços

Registado: 17 ago 2007, 00:03

Mensagem por bnascimentomelo » 18 fev 2011, 16:35

Acho que o teu carro tem a EGR e a válvula de Throttle com o funcionamento original e que o GR do teu amigo tem a EGR anulada bem como a válvula de throttle aberta.

Lê este tópico: http://www.patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?f=4&t=2126

Depois diz qq coisa.

Acerca do comportamento na subida de rotações, a temperatura do motor também conta (a válvula de throttle só abre totalmente após os 70º).

Recomendo:
. desmontar esta válvula e abri-la;
. tapar o tubo de vácuo à EGR.

Cumprimentos
Bruno
Y61 TD6 de 1998
Frontera A VM2.5 de 1998

Mensagem por dave_sjm » 18 fev 2011, 20:02

bnascimentomelo Escreveu:Acho que o teu carro tem a EGR e a válvula de Throttle com o funcionamento original e que o GR do teu amigo tem a EGR anulada bem como a válvula de throttle aberta.

Lê este tópico: http://www.patrolaventura.pt/forum/viewtopic.php?f=4&t=2126

Depois diz qq coisa.

Acerca do comportamento na subida de rotações, a temperatura do motor também conta (a válvula de throttle só abre totalmente após os 70º).

Recomendo:
. desmontar esta válvula e abri-la;
. tapar o tubo de vácuo à EGR.

Cumprimentos
Bruno

Boas
Tenho quase a certeza que ele nao lhe mexeu, até porque cheguei lhe a falar dakilo que li nesse tópico,
pode ser que a throttle valve dele possa estar berrada...
alguem nota esta diferença de aceleraçoes com mudança engrenada e sem estar engrenada??Em carro de origem, claro ;)
vou ttentar fazer essa avaria de desligar o tubo de vácuo e tamponar na saida da bomba pra ver se ele faz a mesma coisa que o dele.

Registado: 28 jun 2007, 07:20

Mensagem por Paulo Gonçalves » 19 fev 2011, 09:29

já tive 2 e fazia igual nos dois, julgo que seja da electrónica (pedal eléctrico), meti a pouco bomba mecanica e não me tenho apercebido dele voltar a fazer :cool: :friends:

Mensagem por dave_sjm » 19 fev 2011, 17:56

Paulo Gonçalves Escreveu:já tive 2 e fazia igual nos dois, julgo que seja da electrónica (pedal eléctrico), meti a pouco bomba mecanica e não me tenho apercebido dele voltar a fazer :cool: :friends:

Ou seja, é normal então neste modelo ele fazer aquela diferença de aceleração?
vou ter k ver se anda algum relé marado ali no meio e apontar para o pedal electrico a proxima vez que for ao mecanico.
Alguma ideia de valores da peça?
Obrigado ;)

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes