Má distribuição do sistema de travagem! (patrol 3.3D)

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Má distribuição do sistema de travagem! (patrol 3.3D)

Mensagem por xabregas » 25 mai 2008, 11:55

Boas pessoal!

o meu patrol agora anda a travar mais nas rodas traseiras que nas dianteiras! :eek:

ou pelo menos são as traseiras que bloqueiam mais rápido!

o que causa, claro, um atravessamento do jipe em caso de travagem mais acentuada!

alguem sabe as causas disto ???

:unibrow:
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Mensagem por cristiano » 25 mai 2008, 12:36

o meu ex 33d tinha esses sintomas, levei ao mecanico e ele vereficou tudo, cintas regulador de pressao ( conforme peso atras) , etc e ficou impek, nao teve de levar peças nenhumas....
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Mensagem por xabregas » 25 mai 2008, 20:30

estive de roda dele esta tarde...

a desmontar os cubos das rodas de trás!

tinham alguma murraça... andei a raspar a maior... e a limpar aquilo com gasoleo...

fui experimentar e pelo menos em relação às rodas traseiras bloquearem... ficou resolvido!

agora resta-me o problema (que já o tinha qdo o comprei) que ainda perdura:

-> o sacana qdo travo teima em guinar para a esquerda! :eek:

pode ser alguma tubagem entupida... não sei...

se não houver por aqui sugestões de "do it yourself"... lá terei de o levar a uma oficina! :puke:
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Mensagem por Afonso LJ73 » 25 mai 2008, 21:14

xabregas Escreveu:lá terei de o levar a uma oficina! :puke:


Julgo que será o melhor a fazer, não convém facilitar com os travões.

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Mensagem por Ricardo Inácio » 25 mai 2008, 21:17

Boas.
No meu Patrol já tive esse problema, o de guinar para um lado, e era uma questão de afinação das cintas e ficou quase bom. O problema só ficou resolvido a 100% quando substituí as pinças dos travões da frente. Nas pinças há uns "casquilhos" que têm de estar soltos para haver um desgaste uniforme das pastilhas (penso eu de que...)e no meu caso um deles estava totalmente preso. Depois de trocar isto ficou 5*****
Abraço :thumbsup:

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Mensagem por xabregas » 25 mai 2008, 21:22

Afonso LJ73 Escreveu:
xabregas Escreveu:lá terei de o levar a uma oficina! :puke:


Julgo que será o melhor a fazer, não convém facilitar com os travões.


sim... compreendo perfeitamente! :unibrow:

mas... com algumas explicações e testemunhos aqui do pessoal... um gajo tenta fazer isso "home made" :D
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Mensagem por xabregas » 25 mai 2008, 21:25

Ricardo Inácio Escreveu:Boas.
No meu Patrol já tive esse problema, o de guinar para um lado, e era uma questão de afinação das cintas e ficou quase bom. O problema só ficou resolvido a 100% quando substituí as pinças dos travões da frente. Nas pinças há uns "casquilhos" que têm de estar soltos para haver um desgaste uniforme das pastilhas (penso eu de que...)e no meu caso um deles estava totalmente preso. Depois de trocar isto ficou 5*****
Abraço :thumbsup:


Ricardo... já agora... o que são as cintas e a afinação destas???

(desconheço esse termo no que respeita a travões... :rolleyes: sei algumas coisas... mas um gajo anda sempre a aprender)

dá para explicares o que são as cintas?

tens algum esquema de peças dessa parte??

obrigado desde já!
abraço
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Mensagem por Ricardo Inácio » 25 mai 2008, 21:37

As cintas ou maxilas encontram-se nas rodas de trás. Elas são accionadas mecanicamente (quando se puxa o travão de mão) ou hidraulicamente (qdo se trava com o pé). De uma forma ou de outra qdo elas são accionadas elas expandem e fazem força no tambor. Nas rodas as cintas são um elemento estático, o tambor é móvel.
Para afinação das mesmas há uns tirantes roscados que ligam uma à outra e é aí que quanto mais afastares as cintas uma da outra mais afinada fica a travagem naquela roda. Convém sempre afinar mas não bloquear a roda!!
E a explicação escrita possível de um leigo em mecânica.
Não tens o manual do Patrol?

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Mensagem por xabregas » 25 mai 2008, 21:45

obrigado Ricardo!

pois... maxilas sei o que é... só não sabia que eram chamadas tb de cintas! :D

mas... o problema penso que resida mesmo é na travagem da parte da frente...

porque o jipe guina vigorosamente para a esquerda qdo travo!

portanto...

só pode ser de 2 coisas:

-> travar mais na roda da frente da esquerda

ou

-> não travar nada ou quase nada na roda da frente da direita

das duas será uma certamemte...

agora... resta saber o que poderá estar a causar isto! :rolleyes:
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Mensagem por Ricardo Inácio » 25 mai 2008, 22:07

São aquelas coisas, fino ou imperial o que conta é que ele venha :D
Antes de trazer o meu patrol do stand eles tiveram que substituir o compensador/distribuidor traseiro porque, segundo eles, travava mais de um dos lados.
Será que pode ser a mesma coisa?
Já agora o manual do patrol está neste link www.megaupload.com/pt/?d=M7AQABTO

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Mensagem por xabregas » 25 mai 2008, 22:18

obrigado!

amanhã já saco isso lá no trabalho, que aqui é um pouco lento! :unibrow:
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Mensagem por Ricardo Inácio » 25 mai 2008, 22:22

[wink]

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Mensagem por xabregas » 08 jun 2008, 20:26

tenho vindo a adiar a resolução desse problema, em deterimento doutras bricolages no patrol... e ontem decidi meter mãos à obra!

(tive um problema idêntico num terrano2 van que tive, e o problema nesse era um tubo entupido!)

a questão dos travões de trás... isso já está resolvido como descrevi ali atrás... agora o problema é na travagem a frente...

qdo saquei a roda da frente direita... vi logo a situação toda... apesar de não visualizar a sua resolução!

tanto as maxilas como as pastilhas... assim como aquela chapa que protege o disco, e claro... como consequencia directa, tb o disco... este material estava todo cheio de óleo/murraça...

ou seja... na frente do lado direito aquilo não travava mesmo nada... uma vez que aquilo estava tudo besuntado de óleo!!!

Óleo este que ainda não sabia a sua proveniência :puke:

resolvi desmontar aquilo tudo, (cubo, maxilas, pastilhas, disco, rolamentos, etc... e... o unico vedante que aquilo tinha era aquele que estava junto ao disco da parte de dentro!

não me pareceu em mau estado, tinha apenas algum desgaste... resolvi comprar o kit novo ( rolamentos, aquelas anilhas de alumínio, e o dito cujo -> vendante)...

lavei as peças todas e meti massa consistente... montei tudo e... continuava na mesma...

pensei que com o tempo aquilo fosse ao lugar...

hoje desmontei só as maxilas e as pastilhas... e resolvi lixar as pastilhas e o disco... e lavar aquilo com detergente... e tb com diluente... a ver se saía a gordura que restava...

fui testar... mas... ainda foge um pouco para a esquerda... :crybaby:

pode ser que com aquilo limpinho e a troca do novo vendante... com o tempo aquilo vá ao sítio... e a pouca gordura que ainda resta, desapareça com o aquecimento.

vou experimentar agora nos próximos dias... a ver se a coisa vai ao lugar!

de qualquer forma... ainda não consegui perceber muito bem como é que aquilo estava cheio de murraça oleosa...

qdo desmontei as maxilas... ali ao pé do embolo não havia nada babado... portanto... oleo de travão não será!

:unibrow:
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Mensagem por Eduardo » 08 jun 2008, 22:55

Boas

Sabotagem :confused: ???

[wink] :thumbsup:
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Re: Má distribuição do sistema de travagem! (patrol 3.3D)

Mensagem por Justo » 13 jun 2010, 11:11

Boas, estou precisamente com o mesmo problema, ao travar um bocado mais forte o jipe bloqueia as rodas traseiras e consequentemente atravessa, o que se torna muito perigoso! Já alguém conseguiu identificar este problema ou sabe como resolvê-lo? já desmontei os calços de trás limpei tudo e continua na mesma!
Agradecia muito a ajuda uma vez que já apanhei dois grandes ''cagaços''!

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Re: Má distribuição do sistema de travagem! (patrol 3.3D)

Mensagem por xabregas » 13 jun 2010, 17:49

Justo Escreveu:Boas, estou precisamente com o mesmo problema, ao travar um bocado mais forte o jipe bloqueia as rodas traseiras e consequentemente atravessa, o que se torna muito perigoso! Já alguém conseguiu identificar este problema ou sabe como resolvê-lo? já desmontei os calços de trás limpei tudo e continua na mesma!
Agradecia muito a ajuda uma vez que já apanhei dois grandes ''cagaços''!


boas!

eu na altura também desmontei os tambores traseiros... limpei tudo.. e fiz um pouco de batota...

meti um pouco daquele spray wd-40...

digo "batota" porque supostamente não deveria colocar óleo nos tambores...

mas como aquilo estava um perigo, por bloquear as rodas traseiras... foi a melhor opção que tomei...

deixou de fazer...

portanto... experimenta desmontar e dás umas sprayzadas nos calços e maxilas... e na mola de retorno também...

vais ver que melhora...

:D
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Re: Má distribuição do sistema de travagem! (patrol 3.3D)

Mensagem por xabregas » 13 jun 2010, 17:53

de salientar também que qdo limpei, usei gasóleo que também por si só já é um pouco gorduroso...

portanto também ajudou na festa!
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Re: Má distribuição do sistema de travagem! (patrol 3.3D)

Mensagem por Justo » 13 jun 2010, 18:20

Pois, também já fiz o mesmo, mas ficou igual :confused:
Penso tratar-se da bomba repartidora, mas não sei...vou investigar melhor.

Abraço

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Re: Má distribuição do sistema de travagem! (patrol 3.3D)

Mensagem por xabregas » 13 jun 2010, 21:56

boa sorte nisso entao!

qdi tiveres a solucao relata-a aqui... para o pessoal ter conhecimento!

abraço


:cool:
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Re: Má distribuição do sistema de travagem! (patrol 3.3D)

Mensagem por Justo » 26 ago 2010, 23:10

xabregas Escreveu:boa sorte nisso entao!

qdi tiveres a solucao relata-a aqui... para o pessoal ter conhecimento!

abraço


:cool:


Boas, problema resolvido. Entrei de férias e resolvi desmontar o circuito todo dos travões, tirei a bomba de travões e desmontei-a, tirei as maxilas e desmontei-as, meti calços novos e bombitos atrás, pastilhas novas à frente e saquei o oleo de travões todo. O problema ficou logo identificado quando ao desmontar a bomba principal reparei que o sector dianteiro estava bloqueado, ou seja não dava pressão suficiente para a frente. Solução, comprei um kit de reparação (11 euros) que trás as borrachinhas/vedantes todos da bomba e montei.
Agora já trava, não abranda lool :D

Abraço
:okkk:


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