HELDER RODRIGUES aposta no Pódio
"Nunca estive tão bem preparado para o Dakar"
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ImageShack.usA força da técnica...
A Yamaha WR 450 que Hélder Rodrigues vai utilizar na próxima edição do Dakar é o perfeito exemplo que em Portugal se consegue fazer coisas tão boas ou melhores que em outros países. A partir de uma mota de competição de série, a equipa liderada pelo piloto de Almargem do Bispo conseguiu transformar a Yamaha numa das melhores do Mundo para o Dakar, capaz de se bater com qualquer mota de fábrica. Nas oficinas da Mig Tech, para além da montagem da mota, foram feitas as adaptações ao chassis de uma WR. "Pegou-se num braço oscilante de uma YZ de motocross no qual se colocaram extensões. O quadro passou a servir de reservatório para o óleo da lubrificação e a bateria foi acoplada à parte inferior dianteira do propulsor para melhorar o centro de gravidade", explicou. Ao mesmo tempo, foram feitos novos suportes para os instrumentos de navegação, bem como para os depósitos de combustíveis suplementares, bem como um reforço em todo o chassis e fixações novas para as bombas de gasolina e bomba de óleo.
... e a técnica da força!
Esta é a terceira evolução feita na WR 450 pelos homens da Mig Tech, cujo trabalho despendido deverá rondar as mais de 500 horas. As carenagens e os depósitos frontais foram fabricados pelos portugueses da Dakar Tech, tal como o escape, também de fabrico nacional e o 'software' do CDI (gestão electrónica da moto). O trabalho de desenvolvimento das suspensões foi feito na MXT e de fora só mesmo as peças especiais para o motor, montado e revisto em Portugal. Desta forma, e apesar de Rodrigues ser o piloto oficial da Yamaha para o Dakar, através da Yamaha France, o apoio dos gauleses divide-se pelas facilidades logísticas para o transporte de peças e assistência, cedência de um piloto 'mochileiro' (provavelmente João Rosa) e um 'manager'. Registe-se ainda que a mota do português vai ser assistida, ao longo da prova, por dois mecânicos (Miguel Nabais e Filipe Barbosa) da Mig Tech.