VIBRAÇÃO NO DIF. TRASEIRO AO VIRAR

Aquela vibração chata não pára? Tudo sobre transmissões.

Registado: 15 jan 2006, 14:16

VIBRAÇÃO NO DIF. TRASEIRO AO VIRAR

Mensagem por Gonçalo F. » 24 abr 2006, 20:17

OLá malta patroleira.

Preciso da V/ opinião, sobre o seguinte:

Passado algum tempo (2 meses) de colocar a valvulina da Peenzoil, q tanto se fala (bem) por aqui, no dif. traseiro do meu 260 (c/ autoblocante), estou a notar (cada vez mais) umas vibrações nas transmissões traseiras quando viro a direcção quando em esforço (subidas mais íngremes) e desde LOGO QUE RODE UM POUCO O VOLANTE (sentindo-se ainda mais, quanto mais fechar a direcção).

Ora pelo sintoma, parece que tais vibrações existem só quando o diferencial "trabalha" (ou seja, quando há rotação entre os planetários e os satélites (situação que só se verifica quando descrevemos uma curva ou um roda está no ar).

Bem, tudo me leva a crer que seja o mau poder lubrificante da "tal" valvulina "especial de corrida" que julgava ser boa.
O que é facto é que pode criar um maior atrito entre as anilhas autoblocantes, melhorando o poder de bloqueio, mas tambem faz isso ao miolo do diferencial, o que é prejudicial, pois esta parte deve ter o mínimo de atrito possível. Falta de poder lubrificante para engrenagens.

O tempo (2 meses e cerca de 550km) passado, foi o suficiente para a valvulina se detriorar até ao estado actual.

Irei tirá-la e com toda a certeza encontrarei limalhas (mais do que o normal).

Ainda assim gostava de ouvir a opinião de quem saiba do assunto.

Abraço patroleiro.

Registado: 10 ago 2005, 09:22

Mensagem por Paulo Lança » 24 abr 2006, 20:28

eu já fiz cerca de 5500 km com essa valvolina especial de corrida e não tenho problema nenhum e o autoblocante funciona na perfeição .

pelo que descreves , leva-me a crer ser desgaste nas anilhas que fazem autoblocante , tem todos os sintomas .

Imagem
Editado pela última vez por Paulo Lança em 24 abr 2006, 20:30, num total de 1 vez.

Mensagem por Paulo Lança » 24 abr 2006, 20:29

eu já tive esse problema , olha aqui :

https://patrolaventura.pt/forum/vie ... 44&start=0

Mensagem por Gonçalo F. » 24 abr 2006, 21:14

Pois Paulo, mas se fossem as anilhas gastas, os sintomas deveria fazer-se notar logo que se virasse o volante COM e/ou SEM ESFORÇO (afinal em ambos os casos as anilhas escorregariam entre si. O esforço (de uma subida p.e.) não se trasmite às anilhas, mas apenas ao pinhão e roda-coroa e aos satélites/planetários (quando acontece um diferencial de rotãção entre as duas rodas)

Mas mais, o limite pior das anilhas autoblocantes estarem gastas, é estas ficarem "lisas" (sem aquelas esterias elipticas). Ora nesse estado nunca deverão provocar vibrações, pelo contrário. Por outro lado, já tive um carro com autoblocante igual a este (entende, autoblocante do mesmo tipo dos nossos TT Patrol) e de tantas "coças" que levou (piões em asfalto, ralis piratas), as anilhas "foram à vida". Mesmo assim, nunca houve qualquer tipo de vibração ao virar.

Paulo, desculpa mas fiquei sem entender o que me querias mostrar/dizer com as fotos, relativamente a este problema que tenho.
Disseste que já tiveste este o mesmo em tempos, mas ainda assim, segundo o que li, não trocaste as anilhas (devido ao preço). Então como resolveste, para tirar as tais vibrações???

Grande Abraço :thumbsup:

Mensagem por Paulo Lança » 24 abr 2006, 21:52

eu quando virava a direcção dava uns estalos , o mecanico tirou as anilhas todas e troco-as de sitio "baralhou-as) se e que me faço entender .
meti a valvolina especial e até hoje nunca mais tive problemas nem estalos nem vibrações .

Registado: 09 jan 2006, 18:59

Mensagem por miguel » 25 abr 2006, 08:53

Boas,o meu fazia a mesma coisa,mandei-o abrir e estava tudo como novo,penso que faz a vibraçao e o barulho quando se vira precisamente
por o autoblocante estar a funcionar e fazer com que as rodas andem igual :nod:

Mensagem por Gonçalo F. » 25 abr 2006, 22:45

Miguel,

Isso é estranho, já que, a ser do elevado atrito entre as anilhas e sentir-se ao virar, então não deveria haver diferença de ser em esforço ou não.

Isto porque, no caso do meu Patrol, apenas se sente em esforço (num subida íngreme e virando o volante, claro).

huuummm, contínuo a pensar o pior - dentes dos satélites e planetários abrasados.

Registado: 09 jan 2006, 18:59

Mensagem por miguel » 26 abr 2006, 07:37

Não sei ao certo Gonçalo :confused:
mas o meu só se nota mais em alcatrão ou piso rijo
em terra ou lama não se nota

Mensagem por Paulo Lança » 26 abr 2006, 08:41

o meu fazia isso principalmente em alcatrão e fazendo marcha atrás com a direcção virada . tal como o miguel , madei desmontar aquilo tudo e nada . tava tudo impec ........... o mecanico achou que era das anilhas e levou-as ao concessionário e foi falar com os mecanicos e eles é que lhe disseram que era desgaste nas anilhas ......... eu , para além do preço bárbaro das 20 e tal anilhas , tb desconfiei que fosse das anilhas , pois tal como dizes Gonçalo , como podem as anilhas fazer um efeito daqueles ?
o que é certo é que mandei montá-las outra vez e até hoje nunca mais tive problemas ................. á coisas do caneco !

VIBRAÇÃO NO DIF. TRASEIRO AO VIRAR - RESOLVIDO

Mensagem por Gonçalo F. » 13 mai 2006, 10:54

Pois é, desde que coloquei este post a pedir ajuda, até poder ter tempo para me "chegar" ao meu Patrol passou este tempo todo.

Então hoje (sábado), lá tive oportunidade de fazer o que tinha em mente, para tentar resolver este problema no Dif. traseiro - substituir a pseudo-valvulina da PEENZOIL que alguem viu na net que, segundo os espanhois, seria o melhor para fazer funcionar os Autoblocantes.

Após vazar aquele "líquido" avermelhado, que nunca lá o deveria ter metido, vi que o iman do bujão estava com pequeninas limalhas.

Huuum mau sinal mas........ :confused:

Lá meti 3 litros de uma verdadeira valvulina para dif`s autoblocantes - BP 80/90 LIM SLIP (por exemplo esta, pq há outras).

Caros patroleiros...... aconteceu um "milagre", depois de rolar meia dúzia de kilómetros, sujeitei o diferencial às condições que já escrevi (numa subida mais íngreme e virando o volante) - as tais vibrações, pura e simplesmente, desapareceram. Acreditem foi de imediato.......

Penso que o problema ficou resolvido :thumbsup:

CONCLUSÃO:

De Espanha? nem bom vento....
Digo isto porque, houve quem, neste fórum, venerasse uns tais conselhos espanhois sobre o uso e benefícios desta valvulina mas, pelo que eu acabo de passar/experimentar, DESACONSELHO COMPLETAMENTE.

Como é óbvio, é apenas a MINHA OPINIÃO opinião sobre este produto.

SAUDAÇÕES PATROLEIRAS :cool:

Registado: 25 fev 2006, 17:36

Mensagem por piranha » 13 mai 2006, 11:24

ai as valvolinas
metam as recomendadas pelo fabricante e deixem-se de tretas

ja vi uma cx de tranf ir para o galheiro e o mecanico teve de a pagar

na verdade eu fui ver as recomendaçoes e equivalentes e la estava a da castrol, so que foi essa mesma que a estragou

e como o material para os jeep é baratinho e rapido de chegar imaginem o problema que houve

abracos TT

Voltar para Transmissões

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes