y61

Melhoramentos, correcções e Afinações, está tudo aqui.

Registado: 27 out 2008, 22:30

Re: y61

Mensagem por jeep » 27 set 2010, 22:50

mete chip não perdes nada por isso venham eles com os y 6o e depois ves como é :toma:

Registado: 27 out 2008, 22:30

Mensagem por jeep » 27 set 2010, 22:53

Boas mete chip não te arrependes e depois que venham [:p] os y 60

Registado: 14 jun 2007, 16:09

Mensagem por midnightlimb » 28 set 2010, 17:08

nunobomba Escreveu:boas pepo, y61 com chip nunca andei, mas tive um com bomba do y60 e tava um espectaculo, :unibrow: pena o conta rotaçoes deixar de marcar :( ,

cumprimentos e boa pascoa

Tenho um y61 com bomba do y60 e o conta-rotações conta normalmente!
Já tive chip e agora tenho bomba do y60 transformada de 12mm e TGV e não se compara. Muito bom!

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 29 set 2010, 09:32

midnightlimb Escreveu: ...
Já tive chip e agora tenho bomba do y60 transformada de 12mm e TGV e não se compara. Muito bom!

Não se compara ? Para comparar era interessante saber se quando andavas com o chip também já tinhas o TGV instalado ?

Isto porque já li cá pelo forum que andam ai uns Y61 com uma Rapid (DimSport) + TGV a dar muito calor :zumm: ...

Referem ainda que a resposta do acelerador é que fica diferente e esta parte é que ainda não percebi muito bem ... será porque até às 1500 rpm o "programa" da centralina de origem não será o mais adequado para o novo TGV, isto porque +- acima das 1500 actua o "software" da Rapid (centralina adicional que se sobrepõe à de origem) ???

E depois ainda existe outra questão ... para que queremos o 4x4? O que poderá (ou não) condicionar o TGV a colocar ! Há quem apregoe que o bom é ter um big turbo .
Pessoalmente sou da opinião do "downsize" :fiuu:, para ter binario logo a partir das baixas e manter a fiabilidade do motor em longos percursos :hummm: .

Bom e para finalizar parece-me que vamos continuar aqui a debater o sexo dos anjos, pois quem já tem ou sabe da poda não abre o livro da noite para o dia. [bigsmile]

Ou sera do dia pra a noite. :confused:

MM

PS:não desanimem que a coisa aos poucos vai lá vai ... mas é dar pano para mangas. :lotlol:
Curte o Passeio !

Mensagem por midnightlimb » 29 set 2010, 15:38

Oi Manel:

Realmente quando tinha chip não tinha TGV mas andei com chip mais de um ano e já andei em vários y61 com bomba mecânica. Já experimentei vários Y61 com chips e parece-me que com bomba mecânica o carro fica melhor no geral. Com chip tem a vantagem de poder mudar as afinações pois geralmente as power box têm várias posições e sai mais barato.

Não quer dizer que tenha razão absoluta pois há muitos tipos de chip e muitas alterações possíveis na aplicação da bomba mecânica,mas é o que me parece. Também a questão do acelerador mecânico tem influência na resposta do carro.

No entanto, nunca andei num y61 com chip e TGV e nunca tinha pensado nisso assim pois o TGV precisa de ser bem afinado e o chip tem várias posições que afectariam a afinação do turbo e o desempenho quando alteradas podendo até pôr em causa a fiabilidade... K achas?

Concordo 100% contigo sobre a fiabilidade... é melhor um turbo que afecte mais as baixas e seja mais eficaz do que um muito grande que comprometa... mas também já reparaste a quantidade de gente que hoje valoriza outras coisas no jipe que não o desempenho TT... Agora a malta filma arranques com pneus 35" e 37" e faz afinações específicas para certas coisas como arranques, corridas ou subidas.

Pessoalmente acho que o nosso carro é um todo-o-terreno logo também deve conseguir andar bem em estrada, em auto-estrada, em terra batida, em pedra e lama e fazer percursos mais técnicos. Prefiro carros mais versáteis.

Abraço, Manuel... os teus posts têm sido a minha enciclopédia Patrol. :okkk:

Registado: 02 jan 2009, 21:51

Mensagem por MiguelGomes » 29 set 2010, 23:29

Boas a TTodos.

Realmente existem certos argumentos que eu nunca vou conseguir entender, por muito que me expliquem.

Isto da bomba do Y60 ser melhor que a do Y61, é uma delas.
Em relação ao Turbo, o TGV ser melhor que o Turbo de origem, acho que sim, na teoria e mesmo na prática o TGV enche mais rapidamente devido à baixa inércia, ele é de Geometria variável mesmo para isso, com poucos gases de escape ele começa logo a meter pressão mais cedo e assim aproveita o gasóleo e inclusivamente faz menos fumo em baixas.
Em relação a esta alteração entendo, agora passarem de bomba injectora electrónica para uma mecânica é que por amor de deus.
A meu ver só faz esta alteração e defende esta alteração quem não está minimamente à vontade com a electrónica dos automóveis.
Ora vejamos; o que faz os motores terem mais força é o gasóleo que metemos lá dentro, até aqui todos de acordo.
Por isso é que se faz a barbaridade de meter bombas mecânicas e alterar os débitos. Abre-se o gasóleo nas bombas mecânicas, e depois lá vem o fumo, mas isso é outro problema.
Agora pergunto eu, se a bomba electrónica também faz isso, porque é que gostamos mais das mecânicas.
Dizem os entendidos que os motores ficam mais rápidos, mas as electrónicas até pudemos afinar em que posição do acelerador é que queremos que elas metam mais gasóleo!!!
Não entendo porque é que são melhores!!!
Mas pudemos dizer não temos pessoas que saibam fazer essa afinações. Não é verdade. Qualquer pessoa que programe centralinas faz uma cartografia para o Y61 como queremos e melhor, faz sem por o carro a deitar fumo.
Agora falando das BOX's.
Existem no mercado um número enorme de Box's, mas como tudo na vida umas boas umas menos boas.
Para mim as melhores são as RAPID, isto porquê porque as RAPID lêem a pressão do Turbo e jogam com ela para debitarem mais ou menos gasóleo, e assim alterarmos a sensibilidade do acelerador, mas estas boxes têm de ser afinadas como deve de ser, não basta montar e já está, e com estas boxes podes pôr o motor a fazer fumo como uma bomba mecânica, até podes meter tanto gasóleo que o motor acaba por deixar de andar, isto tudo apenas com afinação.
Agora dizerem-me que a bomba do Y60 é melhor...isso não.
Acreditem que eu já tive a oportunidade de andar com um Y61 com TGV e bomba do Y60 e não achei nada de espectacular, apenas achei que em baixa sai-se melhor, mas isso é devido ao TGV, não á bomba.
Mas quero alertar para uma situação que acho que merece alguma atenção.
Os motores são feitos para terem uma determinada potencia, e têm uma margem de segurança para não se danificarem e para terem alguma fiabilidade. Quando se mete os motores com mais potência, temos que meter mais gasóleo lá para dentro e quando se mete mais gasóleo lá para dentro a temperatura na cabeça do piston aumenta drasticamente. O que eu quero dizer com isto é que os pistons não foram pensados para essas temperaturas, e muito menos as cabeças do motor, o que vai acontecer é que em pouco tempo vamos ter problemas. Ou os pistons vão fundir (tenho fotos caso queiram ver),é o que acontece frequentemente com as programações, ou as cabeças estalam rapidamente devido ao calor dentro da câmara de combustão.
Enfim, já vai longo o testamento, acho que quem quer um motor a fazer alguns Km’s sem problemas pense bem antes de se pôr a alterar.
No meu caso tenho uma box desligada que apenas ligo em situações de necessidade e mesmo assim...muito cuidado.
Atenção que não vendo Boxes, apenas é uma opinião e vale o que vale
Um abraço a todos e bom TT
MiguelGomes

Mensagem por midnightlimb » 29 set 2010, 23:56

Também tens razão no que dizes! Eu só dei a minha opinião relativamente ao que já experimentei só para contribuir... No fundo vai tudo dar aquilo que o Manuel diz que é: pensar para que queremos o carro e pensar se as alterações representam mais valia... mas todos gostamos de sentir potência debaixo do banco, não é?

Registado: 11 ago 2005, 15:40

Mensagem por Manwell_Mayraids » 30 set 2010, 09:06

Ao que se vê e se ouve, convem aplicar um "peneiro" que só deixe passar o que nos interessa, para então tomarmos decisões ...

Abraço a ambos, [wink]

MM

PS: Cuidado com a malha do peneiro ! [bigsmile]
Curte o Passeio !

Anterior

Voltar para Motor

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes