RD28T - Motor trabalha mal a frio

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RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por nunoproenca » 09 mar 2010, 10:15

Boas

Agradecia a vossa ajudar para este problema

O meu RD 28 T passou a trabalhar mal quando o ligo. Passa-se o seguinte:

Ligo a bateria para deixar aquecer as velas. Até aqui tudo normal, a luz acende e após aquecer as velas apaga. Entretanto dou à chaves e voilá ... fica a mancar todo :puke: . Este mancar não tem nada a ver com as tuches ... é mesmo o motor todo a abanar ... parece trabalhar com 2 ou 3 cilindros. Nota-se mesmo aquele trabalhar que nem todos os cilindros estão em pleno, e deita fumo preto e branco. Passados uns 30 segundos ou pouco mais lá fica melhor e parece trabalhar normal, acabando o fumo quase por completo. Creio que seja de começar ter alguma temperatura de funcionamento. Após isto tudo fica mesmo normal. Tem pressão e a temperatura atinge o nivel normal.

Penso ser das velas mas o estranho é que a luz não fica ligada nem a piscar, funcionando normalmente.
Ou será que tem alguma coisa a ver com os injectores?

Isto tem acontecido após longas viagens. Começou com pouca coisa mas agora está mesmo bravo.


Abraço

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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por José M Barateiro » 09 mar 2010, 10:29

Será a junta da cabeça ?
Mas os ententidos que se pronunciem :nod:

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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por nunoproenca » 09 mar 2010, 11:12

Espero que não ... quando disse pressão referia-me à pressão de oleo que está normal. De qualquer forma não apresenta aquecimento excessivo (ainda este fim de semana fiz perto de 700 km) e a pressão nos tubos de refrigeração está normal. No vaso de expansão não aparecem sinais de oleo ou entrada de gases (bolhas).

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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por goncalofonseca » 09 mar 2010, 16:49

Boas,

O meu faz-me algo semelhante. Penso que seja mesmo pelo facto de estar muito frio e húmido durante a noite que faz isso. Basta rodar o acelerador manual que ele melhora bastante.

Abr
Gonçalo P Fonseca

Ex's:
VX
BJ40

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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por nunoproenca » 09 mar 2010, 17:38

Neste fim de semana e nas mesmas condições ... muito frio (Miranda do Douro) tinhamos dois Patrol e desde que os pusemos a trabalhar, o do pedromaiawr ficou logo em pleno e o meu a mancar o tal tempo até aquecer qualquer coisa mesmo com acelerador manual :( :(

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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por lenhador » 09 mar 2010, 18:24

Boas, isto é apenas um palpite pois podem ser varias coisas...

poderá ser das velas, quando ligas a chave e ele apaga a luz, e depois pega e fica a falhar, deve-se

quanto a min a facto de teres por ex: as velas dos 4,5, e 6cl a nao aquecer....ele pega com as primeiras 3, e

depois como as 4-5-6 nao aquecem os cilindros ( pegam ) a reboque dos primeiros 3...

enquanto ele nao ganha temperatura vai falhando, pois esta a queimar gosol nú e crú :D

nao quer dizer que sejam as ultimas 3 queimadas, ou as primeiras 3 ou apenas duas etc... convém

desmontar todos e ver....conselho mete sempre de origem......tambem aproveita para rever o sistema

pois mesmo que as velas estejam todas as 6 boas, as ultimas dos 4-5-6 continuam a ter corrente mesmo

depois do jipe estar a trabalhar....até o motor ter pelo menos 40 graus de temp...

começas por aqui...se nao for avanças para a 2 hipóteses :okkk:

abraço

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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por Raul Costa » 09 mar 2010, 18:28

Nuno, só por curiosidade, não tens a bomba de origem correcto?!?!?!?... quando digo de origem, estou a dizer que em princípio está um pouco avançada e com o gasóleo aberto... confirma-me apenas estes dados.

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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por bnascimentomelo » 09 mar 2010, 20:22

lenhador Escreveu:Boas, isto é apenas um palpite pois podem ser varias coisas...

poderá ser das velas, quando ligas a chave e ele apaga a luz, e depois pega e fica a falhar, deve-se

quanto a min a facto de teres por ex: as velas dos 4,5, e 6cl a nao aquecer....ele pega com as primeiras 3, e

depois como as 4-5-6 nao aquecem os cilindros ( pegam ) a reboque dos primeiros 3...

enquanto ele nao ganha temperatura vai falhando, pois esta a queimar gosol nú e crú :D

nao quer dizer que sejam as ultimas 3 queimadas, ou as primeiras 3 ou apenas duas etc... convém

desmontar todos e ver....conselho mete sempre de origem......tambem aproveita para rever o sistema

pois mesmo que as velas estejam todas as 6 boas, as ultimas dos 4-5-6 continuam a ter corrente mesmo

depois do jipe estar a trabalhar....até o motor ter pelo menos 40 graus de temp...

começas por aqui...se nao for avanças para a 2 hipóteses :okkk:

abraço


[clap] [clap]
é assim mesmo! :sabe:

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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por Helder Branco » 09 mar 2010, 20:33

nunoproenca Escreveu:Boas

Agradecia a vossa ajudar para este problema

O meu RD 28 T passou a trabalhar mal quando o ligo. Passa-se o seguinte:

Ligo a bateria para deixar aquecer as velas. Até aqui tudo normal, a luz acende e após aquecer as velas apaga. Entretanto dou à chaves e voilá ... fica a mancar todo :puke: . Este mancar não tem nada a ver com as tuches ... é mesmo o motor todo a abanar ... parece trabalhar com 2 ou 3 cilindros. Nota-se mesmo aquele trabalhar que nem todos os cilindros estão em pleno, e deita fumo preto e branco. Passados uns 30 segundos ou pouco mais lá fica melhor e parece trabalhar normal, acabando o fumo quase por completo. Creio que seja de começar ter alguma temperatura de funcionamento. Após isto tudo fica mesmo normal. Tem pressão e a temperatura atinge o nivel normal.

Penso ser das velas mas o estranho é que a luz não fica ligada nem a piscar, funcionando normalmente.
Ou será que tem alguma coisa a ver com os injectores?

Isto tem acontecido após longas viagens. Começou com pouca coisa mas agora está mesmo bravo.


Abraço


Amigalhaço o meu tem uns sintomas muito parecidos com os do teu .
Já verifiquei as velas e estao todas boas (de origem), meti os ralés de aquecimento, troquei o temporizador e continua na mesma. :stupid: :stupid: :stupid:
Restam-me fazer mais algumas experiencias mas se conseguires resolver o problema nao te esqueças de avisar.
Já agora nao poderão ser os bicos dos injectores?

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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por ricardo@lves » 09 mar 2010, 20:56

Boas Nuno.
Acho que pode ser o relé que aquece as tais velas 4-5-6 muita das vezes o rele está bom, mas se reparares esses relés são alimentados por cabos independentes vindos da bateria portanto revê primeiro todos os cabos e de seguida faz uma limpeza com contact oil da wurth, a mim aconteceu-me e consegui inicialmente contornar a situação ajudando o aquecimento das camaras desligando a chave varias vezes com o acender da luz de aquecimento ao fim de umas 4 ou 5 vezes dava à chave e ele pimba 5*. Entretanto fiz a limpeza de todos os contactos e cabos e está 5* :okkk:
Abraço
Ricardo@lves
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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por nunoproenca » 09 mar 2010, 21:08

lenhador Escreveu:Boas, isto é apenas um palpite pois podem ser varias coisas...

poderá ser das velas, quando ligas a chave e ele apaga a luz, e depois pega e fica a falhar, deve-se

quanto a min a facto de teres por ex: as velas dos 4,5, e 6cl a nao aquecer....ele pega com as primeiras 3, e

depois como as 4-5-6 nao aquecem os cilindros ( pegam ) a reboque dos primeiros 3...

enquanto ele nao ganha temperatura vai falhando, pois esta a queimar gosol nú e crú :D

nao quer dizer que sejam as ultimas 3 queimadas, ou as primeiras 3 ou apenas duas etc... convém

desmontar todos e ver....conselho mete sempre de origem......tambem aproveita para rever o sistema

pois mesmo que as velas estejam todas as 6 boas, as ultimas dos 4-5-6 continuam a ter corrente mesmo

depois do jipe estar a trabalhar....até o motor ter pelo menos 40 graus de temp...

começas por aqui...se nao for avanças para a 2 hipóteses :okkk:

abraço


Vou tentar essa hipotese ... era nisso que estava a pensar mas como 2 cabeças pensam melhor que uma ... pedi a ajuda
:okkk: :okkk:



Raul Costa Escreveu:Nuno, só por curiosidade, não tens a bomba de origem correcto?!?!?!?... quando digo de origem, estou a dizer que em princípio está um pouco avançada e com o gasóleo aberto... confirma-me apenas estes dados.


Sim na verdade ela não está de origem mas tem "apenas um cheirinho". Digo assim porque quando mandei mexer disse que não queria nada tipo xocos [bigsmile]


Helder Branco Escreveu:
nunoproenca Escreveu:Boas

Agradecia a vossa ajudar para este problema

O meu RD 28 T passou a trabalhar mal quando o ligo. Passa-se o seguinte:

Ligo a bateria para deixar aquecer as velas. Até aqui tudo normal, a luz acende e após aquecer as velas apaga. Entretanto dou à chaves e voilá ... fica a mancar todo :puke: . Este mancar não tem nada a ver com as tuches ... é mesmo o motor todo a abanar ... parece trabalhar com 2 ou 3 cilindros. Nota-se mesmo aquele trabalhar que nem todos os cilindros estão em pleno, e deita fumo preto e branco. Passados uns 30 segundos ou pouco mais lá fica melhor e parece trabalhar normal, acabando o fumo quase por completo. Creio que seja de começar ter alguma temperatura de funcionamento. Após isto tudo fica mesmo normal. Tem pressão e a temperatura atinge o nivel normal.

Penso ser das velas mas o estranho é que a luz não fica ligada nem a piscar, funcionando normalmente.
Ou será que tem alguma coisa a ver com os injectores?

Isto tem acontecido após longas viagens. Começou com pouca coisa mas agora está mesmo bravo.

Abraço


Amigalhaço o meu tem uns sintomas muito parecidos com os do teu .
Já verifiquei as velas e estao todas boas (de origem), meti os ralés de aquecimento, troquei o temporizador e continua na mesma. :stupid: :stupid: :stupid:
Restam-me fazer mais algumas experiencias mas se conseguires resolver o problema nao te esqueças de avisar.
Já agora nao poderão ser os bicos dos injectores?


Não te preocupes Helder ... logo que levar o bixo ao médico e e tiver novidades ponho a malta toda a par do que se passa e de preferencia da resolução. Acho que a primeira tentativa vai ser mesmo a das velas. Os injectores serão logo a próxima a pega. Espero mesmo que resulte.






ricardo@lves Escreveu:Boas Nuno.
Acho que pode ser o relé que aquece as tais velas 4-5-6 muita das vezes o rele está bom, mas se reparares esses relés são alimentados por cabos independentes vindos da bateria portanto revê primeiro todos os cabos e de seguida faz uma limpeza com contact oil da wurth, a mim aconteceu-me e consegui inicialmente contornar a situação ajudando o aquecimento das camaras desligando a chave varias vezes com o acender da luz de aquecimento ao fim de umas 4 ou 5 vezes dava à chave e ele pimba 5*. Entretanto fiz a limpeza de todos os contactos e cabos e está 5* :okkk:


Vou arregaçar as mangas e verificar fio a fio para ter a certeza que não anda lá mesmo nada.


Espero trazer novidades cedo e de preferencia das boas


Abraço

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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por nunoproenca » 09 mar 2010, 21:31

lenhador

Isso das velas de origem já tinha visto aqui no forum e nem vou hesitar se for necessário trocar
Obrigado na mesma pela dica :okkk: :okkk:


Abraço

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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por lenhador » 09 mar 2010, 21:37

nunoproenca Escreveu:lenhador

Isso das velas de origem já tinha visto aqui no forum e nem vou hesitar se for necessário trocar
Obrigado na mesma pela dica :okkk: :okkk:


Abraço


nada, sempre as ordens !!! tambem gosto que me ajudem quando preciso....isto é assim vai e vem...

o saber so tem valor quando partilhado... :thumbsup:

abraço

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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por pedromaiawr » 10 mar 2010, 00:08

Como em principio vou dar uma mãozinha ao Proença deixo uma outra duvida..

Quando o problema está nos reles ou no aquecimento das 3 velas (de arranque a frio), não é normal a luz da resistência ficar a piscar???

Qual a associação entre este problema e o aumento de débito de combustivel??
Um factor importante é a questão que o patrol do Proença começou a dar estes sinais antes de ter aumentado debito de gasoleo e sempre depois de fazer viagens grandes!!

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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por Santana do Mato » 10 mar 2010, 11:32

Tenho um 260 atmosférico e tem exactamente os mesmos sintomas. De manhã parece um regimento de artilharia a disparar durante uns 30 segundos e fumo brancomas depois fica a trabalhar normal. Isto acontece quando faz frio como "cornos". Penso que seja por as velas não fazerem o devido aquecimento e como tem mais débito de gasóleo na câmara de combustão não queima o gasóleo a 100%, pois o meu tem as goelas bem abertas. Tambem podem ser os injectores a não fazerem a pulverização do gasóleo correctamente. Conheço aqui mais malta a queixar-se do mesmo. Não te preocupes, o mal é geral. :nhnhn:
Nissan Patrol 260 atmósturbo.

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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por PIPELINE » 10 mar 2010, 13:27

Boas!!

O meu fazia a mesma coisa... digo fazia porque deixou de fazer tão acentuadamente!
Inicialmente não tinha o "acelerador de mão" a funcionar por isso tinha que manter o acelerador na pontinha do pé por uns instantes. Depois de afinar o "acelerador de mão", passei a ligar no maximo e o jipe não tremia quase nada, deixava-o aqueçer um pouco e tava feito!

Experimentei igualmente rodar a chave 2 ou 3x (aquecendo mais um pouco as resistencias/velas) e notei que melhorava mesmo a frio sem "acelerador de mão" ligado, mas acabava sempre por o usar!

Resolvi o assunto até "sem querer"... tinha o jipe a fazer um pouquinho de fumo quer a frio, quer a quente, sem passagem de compressão para o carter OU circuito de refrigeração. Cheguei á conclusão que poderia ser do oleo que usei na ultima muda (para motores diesel & gasolina, logo menos espesso embora com as mesmas specs 15W40 salvo erro), então acabei por dar um pequeno avanço á bomba com um colega de uma casa de injectores e bombas injectoras. Tirei o fumo que fazia a quente, diminui para 1/4 quase o que fazia a frio pela manhã e ainda tive a "sorte" de neste momento só necessitar de um cheirinho de acelerador de mão para estabilizar (1/4 do que anteriormente) e em vez de andar ali 1 minutos a "partir", fica uns 20s e tá novo!

Não sei se te vai ajudar, nem sequer se é uma solução correcta para o teu problema! Mas a verdade é que a mim, resolveu-me o assunto!

O contra é o motor a frio ficar mais áspero... a quente nem se nota e anda/desenvolve muito melhor!

Abraço e boa sorte com a situação!
Face your fears, live your dreams!!!

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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por nunoproenca » 11 mar 2010, 10:29

Boas companheiros



Ainda não tive tempo de levar o bicho ao médico ... a ver se até ao fim da semana consigo ... mas fui liga-lo e passou-se o seguinte:

-´não abana quase nada comparativamente ao que relatei na abertura do tópico pois o que relatei foi em Miranda do Douro e sem duvida nenhuma que estaria de temperatura ambiente zero ou mesmo negativa e o bicho estava na rua, alias tal como aqui já foi relatada a influencia da temperatura.

Ontem quando o liguei não tinham todos os cilindros a trabalhar em pleno mas também demorou muito menos tempo a acontecer e a desaparecer quase por completo o fumo ficando a trabalhar bem.

Fico um pouco mais descansado porque está igual ao que estava antes da viagem mas não gosto mesmo nada de o por a trabalhar e acontecer isto.

São viaturas com vida própria mesmo fonix :D :rolleyes: :confused:


De qualquer modo vai ao médico verificar o que se passa.

Vou dando noticias

Já agora e desculpem o off-topic alguém conhece alguma casa especialista em bombas injectoras no Porto ou arrendores?
Alem de querer arranjar este problema, queria também por a bomba nas maos de quem sabe para a afinar devidamente.

Abraço

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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por serip » 12 mar 2010, 22:05

Boas

Estes motores se estiver muito frio e não tiverem a EGR ou AGR, como lhe queiram chamar, faz sempre isso e se não lhe dermos um pouco de gás no acelerador de mão fica a trabalhar com o relanti incerto e por fezes até pára.
Isso de certa forma é normal e piora se as elas ou sistema de pré aquecimento das cameras de combustão estiverem a não funcionar muito bem, mas estas só revolvem o problema de pegar melhor porque mesmo que esteja tudo ok com as velas de incandescência, vai sempre trabalhar mal enquanto estiver muito frio.

Eu falei na agr ou egr porque os motores do Patrol Gr tem o aproveitamento de gases de escape que são canalizados para o colector de admissão de ar e dá muito jeito quando pomos os nossos patrol a trabalhar com muito frio.

O meu tinha egr e tirei, antes a frio trabalhava bem e agora tenho que o acelerar no acelerador de mão e enquanto não aquece um pouco deita algum fumo, mas é normal.

As velas de pré aquecimento deixam de ter qualquer função ou influencia no trabalhar do carro após ele pegar.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Cpts
Patrol é Patrol.

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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por nunoproenca » 13 mar 2010, 15:33

Boas
É sempre bem vinda a ajuda serip :okkk:

Estou a ver que é mais normal do que eu pensava.

De qualquer modo vai ao médico mas só consegui consulta para dia 22 :( :( só podem pegar nele nessa altura.

Quando tiver noticias digo-vos.

Abraço

 
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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por lcaeiro » 15 mar 2010, 10:55

Olá Nuno,

Sempre conseguiste resolver este problema?

Tenho um problema igual.
Já mandei limpar injectores, coloquei velas novas, tinha o relé marado já troquei por um novo (usado do GR).
Melhorou, mas continua a falhar muito (penso que do 6º cilindro)

Proximo passo, verificar bomba gasoleo.

Cumprimentos

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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por nunoproenca » 29 mar 2010, 20:42

Boas malta

Ora então aqui vai o que se passava com o meu Patrol

- 3º e 4º cilindro sem compressão ... :puke: ..... resolução abrir tampa de válvulas .... e pastilhas das valvulas de admissão não deixavam funcionar correctamente ... não davam a folga correcta para a valvula funcionar correctamente. Acho que as deixavam abertas.

Não trocou velas pois disse-me estavam todas a funcionar bem .... e aproveitei para afinar a bomba de gasoleo .... disse-me que devia estar a beber bem porque tinha aquilo a debitar gasoleo a mais ...... agora ligo o jipe e parece mesmo outro ... está como novo :nod: :nod: deixaram o bicho mesmo afinadinho.

Está resolvido :clapp: :clapp:

Abraço .... qualquer coisa perguntem ... no que puder ajudo :okkk: :okkk:

 
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Re: RD28T - Motor trabalha mal a frio

Mensagem por vitorio » 19 abr 2010, 22:21

Boas a todos,
Estou com um pequeno problema de manhã o jipe custa a entrar um cilindro passado uns segundos começa a funcionar normalmente até lá faz um fumo branco. Já troquei as touches vou agora afinar e limpar injectores porque tenho um a bater e se não der tenho de ver essa historia das pastilhas. Tens fotos delas ? Quanto é que custam?

Um Abraço
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