por Manwell_Mayraids » 17 mai 2006, 15:50
Devido a um problema na base de dados, faltam em alguns topicos, algumas mensagens, pelo que por vezes o conteudo actual possa não parecer coerente.
Por tal facto as nossas desculpas.
Neste tópico um desses textos (no inicio) era uma resposta acerca de uma pergunta (?) do turbo :
"O turbo devia começar a actuar pelas 1800 / 1900 r.p.m. pelo que algo não está bem nesse Y61. O valor maximo de pressão de origem deverá andar pelos 0,8 bar, ao que sugiro que se aumente a pressão até 1,0 bar.
O meu agora tem 0,9 bar e com a nova centralina, obtem-se um andamento muito bom, mas atenção que não há nenhum kit de potencia que resolva o problema do fosso de que falas, pois estas só actuam depois do turbo "entrar" e de um ensaio que li na soloauto4x4, a Rapid da Dimsport é a que começa a actuar mais cedo precisamente quando "entra" o turbo.
Esse motor de fraco não tem nada, só que contra factos não há argumentos, pois estamos a falar de uma diferença no minimo de 300 kg do Y60 para o Y61. Há muitos patroleiros que dizem que o Y60 tem melhor arranque. Pois metam 5 pessoas dentro de um Y60 e 1 apenas num Y61 (ambos com motor 2.8 td6) e aposto em como o arranque dos dois é quase identico.
Há outro pormenor que a malta se esquece, é que os Y60 mais antigos não tem EGR e os que já tem não são tão limitativos em termos de emissões de gases nocivos como no Y61, pois este tem a agravante de ter uma valvula de throttle (ao ralenti) que quase fecha, obrigando a admitir maior quantidade de gases queimados do que no Y60, isto tudo consequencia da crescente severidade a que todas as marcas têm sido obrigadas em termos de poluição ao longo dos anos.
Manda limpar o colector de admissão, tapa-lhe a EGR, abre a valvula de throttle (é só mexer num parafuso) à saida do intercooler ou se não quiseres mexer em nada disto é tão somente desligar-lhe os tubinhos de vacuo que controlam estes dois sistemas e tapa-los e notarás a diferença.
Verifica tb o estado da bomba injectora que pode já não estar nas melhores condições ou estar demasiado avançada.
Bom e depois de tudo isto podes sempre mexer ou meter um turbo maior, mas cuidado com as subidas de temperatura do motor, mas que não vai resolver o problema de falta de binario nas baixas rotações como já expliquei e se queres fazer trial, só há duas soluções ou meter uma redutora ainda mais reduzida ou meter um grupo de diferenciais mais reduzidos, perdendo neste caso em velocidade de ponta.
Ressalvo mais um vez que estou a falar sempre do motor 2.8 td6 (RD28T) pois desconheço como funciona o Y61 3.0 di, mas daquilo que já observei este tem um tubo ainda maior a ligar à EGR, logo ainda mais penalizador no arranque ......... e é caso para dizer que com tantas PENALIZAÇÕES não há motor que faça milagres, pelo que em minha opinião os técnicos da Nissan deveriam-se ter preocupado no minimo, em reduzir o peso e não o contrario.
Manwell_Mayraids "