por midnightlimb » 27 mai 2010, 23:39
Amigos :
agradeço a dica mas não é bem assim! Um velocímetro tem OBRIGATORIAMENTE (por lei)de marcar velocidade igual ou superior à real. Acontece que no meu y61, depois de ter mudado para pneus 35'', quando vou a 104 Km/h reais, o velocimetro marca 100 Km/h.
Duvido que algum carro tenha o velocímetro certo pois vêm de fábrica com essa particularidade de marcar velocidade superior por questões legais.
Eu sei k isso não corresponde exactamente a 4%... corresponde a 3,85%... Sei bem a matemática e é só uma forma fácil de apresentar as coisas aos colegas do forum...de qualquer maneira, nem que o erro fosse de 1%... É ilegal e NÃO PASSA NA LTA para legalizar os pneus!
Poderás ter um carro com erro de 12% sem problema nenhum desde que seja superior à velocidade real a que viajas... ou seja, se estiveres a viajar a 100 KM/h reais e o velocimetro marcar 112 Km/h... e isso é um erro de exactamente + 12 %. Se fores a 112 km/k reais mas o mostrador marcar 100 Km/h, isso é um erro de - (menos) 10,71%.
Claro que numa inspecção normal isto não é medido mas numa inspecção para legalizar os pneus medem tudo e metem-se dentro do carro de GPS em punho a medir a velocidade real avaliando o erro, pelo menos até aos 80 Km/h e não quero estar a gastar um monte de dinheiro para depois reprovar... pois dizem-me que esse erro não é admissível.
Alguém tem a certeza de algum sistema para corrigir o erro provocado por pneus maiores? É por isto k isto é um fórum para trocarmos ideias. Obrigado a todos! peace