Farol de trabalho

Queres ligar o rádio e não sabes como? Pergunta aqui ...
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Farol de trabalho

Mensagem por h_lemos » 02 mai 2006, 17:46

Boas
Sera que alguem me consegue arranjar umas fotos ou um esquema de como montar um farol de trabalho na traseira do meu 260?
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...

Mensagem por Carlos Novo » 10 mai 2006, 18:37

boas, podes liar directamente aos minimos, é o q dá menos trabalho e o farol tem que ter ligação exterior... na inspecção chumba se for accionado pelo interior!!! Espero ter ajudado!
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Mensagem por Bruno Ferreira » 10 mai 2006, 20:20

boas, bem as manetes do Patrol já dão problemas só por si, se ligares aos minimos uma lampada de um farol desses (55wats), aí então é que dás cabo dela em três tempos. podes ligar, mas tem sempre que levar um relay no minimo de 15 amp. e fios de 1,5mm.
Normalmente esses farois já trázem o interruptor na parte de tráz, mas tem que se por outro no interior para atracar o relay e para ngm ligar o farol do exterior.

Material necessario:
Um relay 87 (15amp. min.)
Um farol com interruptor
Um interruptor para o interior
Fio qb
suporte de fuzivel
fuzivel 15A


Esquema:
passar um fio dos minimos da manete até ao pé da bateria, intercalar o interruptor no interior, no sitio desejado,ligar este fio ao pino 85 do relay,ligar o pino 86 do relay directo á massa, ligar um fio directo da bateria ao pino 30 do relay com fuzivel de 15A, passar um fio do pino 87 do relay até ao farol, fazer a massa do farol á chapa do carro, o máis atráz possivel ( a mala não conta), e ainda podes por um led no int. para saberes qdo tá ligado
Atenção, por o relay ao pé da bateria.

E tá pronto a acender, não custa nada.

Já agora, desculpem a minha franqueza e sem querer ofender ngm, mas a malta só devia dár conselhos aos outros qdo sábe o que tá a dizer, porque induzem os outros em erro, o que podevir a dár em péças queimadas ou pior, o carro ardido.
A electricidade é uma coisa séria e pode dar desgostos aos curiosos.

Um bem hája a todos
Bruno Ferreira
Electricista auto

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Mensagem por joao trapol » 10 mai 2006, 20:35

......e mai nada......... [clap]

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Mensagem por h_lemos » 10 mai 2006, 22:16

Boas!!
Obrigado a todos!!!
A ajuda foi preciosa!!!
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Que sabe sabe....

Mensagem por Carlos Novo » 11 mai 2006, 09:47

quem sabe, sabe.... :unibrow: [clap]
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Mensagem por Filipe Loureiro » 11 mai 2006, 09:59

Não haja dúvida, o ambiente vivido neste forum e mesmo mto saudavel e como dizia o outro: é disto que o meu povo gosta [clap] [clap]

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Mensagem por bruno queiros » 11 mai 2006, 10:49

Bruno melhor explicação era dificil, mas qualquer dia alguém imprime os tópicos e abre uma oficina Electro Auto.

Foi simpático da tua parte esta excelente ajuda, que para mim de pouco serve porque li tudo e mesmo assim fiquei confuso, mas tb ñ preciso de uma luz de trabalho.

:thumbsup:
Bruno Queirós
Que saudade eu tenho do TT.

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Mensagem por Alex_260 » 18 out 2006, 09:20

Nao me digas que o Y61 não atasca...
LOL

Obrigado pela explicação assim vai ser mas facil.
Mesmo assim ainda fico com um duvida!!!!
existem relés especificos para 24V (eu tenho um 160)

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Mensagem por Ricardo Inácio » 10 nov 2006, 13:36

Boas
Já agora aproveito para perguntar se pode ser qualquer tipo de farol ou se tem de ser um específico para não chumbar na inspecção. Se pudessem dar referências era ópitmo.

Abraço

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Mensagem por Carlos Novo » 10 nov 2006, 14:27

Boas. O chamado farol de trabalho é este:

Imagem

Imagem

Aqui com 2 no mesmo veículo:

Imagem

Na inspecção existem vários "ditados"... o mais frequente é chumbar... Em todo o caso, a legislação diz que o referido farol tem de ligar no exterior (neste caso na parte de trás do farol) MAS... tem de ter um sinal luminoso no interior do veículo para se saber que o dito está ligado....
Eu no meu caso, ele tem o botão de farol a ligar e desligar mas também um botão no interior do mesmo com uma luzinha para quando está ligado...

Espero ter ajudado...

Cumprimentos,

Carlos Novo
[wink] :thumbsup:

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Mensagem por Ricardo Inácio » 11 nov 2006, 01:04

Obrigado Carlos, fiquei esclarecido em certa parte. Só queria saber se mesmo com uma indicação luminosa no interior do carro, ele pode chumbar.
Estava a pensar em aplicar um mas se chumba é que é pior.

Obrigado pela atenção. Abraço.

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Mensagem por Carlos Novo » 11 nov 2006, 02:42

É assim, mais uma vez depende do inspector, em todo o caso monte à vontade e no dia da IPO tape com uma saco opaco ou desmonte o mesmo, é fácil de desmontar... demora min!

[wink] :thumbsup:

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Mensagem por Sergio Borges » 11 nov 2006, 17:40

Uma pergunta para quem me souber responder.
Pode-se fazer uma ligação directamente da bateria para o farol, em vez de ligar ao fio dos minimos, claro está com relé, interruptor e luz de indicação de ligado ?
Quais os perigos, ou riscos de incêndio de uma ligação assim, será melhor ou pior que a ligação através dos minimos .
slsb

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Mensagem por gnasGR » 11 nov 2006, 19:22

Se lhe meteres um fusível de protecção, não tens problemas…

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Mensagem por Sergio Borges » 11 nov 2006, 20:38

Ok, eu estou a pensar colocar um, mas acho que vou liga-lo directamente.
Obrigado e um abraço. :thumbsup:
slsb

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Mensagem por Ricardo Inácio » 11 nov 2006, 23:59

Obrigado Carlos.

Acho que vou mesmo arriscar. Se chumbar é por uma boa causa...

Obrigado

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Mensagem por Carlos Novo » 12 nov 2006, 00:06

:D [wink]
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Mensagem por h_lemos » 12 nov 2006, 00:40

O meu ficou assim

Imagem

Na vistória nao tive problemas! Tem botão no interior e outro no farol!!! Mas não tem nenhuma luz de aviso no interior do jipe!!!
De noite este farolzinho da um jeito do caraças!!!! :nod: :nod:
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Mensagem por Sergio Borges » 22 nov 2006, 12:30

Eu gostava que me dessem umas ideias de como montar, ou melhor, em que sitio colcar o farol na traseira do meu 260, visto que este tem o suporte do pneu atrás. o farol que tenho é um rectangular. Quem já montou e me possa dar umas dicas agradeço, se tiverem umas fotos melhor ainda.
Obrigado.
slsb

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Mensagem por Raptor » 23 nov 2006, 17:21

Olha o meu se tiveres interessado posso tirar umas fotos com mais pormenor. :thumbsup:

Imagem

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Mensagem por Sergio Borges » 23 nov 2006, 22:28

se poderes então tira mais umas fotos em pormenor, assim nunca tinha visto nenhum colocado. Está aparafusado directamente na chapa da mala ?
Obrigado
slsb

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Mensagem por maq260 » 25 nov 2006, 10:55

Sergio Borges Escreveu:Uma pergunta para quem me souber responder.
Pode-se fazer uma ligação directamente da bateria para o farol, em vez de ligar ao fio dos minimos, claro está com relé, interruptor e luz de indicação de ligado ?
Quais os perigos, ou riscos de incêndio de uma ligação assim, será melhor ou pior que a ligação através dos minimos .


Boas,
O consumo de 1 farol desses não vai além dos 6 amperes para 12v (55:12=4,58) em 24V ainda é metade disso (55:24=2,29) daí que a instalação de um relé só se justifica quando se pretende poupar a vida de um interruptor como a manete dos minimos por exemplo.
Quando se instala um interruptor independente não é necessário relé, a não ser que se pretenda adicionar mais farois em conjunto pois assim o consumo iria disparar.
Refiro isto só para facilitar o trabalho aos amadores!
Importante mesmo é instalar junto ao ponto onde se vai buscar corrente, um fusivel de valor não exageradamente superior ao consumo, mesmo que tenha instalado um relé( relé não dispensa fusivel), senão quando houver curto circuito lá se vai a instalação e sabe-se lá o quê mais....

Espero ter ajudado
Editado pela última vez por maq260 em 24 mar 2008, 20:46, num total de 1 vez.

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Mensagem por Sergio Borges » 26 nov 2006, 10:00

Ora ai estão uns pequenos pormenores que marcam a diferença e sobretudo esqueçem muito a quem não sabe, como no meu caso :D
Obrigado pela dica maq260 :thumbsup:
slsb

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Mensagem por Raptor » 14 dez 2006, 16:54

Sergio Borges Escreveu:se poderes então tira mais umas fotos em pormenor, assim nunca tinha visto nenhum colocado. Está aparafusado directamente na chapa da mala ?
Obrigado


Sergio como prometido cá estão as fotos, o farol está aparafusado na chapa.
Desculpa a qualidade das fotos mas foi o melhor que se arranjou. :thumbsup:

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O fio passa pelo buraco da luz de matricula e depois liga a um botão à frente.

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