Diferença entre Brincos

Coil-Overs, Air-Shocks, enfim, com ou sem reservatório. Bypass... You name it!!!

Registado: 23 ago 2008, 20:57

Diferença entre Brincos

Mensagem por vitorio » 09 mar 2010, 22:45

Boas a todos,
Alguém me sabe dizer que diferenças existem no comportamento do carro se colocarmos um brincos bomerangues e um direitos?
Um Abraço
Vitório

Registado: 19 mar 2007, 19:51

Re: Diferença entre Brincos

Mensagem por father » 10 mar 2010, 10:08

facil o bumerang compensa a subida da mola os direitos nao e como o brinco fica mesmo a direito nao faz o serviço

Registado: 24 set 2008, 07:18

Mensagem por repacosi » 10 mar 2010, 12:05

:rolleyes:
pois, na pratica é igual, o comportamento é o mesmo... a estética é que é diferente...
...sair direitto dos caminhos torttos...

Registado: 13 jan 2006, 21:36

Mensagem por joao trapol » 10 mar 2010, 13:02

repacosi Escreveu::rolleyes:
pois, na pratica é igual, o comportamento é o mesmo... a estética é que é diferente...

olha k nao é bem assim...... tudo tem logica s ser e kando bem aplicado funciona... eu tenho brincos de boomerange prai á 4 anos e no meu caso ajudam mt .. mas existem formas d os utilizar ond s realmente ve a diferença..
esses brinco ate sao d ser utilizados ao contrario de como nos os usamos mas atençao k com as molas devedamente preparadas...

abraço...

Mensagem por repacosi » 10 mar 2010, 17:10

e... então que diferença é que sentirias, se trocasses os teus brincos boomerang por uns directos com a mesma distância entre os pontos de fixação (que tanto quanto sei são apenas 2 pontos)?

pois para mim, é como coisa de ter um copo meio vazio ou um copo meio cheio! a diferença está no optimismo :D
o que interessa é a quantidade de liquido que lá tem :friends:

Registado: 16 abr 2008, 00:03

Mensagem por lenhador » 10 mar 2010, 18:57

sou obrigado a concordar, se bem que nas terras do tio sam onde andam alguns milhares de anos de

luz á nossa frente defendem essa teoria......mas da forma que tenho visto os bumerang por aqui montados

estao ao contrario...o Miguel braga ja explicou isso por ai algures, seja como for tou teimoso

e axo que sejam até em forma de S o resultado é o mesmo.....pois o que conta é uma linha imaginaria entre os dois olhal e brinco.....nada mais !!!

nunca estudei trigonometria :D :D :D :D mas será que o bumerang alteram a destribuiçao de cargas ?!!

penso que nao, o feitio dos mesmo deve-se quanto a min para terem o efeito anti torçao....e pouco mais..

abraço lenhador

Registado: 23 ago 2005, 21:05

Mensagem por Eduardo » 11 mar 2010, 00:53

Boas

Pois....eu tambem já falei nisto algures, e essas brincos bomerangue apareçeram nos states e tinham como proposito num modelo antigo do wrangler desviar-se de uma travessa do chassis onde os brincos normais batiam em articulação mais radical...

Quanto ao resto, já ouvi e vi muita coisa e até agora ainda não me conseguiram convençer de nenhuma outra vantagem, mas continuo na expectativa [wink]
BoaSorTTe

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 11 mar 2010, 07:31

Ora vamos um bocadinho a cabeça :D , pensem em o que faz uma alavanca. e normalmente para fazerem efeito a 100% devem ter o feixe de molas mais comprido. Embora obviamente a distancia entre eixo (de parafuso a parafuso) seja a mesma. Não podemos fazer um pensamento tao linear.

Se é o mesmo :nod: ... digam me uma coisa... com um boomerang acontecia o k tem aconteceu ao brinco da frente na foto?
Imagem
Isto é apenas um dos exemplos., e quanto a mim nao o mais importante. Mas para tar aki com testamentos e nao me fazer entender é preferivel o pessoal decidir por si.

Aos que acham que apenas é estético... não se deem ao trabalho entao... Agora se forem como um que eu ouvi ai a uns tempos a dizerem k curva melhor :) mais vale deixar estar quieto.

Mas tambem é apenas uma opiniao... cabe ao pessoal filtrar a informacao que mais achar conveniente... e isso ultimamente é muito importante.
Abraço :friends: :king:

Registado: 01 fev 2010, 12:28

Mensagem por nmsalves76 » 11 mar 2010, 11:23

Boas, Miguel significa então que neste caso o boomerang tem a função de permitir que o eixo "recue" um pouco, visto que o brinco dobrou para trás... estou correcto ou estou a vêr mal a foto?... é que de facto no meu tenho brincos ligeiramente curvos mas não de três pontos....

Abraço

Nuno Alves

Mensagem por repacosi » 11 mar 2010, 15:26

lenhador Escreveu:

sou obrigado a concordar, se bem que nas terras do tio sam onde andam alguns milhares de anos de

luz á nossa frente defendem essa teoria......mas da forma que tenho visto os bumerang por aqui montados

estao ao contrario...o Miguel braga ja explicou isso por ai algures, seja como for tou teimoso

e axo que sejam até em forma de S o resultado é o mesmo.....pois o que conta é uma linha imaginaria entre os dois olhal e brinco.....nada mais !!!

nunca estudei trigonometria :D :D :D :D mas será que o bumerang alteram a destribuiçao de cargas ?!!

penso que nao, o feitio dos mesmo deve-se quanto a min para terem o efeito anti torçao....e pouco mais..

abraço lenhador

Exactamente!
A menor distância entre dois pontos, corresponde sempre a uma recta - "linha imaginária".

É um exercicio muito facil de fazer, nem é preciso fazer contas nem nada, só papel e lapís e desenhar... :unibrow:

E referindo-me a forma como se vêm por aí montados, sendo os brincos rígidos (sem dobrar) com apenas dois pontos de ligação, o efeito, ou seja, o movimento, é sempre o mesmo - para a frente e para trás, independentemente da forma que tenha, seja quadrado, triangular, circular, elíptico, boomerang, em forma de S (que tb deve ser mt engraçado) ou recto!

Agora se houver um outro factor adicional, como por exemplo, forma boomerang para contornar um obstáculo existente na carroçaria e permitir o brinco devido à sua forma transpor esse obstáculo, ou um terceiro ponto que faça batente na mola e a obrigue a dobrar, entre outros possíveis... mas isso casos muito específicos. No caso do patrol por exemplo não estou a ver... nem é isso que se vê por aí à venda nem habitualmente montado!

Por isso na maioria dos casos, senão na totalidade do que por cá se vê, apenas tem uma componente estética! que em certos casos poderá até ter alguns incovenientes! Tipo um brinco boomerang com um grande "bico" para a frente poderá bater "mais cedo" nas pedras do que um brinco directo...

agora ideias à muitas... eu tenho a minha.

cTTs.

Registado: 19 mar 2007, 19:51

Mensagem por father » 11 mar 2010, 19:41

para quem teima que a funcao dos brincos e a mesma aqui esta o exemplo do contrario

se tiver errado expliquem-me como metem ali um brinco a direito

Imagem

Mensagem por lenhador » 11 mar 2010, 21:11

father Escreveu:para quem teima que a funcao dos brincos e a mesma aqui esta o exemplo do contrario

Imagem

:D :D :D queres um desenho ou basta por tele :unibrow:

abraço :okkk:

Mensagem por repacosi » 11 mar 2010, 21:26

father Escreveu:para quem teima que a funcao dos brincos e a mesma aqui esta o exemplo do contrario

Imagem

sim... não sabemos que carro é, mas tb não importa... isso é o q se chamo caso específico - contornar um obstáculo da carroçaria - nada comparado com por exemplo o encontrado num patrol (pelo mesnos de série)... tou convencido que se em vez de um boomerang, nesse caso específico, fosse um 8 ainda podesse resultar melhor!

indo aqui aos tópicos de viaturas dos membros, é só escolher, o que mais se encontra são situações em que é perfeitamente indiferente brincos direitos ou doutra forma qualquer, claro desde que possam circular livremente (sem obstáculos)

Mensagem por vitorio » 11 mar 2010, 23:45

Quero agradecer todas as indicações que foram dadas, mas agora faço uma ultima pergunta que me surgiu depois de ler tudo, os bomerangues parecem-me então só ter mais valias efectivas para ultrapassar obstáculos complicados. Estou certo?

Grande Abraço
Vitório

Registado: 10 ago 2005, 20:07

Mensagem por MIGUEL BRAGA » 12 mar 2010, 02:43

Ia colocar aki mais 2 ou 3 exemplos de "estetica" mas como acabei de chegar de vir ver o Glorioso a empatar em Lisboa... e ja sao 2:41... Tou com preguiça e vou nanar...

PS: nunca vi nenhum jipe, ou pelo menos tenho conhecimento de montar brincos sem serem rectos de origem. Apenas em preparacoes especificamente para TT.

abraço
:friends: :king:

Mensagem por repacosi » 12 mar 2010, 20:17

Boas, Sr Vitorio,

Voltando à sua questão inical e à respondendo também questão que agora coloca, apenas mais há dizer que alterações ou introdução das formas dos brincos diferentes só se justifica em casos muito específicos, e como sempre cada caso é um caso, tem é de ser bem estudado para ter resultados reais. :okkk:

Agora no seu caso concreto que julgo que tem um Patrol 260 2.8 e daí as suas dúvidas quanto a possíveis alterações, nomeadamente, suspensão já aqui foram dadas diversas opiniões e respostas às suas questões. :matrix: :matrix: :matrix:

Agora se gostar mais dos boomerang para a frente do seu Patrol como no exemplo abaixo, pode optar por por uns em vez de directos:
Imagem

Agora vai ter melhor desempenho com essa alteração?... tou certo que venha alguém que diga que sim!? mas acima de tudo faça é o que mais gostar e bem feito para ter bons resultados!

cTTs.

Registado: 05 abr 2009, 21:19

Mensagem por ricardo@lves » 12 mar 2010, 20:39

Boas
Na minha opinião os brincos tem corportamentos iguais, menos os meus tenho brincos maiores e travados a meio .
Imagem
A unica desvantagem é mudar os casquilhos mais vezes, o que no espaço de um ano de existencia do patrol nas minhas mãos já o fiz 2 vezes...e pergunto eu porquê? Porque por serem grandes e não terem um ponto de rotaçao ao centro de cada um ou seja existir travamentos o brinco faz o chamado "efeito alavanca" e cria um trilhamento das borrachas(casquilhos). tenho de ver se corto os travamentos e aplico no meio um casquilho com parafuso a fazer o trabalho de mais um ponto de rotação ou oxilação
Os brincos boomerang não acontece isso por tem os tais tres pontos e o ponto do meio faz de ponto rotativo para o brinco oxilar sobre si mesmo, o que tem de melhor é mesmo a situaçao de talvez serem mais faceis para abordar certos obstaculos e ao nivel de estectica.
Espero ter ajudado [wink].
Abraço
Ricardo@lves
http://www.formiga4x4.com

Mensagem por vitorio » 13 mar 2010, 08:06

Boas Ricardo,
Já reparei que tens aí também um opção mais caseira na tua maquina, e é para essa que me estou a inclinar mais já que os €€€ não são muito (Puxa Repa ... Sr. Vitório??? Ainda sou um puto novo ainda só tenho 28 anos :P trata-me por tu!!!) e vendo aquilo que escreves-te vou colocar um parafuso a meio M16 para ver se realmente não como tantos sinoblocos. Podias-me enviar uma foto mais aproximada dos teus, e não for pedir muito também dos de trás já que vou utilizar chapa de 10 mm e vou quina-la a 45º para conseguir ter uma parecida à de origem sem me esquecer do furo a meio para colocação de um parafuso M16 ( penso que chegas?)

Grande Abraço e penso estar decidido quanto à decisão final e assim sendo se tudo correr bem no próximo domingo já os devo montar.

Mensagem por lenhador » 13 mar 2010, 12:19

Boas, se me permitem temos que tentar perceber o que o Miguel Braga está a tentar explicar !!

o Miguel nao fala de cor, e tem um vasto conhecimento .....sei porque o conheço o sufeciente para o saber :unibrow: alem de que tenho aprendido muito com ele principalmente sobre y60....

vou tentar perceber melhor do que falas :okkk: deixo aqui um topico, que me parece excelente que

foi feito no forum land cruiser pelo meu amigo Marco samir...convem ser visto do inicio até ao fim :okkk:

tem algum conteúdo interessante !!! fica aqui o link, pode ser que ajude...peço desculpa se nao for permitido

e se entenderem apagar compreendo perfeitamente :thumbsup:

http://eventos3d.com/landcruiser/index. ... 613.0.html

abraço lenhador

Registado: 05 abr 2009, 21:19

Mensagem por ricardo@lves » 13 mar 2010, 14:06

vitorio Escreveu:Boas Ricardo,
Já reparei que tens aí também um opção mais caseira na tua maquina, e é para essa que me estou a inclinar mais já que os €€€ não são muito (Puxa Repa ... Sr. Vitório??? Ainda sou um puto novo ainda só tenho 28 anos :P trata-me por tu!!!) e vendo aquilo que escreves-te vou colocar um parafuso a meio M16 para ver se realmente não como tantos sinoblocos. Podias-me enviar uma foto mais aproximada dos teus, e não for pedir muito também dos de trás já que vou utilizar chapa de 10 mm e vou quina-la a 45º para conseguir ter uma parecida à de origem sem me esquecer do furo a meio para colocação de um parafuso M16 ( penso que chegas?)

Grande Abraço e penso estar decidido quanto à decisão final e assim sendo se tudo correr bem no próximo domingo já os devo montar.

Boas Vitorino
É assim vou tirar umas fotos dos brincos, contudo não devem ser feitos em ferro, deverás faze-los em aço de espessura de 8 mm, isto para eles não dobrarem, não deves tb só meter um parafuso ao centro, deves fazer um casquilho com a largura ideal.
vou ver se amanha posto aqui fotos e desenhos tecnicos com todas as medidas [wink]
Abraço
Ricardo@lves
http://www.formiga4x4.com

Mensagem por vitorio » 14 mar 2010, 10:35

Boas,
Isso de colocar fotos e desenhos técnicos era muito fixe se poderes dava-me muito jeito principalmente os de trás que são bastante diferentes.
Já estive a ver no forum e sei que houve pessoal que colocou procomp 9000 abertos 65... fechados 39.9 queria saber se alguém tem a referência desses amortecedores para ver se consigo através de um contacto em inglaterra arranjar quatro por 210€ mais portes ( penso que é um grande preço) para tal necessito das ditas referências para a frente e para trás.

Um Abraço
Vitório

Mensagem por vitorio » 14 mar 2010, 11:51

Boas Lanhador,
Realmente o nível da discussão é muito bom e é a primeira vez que vejo pessoal com canudo em eng. mecânica a dar o seu contributo especializado na área (pena não acontecer mais vezes!!!) .
Daquilo que acabei de ler penso que o problema está em igual pé, ou seja ninguém sabe ao certo se é melhor ou pior os bomerangues e os direitos. Penso que também falta perceber se realmente houver alguma diferença se está está presente numa prática mais trial ou TT normal com obstáculos sem exageros. Penso que só depois de definirmos estas diferenças é que podemos dizer se vale ou não a pena um ou outro.
A ver se os eng. aqui no dão a sua opinião técnica.

Grande Abraço
Vitório

Registado: 31 mai 2009, 21:15

Mensagem por ratere » 21 abr 2010, 21:44

Na minha modesta opinião o funcionamento dos boomerang ou directos é exactamente o mesmo.

Os boomerang facilitam mais so quando empancamos as frentes no solo, pois a área de contacto imediacto é menor, em vez dos directos que empancam logo de chapa, e a área de contacto sendo maior têm mais dificuldade em rasgar o solo.

cumps

Voltar para Suspensão

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante