Suspensão Patrol 260 - Ajuda plz

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Suspensão Patrol 260 - Ajuda plz

Mensagem por comman » 17 out 2005, 22:03

Boas. Subi o meu Patrol 260 cerca de 10mm através de brincos e molas. Não mexi em mais nada. Nunca senti qualquer vibração, à excepção de quando ligo a tracção 4x4 e passo dos 70Km/H, onde se sente um barulho estranho na transmissão da frente.

O que me aconcelham a fazer? Há algum tipo de Kit para estas situações?

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Mensagem por Gameiruz » 17 out 2005, 22:25

Boas, da minha experiência, quando metes uns brincos mais compridos á frente alteras o caster do cavilhão principal das ponteiras do diferencial. :eek:

Imagem

Este ângulo de fábrica penso que seja aprox. 4 a 5º positivos, quando colocas os brincos passa a ter menos, o que provoca que sintas mais as reacções da direcção aos obstáculos da estrada. Nos GR´s existem os sinoblocos descentrados, para o 260 existe uma cunha que se coloca entre as folhas de mola e a base onde estas acentam a fim de rodar o eixo para a sua posição inicial com um ângulo de caster dentro dos parâmetros de fábrica (ideal)

Imagem

Sabia que tinha esta foto algures, mas já não sei onde a fui buscar, todavia se quiseres ajuda para calculares uns e mandares fazer ao torneiro diz... [wink]

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Mensagem por comman » 17 out 2005, 22:27

Sim, preciso de ajuda :nod:
Com base em que é que mando um torneiro fazer isso?

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Mensagem por Gameiruz » 17 out 2005, 23:28

Atenção eu não fiz isto porque tenho os brincos de origem, mas se fizesse seria assim que faria :

OK, 1º tens de medir o ângulo que tem aquela tampinha que está em cima do cubo de roda:

Imagem

Imagem

Imagem

depois, temos de fazer contas:(atenção os graus são exemplos, tens de medir o teu e só a partir dai podemos saber o resto)

Imagem

ou seja calcular qual a inclinação da cunha:

Imagem

só amanhã posso tirar as medidas da base e depois de tu medires o ângulo é só mandar o desenho ao torneiro, neste caso fresador... [wink]

Amanhã corrijo as fotos :( já não consigo ter os olhos abertos...
Editado pela última vez por Gameiruz em 19 out 2005, 22:02, num total de 2 vezes.

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Mensagem por comman » 19 out 2005, 20:49

Obrigado pela ajuda.
Estive a verificar e o angulo que tenho nessa tampinha é de exactamente 90º, ou seja, não está bem, já que deveria ter + alguma inclinação, certo?
Que tipo de cunha e que medidas/inclinação é que deveria colocar entre a base e as molas?
Isto era relativamente à correcção do eixo da frente, e o de traz? Ponho cunhas iguais?

Quanto é que me podem custar essas cunhas?
Aguardo anciosamente a tua resposta :confused:

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Mensagem por Gameiruz » 19 out 2005, 22:15

OK, vamos por partes:

1º - Deduzo que os 90º, implique que a tal tampinha estã paralela com o chão, se for este o caso é fácil, fazes a cunha com uma inclinação de 5º para que quando aplicares esta faça posicionar o ângulo da tampinha nos 5º.

2º - Não precisas de fazer nada atrás, repara, quando aumentas-te os brincos o diferencial em relação á caixa desceu, mas tambem rodou o que levantou a cruzeta para cima. Normalmente uma cruzeta simples aguenta bem até 2º de desalinhamento, por isso penso que não te deves preocupar.

3º - As cunhas são em metal, e fresadas com uma inclinação no teu caso de 5º, as medidas, largura e comprimento igual á base da mola e a meio um furo com o diâmetro do ponto mola.

Amanhã se conseguir ponho um desenho com medidas. :)

Quanto ao preço, sinceramente não faço ideia, :( vais ter de perguntar... :)

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Mensagem por comman » 19 out 2005, 22:41

Boas! Obrigadao pela ajuda.
As cunhas ficam presas de que forma? Apenas debaixo das molas?
O furo com o diametro do ponto mola????
:confused: Podes explicar o que e para que é isso?
Obg!

