Prisão ao andar com tracção ás 4 rodas

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.

Registado: 18 ago 2005, 00:00

Prisão ao andar com tracção ás 4 rodas

Mensagem por pauloribeiro » 21 ago 2005, 11:24

Bom dia a todos.
Tenho um Nissan Patrol V6 com 300 000Km que comprei a uma empresa que basicamente só andava com o menino em estrada.
Quando liguei os cubos á frente para eles rodarem e lubrificarem, o do lado do pendura fez um barulho de como quem está a trabalhar em seco o que passou ao fim de 2 ou 3Km, mas quando ligo a tracção ás 4 rodas quando faço as curvas para a direita tudo bem, o Jeep anda normalmente quando faço curvas para a esquerda este trava. Tenho a sensação que prisão vem da zona da roda do lado esquerdo ( do lado do condutor).
Aceitão-se sugestões.

Obrigado

Retificação-Prisão ao andar.

Mensagem por pauloribeiro » 21 ago 2005, 21:38

O Jeep com a tração ás 4 rodas ligadas trava quando viro para a Direita e quando viro para a Esquerda.
É normal este tipo de comportamento quando temos a tração ás 4 rodas ligada?

Desculpem as perguntas de amador mas este é o 1º jipe que tenho, e sou novato nestas andanças.

Obrigado

Paulo Ribeiro

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Re: Retificação-Prisão ao andar.

Mensagem por Paulo Lança » 21 ago 2005, 21:51

pauloribeiro Escreveu:O Jeep com a tração ás 4 rodas ligadas trava quando viro para a Direita e quando viro para a Esquerda.
É normal este tipo de comportamento quando temos a tração ás 4 rodas ligada?

Desculpem as perguntas de amador mas este é o 1º jipe que tenho, e sou novato nestas andanças.

Obrigado

Paulo Ribeiro

Boas Paulo , isso não é muito normal não , os cubos são automáticos ?

Os cubos precisam de manutenção , e são fáceis de desmontar , compra massa consistente , desmonta-os e lubrifica-os ...... podes ter mesmo falta de lubrificação num dos cubos , e se for esse o caso , quanto mais rápido melhor .

Já agora , Jeep é uma marca . Jipe é um veículo 4x4 , penso que era isso que querias dizer :wink:

Mensagem por Paulo Lança » 21 ago 2005, 22:02

ps: quando se liga as 4 , é normal sentir-se o jipe um pouco mais "preso" , pois tá tudo engrenado , é diferente de estar em 4x2 , que fica mais "solto" .

Mensagem por pauloribeiro » 21 ago 2005, 22:15

Os cubos não são automáticos.
Quanto á prisão é normal numa descida com ainda uma boa inclinação (se eu tiver a tracção ás 4 rodas ligada) ele travar e parar se eu virar para a dir. ou esq. com o jipe desengatado?
De qualquer maneira vou ler o Manual que colocaram aqui no fórum e vou por as mãos á massa.

Obrigado

Paulo Ribeiro

Mensagem por Paulo Lança » 22 ago 2005, 07:12

pauloribeiro Escreveu:Os cubos não são automáticos.
Quanto á prisão é normal numa descida com ainda uma boa inclinação (se eu tiver a tracção ás 4 rodas ligada) ele travar e parar se eu virar para a dir. ou esq. com o jipe desengatado?
De qualquer maneira vou ler o Manual que colocaram aqui no fórum e vou por as mãos á massa.

Obrigado

Paulo Ribeiro

Não Paulo , isso é que não é normal ......

Já agora ..... a transmissão estala quando fazes marcha-atrás ?

Registado: 11 ago 2005, 15:28

Mensagem por NCR » 22 ago 2005, 18:57

Olá Paulo,

Por acaso não estarás a fazer essas experiências no alcatrão?????!!?!? :shock:

Abraço,

NCR
Abraço,

NCR

Toyota HDJ 80
Nissan Patrol 2.7 TD Van
Honda Africa Twin
Honda XR 650 R
http://ncr2006.blogspot.com/

Mensagem por pauloribeiro » 22 ago 2005, 23:25

A transmição não dá estalos quando ando de macha a trás, e os testes foram efectuados em alcatrão. :?

Cumprimentos

Paulo Ribeiro

Mensagem por Paulo Lança » 23 ago 2005, 08:43

pauloribeiro Escreveu:A transmição não dá estalos quando ando de macha a trás, e os testes foram efectuados em alcatrão. :?

Cumprimentos

Paulo Ribeiro

:shock: em alcatrão ?!?!?!? epá , não faças isso ...... rebentas com isso tudo ...... nunca ligues a tracção em alcatrão , anão ser que tenha gelo por cima ..........

Mensagem por pauloribeiro » 23 ago 2005, 09:15

Ok lição aprendida ( a ideia era de colocar tudo a rodar visto que este jipe era de cidade e passou anos sem se ligar os cubos). :oops:

Mas em alcatrão é normal a prisão??? :?

Mensagem por Paulo Lança » 23 ago 2005, 10:06

pauloribeiro Escreveu:Ok lição aprendida ( a ideia era de colocar tudo a rodar visto que este jipe era de cidade e passou anos sem se ligar os cubos). :oops:

Mas em alcatrão é normal a prisão??? :?

sim , é normal pois as rodas não conseguem "arrastar" quando se curva com a tracção ligada ....( conseguir até consegue , mas em esforço) daí a prisão ........

Mensagem por pauloribeiro » 23 ago 2005, 10:28

Obrigado a todos pela ajuda.
Penso que sendo assim o assunto já está resolvido. :D

Paulo Ribeiro

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 23 ago 2005, 19:57

pois eu continuo a pensar k algo esta errado. pois mesmo em alcatrao e normal uma certa resistencia mas nao uma prisao tamanha capaz de parar o jipe em descida.
sinceramente nao vejo o k isso possa ser. falta de lubrificacao nos cubos é uma possibilidade, mas nao me convence. tens ai algo mais kuase de certeza absoluta. levanta as rodas da frente e tenta abana las verticalmente para ver se nao tem excesso de folga. deve lacear 1 mm aproximadamente. nao mais do k isso. desmonta os cubos e ve se estao lubrificados.
abraço

Registado: 22 ago 2005, 19:43

Mensagem por miguelleal » 23 ago 2005, 21:53

paulo
eu tive o mesmo problema no meu GR, um dos cubos da frente gripou, isso aconteçe quando se muda as rotoras de 2 para 4 ou vice versa em andamento.

Registado: 14 ago 2005, 20:28

Mensagem por GR » 27 ago 2005, 11:33

pode ser um cubo sim ...... já me aconteceu .

Registado: 26 ago 2005, 16:44

Re: Prisão ao andar com tracção ás 4 rodas

Mensagem por rs2 » 12 set 2005, 15:21

pauloribeiro Escreveu:Bom dia a todos.
Tenho um Nissan Patrol V6 com 300 000Km que comprei a uma empresa que basicamente só andava com o menino em estrada.
Quando liguei os cubos á frente para eles rodarem e lubrificarem, o do lado do pendura fez um barulho de como quem está a trabalhar em seco o que passou ao fim de 2 ou 3Km, mas quando ligo a tracção ás 4 rodas quando faço as curvas para a direita tudo bem, o Jeep anda normalmente quando faço curvas para a esquerda este trava. Tenho a sensação que prisão vem da zona da roda do lado esquerdo ( do lado do condutor).
Aceitão-se sugestões.

Obrigado

se n for um cubo estragado ou mal desengrenado/engrenado entao verifica se n deves ter feito isso em alcatrao? é q nao convem usar as 4x4 em pisos com muito boa aderencia, pois com a auxencia de diferencial central esforca muito o material. O meu gr se por acaso ligo as 4x4 tambe da a sensacao q nao se consegue fazer curvas e se tentar fazer manobras onde viro tudo e o piso for muito aderente parece q prende, obviamente... so utilizar em TT como manda o manual.

ja agora o teu patrol é um 260?

Mensagem por pauloribeiro » 18 set 2005, 23:10

O meu Patrol é um 260.
Tenho que desmanchar os cubos para lubrifica-los.
Ando para fazer isto á muito tempo, mas ainda não tive tempo. Hoje cheguei de Cabo Verde, e até dia 27 deste mês só vou chegar a casa por voltas das 23h e o próximo fim de semana vou para o Algarve.
Vamos ver se consigo no fim de semana seguinte.

Cp

Paulo Ribeiro

Registado: 20 out 2005, 22:56

Mensagem por amatos » 30 dez 2005, 09:26

Boas festas a todos.
Tenho um Y60 e quando está a chover muito e ando em alcatrão, costumo ligar as 4 altas para não ter supresas. Acham que danifica muito o material? Não devo ligar?

Bom ano 2006 para todos.
Artur

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 30 dez 2005, 09:35

Danificar nao danifica directamente. mas k deves evitar no asfalto evitar deves. pois estas a sujeitar toda a transmissao a um esforço desnecessario. de kk maneira se estiver a cair uma kuantidade enorme de agua tipo chuva torrencial, nao tem mal nenhum em ligar a tracao desde k nao se prolongue por mt tempo, devendo desligar logo k possivel.

Mensagem por Paulo Lança » 30 dez 2005, 12:40

Regra Geral em alcatrão é em 4x2 .......... apenas se houver gelo ou neve aí é de meter , caso contrário é um esforço enorme em todo o conjunto da transmissão , principalmente em curva , em que as rodas no mesmo eixo , percorrem distancias diferentes a curvar e necessitam de um solo que "escorregue" para compensar essa diferença .

Registado: 15 jan 2006, 21:01

prisão ao andar com tracção as 4 rodas

Mensagem por ruimalaka » 18 mar 2006, 21:12

boas,bj40 tinhas razão [clap] era mesmo dos pneus :grrr: ganda alivio ja tava a vêr os euros voarem :rolleyes: mt obrigado pela tua dica
malaka

Registado: 10 ago 2005, 18:22

Mensagem por Gameiruz » 19 mar 2006, 12:18

BJ40 Escreveu:Quanto a prisao (efeito de travagem) no patrol ou em qualquer jipe quando se engrena 4x4, pode ser originado por diferentes medidas (em diametro) de pneus atras e a frente. Os pneus sao todos da mesma marca/modelo/tamanho??? É que mesmo marcas diferentes com a mesma medida gravada no pneu, existem GRANDES diferenças. A maior efeito de "travagem" penso que se da quando as rodas de tras sao maiores que as da frente.
Penso que podera ser dai, e a ser, vai fazer estragos nos componentes da transmissao.
Alguem me corrija se estiver a dizer alguma asneira

Cumprimentos

Não dizes asneira nenhuma, grande parte dos TTs não tem diferencial central, o que se traduz em ter a mesma tracção á frente e atrás, ora se as rotações induzidas nas pontes são iguais se os pneus tiverem difentes medidas as rodas não dão as mesmas voltas logo o efeito de travagem. Muito cuidado com isto pois acaba por partir alguma coisa :(

Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes