por Coyotte » 13 mar 2010, 19:59
Boas!
Como o tópico estava trancado, tratamos do assunto por PM mas como penso que justifica a transcrição aqui para o tópico pedi ao Terleira o favor de o desbloquear; desta forma fica acessível a todos o assunto.
Seguem as PM's
CumprimenTTos,
Ricardo
De: PIPELINE
Para: Coyotte
Viva Ricardo!
Antes de mais, boa noite!
Gostava que me esclarecesses 2 duvidas se te for possivel e caso saibas como é obvio!
Li atentamente o teu how to para colocar os casquilhos nos brincos de trás do Y260, estou igualmente perto de substituir os meus por uns da IronMan de polyuretano. Comprei o Kit completo!
A primeira duvida surge no apoio das molas no chassi, aquilo leva Casquilhos ou Sinoblocos? É que o Kit quer para as molas de trás quer para as da frente trouxe Casquilhos para essa zona da mola!
A segunda duvida prende-se com os brincos da frente (caso já tenhas procedido á mudança dos casquilhos...), o Kit trouxe 2 veios de ferro/aço/qq coisa, e estou desconfiado que no topo dos brincos, onde tem o perno lubrificavel, será onde esses veios irão entrar!
Consegues-me desfazer alguma destas duvidas?
Desde já muito obrigado pela atenção e um bom fim de semana.
De: Coyotte
Para: PIPELINE
Bom dia Paulo!
Consigo explicar-te com certeza; mas antes de mais, poderias colocar este texto todo lá no tópico que assim mais maltta aprenderia o que aqui discutimos. Eu só não coloquei lá o texto pois foste tu que o escreveste, logo cabe a ti decidir. Se optares por lá colocar, um copy/paste basta, por mim pode ir mesmo assim.
Agora respondendo às tuas questões:
Os casquilhos de polyuretano são os melhores sem dúvida. Na parte em que as molas apoiam no chassi levam sinoblocos, um por cada mola, perfazendo 4 no total. Os sinoblocos têm uma parede de metal exterior, borracha vulcanizada no meio (no meu caso) e uma parede interior de metal, onde o perno entra sem folgas. Se quiseres depois tiro fotos aos usados que cá tenho. Atenção que isso para sair é complicado; se tiveres acesso a uma prensa, utiliza-a. Também há quem queime a borracha mas eu nunca vi ou fiz assim.
Os brincos da frente, já a situação é mais complicada. Se tirares os brincos fora, nas longarinas tens lá dois casquilhos de metal, um em cada longarina. É como se pegasses num tubo e cortasses à medida para lá entrar. Obviamente que os casquilhos são num metal especifico. Para os tirares daí vais ter que dar bastante calor com um maçarico e depois bater (com um martelo e um perno) para que o casquilho saia fora; atenção que ao bater só deves "apanhar" o casquilho, não vás estar também a dar na beira da longarina...
Deixas arrefecer e metes o casquilho novo no sentido em que empurraste o outro para fora. Há quem meta o casquilho novo no congelador para "encolher" mas eu não vejo necessidade disso. Aqui quando digo casquilho, é o mesmo que veio. É exactamente neste veio que depois entra o perno com o grasser. Entende-se que tenha o grasser pois no fundo, a fricção é grande, visto ser metal com metal.
MUITO CUIDADO A APOIAR O JIPE pois isso para te cair em cima é muito fácil. Se tirares as duas molas certifica-te que a ponte/eixo fica apoiada, senão ela sai fora da transmissão e cai-te.
Espero ter ajudado.
Abraço e bom fim de semana.
Ricardo
Boas tardes Ricardo!
Obrigado pelo esclacerimento!
Hoje aproveitei que fui mudar o oleo ao Troll na oficina de um amigo meu e andei a investigar tudo que se prendia com os casquilhos, brincos, etc, confirmando tudo o que explicaste e bem!
Tenho de facto alguém com prensa para conseguir retirar/colocar os sinoblocos na "traseira" das molas, o que me vai acabar por facilitar a tarefa! Agora surge é outra duvida, onde arranjar e quais as referencias para comprar esses sinoblocos? É que o Kit trás é mesmo casquilhos de "orelhas" para essa zona e não estou a ver espaço (em largura) para caber os casquilhos! LOL Acho que segunda feira vou-me dirigir á nissan para saber se tem e qual o valor! Ás tantas é coisa "barata"!
Quanto á zona dor brincos da frente onde leva o veio/casquilho lubrificado, só em caso de desgaste acentuado então é que mudarei! Vamos a ver quando desmontar aquilo!
No que respeita a colocar no topico, por mim não há qualquer tipo de problema e sem duvida que seria uma optima ajuda para mais utilizadores com duvidas semelhantes! Infelizmente o mesmo encontra-se trancado!
Só se pedirmos ao Terleira para o desbloquear...
Um abraço e muito obrigado pela ajuda e esclarecimentos!
Paulo
De: Coyotte
Para: PIPELINE
Olá Paulo!
Em relação aos casquilhos da frente, deve existir alguma confusão; passo a explicar...
1 mola traseira leva 4 casquilhos nos brincos mais um sinobloco na parte fixa na longarina, portanto:
casquilhos totais para as molas traseiras: 8 de orelhas mais dois sinoblocos.
1 mola frente leva 2 casquilhos de orelhas na parte de baixo dos brincos, um casquilho de metal (parece um bocado de tubo) na longarina e um sinobloco na parte fixa da longarina, portanto:
casquilhos totais para as molas dianteiras: 4 de orelhas, 2 sinoblocos e 2 de metal (tipo tubo)
Para saberes se os casquilhos de metal tem folga, solta a mola, mete lá o brinco e abana (não é rodar). Se te parecer que tem mais que 1mm de folga está na altura de os mudares. Atenção que o perno que está na parte de cima do brinco também pode ter desgaste e assim sendo é preciso substitui-lo também.
Não sabia que o Terleira trancou o tópico mas já irei tratar disso.
Quanto aos casquilhos, aí na zona onde estás não tenho ideia onde arranjas isso mas se pagares entre 40 a 50 €uros pelos dois casquilhos (que parecem dois tubos de metal) e os dois pernos (que são os que estão na parte de cima do brinco) não está fora de preço.
Entretanto vou ver se tiro umas fotos e te envio...
Abraço,
Ricardo
Coyotte
Super Patroleiro
Registado: Segunda Maio 28, 2007 7:27 pm
Mensagem PrivadaMSM/WLM
Boas Ricardo!
Está correcto sim senhor o numero de casquilhos que mencionaste. O que aconteçe é que o kit da ironman não contempla os sinoblocos para a parte das molas sem brincos. Tem sim, 8 casquilhos a mais que serviriam para essa zona mas são casquilhos de "orelha" logo não devem dar ali! De resto tudo esclarecido!
Muito obrigado!
Paulo