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Mensagem por Gameiruz » 20 out 2005, 12:42

Boas o ponto mola é aquele parafuso que agarra as molas todas e centra na base da mola... espera ai um pouco vou ali á minha oficina... :)

OK olha ai uma foto do ponto mola...

Imagem

já estás a perceber como o feixe de molas fica certinho no diferencial pois na base da mola está um furo onde entra o ponto mola [wink]

para fixar o a cunha o ponto mola deve ser suficiente, mas pelo sim pelo não podes dar uns pingos de solda... nada de cordões... :) já agora se alguma vez partirem o ponto mola, não ponham um parafuso normal vão a uma casa de molas e comprem um, pois tem uma elasticidade especial... :) Porta-te

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Mensagem por comman » 20 out 2005, 12:51

Entendido.
E quanto às medidas da cunha?

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Mensagem por comman » 20 out 2005, 13:02

Para além das medidas da cunha...
Coloco.a entre as molas e o diferencial ou abaixo das molas?
E essa cunha não deverá ter uma saliência para fixar a base ou o diferencial?
É isto que me está a fazer confusão. Se puderes ajudar, agradeço. [wink]

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Mensagem por Paulo Lança » 20 out 2005, 15:41

Bem isto é que vai aqui uma senhora aula de mecânica [clap] :thumbsup: :thumbsup:

GANDA Gameiruz :thumbsup:

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Mensagem por Jorge Ramos » 20 out 2005, 16:11

Já estou zonzo :confused: vou-me dedicar à pesca é mais fácil

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Mensagem por Gameiruz » 20 out 2005, 19:01

Comman, vou te dar as medidas, mas hoje não consigo pois agora ainda vou jantar e vou para Leiria para as aulas, aguenta um dia ou dois para eu poder desenhar tudo com calma... [wink] ,

A cunha é posta entre a base e a mola, aguenta um pouco... :thumbsup: ,

entretanto podes-me dizer onde arranjaste o inclinómetro que tens no tejadilho e que sorrateiramente se vê neste video:

http://www.verdedata.pt/catalog/images/Upload/Filme2.wmv

Isso é origem Nissan não é onde arranjaste ?

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Mensagem por comman » 20 out 2005, 20:44

Boas.
Comprei numa sucata. Penso que pertence ao Patrol 260LX pois embora o meu não tivesse de origem, foi só fazer um rasgo no tejadilho e encontrei logo o local onde este aparafusou.
O inclinometro custou-me 15 Euros.
Por acaso vou um dia destes a Braga à sucata dos ciganos ver o preço da base que alguns modelos têm junto à caixa de velocidades/redutoras.. já vi um e achei castiço. Posso perguntar se têm mais algum.
Mas é como digo, isto não deve ser dificil de encontrar numa sucata.

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Mensagem por Gameiruz » 20 out 2005, 23:35

Pergunta, se tiverem fica com ele que eu compro-te [wink] , amanhã já consigo por medidas :)

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Mensagem por Oscar » 22 out 2005, 15:58

Viva Comman, onde fica essa sucata em braga, será k à lá pessas pro meu Y61?

Abraço

Oscar

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Mensagem por comman » 22 out 2005, 18:49

Costumam ter peças para praticamente tudo! Estes dias estavam a desmanchar um grand cherokee dos novos.

Fica à entrada de Braga, em Celeirós, pela Estrada Nacional.
Qdo saíres da auto-estrada, apanhas a indicação Celeirós - Transito Local. A sucata ve-se da estrada.
Se tiveres dificuldade ligas-me q explico-te melhor.

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Mensagem por Gameiruz » 24 out 2005, 21:38

Ok, desculpa o atraso, aqui tens:

Isto é para o caso de teres 5º de ângulo vê-la se mediste bem :)

As medidas da cunha:

Imagem

Isto é um boneco onde pões a cunha...

Imagem

Espero que tenhas percebido... a cunha tens de dar uns cordões de solda para que fique fixa, depois as braçadeiras fazem o resto da fixação... :)

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Mensagem por comman » 24 out 2005, 22:10

entendi perfeitamente :D
Tb com um esquema destes mau era...
E tb percebo a importância de uns pingos de solda!
Vou tratar de meter mãos à obra.
Obrigado por tudo. :thumbsup:


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