Aquecimento no motor...

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Aquecimento no motor...

Mensagem por Mário Vieira » 05 mai 2006, 09:45

Boas,

Sou novo aqui no forum e estou a ponderar a compra de um Patrol 260 2.8 TD.

Já li os tópicos relacionados com este tema mas não fiquei 100% esclarecido (Talvez por ser um leigo em mecânica)...

A minha questão é a seguinte: Consegue-se resolver o problema do aquecimento só colocando um radiador com maior caudal? Ou também tem que se alterar a saída de água do 5º para o 6º cilindro?

Não estou a pensar em comprar o jipe já com este problema mas seria mais como prevenção para que no futuro não aparecesse.

Cumprimentos

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Mensagem por MIGUEL BRAGA » 05 mai 2006, 11:04

eu tenho isso feito no meu e nunca mais me xatiei com isso. no meu resultou a 100%

 
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Mensagem por Mário Vieira » 05 mai 2006, 11:20

Radiador com maior caudal e alteração da saída de água?

Cumprimentos

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Mensagem por MIGUEL BRAGA » 05 mai 2006, 11:43

so a alteracao da saida da agua do 4º para o sexto cilindro ja é uma diferenca abismal.

 
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Mensagem por Mário Vieira » 05 mai 2006, 11:49

Obrigado Miguel pela sua atenção...

Agora já fiquei esclarecido.

Cumprimentos

 
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Mensagem por patrolmq » 05 mai 2006, 12:47

Boas
Pode-se sempre tirar o termostato fora, já melhora bastante foi o que eu fiz no meu e ate agora 5*
Abraço

 
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Mensagem por Mário Vieira » 05 mai 2006, 12:54

Obrigado patrolmq,

Nesse caso o ventoinha fica sempre a trabalhar á velocidade máxima, certo? Não se corre o risco de queimar o motor da ventoinha?

Cumprimentos

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 05 mai 2006, 15:01

Já agora esclarecam-me uma duvida.

Essa subida de tempratura no 2.8td6 só se verifica em motores anteriores a 1993, correcto ?

É que pelo menos os Y60 2.8 td6 a partir de 1993, vieram com segundo radiador a oleo para eliminar os aumentos de temperatura.

Eu já tive um Y60 de 1997 e tenho presentemente um Y61 2.8td6 de 2000 e em ambos nunca o ponteiro passou de meio.

Alguem já teve problemas de aumento de temperatura, mesmo com o tal segundo radiador a oleo ?
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Mensagem por Mário Vieira » 05 mai 2006, 15:25

Já agora aproveito o post do Manwell_Mayraids para perguntar se o tal 2º radiador de óleo é igual ao 1º.

E essa aplicação foi feita só no Y60 ou se também se vê no 260?

Cumprimentos

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Mensagem por Paulo Lança » 05 mai 2006, 15:27

no meu , um dos grandes problemas é o acesso à limpeza exterior do radiador .... e penso que aquilo tá um pouco mal concebido , pois acumula muita porcaria e entope os favos com facilidade .
o meu quando começa a aquecer um pouco mais que o normal , só tenho uma coisa a fazer , tirar o para choques e a grelha e limpar bem o radiador por fora , e o problema fica logo resolvido .

 
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Mensagem por -Camarão- » 05 mai 2006, 15:34

paulo_lanca Escreveu:no meu , um dos grandes problemas é o acesso à limpeza exterior do radiador .... e penso que aquilo tá um pouco mal concebido , pois acumula muita porcaria e entope os favos com facilidade .
o meu quando começa a aquecer um pouco mais que o normal , só tenho uma coisa a fazer , tirar o para choques e a grelha e limpar bem o radiador por fora , e o problema fica logo resolvido .


amigo , com o tratamento ke lhe dás nen sei como não tens cogumelos no radiador :D :D :D
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Mensagem por Manwell_Mayraids » 05 mai 2006, 15:57

Respondendo ao Mário Vieira :

Não é igual ao primeiro. É muito mais pequeno e está à frente do primeiro, lado direito (pendura).

Quanto aos 260 não sei responder.
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Mensagem por Filipe Loureiro » 05 mai 2006, 16:16

Complementando a info do Manuel:

Tb alguns 260 saíram com esse pequeno radiador, precisamente no mesmo sitio dos GR's, ou seja, à frente do maior do lado dto.

 
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Mensagem por Gonçalo F. » 08 mai 2006, 22:13

O meu 260 c/ o RD28T, é de Abril de 93 e já tem o tal radiador. O ponteiro da temp. passa do 2.º traço apenas 1, 2 milímetros no máximo, ou seja longe de chegar ao meio (mesmo rolando a velocidades mais altas (mais de 100km/h) e ao longo de algum tempo seguido).

Penso que se poderá dever ao tal radiador de óleo, mas, como é óbvio, a tal adição do 2.º tubo na culassa (para a sauffage) resolve definitivamente.

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Mensagem por MIGUEL BRAGA » 09 mai 2006, 06:14

kk GR seja ele kual for, se levar uns 35 com piso a serio tem tendencia a subir ligeiramente a temperatura. manwel eu kuando foi buscar o do meu irmao vim sempre a 150-160 as vezes 170 a descer e o ponteiro simplesmente nao mexia... agora com simex 35 com 2bar a subir se nao levantares o pe ele sobe kuase ate meio. o mesmo se passando com o meu.

alias o meu neste momento levou uma medalha k me obrigou a tirar a grelha frontale kuando vi o radiador ate me benzi. nao tinha mt lama, mas folha e vegetacao mt miuda tava carcomido. e como sexta vai para um passeio a espanha, onde sao 300km para cada lado aproveitei e mandei limpar o radiador por fora. as vezes é o suficiente para termos problemas. mtas vezes os problemas surgem derivados da falta de limpeza in/out dos radiadores, k nos grs sao subdimencionados para o tamanho do motor. de kk maneira com a alteracao k fiz no meu praticamente nao mexe o ponteiro... e kuando o faz basta levantar um pouco o pe k em cerca de 10-20 segundos volta ao estado normal.

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Mensagem por Eduardo » 09 mai 2006, 20:54

Boas

Já agora aproveito o post do Manwell_Mayraids para perguntar se o tal 2º radiador de óleo é igual ao 1º.

E essa aplicação foi feita só no Y60 ou se também se vê no 260?

Cumprimentos


Que eu saiba so há um radiador do oleo é esse pequeno, e o seguinte(pelo menos no GR) é o do AC e so depois vem o da água,

Penso que se tirarem o AC obtêm maior arrefecimento (e menos uma data de tubos a atrapalhar no motor), assim como se substituirem a ventuinha de origem por 2 ou 3 electricas parece que dá "mais potencia" e ainda fica a sobrar uma polie p um guincho hidraulico, para alem de que já ouvi dizer que dá para uzar o compressor do AC para"outras funções". :thumbsup:

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 10 mai 2006, 10:45

Miguel Braga escreveu : kk GR seja ele kual for, se levar uns 35 com piso a serio tem tendencia a subir ligeiramente a temperatura. manwel eu kuando foi buscar o do meu irmao vim sempre a 150-160 as vezes 170 a descer e o ponteiro simplesmente nao mexia... agora com simex 35 com 2bar a subir se nao levantares o pe ele sobe kuase ate meio. o mesmo se passando com o meu.

Percebido. [wink]

Eduardo escreveu : .......... Que eu saiba so há um radiador do oleo é esse pequeno, e o seguinte(pelo menos no GR) é o do AC e so depois vem o da água .............

A partir de 1993 o Patrol vem tb com 1 radiador (pequeno) para arrefecer o oleo do motor. Se for o caso e tiver ar condicionado (2º radiador grande) então tem 3. Lê com atenção os post´s anteriores. [wink]

O meu Y61 2.8td6 até tem 5 radiadores, pois tem mais dois à frente para arrefecer o liquido da direcção assistida. :unibrow:
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Mensagem por Eduardo » 10 mai 2006, 20:45

Boas

Já agora esclarecam-me uma duvida.

Essa subida de tempratura no 2.8td6 só se verifica em motores anteriores a 1993, correcto ?

É que pelo menos os Y60 2.8 td6 a partir de 1993, vieram com segundo radiador a oleo para eliminar os aumentos de temperatura.

Eu já tive um Y60 de 1997 e tenho presentemente um Y61 2.8td6 de 2000 e em ambos nunca o ponteiro passou de meio.

Alguem já teve problemas de aumento de temperatura, mesmo com o tal segundo radiador a oleo ?


Como podes reparar no texto acima, fala de "um segundo radiador a oleo" foi sobre isto que eu falei, porque pela forma como tá escrito dá ideia (ou pelo menos a mim deu-me) de que existe um primeiro radiador do óleo.
O que pode induzir em erro quem n conheça.
[wink]

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Mensagem por Manwell_Mayraids » 10 mai 2006, 22:19

Segundo em termos de arrefecimento do motor (sentido : da traseira do Patrol para a frente)

Acho que quase toda a gente percebeu, mas para evitar algumas confusões deveria ter escrito então: "Segundo radiador mas a óleo para eliminar os aumentos de temperatura". Bom o que interessa é que estavamos a falar do mesmo.

Complementando a informação sobre os radiadores :

Arrefecimento motor : 1 grande (com refrigerante e anti-congelante) + 1 pequeno (com oleo do motor) a partir de 1993
.........
A partir de 1993 o Patrol vem tb com 1 radiador (pequeno) para arrefecer o oleo do motor. .....

Condensação do liquido Ar Condicionado : 1 grande (com HFC)

Arrefecimento fluido direcção assistida : 2 pequenos (com Dexron III - a partir de 1998 ?)
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