Colocar ou não Intercooler no Patrol GR Y60 de 1993? Ajuda..

Registado: 10 abr 2006, 19:48

Colocar ou não Intercooler no Patrol GR Y60 de 1993? Ajuda..

Mensagem por PJHO » 11 abr 2006, 14:33

Olá a todos!

Sei que já houve pelo menos um tópico com um assunto parecido mas que não me esclareceu convenientemente as minhas questões.

1.º - Quais o ganhos médios em potência e binário que efectivamente já constataram com a inclusão de intercooler?
2.º - O meu GR tem radiador do óleo e os limpa faróis à frente o que limita a colocação do Intercooler na frontal, para além de poder até tirar algum rendimento ao radiador (julgo eu). Qual será a melhor solução? Intercooler à frente ou em cima com abertura no capot? Em cima não apanha menos ar?
3.º - A inclusão do Intercooler é ou não vantajosa para o motor? Conhecem desvantagens para a mecânica?
4.º - Há algum kit que aconselhem? Têm ideia de valores com tudo montado e a funcionar?
5.º - Para o TT comum que decorre a baixa velocidade e por isso o fluxo de ar que passa no intercooler é menor há vantagem?
6.º Na Auto Fernandes falaram-me de um intercooler ar/água e na Automotor Sport disseram-me que isso não valia nada... (o 1.º é mais do dobro do preço - de 1100 a 1300 €).

Em suma sim ou não?

Agradeço desde já o vosso contributo. Há mais de 2 anos que estou com esta dúvida. Quando voltar de Angola em férias ou definitivamente acho que vou montar um ic. No Verão passado com aquela vaga de calor o bixo estava muito encalorado. Não houve stress mas o ponteiro da temp subiu quase até aos 3/4.
Acho que este tópico pode contribuir para outros que têm a mesma dúvida.
Help please...
:confused:

O meu bixo rodas:
https://patrolaventura.pt/viewtopic.php?t=1864
GR de 1993 com 128000Km
Editado pela última vez por PJHO em 27 abr 2006, 21:20, num total de 1 vez.

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 24 abr 2006, 18:18

Boas

eu ainda n tenho IC mas pelo que sei ( no site françês patrol-gr.net tens muita inf. acerca disso e vários exemplos) aqui vai:

1º n faço ideia mas quem tem garantiu-me que se nota bem a diferença

2º se tem radiador do óleo melhor pra ti, o modelo de IC que é mais usado pelo pessoal que comenta no patrol-gr.net é o do "renô" 5 GT turbo
que é mais ou menos do tamanho do teu radiador do oleo, e usado á frente vai ocupar o lado direito(visto de frente) do radiador que se vê, que senão me engano é o do ar cond.( este é que podia sair, pa dar mais espaço e fluxo de ar, dizquedise que dá para usar o compressor do A.C. para enxer os pneus alguem confirma??, mas isso é outra historia).
Se o puséres a frente tens maior aproveitamento porque mesmo parado a ventuinha está sempre a funçionar(mas tens pouco espáço)
Se o puseres em cima tens mais espaço, mas ou lhe aplicas uma ventuinha independente ou não teras grande aproveitamento a baixa veloç. e depois tems a entrada de ar que tens que aplicar no capô,( se tiveres um bom projecto e algum capital esta é a melhor solução, se quiseres uma coisa menos complicada que te dê mais algums cavalitos mete á frente.)

3º o IC é bastante vantajoso para o motor(n faço ideia porque é que a nissan n os montou de origem, já que quase todos os carros TD de 93 pá frente trasem de origem). Desvantagens n conheço, bem,estás a aumentar as linhas de admissão, se há altura para meteres o turbo a 1bar é agora.

4º n conheço KIT's mas acho que á ( não sou muito adepto de KIT's, costuman ser coisas simples pelas quais cobram um dinheirão.)

5º como já disse em cima, ou pões na frente e tems sempre fluxo da ventuinha, ou poes em cima com uma ventuinha acoplada, que já agora te vai refrescar toda aquela zona do motor que costuma sofrer de "stress".

6º AR/Àgua, se euros "no problem" sem duvida é o melhor.
Que n vale nada.....Bem.... se calhar n vale... afinal os profiçionais são eles.

quase até 3/4....n é muito bom sinal, o meu raramente chega ao meio nem em subidões de lama com prego a fundo, nem em pleno verão a passear "camones" nas areias de D.Dinis.( mas levou radiador novo e bomba de água nova a um par d'anitos.)

espero ter ajudado( vê o site que te falei, depois de te registares tens acesso a mais coisas, muita inf.)

BoaSorTTe

Obrigado

Mensagem por PJHO » 27 abr 2006, 21:18

Obrigado Eduardo!
Estou a ver que és um expert! [clap]

Quanto ao aquecimento a única vez que isso aconteceu deviam estar para aí uns 40º e estava parado numa bicha de trânsito na autoestrada à chegada da praia (foram cerca de 4 a 5 Km de pára-arranca). Imediatamente antes tinha feito para aí uns 100 km a 130-150Km/h.
Não chegou a haver stress... Normalmente é raro subir do meio. :confused:

Pode ser que com o IC isso melhore.

Abraço.

Registado: 09 jun 2006, 09:13

Mensagem por jfalcao » 09 jun 2006, 09:40

Comecei agora a vir a este fórum, pois quero comprar um patrol e ando-me a informar das características deste modelo. De jipes ainda não percebo nada, mas hei-de entender um bocado mais com o tempo.

Eu não tenho muitos conhecimentos de mecânica, mas depois de ler isto fiquei com uma dúvida:

- Com o ic vai-se pôr mais ar nos cilindros, pois ele arrefece e consegue-se mais oxigénio no mesmo espaço, certo?

- O combustão vai ser melhor porque tem mais oxigénio;

- A combustão é melhor logo também desenvolve mais calor, será?

Agora a minha pergunta:

Pela forma como eu estou a pensar, esta alteração não melhorará em nada a refrigeração do motor - bem pelo contrário - terá é uma melhor resposta e mais potência, não é?

Mensagem por PJHO » 09 jun 2006, 13:42

Perguntas bem...
Eu tb não sou grande entendido na matéria. :(
Mas tens aí pessoal que domina!
Já agora, sê bem-vindo e põe aí fotos do teu bicho!
Abraço.
:D:thumbsup:

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 09 jun 2006, 23:52

Boas

Agora a minha pergunta:

Pela forma como eu estou a pensar, esta alteração não melhorará em nada a refrigeração do motor - bem pelo contrário - terá é uma melhor resposta e mais potência, não é

Ora ai está uma boa questão, normalmente quando o pessoal monta IC é na procura de mais potencia a temp. é secundário.

N sei se a redução da temp. do ar pelo IC é maior que o aumento de temp. provocado pela melhor combustão, e uma equação dificil de fazer, mais fácil será quem tem, dar a sua opinião. (é capaz de ficar na mesma)

Mas uma coisa é certa com mais potençia disponivel já n é preciso andar sempre a "esganar" o bicho, e isso sim pode significar temperaturas mais baixas.

BoaSorTTe

Voltar para Geral - Mecânica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante